15 outubro 2020

VOCÊ É OU NÃO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO. Josimar Salum


VOCÊ É OU NÃO É O TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO? 

Josimar Salum


Você não é o templo do Espírito Santo. Uma afirmação tão precisa quanto chocante. 


É precisa, porque diz apenas que você sozinho, individualmente, não é o templo do Espírito Santo. É chocante porque desafia o dogma cristão, cristalizado em muitos anos de tradição, e quanto a isto Jesus alertou severamente. “E, assim, invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição.” Mateus‬ ‭15:6‬. 


Leia só os comentários de alguns enraivados sobre o texto do jovem Fillipe que eu recebi, dos guardiões da doutrina cristã: “Que idiotice! Que baboseira. Quanta heresia!” 


Outros comentários bem sinceros: “Se o Espírito não habita em nós quando estamos sozinhos, então estamos ferrados. Como explicar então se Jesus foi cheio do Espírito Santo? Estêvão, Paulo e muitos outros? O Espírito não habitou neles? Não eram templos do Espírito Santo?” 


Onde no texto de Fillipe está escrito que o Espírito Santo não habita em nós quando estamos sozinhos?


O problema do conceito, da tradição religiosa, do dogma, da confissão de fé, do credo é que bloqueiam a pessoa de ver as coisas pela simplicidade. Reduz a Bíblia em conceitos e a pessoa passa tudo que lê pelo conceito e não pela própria Escritura. Ora, o Evangelho é puro e simples!


“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.” 2Coríntios‬ ‭11:3-4‬ 


O evangelho de Agostinho, Lutero, Calvino, Zuinglio, Arminio não é o Evangelho.


Meu Deus, o que se tornou a religião cristã? O que se tornou a Bíblia para estes homens que se assentam nas cadeiras dos pais da igreja para julgarem todo mundo? 


Um menino de 17 anos publica um artigo e centenas de leitores entendem com alegria a mensagem poderosa sobre o Espírito Santo e a Igreja, mas uma minoria iluminada condena o moço à fogueira. Quanta arrogância! 


E o texto é tão simples, seria, se não fosse o preconceito teológico! 


Este moço não conhece nenhum escrito destes homens históricos. Ele conhece a Bíblia e comunga com o Espírito Santo. Precisaria ele conhecer estes teólogos para poder conhecer a Cristo? Não lhe bastaria o Espírito Santo e a Bíblia?


“Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” 1Coríntios‬ ‭3:11‬ 


O fundamento já está posto, tira estes homens todos de cima de Cristo. Desocupem a Rocha! Saiam de cima dela! “Casca fora” que os simples querem ver a Jesus!


“Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Mateus‬ ‭11:25-27‬


Outros fundamentos foram lançados durante a existência da igreja institucional católica apostólica romana até o século XVI além de Cristo, e depois, incluindo a reforma protestante, pelos protestantes e evangélicos lançaram não somente o fundamento Jesus Cristo.  


Paulo está deste o capítulo 2 de I Coríntios dissertando sobre a sua pregação, até que declara o seguinte: 


“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” 1Coríntios‬ ‭2:15-16‬.


Paulo diz que ele sozinho não tinha a mente de Cristo, mas “NÓS” temos a mente de Cristo. A mente de Cristo é de Seu Corpo, não de um indivíduo. Mais óbvio do que isto, impossível. 


No capítulo 3 ele continua. 


“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” 1Coríntios‬ ‭3:9‬ 


Ele não era cooperador exclusivo de Deus.  Ele diz: “nós somos”. E continua “vós sois lavoura de Deus e vós sois edifício de Deus.” Não diz vós sois as lavouras nem disse vós sois os edifícios. A Lavoura é uma só! O edifício, somente um.


Paulo está se referindo sobre o rebanho de Cristo, o povo e a Igreja de Deus. 


“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1Coríntios‬ ‭3:16-17‬ 


O texto não diz que você é o Templo de Deus. Mas vós sois o Templo de Deus. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. Se alguém destruir a Igreja, o Templo de Deus, Deus o destruirá. Meu amigo e mentor Dr. Russell Shedd ensinava sobre isto com maestria. 


“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

‭‭1Coríntios‬ ‭6:19-20‬ 


Não diz o meu corpo, ou o teu corpo, não diz os nossos corpos, mas o nosso corpo. 


O nosso corpo é templo do Espírito Santo. O Espírito Santo habita em nós mesmos. 


O texto escrito pelo jovem Ferreira tem a única intenção de mostrar que nós somos o Templo de Deus. Em nenhum parte do texto está escrito que VOCÊ É o templo do Espírito Santo, mas vós sois o templo. O texto não diz vós sois OS TEMPLOS, mas vós sois O TEMPLO, porque o templo é um só! Ora ... 


“No qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se templo santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” Efésios‬ ‭2:21-22‬


Edificados JUNTOS! 


“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito.” 1 Coríntios‬ ‭12:12-13‬


Quem são os hereges mesmo?


#ASONE

Nenhum comentário: