31 maio 2009

IMIGRANTES – Parte I

25/09 – IMIGRANTES – Parte I

Em 2005, realizamos o Primeiro Congresso do BMNET - IGREJA/CIDADE: Tempo de Conquista, juntamente com a Visão Mundial em Wayland (Terra do Caminho), no Estado de Massachusetts, Estados Unidos com a participação de Ricardo Gondim e Paul Freston. BMNET é uma rede de ministros e líderes brasileiros nos Estados Unidos.

Na época Ronaldo Martins, representante da Visão Mundial e Ricardo Gondim escreveram textos especialmente concernentes à questão imigratória.

E assim começou por aqui, nas terras do Tio Sam, um debate necessário sobre a realidade da “igreja evangélica brasileira” diante das questões éticas imigratórias.

O artigo de Ronaldo Martins foi escrito do ponto de vista jornalístico e crítico.

Segundo Ricardo Gondim, a situação dos brasileiros evangélicos na “Diáspora” (os imigrantes evangélicos que residem em algum país do exterior) denuncia a realidade da igreja evangélica no Brasil.

A palestra de Paul Freston sobre a “Diáspora Brasileira”, citada por Ronaldo em seu artigo, foi baseada em dados apurados em pesquisa.

O “profeta pesquisador” falou da realidade da igreja evangélica na “Diáspora” com base em fatos e não em presuposições ou imaginações. As revelações deste “profeta” vêm da Sociologia. De forma piedosa, sem emitir nenhum juízo, ele discorreu sobre os resultados de seu empreendimento científico.

Para minha satisfação, muitas das questões que ele apresentou já tinha abordado abertamente em minhas aulas no Seminário onde lecionava. Portanto, ouví-lo, aumentou mais a inquietação e meu desejo de meditar mais sobre este assunto e a necessidade de ouvir outros na busca do Caminho. Reunímo-nos naqueles dias verdadeiramente na Terra do Caminho!

Muitas questões foram levantadas em ambos os artigos e meu desejo é apenas levantar algumas outras do ponto de vista de um imigrante. Pode parecer em algum momento que possa estar defendendo a mentira como estilo de vida de um imigrante, por isto é preciso ler bem o texto para saber separar o que relato como fato, o que é apenas indagação e claramente o que é convicção.

Outra coisa que preciso deixar claro é que minhas palavras quando enfáticas não são palavras rancorosas ou enraivessidas. São apenas demonstração de estilo e expressões de sinceridade.

Preciso ainda registrar que é exagero de Ronaldo dizer em seu artigo que as indagações de “Paul Freston caíram como uma bomba” no congresso, ou seja, a publicação do fato de que a maioria absoluta dos evangélicos brasileiros e grande parte dos pastores são ilegais no país. A tal da bomba não tinha estopim. Não estourou e nem podia estourar, é bomba velha! Nós já sabíamos disto.

“Ilegal” é o termo técnico e político. Na Teologia do Imigrante usamos o termo “indocumentado” que carrega um peso de misericórdia, pois para o imigrante cristão “ilegal mesmo é o diabo!”

Os missionários visitantes

Alguns pregadores que por aqui passam afirmam que os que são indocumentados devem voltar para o Brasil. São oportunistas. É intrigante o fato de usarem nossos púlpitos para dizerem isto. Mais intrigante quando recebem nossas ofertas gordas em dólares americanos – dinheiro de dízimos e ofertas de imigrantes indocumentados, diga-se de passagem, de gente dígna que trabalha duro, gente abençoada.

A maioria (95%) dos pregadores convidados que vêm pregar nos Estados Unidos vêm com o Visto B1-B2 (de turista). Os que vêm participar de conferências com este tipo de visto, pela Lei, podem ser apenas ouvintes, não preletores.

As ofertas que recebem deveriam declarar ao fisco americano. Provavelmente não declaram nem ao fisco brasileiro. Podem declarar se quiserem, pois o Governo Americano emite legalmente um documento (ITIN – uma certa identidade de pagador de imposto) reconhecendo que imigrantes indocumentados trabalham aos milhões por aqui e precisam pagar seus impostos. Os imigrantes indocumentados trabalham ilegalmente, mas legalmente pagam impostos com este número fornecido pelo Governo. Pura hipocrisia oficial! Uma necessidade contundente, porém. Quem trabalha precisa mesmo pagar impostos. Deveria todavia usufruir de todos os benefícios sociais que seus impostos pagos deveriam prover.

Aqueles pregadores visitantes ao pregarem sem autorização são ilegais por uma semana ou por um mês ou dois. Os outros por muitos anos. Dá no mesmo.

Para pregar ou cantar em igrejas e receber ofertas é preciso portar o visto religioso, pois aqui na terra do Tio “$am” pregar o Evangelho é “profissão” e para receber oferta (honorário) tem que ter visto apropriado. É tão ilegal quanto é ilegal grande parte de evangélicos sonegarem impostos em seu país. É pecado sonegar impostos? É a pergunta que nacionais e estrangeiros fazem em qualquer país. Jesus disse: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

Como também é ilegal, é pecado e vergonhoso aqueles que, por exemplo, se compactuam com políticos corruptos evangélicos e não evangélicos. Que recebem “sacos de cimentos” para empenharem seu apoio a este ou aquele candidato. Que recebe salário da “Igreja” e não paga os impostos devidos. Há uma dezenas de exemplos... É que é possível ser ilegal no próprio país.

O Movimento Evangélico no seu fim

Lá e aqui, no Brasil e nos Estados Unidos, constato o fim da “Era Evangélica.” A Era Protestante acabou-se antes da virada do século e no início do novo é a vez do Movimento Evangélico. Deus está fazendo coisa nova. Uma nova era está sendo inaugurada nestes dias que alguns estão denominando “A Nova Reforma.” Este é outro assunto...

A imigração dos brasileiros sob o ponto de vista somente legal é uma discussão perneta.

Esta discussão burguesa, intelectual, farisaica que se desenvolve no meio evangélico que não traz nenhuma resposta prática na vida de milhares de evangélicos que vivem lá e aqui é a declaração de óbito do movimento evangélico.

Há crise: é de caráter! Onde se prega o que não vive a morte impera livre. A credibilidade é escassa. Todo movimento que perde a credibilidade se extingue. Como popularmente se diz: “Todos farinha de um mesmo saco”. Nem por isto não podemos deixar de em verdade e misericórdia debatermos o assunto.

O movimento evangélico não consegue se auto definir mais, distanciou-se de suas raízes históricas. A árvore cresceu, é frondosa, porém velha e só dá frutos raquíticos. Todo o movimento onde seus interlocutores não conseguem definí-lo já morreu. Falta enterrar. Foi assim com o comunismo em muitos países.

Contudo a Igreja - A IGREJA - segue triunfante, pois a Igreja cujas portas o inferno não pode prevalescer não é “a igreja evangélica.” Definitivamente.

Observem só! É preciso inventar novos métodos, fazer marabalismos enormes – teológicos, de “praxi”, seguir uma nova corrente sempre, atrair pelo “marketing”, modernizar a mensagem, suportar o “movimento gospel – um mercado de bilhões de reais e a pobreza de nossos irmãos continua a mesma. Um movimento que precisa de novidades sempre é um defunto coberto com flores frescas.

Os imigrantes brasileiros, gente que sofre, está longe da esposa, dos filhos, lutando pela sobrevivência, sonhando com uma vida melhor, precisam de uma Palavra de Deus para aliviar suas dores e se estiverem na miséria do pecado precisam de libertação. “O Senhor me ungiu para pregar boas novas aos mansos e libertar os cativos...”

Digo que o movimento evangélico faleceu, pois é só discurso, e boa parte das vezes é discurso revestido de uma falsa espiritualidade que se transcende aos céus (firmamento) porque não consegue responder as questões da vida aqui na terra.

É discurso espiritualista hipócrita e soberbo pois não traz respostas para a vida das pessoas, ao contrário, aumenta a culpa e a miséria delas. E aí me lembro de Jesus e fico acalentado: “Misericórdia quero e não sacrifício...”

O Evangelho continua o mesmo Evangelho! Mas a pregação do evangelho de hoje é somente ética, moralista e muito capitalista – aqui na América rica e lá na América adormecida. Ora os que chegaram aqui vieram de lá. O problema vem de lá e não originou aqui. Raciocínio lógico. A maioria dos pastores que conheço aqui são gente honesta e de caráter. É preciso pensar muito antes de apontar o dedo sem misericórdia!

É assim que este discurso acefálico me irrita, mais do que as constatações do irmão Paul Freston. Já não basta os pecados e os demônios muitíssimos, para fabricarem mais alguns! Dá um tempo, por favor!

Continua...

11 comentários:

Mário disse...

Amado irmão, a teologia é de obediência às leis. Não existe teologia da desobediência. Erramos e pecamos, mas isso não é o ideal de Deus para nós. O Evangelho tem que se manifestar em prática, em temor, em vida; embora que isso é uma etapa chamada santificação. Quando Paulo fez voto, já era Paulo. Não é porque estamos na graça que por isso devemos viver de qualquer forma (Rm 6). Isso é uma má compreensão da graça de Deus e até uma visão gnóstica.

Não acredito que é a voz de Deus que está falando, mas a voz do homem que quer explorar novos rumos em países do primeiro mundo em nome de uma pseudo espiritualidade. O mais chocante é que Deus assume a responsabilidade de pastores que cobiçam uma vida na América, pois não acredito que um pastor entre ilegalmente sendo guiado por Deus. A mesma coisa que dizer que um deputado fez caixa 2 dirigido por Deus.

Portanto, mais uma discrepância na Igreja de Cristo. Há a igreja dos homossexuais, dos que aceitam o aborto, dos ilegais nos países de primeiro mundo vivendo uma mentira. Muito bonito isso. Que vergonha!

Mário
fcomariobr@hotmail.com>

jtrimboli@gmail.com disse...

Se a pessoa viver uma teologia de merecimento e obediencia às léis, então não há como entender o imigrante indocumentado. Sob essa ótica de merecimento e obediencia cega às léis, o Saulo de Tarso organizou a primeira inquisição da igreja. Como vocês sabem, "caiu do cavalo" e teve uma experiência pessoal com a misericórdia de Deus. Depois que ele deixou de viver por merecimento pessoal e passou a viver confiando na graça de Deus, surgiu o Apóstolo Paulo, o maior cristão de todos os tempos.
Deus olha o coração e sabe quem é seu filho que imigra seguindo a voz de Deus, e quem é o pagão que imigra para satisfacer seu próprio ventre (sexo, fama e poder). Isso nem o Salum, nem o Magalhães nem eu, nem ninguem é capaz de discernir, so Deus, o dono de tudo e de todos.
Um abraço no coração dos irmãos perdoados, amados e protegidos do Senhor

Jorge Trimboli

Ilce Silva (1) disse...

Olá! Sou brasileira, moro no Brasil, e confesso que fiquei impressionada com seu texto. É a primeira vez que recebo um e-mail seu e não sei como vocês conseguiram o meu. Tenho parentes que moram (e outros que moraram) nos EUA. Etraram aí de forma ilegal mas hoje estão com o green card. Eles adoram esta terra americana. Nasci num lar cristão e sempre tive os princípios bíblicos impressos de forma muito sólida no meu coração de forma que sempre tive uma crise muito grande em relação à ilegalidade da imigração. Seu texto veio responder a muitas questões que tenho a respeito desta área... ainda hoje vejo chineses imigrando para o Brasil para fugirem da repressão à liberdade religiosa, política e conômica na China.


Ilce Silva
ilce23@hotmail.com

Ilce Silva (2) disse...

falar o portugês direito), compra propriedades, abrem negócios e fundam igrejas chinesas fortes (com maioria dos membros ilegais) que anunciam o evangelho de cristo. À semelhança dos brasileiros nos EUA, eles ralam muito!! Passam necessidades e sofrem violência cultural e física (muitas vezes), além de preconceitos e discriminação. Honestamente, creio que este povo abençoa nossa terra!! Pregam um evangelho radical, porque sofreram muito por amor a Cristo na China, e hoje celebram a liberdade que nosso país oferece. Mas estão ilegais!! Existe um princípio bíblico de que toda autoridade é constituída por Deus e que temos que nos submeter às autoridades... isso tudo me confunde muito. As autoridades dos EUA dizem que não podemos simplesmente entrar no país e começar a trabalhar (ou estudar, em alguns casos) por nossa própria vontade e de qualquer jeito. Tem um processo a ser seguido, regras a serem cumpridas e que, teoricamente (ou será biblicamente?), teríamos que nos submeter. É claro que cada situação deve ser avaliada em sua singularidade... seu texto responde algumas das minhas perguntas, mas ainda tenho algumas coisas para colocar em questão!! Não vejo na Bíblia um Deus que simplesmente abençoa a imigração deliberada. O que vejo é um Deus que abençoa a obediência do seu povo. Deus abençoou Abraão, porque este obedeceu a uma ordem divina!! Abraão não acordou um belo dia e disse: "Vou para Canaã conquistar aquela terra, juntar riquezas e fazer minha descendência porsperar, porque aqui em Ur dos Caldeus já deu o que tinha que dar, tô todo endividado, minha vida tá quebrada e não tenho como arrumar a grana para pagar". A igreja primitiva se espalhou pela terra devido a perseguição sofrida naquele tempo. Eles buscavam liberdade para adorarem ao Senhor e pregarem o evangelho. O mesmo aconteceu com os primeiros Pilgrins. Não foi uma imigração deliberada com motivações duvidosas. O que quero dizer, é que embora suas colocações sobre a "Teologia da imigração", pode ser perigosa sem uma ponderação lúcida sobre ela. Ela pode levar pessoas a crerem que podem ir para onde quiserem, mesmo transgredindo as leis daquele país, que Deus vai abençoá-las, só porque elas são crentes e tem o potencial de pregar o evangelho (isso não significa que o farão). Isso não é bíblico. Creio sim que Deus os abençoa porque a graça do Senhor é imensa e mesmo quando somos infiéis o Senhor permanece fiel. Mas isso não avalisa nossas escolhas deliberadas sem a devida orientação (e autorização) do Senhor. É claro que com o arrependimento e com a contrição do coração o Senhor vai abençoar, mesmo estando o seu povo em situação ilegal. Esta é Sua natureza. Mas isso não significa que esta é a vontade de Deus. E isto traz consequências futuras, das quais não escapamos. Um exemplo disso é que mesmo com o deslise de Sara e Abraão (na situação de Hagar e Ismael), Deus os abençoou dando Isaque a eles, mas as consequências disso vieram tanto na época (no conflito que Sara teve com Haggar levando a Abração expulsá-la com seu filho, para morrerem no deserto) quanto hoje, como vemos na guerra do oriente médio. O que quero dizer é que nossas escolhas tem consequências e que Deus não tem compromisso com nossas escolhas deliberadas, mesmo que nos abençoe após termos errado. Ou seja "Deus não paga uma conta que Ele não nos autorizou a gastar

Sergio Campana Sergio disse...

