05 março 2010

Podcast: O Rei, os reis e o Reino

Use os seguintes links para ouvir o estudo bíblico:

http://jsalum.podbean.com

ou

http://jsalum.podbean.com/mf/web/tpuqpc/OReiosReieoReino.mp3


Os crentes de Beréia foram considerados pelo Espírito de Deus como sendo mais nobres que os crentes de Tessalônica, porque conferiam nas Escrituras o que Paulo ensinava e pregava.

Hoje somos desafiados a fazer o mesmo.

O Rei, os reis e o Reino é uma apresentação simples de textos da Bíblia que se explicam por si só ou interpretam-se a si mesmos.

Esta gravação foi feita em Worcester, estado de Massachusetts, no dia 28 de Fevereiro.

É um estudo bíblico que foi realizado no número 475 da Rua "Burncoat St." para um grupo de discípulos de Jesus que resolveram conferir tudo o que escutam com as Escrituras. Esta rua é a mesma rua que em 1991 foi "inaugurada a primeira igreja entre os brasileiros na cidade."

Ao ouvir este estudo você será desafiado a pensar por si só, e ao mesmo tempo a depender do Espírito Santo para revelar-lhe o que Ele mesmo ocultou aos sábios e entendidos.

Josimar Salum

2 comentários:

JEFFERSON NETTO disse...

JEFFERSON NETTO
date Fri, Mar 5, 2010 at 2:24 AM
subject Re: Podcast: O Rei, os reis e o Reino

Salum,
recebi seu podcast sobre Rei, reis e reino. Gostaria de Sugerir que vc pesquisasse sobre Tekiah Gedolah, para vc ter uma outra noção do que seria essa última trombeta. Lembre-se de que quando Paulo falou sobre a última trombeta em 2 Co 15:22, o Apocalipse ainda não havia sido escrito. Como aquelas pessoas de Corinto entenderiam esta última trombeta, se a visão de João só viria 35 anos depois? A explicação da última trombeta está na cultura judaica e não no Apocalipse. É por isso que não houve questionamento quando paulo falou da "última trombeta", porque ele não volta a tocar no assunto em nenhuma outra carta, dando a entender que ele falava uma linguagem que era clara para quem entendia de práticas judaicas. As pessoas só conheceriam as trombetas do Apocalipse somente 35 anos depois.
Como conhecimento nunca é demais, da uma olhada nisso, vai te trazer um bom insight.
Abraços
Jeff

RESPOSTA:
Ei brother, thank you.

Fui tentar responder-lhe pelo "blackberry" quando deveria ter respondido pelo meu PC. Mas aqui vai o que gostaria de compartilhar contigo.

Conheço o conceito de Tekiah Gedolah.

Você perguntou: "Como aquelas pessoas de Corinto entenderiam esta última trombeta, se a visão de João só viria 35 anos depois?" Os coríntios eram gentios e não judeus, portanto, não podemos afirmar que tão pouco conheceriam o que significa "tequiah gedolah", i.é., "a última trombeta de convocação."

Além do mais, muita, mas muita coisa mesmo que os profetas falaram no Antigo Testamemto não foi compreendido pelos que ouviram ou leram em sua época. É claro que não! Especialmente textos proféticos que previam acontecimentos futuros.

Muita coisa que o próprio Jesus falou não foi entendido pelos próprios discípulos na época que Jesus disse a eles.
"Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras" (Lucas 24:44-45)

A Escrituras interpretam-se a si mesmas. As Escrituras são intepretadas à luz das Escrituras e não pela cultura judaica.

"E temos ainda mais firme a palavra profética ã qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." (I Pedro 1:19-21)


Continua...

Josimar Salum (Resposta ao Jefferson) disse...

Continuação resposta ao "brother" Jefferson:

As palavras gregas usadas em I Co 15:52 para "última trombeta" são :"éschatê salpiggi." "Eschatê" traz o significado de último como último suspiro e "salpiggi" é trombeta.

A palavra (raiz) para trombeta é "sálpigs".

"Salpistes" do verbo "salpízo" significa "tocar uma trombeta."

"Salpiston" é traduzido como "clarim" em Apocalipse 18:22.

Se você tomar um dicíonário da língua grega geralmente lerá a interpretação do autor segundo a "teologia dispensacionalista" e não segundo a interpretação literal das palavras como aparecem simplesmente nos textos originais.

"Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados." (I Coríntios 15:51-52)

Em I Tessalonicenses 4:15-16 lemos:

"Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem. Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."

A palavra aqui para trombeta aparece na mesma forma que é usada por Paulo em I Coríntios 15:52 que é "salpiggs"

Tocar a trombeta aparece em Apocalipse 11:15: "esálpizen", conjugação do verbo "salpizo":

"E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos."

É nesta simples que o escritor do Evangelho fez menção de Jesus usando esta palavra. Conferir Mateus 24:31

"Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta (gr. salpiggos), os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus." (Mateus 24:29-31)

O escritor do Apocalipse faz referência a estas palavras de Jesus em Apocalipse 1:4-7:

"João, Às sete igrejas que estão na Ásia: Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Âquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."

Assim sendo, à última trombeta mencionada por Paulo tem que ser a sétima trombeta mencionada pelo Apocalipse, mesmo porque o Novo Testamento não faz referência textual como sendo outra.

Um abração do amigo

Josimar Salum