UBUNTU
Um antropólogo brincou com crianças de uma tribo sul-africana.
Ele colocou uma cesta cheia de frutas ao lado de uma árvore e disse às crianças que a primeira criança a alcançar a árvore pegaria todas as frutas.
Recebido o sinal, todas as crianças partiram ao mesmo tempo ... e de mãos dadas! Então, eles se sentaram juntos para aproveitar a recompensa.
Quando o antropólogo perguntou por que eles agiram dessa forma sabendo que um deles poderia ter todos os frutos para ele, eles responderam:
"Ubuntu, como um de nós pode ser feliz se todos os outros estão tristes?"
Ubuntu significa "Eu sou, porque você é". Na verdade, a palavra ubuntu é apenas parte da frase Zulu "Umuntu ngumuntu ngabantu", que significa literalmente que uma pessoa é uma pessoa por meio de outras pessoas. ...
Ubuntu é aquele conceito nebuloso de humanidade comum, de ser um muito além da unidade: humanidade, você e eu.
Diz-se que o Ubuntu inclui os seguintes valores: comunidade, respeito, dignidade, valor, aceitação, compartilhamento, corresponsabilidade, humanidade, justiça social, justiça, personalidade, moralidade, solidariedade de grupo, compaixão, alegria, amor, realização, conciliação, etc.
Achei que fosse um conceito humanístico africano, o fato é que parecia que Deus o introduziu nesta cultura, porque o espírito do Ubuntu é essencialmente ser humano e garantir que a dignidade humana esteja sempre no centro de suas ações, pensamentos e atos ao interagir com outras pessoas. Ter o Ubuntu é mostrar cuidado e preocupação com o próximo.
Ubuntu destaca o fato de que somos todos interdependentes.
A Regra de Ouro é mais conhecida no mundo ocidental como “Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você”.
#JSALUM
#ASONE
Nenhum comentário:
Postar um comentário