A PAZ DO SENHOR, AMADO PASTOR E COM GRANDE ALEGRIA QUE TENHO
RECEBIDO SEU EMAIL ATRAVES DO 'TRANSFORMANDO', COM RELACAO AO
TEMA ABORDADO GOSTARIA DE PARABENIZA-LO E DIZER QUE APOIO
TOTALMENTE A SUA POSICAO, ONDE PASTORES COM GREN GARD,USAM
DE MANEIRA ESPURIA SUA POSICAO,MUITAS VEZES ACUSANDO OS DEMAIS
INDOCUMENTADOS COMO ESTIVESSEM FORA DA BENCAO DE DEUS.
ESSES SAO OS FARISEUS HIPOCRITAS,PORQUE SE ESQUECEM COMO
ENTRARAM NO PAIS E FAZEM DE TUDO PARA DESACREDITAR OS DEMAIS,
EU MESMO FUI VITIMA DISSO COMO UMA DENUNCIA DO MEU STATUS E
HOJE ESTOU NO BRASIL.

MEUS PARABENS PELA CORAGEM E DETERMINACAO DE ENCARAR DE FRENTE
UM PROBLEMA TAO GRANDE COMO ESTE E QUE AFLIGE TANTO DE NOS IMIGRANTES.

QUE DEUS POSSA CONTINUAR ABENCOANDO O AMADO PASTOR E SUA FAMILIA.


SAUFACOES EM CRISTO

PR.SERGIO CAMPANA
KADOSH INT MINISTRY

Sergio Campana Sergio sergiocampana@hotmail.com

Ozias de Freitas disse...

Ozias de Freitas

Pergunto:
Por quê a imigraçäo de pastores näo pode ser feita de acordo com as Igrejas ou associaçöes do País para onde vai o imigrante?

Se assim proceder, näo há a possibilidade de aprovaçäo da imigraçäo?

proziasfuly@gmail.com

Luiz Nelson disse...

boa palavra !!!
abracos
Luiz Nelson
luizstadler@hotmail.com

gilmar bomfim disse...

queridos e amados irmãos. toda paz em cristo jesus.
tenho lido seus artigos sobre a imigração. e gostaria de tecer um comentario
é hora de misericordia e não de jugamentos e até mesmo sem saber orarmos fazemos orações de fetiçaria contra nossos proprios irmãos e familiares,não é de hoje que ouvimos a palavra deus vai pesar a mão, deus vai te jogar em uma cama e termina que ações como estas se refletem na vida de uma mulher que orou para que seu marido fosse jogado em cima de uma cama e agora ela faz o trabalho de cuidar, limpar todos os o efeito de uma oração e visão sem misericordia.
hoje ,o quadro da imigração é esse: como foi o começo? a implatação dos trabalhos? as pessoas que foram no inicio tiveram a visão desse desconforto de alem de estarem sendo vigiado pela imigração agora está vigiado pela vida de irmãos que tem certa sede de justiça propria.Eclesiastes em um dos seus verciculos diz: não seja demasiadamente santo ,nem demasiadamente justo.porque destruirias a te mesmo? o autor fala de termos que abordar certas situações com amor. porque se sabe que quantas pessoas se converteram ai na america e na europa,quantas pessoas sustentam trabalhos missionário em varios paíse com o dinheiro levantado, quantas pessoas foram batizadas no espirito santo. deus tem uma parte de tolerancia nisto porque o mundo é dele e os homens que colocaram suas fronteiras politicas, se o africano podesse escolher um lugar para viver não viveria na africa pobre migraria para um lugar de melhor qualidade de vida.
a troca de moedas é uma covardia o que fazem com o nosso dinheiro desvalorizado, chegando a certa ocasião uma libra valer 5 reais, e 3,80 para um dolar americano . creio que é hora de buscar o equilibrio e os pastores orintar sua ovelhas a buscar uma cidadania e buscar um visto de trabalho para poder se adaptar-se aos tempos dificeis.estes países tambem precisou da mão de obra desse valentes imigrantes e se voce olhar existem colonias de,alemães,italianos, portugueses e asiaticos de motão na america e na europa principalmente em londres como é forte a imigração de indianos eles precisaram desta mão de obra para construirem seus paises. é como o nosso legado no brasil ,os nordestinos principalmente os ja apelidados de baiano que por decadas contruiram o brasil quase q num regimae de escravos contruiram principalmente.s.paulo,rio de janeiro e brasilia.hoje, fazem piadas com essa gente trabalhadora e felizes.o bom é que um dia todas as fronteira cairão com o poder do senhor jesus.
convido antes de apontar os erros que realmente não dá para esconder que os vejam com um olhar de misericordia e amor
pricipalmente por aqueles qua fazem a obra do senhor sem pensar em fronteiras. grande abraço. pr. gilmar bomfim
pr.gilmarbomfim@hotmail.com

Kalley Medeiros disse...

