29 abril 2022

RECONHECENDO UM LÍDER AUTORITÁRIO EM 7 PONTOS. Dr. Max Wesley & Josimar Salum

RECONHECENDO UM LÍDER AUTORITÁRIO EM 7 PONTOS. Dr. Max Wesley & Josimar Salum

1. O líder autoritário e abusivo acredita que ele está certo, tem o padrão, e não considera mais os princípios bíblicos. Por isso, nenhuma denúncia o atinge. Os princípios não se aplicam mais para ele. 

2. Os erros do líder autoritário e abusivo não podem ser questionados. O questionamento de suas falhas ou erros é para ele o questionamento da sua própria liderança. Ele leva tudo como algo pessoal, uma ofensa. 

3. O líder autoritário e abusivo age para incapacitar o trabalho e as habilidades dos outros que questionam seus erros, mesmo que seja de uma forma adequada. Ele trabalha para criar a narrativa de que as realizações dessas pessoas não são tão grandes. As dele são sempre maiores e melhores. Isso cria a superioridade que ele precisa sobre seus pares, que serão doutrinados a lhe obedecer sem jamais questionar e não a pensarem avaliando o que faz, fala e como se comporta.

4. O líder autoritário e abusivo gosta de mostrar seus  feitos. O autoritário gosta especialmente de propagar suas realizações, afim de criar certo respaldo para as suas ações de tirania.

5. O líder autoritário e abusivo mantém a tensão permanente. Ele quase nunca põe fim a um problema ou conflito para ter sempre uma suposta carta na manga contra alguém que representa uma ameaça para ele. Isso ocorre porque ele sabe que somente consegue manter seu poder e sua influência debilitando os outros.

6. O líder autoritário e abusivo sempre age com falso pacifismo. Na verdade ele cria uma falsa impressão de legalidade e pacificação, mas de fato prefere trabalhar num clima de tensão e num ambiente de narrativas criadas por ele mesmo. Isto produz uma situação de conflito e insatisfação constantes, ideal para que ele possa impetrar seu julgamento parcial. Neste nesse tipo de fase a pessoa autoritária responde de forma agressiva para punir severamente a quem expõe seus erros, afim de sirva de exemplo aos demais, para que ninguém jamais questione seus atos. É assim que o medo que é arma mais eficaz que perpetua seu poder se consolida.

7. O líder autoritário e abusivo tem sua tirania geralmente expressa em todos os contextos de vida dos outros. É o exercício do autoritarismo em todas as áreas. Não importa se não é princípio, se é apenas uma questão de opinião, ele tentará impor seu ponto de vista a todas situações da vida do outro. Não há liberdade nem alegria. O amor que é a única fonte de autoridade legítima deixou hà muito tempo de se manifestar 

#ASONE

Nenhum comentário: