22 dezembro 2020

NINGUÉM ESTUDA DEUS. UMA CONVERSA COM UM MESTRE EM TEOLOGIA. Josimar Salum


NINGUÉM ESTUDA DEUS. UMA CONVERSA COM UM MESTRE EM TEOLOGIA. Josimar Salum


— Pr. Salum, o sr. pastoreia igreja aqui em Massachusetts? Onde?!


— Meu amado, não pastoreio nenhuma igreja em Massachusetts.


— Onde? No Brasil?


— Não pastoreio igreja local. Pastoreio líderes em vários lugares, meu irmão.


— Ok! Tem algum major em teologia? Curiosidade! Desculpe me. Deve estar tarde. Amanhã falamos. Boa noite.


— Sou formado em Bacharel em Teologia e recebi um reconhecimento da United International Seminary em Doutor em Humanidades. Mas tudo isto considero como esterco ...


— Nao é esterco pois a Teologia nasceu dentro da Bíblia, com o apóstolo Paulo. Jesus é considerado o primeiro teólogo e Paulo o segundo dentro da Bíblia. Eu já ouvi muito pastor e obreiro dizendo que teologia é merda. Mas, isso é um desrespeito muito grande a uma ciência nascida com Paulo, e reconhecida dentro da Bíblia.


— Desculpe! Respeito tua opinião! Não existe teologia na Bíblia. Nem a palavra existe. Boa noite. 


— As epístola paulinas principalmente Romanos, são tratados teológicos. Um reconhecido estudo de Deus inspirado pelo Espírito Santo ao maior de todos os apóstolos ao lado de João. Nem a palavra Apologética existe na Bíblia, mas o grego em 1 Pedro faz menção  a “dar uma resposta” aqueles que buscam por uma. E isso traduzido em grego significa apologética.


— Não são tratados teológicos! São as Escrituras!


— Bem, não era sobre isso que queria conversar. Apesar de eu pessoalmente defender o fato de a Teologia ser a maior de todas as ciências.


— A maior ciência é JESUS, o LOGOS. A pessoa dEle mesmo. “Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” Colossenses‬ ‭2:3‬ 


— Eu me referi a Paulo como o “fundador” da teologia, pois ele nos mostrou o lado mais profundo e revelador da interpretação da Palavra sob o ponto de vista Teológico.


— Paulo considerou toda a Teologia dele como esterco (human shit) pelo conhecimento de Cristo. “Mas o que para mim era lucro passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”Filipenses ‬ ‭3:7-11‬


— Concordo plenamente, mas me refiro à ciência teológica, ou à teologia sistemática.


Nao há nenhum respaldo na Bíblia nem para o que chama de ciência teológica muito menos para teologia sistemática que é senão a dissecação das Escrituras. Não se faz necropsia em um ser vivo.


— Eu vou conferir o grego e pesquisar sobre. O fato de ESTUDARMOS teologia nos leva a crer que o conhecimento da Palavra é revelador. Paulo nos abriu o espírito para um entendimento mais profundo da palavra. Há muita subjetividade em Paulo e muita revelação também. E é sobre esse aspecto que eu considero suas revelações teológicas da palavra de suma importância para o cristianismo, mesmo que ele subjetivamente tenha se referido às suas revelações como esterco. É a opinião dele, subjetiva. E Cristo não é desmerecido em tudo isso. Jesus o escolheu como um homem sábio, um teólogo e a Igreja deve muito à sua interpretação. Toda vez que nos interpretamos a Palavra nós nos tornamos teólogos.


— Tua linguagem é religiosa. Eu entendo. Paulo nunca foi teólogo. Não existem teólogos na Bíblia.


— Sim. Existem, e muitos.


— É possível. Aqui existe a desgraça. Mas boa noite. “Naquela ocasião, Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus‬ ‭11:25-27


— O debate entre Paulo e Pedro sobre a circuncisão foi uma disputa teológica. Sim ou não?’ Creio que sim!


— Não! Foi carnalidade!


— Eu refiro aos apóstolos como teólogos e a Cristo como o filho do Deus altíssimo, nosso salvador. A interpretação do texto bíblico ocorre por questões teológicas. A revelação espiritual por questões divinas. Não estamos errados por interpretarmos a palavra teologicamente. Como carnalidade? Pedro estava cheio do Espírito após Pentecostes ou não?


— Meu querido, este debate não vai a lugar algum. Se parar de debater e começar a fazer perguntas sérias posso responder.


— Como se mede o pêndulo que regula a interpretação teológica por uma mera carnalidade?


— (Eu perguntei). Você é crente há quanto tempo? Qual formação você tem teológica? É casado? Marido de uma só mulher? Tem filhos? Mora onde nos Estados Unidos? 


— Pastor, eu fiz mestrado pelo Gordon, bacharel em Trologia e estudei filosofua pura na UFRJ. Mas não estou falando por isso. Eu respeito a teologia como ciência mas não ela quem me salva. Meu redentor vive, e Jesus me deu essa oportunidade. Se não fosse por Jesus eu jamais teria estudado. Moro nos Estados Unidos! Tenho um casal de filhos e uma neta de 2 anos.


— Deus te abençoe, meu irmão! Estou no Brasil. Aqui são 1:12 mas vamos continuar nosso diálogo amanhã. Obrigado.


— Boa noite. Bem, não era sobre isso que queria conversar. Apesar de eu pessoalmente defender o fato de a Teologia ser a maior de todas as ciências. A maior de todas as ciências HUMANAS!


No outro dia respondi com um sorriso. Ele retrucou! 


— Não entendi o sorriso de deboche. O sujeito de estudo da teologia, ou o objeto de estudos da Teologia é Deus. Não vejo razao para negar que a teologia normativa, sistemática, tem por objeto o mais alto elemento de estudo. Que é o próprio Deus.


— Como você sabe se é deboche? Meu irmão, se quiser falar sobre assunto estarei aqui a tua disposição. Eu entendo você! 


NINGUÉM ESTUDA DEUS. 


Isto é tão ridículo que manter a discussão é mais ridículo ainda.  Eu não preciso de Teologia, de estudar Deus. Eu preciso de Jesus. Mas você ainda chegará lá. Não tenha pressa. (Agora estou sendo irônico.) Mas com respeito! Eu não te conheço, você não me conhece. Para mim TEOLOGIA é ... você já sabe o que penso. 


“Mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,” Hebreus‬ ‭1:2-3‬


E acabaram-se as palavras do Salum ... 


— Ao contrário das demais ciências que se detém no corpo humano ou no mundo animal, ou nos achados da antropologia, a teologia se detém a entender, estudar o mais elevado de todos os substratos. Por isso merece ser respeitado como ciência. Estou falando sobre a TEOLOGIA COMO CIÊNCIA NORMATIVA. Que você sabe que existe. E inclusive disse que fez bacharelado nela.


—- Nossa conversa começou com uma pergunta tua: Pr. Salum, o sr. pastoreia igreja aqui em Massachusetts? Onde?!


Meu amado, não pastoreio nenhuma igreja em Massachusetts. Este foi o início! Prossiga a partir daqui. Se quiser conversar!


—- Prefiro não prosseguir. Pois a discussão tomou um outro rumo. E você parecer negar o estudo da teologia. Eu não nego a Jesus por estudá-la. Assim como não preciso negar a existência da alma e do espírito por ser médico. O mundo está no caos. Amigo. Eu preciso de Jesus mas o que estamos fazendo para evitar a depravação moral e o secularismo avançando a passos largos no mundo? O racionalismo está tomando conta das pessoas, o secularismo domina a mente das pessoas, e se utilizar de argumentos teológicos para provar que Jesus é Deus, é uma estratégia válida. Ninguém entra na internet pra mostrar o Espírito Santo. Mas para contra-argumentar contra a iniquidade. Eu sei que quem convence o homem do pecado e do juízo é o Espírito. Mas o mundo também exige o argumento teológico, pois as pessoas estão encravadas no argumento racional, na autonomia da mente racional. Paulo foi a Atenas no Areópago lançar a semente do espírito discutindo o argumento teológico. E não foi válida sua argumentação? Alguns poucos o ouviram e o seguiram. Mas esses poucos sobreviveram à iniquidade.


Eu permaneci em silêncio. E ele insistiu. 


— Esse creio que é meu maior dilema. Ser rejeitado por querer argumentar teologicamente. Quando você prega a Palavra nos seus sermões, você precisa do argumento teológico assim como precisa do discernimento espiritual, das ilustrações, das alegorias, das figuras de linguagem e da teologia que funciona como um substrato de argumentação. Todos os grandes pregadores foram estudiosos da Palavra. À luz do Espírito! E do conhecimento teológico.


— Ainda assim não resisti um último comentário por conta de suas últimas palavras (pelo menos pra mim). Todos os grandes pregadores foram estudiosos da Palavra escrita, à Luz do Espírito. O restante é ... você já sabe o que penso. “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam” (João 5:39) 


Está muito frio aí? Aqui está muito quente!

Nenhum comentário: