15 outubro 2021

CONTRASTANDO OS APÓSTOLOS DA IGREJA COM OS APÓSTOLOS DE CRISTO Joseph Mattera



CONTRASTANDO OS APÓSTOLOS DA IGREJA COM OS APÓSTOLOS DE CRISTO  

Joseph Mattera


Eu ouvi um grande professor profético (Thamo Naidoo da África do Sul) mencionar em sua mensagem que há uma diferença entre apóstolos de igrejas e apóstolos de Cristo. Ele disse que embora houvesse muitos apóstolos de igrejas, havia apenas poucos verdadeiros apóstolos de Cristo na terra hoje. Essa declaração explodiu dentro de mim e me deu muita iluminação. Eu nunca tinha ouvido ninguém fazer esse delineamento antes, mas faz muito sentido para mim. O que se segue é o que descompactei nas Escrituras desde que Thamo fez esta declaração.


Essencialmente, a palavra apóstolo significa uma pessoa enviada para representar outra, seja um rei, reino ou entidade como uma igreja. 


1 Coríntios 12:28 ensina que Deus coloca em primeiro lugar os apóstolos da igreja, uma vez que eles são enviados por Deus para representá-Lo em uma cidade para ser uma ponta de lança (uma igreja ou ekklesia como mostrado em Mateus 16: 18-19) para a transformação da cidade.


Apóstolos são os “enviados” que representam a essência do que é a visão ou missão da igreja. 


Em João 17, Jesus constantemente se refere ao fato de que Ele foi enviado pelo Pai ao mundo, o que é uma das razões pelas quais Hebreus 3: 1 se refere a Jesus como nosso apóstolo. 


Jesus foi o apóstolo de Deus enviado ao mundo para redimi-lo. 


Em Apocalipse 22:14, vemos o termo “os doze apóstolos do Cordeiro”. Nunca haverá outro apóstolo adicionado a essa lista, pois havia apenas doze. No entanto, parece evidente (pelo menos para mim) que Paulo também foi um apóstolo de Cristo, o que significa que essa categoria geral não se limitou a apenas doze no total. Paulo qualificou seu apostolado não apenas plantando igrejas, mas também vendo Jesus (1 Coríntios 9: 1), o que significa que os apóstolos neste nível devem ter experimentado um encontro dinâmico e uma caminhada íntima com o Senhor.


No Novo Testamento, havia dezenas de pessoas identificadas como apóstolos. É minha opinião que, uma vez que Paulo era um apóstolo de Cristo, seu apostolado transcendeu as igrejas (nas cidades, em cada cidade uma só igreja) que ele fundou. 


Embora Paulo não tenha fundado a igreja em Roma, ele foi respeitado o suficiente pelo corpo geral de Cristo que ele foi capaz de escrever a carta aos romanos com peso apostólico e autoridade como se ele a tivesse plantado. Consequentemente, os apóstolos de Cristo conquistam um alto nível de respeito além das fronteiras de suas próprias redes de igrejas, mesmo que eles nunca tentem suplantar a autoridade de um líder apostólico que é o fundador e / ou líder de outra rede (a menos que haja heresia ou uma violação grosseira da ética bíblica).


Além disso, Paulo avisou que havia alguns que se disfarçavam de apóstolos de Cristo (2 Coríntios 11:13), o que provavelmente significa que esse termo (apóstolo de Cristo) foi usado para identificar alguns apóstolos significativos que não eram um dos doze originais. Além disso, em 2 Coríntios 8:23, Paulo identificou alguns como "apóstolos das igrejas" (não "apóstolos de Cristo", em algumas versões aparece a palavra representantes ao invés de apóstolos, no original apóstolos), o que eu acredito que se refere ao fato de que esses líderes só tinham autoridade apostólica reconhecida limitada relacionada à representação de um grupo particular de igrejas. 


Visto que os apóstolos de Cristo representam diretamente o Senhor Jesus, eles têm um encargo que é um chamado para todo o Corpo de Cristo e / ou uma grande expressão do Corpo global de Cristo. 


Os apóstolos de Cristo também são transculturais, transgeracionais e são mais leais ao Reino de Deus do que a uma afinidade geopolítica específica.


A seguir estão dez características dos Apóstolos de Cristo


1. APÓSTOLOS DE CRISTO CONSTROEM O REINO


Frequentemente, os apóstolos da igreja estão apenas focados em sua igreja local e / ou sua rede ou denominação. Uma das razões é porque sua atribuição se limita às obras que supervisionam pessoalmente ou fundaram. Eles não têm a graça ou capacidade de liderança para ir além de seu sistema particular de igreja, doutrina e / ou cultura. Por outro lado, os apóstolos de Cristo têm uma chamada de embaixador que transcende qualquer igreja, movimento ou denominação. 


Consequentemente, mesmo que eles tentem se concentrar em um grupo ou movimento, Deus constantemente os puxará para outras comunidades da igreja e / ou nações para construir fundações apostólicas relacionadas à doutrina ou à vida do reino.


2. APÓSTOLOS DE CRISTO NÃO SÃO HIERÁRQUICOS


De um modo geral, os apóstolos da igreja podem ser apanhados em títulos, medidas de influência dentro de seu movimento e / ou política da igreja. Os apóstolos de Cristo não anseiam pessoalmente por títulos (eles os usarão quando apropriado) e não precisam de estruturas institucionais da igreja para validar seu ministério ou chamado.


3. OS APÓSTOLOS DE CRISTO NÃO SE ESFORÇAM POR RECONHECIMENTO


Filipenses 2 nos ensina que Jesus não fez nada a si mesmo. Os apóstolos de Cristo muitas vezes se escondem e não buscam a atenção do público, visto que já estão fortemente enraizados em sua identidade de filhos de Deus e não têm necessidade inata de aclamação pública.


4. OS APÓSTOLOS DE CRISTO NÃO SÃO MOVIDOS POR DINHEIRO


Os apóstolos de Cristo têm tanta fé em sua missão de Deus, eles confiam que Deus irá suprir todas as suas necessidades, desde que como eles estão em Sua vontade. Eles não vão a um lugar para ministrar apenas porque as ofertas são boas, mas irão apenas para onde o Senhor está conduzindo. Paulo disse que não vendia a palavra de Deus por dinheiro (2 Coríntios 2:17) e o apóstolo Pedro avisa os pastores para não ministrarem para ganho desonesto (1 Pedro 5: 2). Embora eu acredite que aqueles que trabalham na palavra em tempo integral sejam dignos de dupla honra e devam viver do evangelho (1 Timóteo 5:17; 1 Coríntios 9:14), o ponto principal para os apóstolos de Cristo é a vontade de Deus, não ganho material.


5. APÓSTOLOS DE CRISTO ENTREGAM AS SUAS VIDAS PELO EVANGELHO 


Todos os doze apóstolos originais (exceto João), bem como o apóstolo Paulo, foram martirizados pelo Evangelho. Como Jesus deu Sua vida pelas ovelhas (João 10), aqueles que O representam estão dispostos a morrer diariamente (Apocalipse 12:11; Atos 20:24; Gálatas 2: 19-20) seja para sua própria vontade ou literalmente perdendo suas vidas.


6. OS APÓSTOLOS DE CRISTO TEM UM CORAÇÃO DE SERVO


Os apóstolos de Cristo são despretensiosos, não têm uma mentalidade de direitos, têm um coração de servo e não lideram com uma abordagem autocrática de cima para baixo como os governantes dos gentios (Marcos 10:42). Eles imitam as palavras de Jesus quando Ele disse que o maior no Reino é aquele que serve (Marcos 10: 43-45).


7. OS APÓSTOLOS DE CRISTO TEM INFLUENCIA DIVINA E CHAMADO ALÉM DE SUA REDE DE IGREJAS


Embora o apóstolo Paulo se esforçasse para não pregar onde Cristo já era nomeado (Romanos 15:20), sua maior epístola foi à igreja de Roma, para onde ele se esforçou para ir apesar de não ser o apóstolo fundador. Paulo tinha vasta influência muito além da esfera primária de atividade em que estava se concentrando (Leia 2 Coríntios 10: 10-14). Sua influência chegou até nós 2.000 anos depois, por meio de seus inspirados escritos do Novo Testamento.


Visto que os apóstolos de Cristo representam o próprio Senhor, por natureza eles devem ser transnacionais, transculturais e multigeracionais e desejam o avanço do Reino, não apenas a ampliação de suas redes de igrejas.


8. OS APÓSTOLOS DE CRISTO TEM UMA CAMINHADA ÍNTIMA COM DEUS


Visto que os apóstolos de Cristo têm que representar Jesus e não apenas uma igreja ou denominação (é claro que todos os crentes são chamados para representar Cristo, mas os chamados apostólicos têm uma medida maior de responsabilidade), eles são obrigados a conhecer a Deus intimamente e andar em Sua presença e poder. Todos os doze apóstolos originais caminharam com Jesus pessoalmente por mais de três anos antes de serem lançados em seu ministério, e o apóstolo Paulo teve um encontro pessoal com Jesus na estrada para Damasco (Atos 9). Todos os verdadeiros apóstolos de Cristo terão uma grande paixão por conhecer a Deus e torná-lo conhecido.


9. APÓSTOLOS DE CRISTO SUPORTAM GRANDES DIFICULDADES


Paulo validou seu apostolado pelas imensas adversidades que suportou, não apenas por sinais e maravilhas e implantação de igrejas (2 Coríntios 11: 17-12: 8). 


Paulo disse (1 Coríntios 4: 9) que os apóstolos vivem como aqueles condenados a morrer na arena (ou têm a sentença de morte sobre eles). Esse tipo de líder apostólico deve ter a capacidade de liderança de alto estresse combinada com o tipo de maturidade emocional para lidar com todos os tipos de dificuldades que uma pessoa comum nunca poderia suportar.


10. OS APÓSTOLOS DE CRISTO VIVEM NA SIMPLICIDADE


Os apóstolos de Cristo não precisam ou desejam viver uma vida de luxo e opulência extremos. Suas necessidades espirituais e psicológicas já foram atendidas por meio de seu relacionamento profundo e duradouro com Cristo. Eles estão tão satisfeitos em viver com a pessoa e a presença de Deus que consideram todas as coisas como excremento em comparação com conhecê-Lo (Filipenses 3: 8-14)! Seu maior desejo na vida é ter comunhão com Ele, meditar nas Escrituras e servir ao povo e ao Reino de Deus. Consequentemente, eles não precisam dirigir os carros mais caros, morar nas casas maiores ou ganhar um salário alto para se sentirem satisfeitos nesta vida. Consequentemente, vivem com simplicidade, contentam-se com pouco e não são levados a buscar bens materiais e prazeres.


Depois de ver essas 10 características, podemos ver como existem poucos apóstolos de Cristo neste mundo. Que o Senhor levante mais apóstolos de Cristo nestes dias para que o Corpo de Cristo avance totalmente!


Traduzido do original en inglês por Filipe S.S. Gouvea. Editado por Josimar Salum 


#ASONE

Nenhum comentário: