07 julho 2009

Precisamos orar e evangelizar! Parece simples, mas não é!

Precisamos orar e evangelizar! Parece simples, mas não é!

Josimar Salum


Meu querido amigo Bill Nicoson, Diretor Executivo da “CCN - Cornerstone Church Network” (Rede de Igrejas Cornerstone) - enviou-me o resultado de uma pesquisa feitacom pastores nos Estados Unidos:

“Pastores priorizaram “evangelismo” quando foram perguntados para listarem em ordem de importância cinco ministérios.

24% identificaram evangelismo como número 1.

Em seguida, Escola Dominical, Estudo Bíblico e pequenos grupos (17%); Adoração e Cultos de Adoração específicos (13%); Pregação, Proclamação e Ensino (10%); Crianças e Jovens (9%); Discipulado, Crescimento espiritual, Mentorização e Aconselhamento (7%) e Oração, Ministério de Oração e Grupos de oração (5%).”

“Quando uma lista dos cinco ministérios mais frequentemente mencionados foi compilada, o ítem crianças e jovens subiu para o topo e foi identificado como um dos cinco mais importantes, à cifra de 85%.”

Os outros quatro ministérios mais mencionados foram Evangelismo e Missões (68%); Escola Dominical, Estudo Bíblico e pequenos grupos (53%); Discipulado, Crescimento espiritual, Mentorização e Aconselhamento (37%); Adoração e Cultos específicos de Adoração perfizeram 33%. (Lifeway Research, LifeWay Communications 4/7/09)”

Estas estatísticas trouxeram muita inquietude ao meu coração. Apenas 24% identificaram Evangelismo como prioridade número 1 e quando os pastores foram perguntados para expontaneamente listarem os ministérios mais importantes apenas 5% consideraram a oração como prioridade.

Embora o Evangelismo tenha correspondido aos 68% em importância como ministério para os pastores entrevistados, quando apresentou-se uma lista pronta dos ministérios mais mencionados, a Oração nem sequer foi citada.

Não sei se foi a forma pela qual a pesquisa foi feita, fazendo com que os pastores priorizassem alguns ministérios em detrimento de outras atividades, da forma que está, isto significa que, como pastores, podemos fazer todo o trabalho dependendo de nós mesmos e realmente quase nada dependendo de Deus. Para mim é uma constatação alarmante!

Oração foi a primeira prioridade no minstério de Jesus. Ele gastou muitas noites orando e tendo comunhão com o Seu Pai, dependendo DEle quanto às obras que fez.

De uma coisa estou tristemente certo: Somos uma igreja perdida em um mundo perdido!

Não temos perdido o sentido de nossa missão, de fato, nós não temos Missão. Somos tão perdidos quanto o mundo! Não oramos! Deus, socorra-nos! Nem mesmo sabemos como orar!

Somos profissionais, ativistas religiosos, obreiros programados para cumprir tarefas e não ministros. Ministros ministram ao Senhor e não aos homens; eles oram, intercedem, falam mais a Deus do que aos homens.

Ainda que recebamos milhões de dólares por ano para fazermos o nosso trabalho religiosamente, muitas poucas pessoas estão realmente sendo salvas através de nossas pregações. Pode ser que nem mesmo nós o sejamos. E vou lhes dizer por quê. Nós não oramos! Não buscamos o Reino de Deus em primeiro lugar e a Sua Justiça. Não produzimos frutos.

Jesus disse: “Permaneçam em Mim e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode produzir fruto de si mesmo; ele deve permanecer na videira. Não podereis produzir fruto, a não ser que estejais em Mim. Eu sou a Videira; vós sois os ramos. Se um ramo permanece em Mim e Eu nele, este produzirá muito fruto, pois, sem Mim, nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em Mim, será como um ramo que é jogado fora e se secará; tais ramos são colhidos, atirados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em Mim e as Minhas Palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito. Isto é para a Glória do Meu Pai, que produzais fruto, mostrando vós mesmos que sois Meus discípulos.” (João 15:4-8)

Apenas os verdadeiros discípulos de Jesus podem fazer discípulos. Ser um discípulo de Jesus significa que fazemos exatamente o que Ele nos mandou fazer. Nós fazemos tudo da forma exatamente como fez.

Ser um discípulo de Jesus significa que dependemos exclusivamente do poder do Espírito Santo, sabedoria e direção, como Ele fez.

