11 setembro 2010

O que a Palavra de Deus ensina a respeito de tatuagem?

Pergunta:

Uma certa pessoa me falou que na Antiga aliança (Velho Testamento) Deus falou que não se podia usar tatuagem, mas na Nova Aliança não há nada a respeito.

Tiago





Resposta:

As Escrituras indicam em uma passagem de Levítico 19:28 a proibição de se fazer tatuagens no corpo dentro do seguinte contexto:

"Não comam nada com sangue. "Não pratiquem adivinhação nem feitiçaria.

27 "Não cortem o cabelo dos lados da cabeça, nem aparem as pontas da barba.

28 "Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o SENHOR.”

Caio Fábio, diante mesma questão feita por um jovem irmão de uma Igreja Presbiteriana respondeu em seu site:

"Meu amigo querido: Paz sobre sua alma!

A referencia bíblica refere-se à marca ritual do corpo. Fazia referencia às marcas "dedicadas" a deuses e divindades.

Com relação à tatuagem, é uma decisão sua.

Espero que você tenha bom gosto, seja discreto, não escolha nada GRANDE, e que fuja do brega e dos lugares visíveis demais no corpo.

Eu jamais faria uma tatuagem. Nunca tive interesse, e também, no geral, não acho bonito. Pra ser franco, de vez em quando, vejo uma legal. Mas muito de vez em quando.

Em meninas eu acho que a chance de eu achar bonitinho crescem muito. Mas uma tatuagem é apenas uma tatuagem. O que passar disso foi o freguês que "colocou" na tatuagem. - o grifo é meu.

Digo, colocou como expectativa. E não creio que seja o seu caso.

Para você é apenas uma marca bonitinha. Se for somente isto, somente isto será.

Um beijão, Caio."

Pesquisando bem sobre o assunto descobri que hoje em dia a maioria dos tatuadores "desenham" as marcas no corpo do "cliente" ou colocam na tatuagem não o que o freguês espera mas as relacionam à alguma divindade, entidade ou coisa parecida.

Em Romanos 14:22 lemos: "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova."

Minha opinião a respeito é a seguinte:

Toda Escritura é inspirada por Deus, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.”(I Timoteo 3:16-17(

Sendo assim, qualquer passagem das Escrituras cujo ensino, lei, recomendação ou princípio mesmo que não seja repetido em outros trechos, seja no Antigo Testamento ou no Novo Testamento, são igualmente essenciais para revelar a Vontade de Deus para o homem de Deus.

Observe que que o texto acima não afirma que a Escritura é últil para todos, mas somente para o homem de Deus.

JESUS É A PALAVRA DE DEUS!
Deus Pai falou Nele, por Ele e através DELe.




João 1:1

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.”

Hebreus 1:1-2

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,

mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Qualquer texto das Escrituras dado aos homens na era ou época da “Antiga Aliança” é igualmente Palavra de Deus com os textos que foram dados aos homens na Nova Aliança.

Lucas 16:16-17

16 "A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.

17 É mais fácil os céus e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço.”

A ANTIGA E A NOVA ALIANÇA

Antes de responder propriamente sua pergunta é preciso entender que a Nova Aliança não invalidou a Antiga Aliança, superou-a simplesmente por ser superior.

Gálatas 3:21-23

Então, a Lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.

22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.

23 Antes que viesse essa fé, estávamos sob a custódia da Lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada.

Porque ninguém podia e nem pode ser justificado pela Lei, mas somente pela Fé em Jesus Cristo.




Efésios 2:11-15

Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que

12 naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

13 Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.

14 Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

15 anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz.

Jeremias 31:31-34

31 "Estão chegando os dias", declara o SENHOR, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.

32 Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o SENHOR deles", diz o SENHOR.

33 "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o SENHOR: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

34 Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: 'Conheça ao SENHOR', porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior", diz o SENHOR. "Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados."

Hebreus 8:13

“Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a ponto de desaparecer.”



Hebreus 9:15-26

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.

16 No caso de um testamento, é necessário que se comprove a morte daquele que o fez;

17 pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo quem o fez.

18 Por isso, nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue.

19 Quando Moisés terminou de proclamar todos os mandamentos da Lei a todo o povo, levou sangue de novilhos e de bodes, e também água, lã vermelha e ramos de hissopo, e aspergiu o próprio livro e todo o povo, dizendo:

20 "Este é o sangue da aliança que Deus ordenou que vocês obedeçam".

21 Da mesma forma, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios das suas cerimônias.

22 De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão.

23 Portanto, era necessário que as cópias das coisas que estão nos céus fossem purificadas com esses sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios superiores.

24 Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

25 não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.

26 Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.”



O QUE A BÍBLIA FALA A RESPEITO DE NOSSO CORPO?

I Coríntios 6:19-20

19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.

Romanos 12:1

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam (outras versões: ofereçam os vossos corpos) em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 6:12-19

12 Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos.

13 Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça.

14 Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.

15 E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da Lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

16 Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?



Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

18 Vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.

19 Falo isso em termos humanos, por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros do seu corpo em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam- nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 8:11-13

11 E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

12 Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela.

13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão.



O ETERNO PROPÓSITO DE DEUS PARA MINHA VIDA

Romanos 8:29

"Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Para o filho de Deus a pergunta “o que a Bíblia fala sobre tatuagem” ou qualquer outra pergunta em relação a Bíblia deve ser feita à luz da Verdade Eterna de que Deus quer e nos fará totalmente semelhantes a Jesus.

Assim sendo, a pergunta poderia ser reformulada com as seguintes palavras: Em que uma tatuagem em meu corpo me levaria a ser semelhante a Jesus?

Jesus, sendo a Palavra de Deus, cumpriu toda a Escritura.

Quer saber se o homem ou a mulher de Deus deve usar uma tatuagem? Olha para Jesus.

Quer saber se o homem ou a mulher deve usar isto ou aquilo? Olha para Jesus.

Jesus certamente usou roupas de sua época que expressava a cultura judaica de seu tempo.

Eu não creio que Ele tenha feito em Seu corpo alguma tatuagem, pois a Lei dizia para não se fazer no corpo nenhuma tatuagem.

Um só versículo, mas é Palavra de Deus. Jesus é a Palavra de Deus.

Você deseja ser semelhante a Jesus? Qualquer coisa que façamos, palavra que digamos ou até mesmo um pensamento que nos faça aquém ou além de sermos semelhantes a Jesus é pecado.

Pecado não é simplesmente pensar, falar, sentir ou agir contra a Palavra de Deus.

Pecado essencialmente é não sermos como Jesus é. A imagem e semelhança de Deus perdidas pelo homem no Jardim do Édem é a essência do pecado.

Por isto “Deus tornou pecado por nós aquele (Jesus) que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus” (I Coríntios 5:21)

Quem é a Justiça de Deus senão Jesus? E nós nos tornamos também Justiça de Deus.

Acho que deveríamos desejar pensar, falar, ser, agir, proceder e fazer qualquer coisa que exprima nossa semelhança a Jesus!

2 comentários:

Talita disse...

Que Besteira.
O que a tatuagem tem de pecado?
Isso desafia a Deus? se ele mesmo nos deu o livre abitrío.
As pessoas se importam muito em julgar o que tem no corpo da outra, mas não param um pouco para analizar a si proprio. Pecados verdadeiros, que ferem o interior e o exterior do ser humano. Todos vamos morrer, o mundo vai acabar, e no final estaremos todos no mesmo lugar. Não é? Afinal...
Deus é tão misericordioso,tão maravilhoso que não acredito nem no inferno.Deveriamos nos preocupar com coisas mais sérias. E não essas coisas banais. Tatuagens.
Por favor,cada um tem seu valor.

Erol disse...

To com você Josimar. Bastante claro. Quem ama mais, obedecerá mais.

Grande abraço e fica com Deus.