31 maio 2009

IMIGRANTES – Parte II

26/09 – IMIGRANTES – Parte II

Os imigrantes brasileiros nos Estados Unidos

Brasileiros, os fatos aqui são estes! Fatos do dia a dia, de muitos anos.

A maioria dos imigrantes que entraram e vivem neste país não portavam documentos legais para trabalharem e residirem aqui. Uma ínfima minoria de pastores chegaram aos Estados Unidos de posse do “Green Card” (visto permanente). Grande parte dos pastores que têm hoje “Green Card” um dia foram indocumentados.

O imigrante - todo o imigrante é por natureza um conquistador, se não fosse, teria permanecido no Brasil! - ora para que Deus “mande um coiote abençoado e o dinheiro para pagar a travessia e ora ainda para passar pela fronteira sem ser capturado pelas autoridades.

Quando não vem pelo México, vai no Consulado Americano e diz que vai visitar os Estados Unidos a passeio; até escreve no formulário. O Cônsul, muito desconfiado, concede o visto de turista.

Assim o imigrante entra no país “meio legal pela porta da frente” e o agente da imigração não vê o que entra totalmente ilegal. Meio legal pois tem o visto para entrar e permanecer por uns dias, mas não para trabalhar e residir aqui.

Nem um nem outro poderiam trabalhar, nem os pastores pregarem nem os cantores cantarem. Mas parece que é fato que Deus abençoa toda esta gente, pois continuam entrando aos milhares. Para ser honesto comigo mesmo, creio abençoa até muitos não cristãos, que nem oram e mesmo assim passam pela fronteira livremente.

Se este “raciocínio teológico” está certo (nem toda a questão da vida tem que ser medida teologicamente ou eticamente), parece que Deus fecha os olhos quando esta multidão passa pela fronteira ou então está bem de olhos abertos e os deixa aos milhares entrarem nos Estados Unidos, deixando serem presos somente uma minoria, por “incompetência das autoridades”, como já afirmaram alguns Senadores Americanos.

Os Estados Unidos foram fundados por estrangeiros. Os “Pilgrims”, como são historicamente conhecidos, grande parte cristãos. Aos cristãos imigrantes de hoje os chamo de “Os Últimos ou Novos Pilgrins.” É a História que se repete.

O que a Bíblia fala a respeito de Imigração?

Penso que a Bíblia tem muito a dizer sobre imigração. Tenho folheado as páginas da Bíblia com olhos de imigrante e tenho meditado nisto há alguns anos.

A Bíblia é por excelência um livro de história de imigrantes. De Gênesis a Apocalipse este tema predomina. Desde Abrãao a João na Ilha de Patmos a Bíblia narra a história de homens e mulheres que deixaram sua terra natal para viverem em terra alheia.

A Bíblia é a Revelação do Deus dos Imigrantes. Do Deus que proteje e defende os imigrantes. Que ordena a Israel a tratar bem aos imigrantes, a alimentá-los pois no passado também foram imigrantes.

A Bíblia narra a história de Seu povo peregrino em terra estranha. A História de José no Egito, de Rute a estrangeira em Israel e de Daniel na Babilônia. A história dos discípulos feitos imigrantes pela grande comissão de Jesus. Atos dos Apóstolos é uma grande tratado de imigração. A Bíblia é em geral a história de cidadãos dos céus, portanto, estrangeiros e peregrinos nesta terra estranha.

As duas ordens diretas de Deus para abençoar os povos da terra são na sua natureza e missão imigratórias.

Para Abrão: “Sai-te da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.” (Gn. 12:1) Em outras palavras Deus ordenou a Abraão: “Imigrai...”

E Abrão imigrou, cruzou fronteiras. Para sobreviver em terra estranha chegou até a mentir (no episódio de sua mulher e Faraó). Imigrante indocumentado vive com o dilema diário da mentira atormentando a vida. Abraão, pela Fé, foi muito abençoado. Imigrante cristão, descendente de Abraão também pela Fé é abençoado.

A Abraão Deus prometeu uma terra estranha por herança. Ele mesmo não herdou a terra em vida. O único pedaço adquiriu por compra para poder enterrar sua esposa, também peregrina com ele.

Por centenas de anos, ele, seus filhos, netos e descendentes foram simplesmente estrangeiros. Que por fim herdaram a terra prometida. De fato, tiveram que conquistá-la.

Geralmente as gerações seguintes dos imigrantes se tornam poderosos na terra e será apenas uma questão de tempo ver isto acontecer com os nossos filhos brasileiros (os brazucas).