E para nos tornarmos verdadeiros discípulos hoje, temos que ser honestos o bastante para medir o que estamos fazendo de acordo com os ensinos de Jesus – não de acordo com nossas tradições, nem com o modo que aprendemos - e renunciar a tudo o que descobrirmos que não é DEle.

Pode ser que venhamos a descobrir que o nosso nome na “lista de pagamento da igreja” não seja a Sua Vontade para nós. Pode ser que nosso “pastorado” esteja agindo como nosso confinamento espiritual, do qual devemos renunciar imediatamente.

Precisamos ser livres de todo o amor pelo dinheiro, de fazer as coisas por dinheiro. O que quero dizer é que o ministério não pode ser nosso emprego (nossa fonte de lucro e sustento), porque se assim fosse não seríamos servos (ministros) de Cristo, se tivéssemos que agradar os homens para nos manter em nossa posição. Milhares de pastores ordenados não fazem o que deveriam fazer ou mesmo pregar o que deveriam pregar por causa do medo de perderem seus empregos.

Fui convidado por uma denominação há muitos anos atrás nos Estados Unidos, para o que eles chamavam “Descobrindo a Família”. Eles nos trouxeram a um local muito agradável, como um hotel de 4 estrelas, localizado em um grande terreno maravilhoso, com paisagens lindas e comidas e guloseimas deliciosas sendo servidas em grande quantidade praticamente 4 vezes ao dia. Por três dias fomos orientados em todas as coisas boas da denominação, os departamentos, os programas, as opções de assistência pastoral, planos de aposentadoria, acesso a todos os livros e a todo tipo de educação para tudo que pudéssemos imaginar. Ouvimos sobre quão ricos e poderosos nos havíamos tornado após centenas de anos, e que história de realizações tinhamos tal qual nenhuma outra denominação!

No primeiro dia prometeram-nos que ao final daqueles dias iríamos ter experimentado diferentes estilos de cultos de adoração ”desde o indígena até o contemporâneo”. Descobrimos que “nossa denominação era um lar” para todos os tipos de pessoas, todas as raças, cores, sexos e orientação sexual.

Uma denominação toda inclusiva, para os conservadores e para os liberais, uma miscelânea teológica permeada com a oferta de recursos sem limite e pessoas para assistí-lo ao estalar de seus dedos.

E como eles nos diziam constantemente, merecíamos todo o lazer e entretenimento que pudéssemos ter. Brinquei com dois outros amigos que estávamos mesmo era sendo submetidos a uma lavagem cerebral. E tudo pago por eles!

Antes do fim dos 3 dias, após ouvirmos toda aquela parafernália que a denominação tinha a oferecer, eu estava convencido que não necessitava de Deus para exercer meu ministério na América.

Considera-se hoje extremamente radical alguém que diz estas coisas, mas a verdade é que gente perdida não pode ajudar gente perdida, tal como Jesus certa vez perguntou: “Pode um cego ajudar a outro cego?”

Acho uma experiência humilde lidar e servir pastores, a maioria brasileiros, dia após dia. Não somos diferentes de ninguém. Não estamos realizando nada, quando se trata de alcançar os perdidos. Podemos achar conforto ao dizer que Deus não quer alcançá-los porque são ímpios mesmo, mas isto é apenas produto de nossa ignorância do Amor de Deus.

Bill Nicoson também compartilhou comigo alguns destes pensamentos:

“Penso que a igreja e os pastores estão pensando assim: Falamos sobre missões e evangelismo. Mas a nossa estrutura está nos fazendo realizar outras coisas.

As estruturas da maioria das igrejas são as contadoras da verdade nua e crua. Em outras palavras, não sou contra eventos, ministérios com crianças, grupos pequenos, etc, se todos são estruturados ou designados para fazer apenas uma coisa: GANHAR OS PERDIDOS.

Mas a maioria deles não foram estruturados desta forma. Eles estão focados para dentro de si mesmos. Cada ministério que uma igreja cumpre necessita receber uma avaliação de 360 graus.

Perguntar questões como: Este evento cumpriu o que queríamos? Quantas pessoas vieram a Cristo? Qual o retorno do investimento em reais? Será que poderíamos gastar melhor o nosso dinheiro para algo melhor que pudesse trazer mais pessoas a Cristo? Será que valeu a energia, o tempo e os reais que gastamos? Ou será que foi justamente porque NOSSAS crianças puderam vir? Não estamos fazendo as perguntas certas, porque estamos muito olhando para o nosso próprio umbigo”.

E não oramos! Não clamamos por almas! Nem mesmo ficamos aflitos pelas nossas famílias e parentes que não são salvos! A razão é que não temos a compaixão a que Jesus se referiu, que deveríamos ter para com as multidões perdidas, ovelhas sem pastor.

Não alcançamos os perdidos, porque estamos enredados pelo nosso Cristianismo de araque, ocupados pelos nossos programas cristãos, gastando horas em preparar nossos sermões mortos, ou copiá-los de nossas pesquisas na Internete, entretendo os membros de nossas congregações e planejando nossos próximos eventos só para manter o navio flutuando.

Quando não estamos fazendo estas coisas mantemos-nos em stress contínuo, ocupados com membros, resolvendo seus conflitos intermináveis, pessoas que brigam entre si, porque não têm mais nada a fazer.

Não ganhamos almas; não as alcançamos, simplesmente porque milhões de almas jamais vão atender aos nosso cultos vazios de igrejas mortas.

As almas estão lá, nos bares de nossas cidades, nas escolas dos nossos sistemas educacionais falidos, nas prisões entupidas de criminosos que produzimos com o nosso silêncio. Elas estão nos campos de futebol ou praticando outro esporte, jogando ou assistindo-os, jogos que nós mesmos estamos loucos para assistir também mais do que qualquer coisa, menos orar. Sejamos honestos, falamos mais do último jogo de futebol, do que das vidas que perecem. É fanatismo falar deste modo e falar excessivamente do timão é divertimento. Quanta miséria espiritual!

Construímos nossos ministérios em torno de nossos prédios. Chamamos estes prédios de “nossas igrejas”, igrejas muito bem organizadas, buracos consumidores de dinheiro, fábricas de contas e faturas para serem pagas, vitrines de produtos de alto custo, tradições, estilos de igrejas, agendas, encontros de equipe, atividades confortáveis, almoços e jantares gostosos, manutenção dos prédios, e por aí vai. E achamos tempo e dinheiro para tudo isso, menos para oração (que não requer absolutamente nenhum dinheiro) e menos para alcançar os perdidos, que deveria ser a prioridade de nossos orçamentos.

Aliás, deveríamos cortar verbas de qualquer atividade que não gere discípulos para o Reino. Mas o conforto dos que estão dentro é mais importante do que a salvação dos perdidos.

Estamos perdidos. Por favor, creiam-me, estamos perdidos!

Os bancos e cadeiras de nossas “igrejas” estão mantendo a cada domingo milhares e milhares de pessoas muito interessantes, mas apenas religiosas. Gente que nunca se encontrou com Jesus pessoalmente, não nasceu de novo e nunca alcançou uma simples vida para o Reino. Realmente, a maioria delas nunca mais ouviram uma forte mensagem bíblica acerca da natureza pecaminosa da humanidade, o que seria politicamente incorreto. Pessoas há que necessitam ouvir a mensagem da cruz e que, quando seus pastores pregarem-na, pode ser que se torne o último sermão deles, pois provavelmente serão demitidos pela Diretoria da “igreja”.

Precisamos nascer de novo, o que significa parar de pecar, exceto como um escasso acidente. Precisamos ser nascidos do Alto para confiadamente permanecermos na Palavra, fazendo o que ela diz mais do que apenas falando ou ensinando acerca da mesma. Devemos nos tornar mais praticantes que falantes.

Devemos nos arrepender da nossa inércia. Devemos nos arrepender do nosso egoísmo, dos nossos programas feitos pelos homens, dos nossos métodos mundanos e estratégias mundanas, dos 5, 6 ou 10 passos para nos tornarmos bem sucedidos, da lógica dos nossos filósofos na questão de fazer o ministério de Deus pelo pensamento humano, nosso modo brasileiro e americano de fazer igreja, nossos planos de aposentadoria, nossos carrinhos de compras e o que você quiser dar a esta chusma de “trololós”.

Devemos nos prostrar, humilharmo-nos diante do Rei e nos convertermos ao ponto onde não achemos mais nenhum prazer neste mundo, mas apenas em obedecer ao Rei.

Devemos aprender o caminho da simplicidade divina, sair de nossos kits de modas, de nossa preguiça e sair, dois a dois, dependendo de Deus apenas, para compartilhar o Evangelho do Reino que nos transformou em primeiro lugar a nós mesmos. Então as pessoas de todas as idades vão ouvir.

Devemos curar os doentes; ressuscitar os mortos, limpar aqueles que são leprosos, expulsar demônios. De graça recebemos, de graça devemos dar.

Creiam-me, há milhões de demônios para serem expulsos das pessoas e mesmo com toda a tecnologia médica pela qual estamos rodeados, devemos orar para que os doentes sejam curados.