Concordo com o senhor...jamais pensei em imigrar para algum lugar, mas como trabalho em turismo vi muitas pessoas partirem para lugares diferentes por toda a parte desta terra....muitos sairam para pregar o evangelho e alguns inclusive sem poderem se identificar pois há países onde a palavra de Deus não pode ser anunciada abertamente.
Sabemos que todos têm direito a salvação e se a palavra não for pregada como serão salvos?
Deus deu esta terra aos homens e eles fizeram suas leis de acordo com vontade de cada país...creio que o sr faça um trabalho evangelístico...
Um abraço e fica na paz...
Kalley Medeiros
kalleymedeiros@hotmail.com

Maggie Magaly disse...

Gostaria de saber a partir de quando surgiram as leis de imigracao pois o Brasil foi "descoberto" pelos portugueses, desejado pelos espanhois, foi porto seguro para os italianos, japoneses, judeus etc. Uruguai, Paraguai, Argentina, Venezuela, Colombia todos estes foram "influenciados" pela Espanha.
A India era entao dominada pela Inglaterra, a Africa do sul destruida pela Alemanha, O Egito roubado pelos europeus principalmente os ingleses e tantos outros paises desde a idade media ate hoje e ate mesmo antes disso. E onde estavam as leis de imigracao nessa epoca???
Ou sera que as leis so comecaram quando os paises "ladroes" perceberam que os paises roubados poderiam vir reivindicar sua heranca??
Sim porque o que antes se fazia sem tanta burocracia hoje se fecha as portas para estes paises que no passado foram saqueados por paises dominantes e saqueadores como Inglaterra, Portugal,Espanha, Franca, Estados Unidos.
Se fossemos falar em termos de Africa e escravatura entao, com que legalidade se entrava numa terra, tornava-se aquele povo escravo, trazia-se este povo (despatriados) para um outro mundo e os forcava a trabalhar sem salario, sem teto, sem direitos.....Isso era legal!!!??? As leis favoreciam esses abusos??: Quem criou essas leis, baseado em que e em quem??
Nao seria melhor pensar que na verdade AS LEIS SAO ILEGAIS, VAO CONTRA OS DIREITOS HUMANOS: DIREITO DE IR E VIR, DIREITO DE ESCOLHA, DIREITO A LIBERDADE, DIREITO AO TRABALHO. Isso tudo sendo manipulado pela conveniencia e interesses de politicos e investidores.
Leis que na verdade a meu ver tem mesmo que ser colocadas diante de Deus e sei que muitos que hoje aqui se encontram e nao sao incomodados porque sao protegidos por Deus, na verdade creio num legado do passado influenciando o presente. Coincidencia tantas pessoas de paises diferentes serem tao semelhantes??
Minha experiencia evoca o evangelismo Batista Americano indo ao Brasil gerando espiritualmente um povo para Deus, hoje se estou aqui eh com o mesmo proposito pois a regiao em que me encontro e fui chamada para estar na America, eh berco do avivamento de uma nacao que nesta regiao tem se mostrado decadente espiritualmente. Fui convocada para ser Braza neste lugar (Brasa, Braza, Brazeiro, Brazileira) em noutras palavras ser Fogo e Chama de Deus nesta nacao carregando o nome da nacao que tem a marca do fogo: Brazil

magalymoraih@hotmail.com

Jorge Trimboli disse...

Caro Irmão

Li com muito interesse seu email 26/09 - IMIGRANTES - Parte I.

Eu sou um discípulo de Jesus Cristo há mais de 30 anos. Em minha
caminhada com o Senhor participei de centenas de vidas salvas, batizei
muitos, abençoei casamentos, preguei e prego a Jesus Cristo. AInda que
pastor, me considero ovelha do Senhor, e ainda que tendo frutos, tenho
convicção que estes frutos não são por obra minha, mas pelo amor e
misericordia do Senhor.

Servi a Jesus por 7 anos na Argentina, depois o servi por 24 anos no
Brasil e agora estou nos Estados Unidos faz 2 anos e meio, servindo-o.

Sou pastor ordenado e reconhecido pela ORMIBAN e por outras 2
denominações, porém nunca vivi do evangelho. Tenho minha profissão e
foi através dela que vim aos Estados Unidos. Sou documentado pela
graça de Deus e não julgo aqueles que não o são. Já ouvi cristãos
julgar os indocumentados, mas pessoalmente acho que é mais uma forma
de orgulho, de discriminação, que é uma atitude muito comum entre os
sulamericanos. Dizem acreditar na graça, porém acham que
"conquistaram" algo e se consideram superiores aos demais. Mistura de
fé nas obras, teologia de merecimento, complexo de inferioridade e
falta de amor.

Se não fosse pela misericordia do Senhor eu estaria literalmente morto
e tudo o que sou e tenho na realidade não me pertence, é tudo
resultado do seu amor e seu plano. Estou aqui neste mundo porque Ele
quer que eu testifique seu amor e misericordia e eu aprenda a não
confiar em mim mesmo. mas confiar n'Ele.

Não vim aos Estados Unidos para fugir de algum vexame no Brasil, assim
como não sai da Argentina fugindo de nada. Estou aqui porque ELE me
disse para vir. Sou bem casado há 24 anos e tenho minha familia no
Senhor. Tudo pela misericordia d'Ele.

Os servos de Deus brasileiros estão aqui para aprender mais do amor do
Senhor, para ser curados e ser canais de cura para o povo americano.
Há marcas do Senhor em nossas vidas que são canais de benção para os
norteamericanos. E há marcas que o Senhor fez nos americanos que são
para nossa benção. Pela feridas de Jesus nos fomos sarados, pelas
feridas que Jesus nos curou, Ele sara as pessoas que nos rodeiam. ELE
é quem sara, nos apenas somos canais...

Os sulamericanos fomos abençoados por servos de Deus norteamericanos
nas decadas passadas, agora nos, fruto daqueles servos, estamos aqui
para abencoar esta nação e inspira-los a voltar ao primeiro amor com
Jesus. Não viemos a "ensinar" nada, viemos a orar, chorar com eles e
alegrar-nos so Senhor junto com eles. Viemos a abraça-los e curar as
feridas deles com amor. Viemos para curar e sermos curados. ELE é o
curador.

Estados Unidos não é a terra do Elvis, Coca Cola, Microsoft e
Mastercard. Estados Unidos é a nação de Jesus Cristo.

A Igreja do Senhor foi usada por políticos crueis, e em nome do
evangelho iniciaram uma "guerra santa" que fez que o mundo inteiro
odiasse esta nação. Agora o Espíritu Santo fará a obra de restauração.
Estados Unidos voltará a ser a nação do evangelho de Jesus Cristo.

Minha primeira Biblia em castellano foi impressa nos Estados Unidos,
não na China.
Deus deu recursos financeiros a este país para pregar o evangelho às
nações, não para enriquecer meia duzia de canalhas. E DEUS vai
completar sua boa obra até o dia de Jesus Cristo.

Os brasileiros e os sulamericanos, nascidos de novo, adoradores,
fazemos parte desta restauração.

Sou abençoado por tus emails, irmão. Vai firme que Deus é contigo.

Jorge Trimboli
discipulo de Jesus e pastor pela sua graça

jtrimboli@gmail.com