E a segunda ordem de Deus, foi dada por Jesus, quando disse aos Seus discípulos: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura...” (Mc. 16:15). Em outras palavras Jesus ordenou: “Imigrai...”

É ilegal pregar o Evangelho em terra estranha sem visto, mas não estou convencido de que seja pecado. Como é ilegal e até crime pregar o Evangelho em alguns países, mas tenho absoluta certeza de que não é pecado.

Sem querer exagerar, o próprio Jesus era estrangeiro nesta terra. Ele mesmo disse: “Não sou deste mundo...” É verdade que todos nós somos peregrinos e estrangeiros neste mundo. (I Pe. 2:1)

Vou terminar relatando como fato minha experiência.

Há alguns anos atrás ao compartilhar algumas destas expressões com um amigo americano, ele retrucou perguntando: “Vai agora desenvolver uma teologia inteira do imigrante através da Bíblia?”

Por que não? Tenho pesquisado na Palavra de Deus o que Ele diz a respeito de imigrantes e tenho sido muito abençoado com as verdades que descobri.

Sem demagogia. Sem moralismo. Abertamente tenho falado e escrito sobre isto. Enfrentando a realidade, onde a ética é um constante conflito na vida de muitos que ousaram viver na “ilegalidade” em terra estranha.

Vida de imigrante não é fácil. Meu bisavô era libanês e foi viver no Brasil no início do século passado, fugindo dos turcos que invadiram o Líbano. No Brasil, meu avô contava, passou até fome. Morreu ainda jovem, vítima da miséria.

Eu mesmo imigrei para os Estados Unidos, como missionário, fixando com minha família, nossa residência definitiva neste país a partir de 1997.

Nos últimos anos millhares de brasileiros imigraram-se para os Estados Unidos em busca de uma vida melhor, dentre eles millhares de cristãos genuínos que ousaram desafiar as leis do país e a conflitarem suas consciências por isto, e vivem aqui, peregrinos em terra estranha, vencendo na vida, e pregando o Evangelho e vivendo como Igreja. Fato!

Para mim, não sei para você, para mim as palavras do Espírito Santo devem nortear esta questão toda:

“De um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os lugares onde iriam habitar.” (At. 17:16, NIV)

E aqui chegamos, com visto ou sem visto, às terras norte americanas.

“Os que saíram para a Terra do Norte fizeram repousar o Meu Espírito no país do Norte.”, assim diz o Senhor.

7 comentários:

Mário Magalhaes disse...

Com textos fora do contexto, prova-se qualquer coisa na Bíblia. É difícil aceitar que pregadores do Evangelho entram ilegalmente num país onde as pessoas se esbarram em igrejas. Pregar sobre a obediência das leis do país já não dá para pregar. Imagino que os pastores que entram ilegalmente demonstram a igreja da atualidade: uma igreja doente, sem escrúpulos e sem praticidade. O Deus Eterno que chama providencia o visto. O Deus que proveu para que alguns pastores tivessem o green card, é mesmo Deus dos outros. O problema é que muitos pastores vão para a américa fazer a vida e não pregar o evangelho. São mais um daqueles trabalhadores que buscam um meio de vida e não o testemunho do Evangelho.

O lema de Maquiavel "Os fins justificam os meios" não existe no Evangelho. Esse lema vem das trevas. Seria como justificar a venda de drogas para construir templos, vender propinas para usar no "Reino de Deus". Portanto, isso me envergonha como pastor e como teólogo em saber que colegas tentam fazer a vida na América. Paulo teve que fazer votos para ganhar os judeus em Jerusalém. Jesus jamais deixou de pagar impostos. Portanto, essa atitude é vergonhosa e o último texto é mais vergonhoso porque demonstra o que eu temia: falta de conhecimento teológico também. O Texto de Zc 6.8 não falava dos USA nem daqueles que ficam ilegais desobedecendo as leis do país que prega o Evangelho da obediência.

Portanto, tudo isso é lamentável.

Pr. Mário Magalhaes
fcomariobr@hotmail.com

Jorge Trimboli disse...

Se a pessoa viver uma teologia de merecimento e obediencia às léis, então não há como entender o imigrante indocumentado. Sob essa ótica de merecimento e obediencia cega às léis, o Saulo de Tarso organizou a primeira inquisição da igreja. Como vocês sabem, "caiu do cavalo" e teve uma experiência pessoal com a misericórdia de Deus. Depois que ele deixou de viver por merecimento pessoal e passou a viver confiando na graça de Deus, surgiu o Apóstolo Paulo, o maior cristão de todos os tempos.
Deus olha o coração e sabe quem é seu filho que imigra seguindo a voz de Deus, e quem é o pagão que imigra para satisfacer seu próprio ventre (sexo, fama e poder). Isso nem o Salum, nem o Magalhães nem eu, nem ninguem é capaz de discernir, so Deus, o dono de tudo e de todos.
Um abraço no coração dos irmãos perdoados, amados e protegidos do Senhor.

Mário Magalhães disse...

Amado irmão, a teologia é de obediência às leis. Não existe teologia da desobediência. Erramos e pecamos, mas isso não é o ideal de Deus para nós. O Evangelho tem que se manifestar em prática, em temor, em vida; embora que isso é uma etapa chamada santificação. Quando Paulo fez voto, já era Paulo. Não é porque estamos na graça que por isso devemos viver de qualquer forma (Rm 6). Isso é uma má compreensão da graça de Deus e até uma visão gnóstica.

Não acredito que é a voz de Deus que está falando, mas a voz do homem que quer explorar novos rumos em países do primeiro mundo em nome de uma pseudo espiritualidade. O mais chocante é que Deus assume a responsabilidade de pastores que cobiçam uma vida na América, pois não acredito que um pastor entre ilegalmente sendo guiado por Deus. A mesma coisa que dizer que um deputado fez caixa 2 dirigido por Deus.

Portanto, mais uma discrepância na Igreja de Cristo. Há a igreja dos homossexuais, dos que aceitam o aborto, dos ilegais nos países de primeiro mundo vivendo uma mentira. Muito bonito isso. Que vergonha!

Mário

Jorge Trimboli disse...

As léis são para ser cumpridas. Eu sou um cumpridor de léis. Nunca fui ilegal a nenhum país, e é minha terceira imigração dentro da mais completa legalidade. E assim ensino a meus filhos. O que me incomoda é ver falta de misericórdia naqueles que deveriam ser canais de misericordia e compreensão. Só isso.
Deus ilumine o presidente Obama e possa formular uma política justa e misericordiosa que resolva esta triste situação para ilegais e para os norteamericanos e residentes legais em geral. Deus pode falar que que ele quiser para quem ele quiser na hora que ele quiser e do jeito que ele quiser, por isso é DEUS. Com a medida que medirdes seréis medidos.
Deus te abençoe.

Comunidade Evangélica Boston disse...

Acho que todos conhecemos o testemunho do Irmão André "O Contrabandista de Deus". Será que ele estava indo contra a teologia ao levar Bíblias para a Rússia Comunista? Lembrar de Wattman Nee numa terra que não se podia ser cristão? Ainda hoje países comunistas ou muçulmanos onde pregar a Cristo é contra lei dos homens, deveríamos trazer de volta esses missionários, deveríamos concordar com as novas leis de casamento por que é "lei"?

Eu sai do Brasil com o Green Card, eu e toda minha família, nem por isso eu condeno os que o buscam de outra forma, dizer que aqui se esbarram dentro das igrejas ou mesmo nivelar por baixo e desconsiderar o que Deus tem feito nesta nação independente do status imigratório, e considerar como lixo o que o Espirito Santo tem feito em muitas igrejas que os pastores esperam e sofrem em Cristo esperando seus documentos ou uma porta que os conduza a liberdade.

Na medida que julgamos seremos julgados cuidado quando atribuímos a cobiça o que Cristo esta fazendo.

Helder Valaci disse...

Gostei muito do que vc escreveu.
É por aí mesmo.

Só tenho uma dúvida quanto ao termo "Imigrar".
Uma vez participei de um estudo e nosso professor dizia que o individuo "emigra", quando sai do país. Nove ou dez horas mais tarde, quando chega ao aeroporto de destino ele se torna "imigrante".
Quando vc escreve: "Para Abrão: “Sai-te da tua terra e da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.” (Gn. 12:1)
Em outras palavras Deus ordenou a Abraão: “Imigrai...” " Acho que seria : Emigrai...
Um abrço
Valaci
valaci@msn.com

Zueli Lima disse...

Bem interessante o seu texto sobre imigrantes, as vezes tenho algumas duvidas se eh certo ou naum estar ilegal num pais .
Tenho alguns amigos que sao ilegais e que tem lutado e tentando vencer nessa terra.
Eu sou legal pois meu esposo eh americanao e entrei com o visto de noiva de americano, acho isso uma bencao de Deus. Nos somos membros da AD americana e por outro lado eu frequento e ajudo numa ig. brasileira em Hartford.
Deus continue te abencoando,
Zueli Swanson.
limazn2@yahoo.com.br