Devemos proclamar Jesus Cristo que morreu na cruz, foi sepultado e no terceiro dia ressuscitou dos mortos. Devemos proclamar que Jesus é Senhor e Rei. Devemos anunciar que Ele está vindo para julgar os vivos e mortos.

As pessoas vão aos seminários hoje para aprender a fazer as mesmas coisas que não funcionam há anos, por mais de muitas décadas.

Onde estão aqueles professores, cheios do Espírito Santo que ensinarão a cada estudante a ganharem almas através da oração e do testemunho pessoal, com a autoridade daqueles que ganharam primeiro as suas próprias?

Onde estão aqueles pastores cheios do Espírito Santo, que terão a coragem de mudar, primeiro de orar ferventemente e constantemente para um verdadeiro avivamento e transformação de sua próprias vidas e famílias e então para a igreja e para a cidade onde vivem?

Oh, Senhor! Há um clamor em minha alma e um gemido desesperado em meu coração para que almas sejam salvas, para que crentes sejam cheios do Espírito Santo e para que os ministros equipem os santos na demonstração de Poder e Verdade.

No Estado onde moro, em Massachusetts, existem cerca de 5.600.000 pessoas indo para o inferno agora mesmo. Talvez ainda mais incluindo aqueles que se chamam a si mesmas de cristãs e são membros de igrejas cristãs, enganadas por falsas ideologias e falsas religiões, pelo humanismo, pelos liberalismos e por um cristianismo falso. Elas precisam do Senhor! Elas não sabem, mas necessitam DEle desesperadamente.

A última coisa que necessitamos é de mais eventos, mais programas infantis, mais aconselhamento, mais do que temos estado fazendo por anos e obtendo os mesmos ridículos resultados.

Haverá um lugar, um lugar certo para estas coisas feitas da forma que Jesus as faria, porém nunca como substitutas do que Ele veio fazer. Ele nos manda “buscar e salvar o que está perdido”, que é muito mais que ganhar almas.

O que interessa é isto: Precisamos orar! Oração não é apenas um dos programas da igreja e tarefa dos chamados “intercessores”; é O PROGRAMA e a TAREFA de todo salvo, porque necessitamos da misericórdia de Deus para inflamar as nossas almas a fim de alcançar os perdidos! Precisamos fazer isto: oração e evangelismo com poder!


Artigo originalmente escrito e publicado em Inglês
http://greaterrevival.blogspot.com/2009/05/we-need-to-pray-and-win-lost.html
Traduzido para o português por Paulo Emanuel


“TRANSFORMANDO” é um periódico enviado pelo Ministério GREATER REVIVAL MINISTRIES - Advancing God’s Kingdom. Transforming Society

VISÃO
O avanço e o domínio do Reino de Deus em toda a Terra até que os reinos deste mundo se tornem o Reino de Deus e de Seu Cristo.

PROPÓSITO
Desenvolver, implantar e implementar processos bíblicos de avivamento, mensurável pela presença palpável do Reino de Deus na transformação da família, do mercado de trabalho, das artes e entretenimento, da educação, do Governo, da religião e da mídia.

MISSÃO
Proclamar a mensagem do Evangelho do Reino de Jesus Cristo; fazer, equipar, ensinar e treinar discípulos e santos para a obra do Ministério no Mercado de Trabalho e levantar uma nova geração de jovens cristãos pensadores, empreendedores e revolucionários que assumam papéis de influência em toda a sociedade.

Wassalam Issá Akbar

Josimar Salum

GRM - GREATER REVIVAL MINISTRIES
ABBANET - ABBA TRANSFORMATION NETWORK
Advancing God's Kingdom, Transforming Society
P. O. Box 60.359 - Worcester, MA 01606
Tel 508-519-1773 - Fax 508-852-1168

http://jsalum.blogspot.com/ (Português)

http://greaterrevival.blogspot.com/ (English)

http://apologian.blogspot.com/ (Português)

10 comentários:

R. Simões. disse...

Precisamos fazer discípulos também, Mt 28-18a20. Essa foi a ordem que Jesus nos deu. Ele não nos mandou construir templos. Os templos somos nós. Ele nos ordenou fazer sim discípulos. E um discípulo não se faz levantando a mão, dizendo que aceitou a Jesus. Um discípulo precisar ser formado à imagem e semelhança de Jesus. Simplesmente isto! Jesus era simples! Não precisou de cursos, estudos, nada. Basta ser simples como ele era, amar como ele amou, pregar como ele pregou, orar como ele orou! Ser semelhante a ele! Para isto existe um caminho! Primeiro a porta do reino que é Arrependimento ou seja, deixar de sermos independentes para sermos dependentes de Deus. Depois batismo em Cristo e por último dom do Espírito Santo. Essa é a porta de entrada do Reino! Depois vem o caminho que é ser um discípulo ou seja, semelhante a Jesus! A porta é estreita e o caminho mais estreito ainda, pois o discípulo tem que negar a si mesmo (não prevalece mais a sua vontade e sim a vontade de Deus), aborrecer pai, mãe e irmãos, tomar a cruz, perder a vida por causa do evangelho e praticar as coisas Jesus ensinou! Vejam bem, praticar, este é o segredo!

Abcs,

R. Simões.

Davi Carlos disse...

Pr. Josimar Salum,

Como vai meu querido irmão em Cristo?

Tenho recebido suas cartas através do "TRANSFORMANDO" nas quais muitas delas me identifico
pois as mesmas tem confirmado aquilo que a muitos anos o Senhor tem incomodado meu coração em relação algumas práticas da "Igreja de Hoje".
E quero compartilhar contigo no que o Senhor tem inspirado meu coração.

Bem, em relação a esta última carta, realmente, a Igreja está perdida e querendo guiar perdidos.
A frieza espiritual da igreja destes últimos dias tem sido algo aterrorizante, apavorante! pois se eu fosse listar as inúmeras práticas das quais a maioria delas até mesmo, insentivada, patrocinada, aprovada e difundida pelos próprios pastores. Os quais tem levado o rebanho após si (creio que isso é sem que percebam e não que tenham esta intenção no coração).

Estou sempre meditando em meu coração sobre a realidade da Igreja de Hoje. Bem, li um livro de um homem muito usado por Deus: Charles G. Finney.

O que me levou a prestar toda minha atenção àquele livro, não foi exatamente a pessoa de Charles e sim os fatos que cercaram a sua vida e o contexto da Igreja daquela época muito parecido com a de hoje e a de hoje com um agravo, em sua prática que são as distorções do evangelho massificado e mal interpretado e pessimamente praticado na igreja.
No meu coração arde um desejo em que Deus socorra a Igreja e a livre destas distorções e assim realmente tanto nós como o mundo sejamos poderosamente salvos.
Há um filme interessante que também é fruto de um livro escrito por um irmão em 1615 ( O Peregrino). este livro traz uma realidade de Como é a vida Cristã, e mais, nos dá a receita de como chegar ao fim vitoriosos.
O que me chamou mais atenção foi a sequência do sonho e a sequência da converção do "Cristão". Existe uma sequência, um caminho, e esta sequênkjcia e este caminho foram perdidos pela Igreja, a igreja ofuscou este caminho e sequência que todo homem deve passar que é: Ser convencido do Pecado, da Justiça e Do Juízo.

Há pessoas na Igreja que nem sabem o porque estão lá. Muito comum entre jovens uma filiação ao corpo de Cristo por meio de um contato com a namorada ou namorado, mais ou menos assim: Como você se tornou evangélico? -Ah! conheci fulana de tal, aí começamos a namorar e ela começou a me levar pra igreja foi onde eu gostei e estou lá até hoje.

Sei que a Igreja perdeu a humildade de clamar a Deus. Confia nas estratégias criadas para agariar pessoas. Perdeu a disposição de conduzir os jovens ao evangelismo, pondo apenas um panfleto em suas mãos e expondo-os na rua para dizerem: Vá ao culto hoje pois terá um teatro e uma banda de música muito conhecida. Você irá gostar!

Velhos tempos em que a juventude de fato experimentava de experiências extraordinárias e cada um tinha particulamente sua experiência com Deus ao proclamar o evangelho. Me lembro que quando com 13 anos ganhei um jovem em uma cidade porque a juventude estava empenhada e era instruída em como pregar o evangelho. Hoje não sei se estes jovens são capazes de falar com propriedade a respeito de Jesus.

continua

Davi Carlos

Davi Carlos disse...

Continuação...

Louvor e adoração este é o tema principal da igreja de hoje. todos querem ter sua banda porque os pastores e ministros de louvor ficam dizendo nos púlpitos das igreja que a vontade de Deus é ter adoradores. Criando uma casta na Igreja que Deus não estabeleceu e são incapazes de entender que adoração para Deus está ligado a sujeição reconhecimento do seu Senhorio, apego a sua vontade, e andar em espírito é depender do Espírito Santo para ser conduzido em todas as áreas da vida, e em verdade, porque guardam a palavra de Deus e que não tem nada haver com música, tocar guitarra, ter uma voz afinada e por aí vai.

Temos que nos humilhar diante de Deus. Temos que chorar nossas misérias, temos prantear porque a Igreja vive um opróbio, uma vergonha e não uma glória e não um avivamento como dizem por aí e querem nos fazer engolir essa mentira.

Os pastores tem que se arrepender porque são incapazes de dar exemplo a igreja de comunhão, de partir o pão, de permanecer nas orações. Cada um corre para a promoção de sua denominação e o perdido não é alguém que a igreja se regozija por tê-lo tirado das trevas e sim mais parece um prêmio, um troféu, de um trabalho supostamente bem feito.

Temos que chorar e lamentar esta vergonha. o mundo não conhece Jesus porque não temos obedecido a sua ordem: "nisso conhecereis que sois meus discípulos se amardes uns aos outros".

Quero compartilhar mais contigo destas coisas.

Antes quero te dizer que não sou um homem frustrado que está decepcionado pelo sistema.
Nasci num lar Cristão. a 15 anos Deus tem me mostrado a ferida da Igreja a qual o Próprio Senhor quer tratar e curar.

Não sou Pastor, não tenho credenciais, estudos teológicos porque apenas Creio no Espírito Santo porque está escrito: "Ele vos conduzirá a toda verdade".
Apenas quero aprender a ser servo de Cristo e ama-lo.

Que Deus te abençoe.

Davi Carlos

SILVIO SIZIGOS disse...

AMÉM IRMÃO JOSIMAR

MUITO ESCLARECEDOR SEU EMAIL.
OREMOS PARA QUE O SENHOR ABRA OS OLHOS DO CORAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL PARA ESTA IMPORTANTE REALIDADE.

FRATERNALMENTE


SILVIO SIZIGOS

Jefferson Barcellos disse...

O mais triste que descobri é que quem não quer orar são os pastores. Vc ainda encontra muita ovelha que quer orar mas ao mensionar a palavra "oração" vc e olhado com olho torto pelos líderes.
Participei de uma denominação que o culto de oração era duas horas de terapia de grupo e 5 minutos de oração. Pode? Isto se vc não mensionar a palavra "jejum", por que ái vc pode ser apedrejado!!!!
Jefferson Barcellos

Pr. José Edson disse...

Paz e Graça. Gostei de seu artigo muito bom. É isso mesmo que está acontecendo aqui também no Brasil. precisamos despertar aqueles que dormem. ( A Bíblia diz que o noivo estava vindo mais as dez virgem dormiam.) chegara um dia em que uma parte da Igreja entrará em um somo profundo. Vamos orar ao Pai para que haja um despertamento.

Pr. José Edson

Pr.Daeky Rocha disse...

Pr. Josimar

Fiquei muito feliz em ler este artigo, e não quero aqui mim mostrar com sindrome de ELIAS, mas as vezes fico a pensar se só eu
penso no evanglho de Cristo como ele é na integra, então se o autor do texto e o tradutor vivem de fato o enuciado neste artigo, penso então que não vale apena se dobrar ao sistema.

Pr.Daeky Rocha

israel roosevelth disse...

Tenho feito aqui trabalho de evangelização entregando mais de 100 panfleto por dia., mas falta panfleto e =vou a Fortaleza comprar por R$ 1.20 o cento. se tiver panfleto lindo manda, pois tem direção certa.
Bíblia e Estudos Bíblicos é ouro.

Scofield missionario no sertão do Ceará

israel_scofield_@hotmail.com>

FMS - Família Missionária Scofield (85)8732.0616 / (85)9939.8452

Pra. Ana Lúcia Lima disse...

Amém! Isso é que é palavra. Eu recebo irmão em nome de Jesus!
Serva do Senhor,

Pra. Ana Lúcia Lima

Comunidade Evangélica Boston disse...

Muito bom meu AMIGO

Algo que me preocupa é a oração para que as pessoas vejam e não para que deus ouça, precisamos voltar para o modelo de Jesus, entrar no seu quarto fechar a porta e falar com o pai e não ser como os fariseus orar para que as pessoas vejam.

Tenho visto que se não formos humildes e não tivermos a base na Palavra corremos o risco de uma oração emocional e não de fé, já escutei discursos de alma que invalidava a Palavra.

Quando oramos com base na Palavra oramos segundo o coração de Deus.