09 setembro 2014

Marina Silva, o Casamento Gay, o Aborto e a Legalização das Drogas.

Josimar Salum (*)

Marina Silva não é o fim, mas um meio. Marina não é a salvação do Brasil, nem ela e nem ninguém. Ninguém é um fim em si mesmo e melhor o fim das coisas do que o inicio delas. O que conta não é como começamos, mas como terminamos.

Tenho acompanhado a trajetória de Marina e suas ideias mesmo antes de 2010. Tenho conferido testemunhos a seu respeito de pessoas bem próximas a ela, em quem confio. 

Tenho acompanhado seu amadurecimento e sua trajetória política. Sei de sua conversão genuína a Jesus e de sua profunda relação com Ele.  E que não usa de palavras “evangélicas” para fazer Política, mas é Sal da Terra e Luz do Mundo.


Valnice Milhomens, uma mulher de Deus, muito conhecida e respeitada, que considero muito amiga dá este testemunho pessoal: "Marina mostra equilíbrio em todas as suas posições. Infelizmente há quem julgue sua forma ética de se posicionar com falta de posição. Suas convicções acerca dos valores da Palavra de Deus são firmes, mas não sataniza nem agride aos que pensam de forma diferente. Postura de cristã madura e Estadista digna”.

Vivemos num novo mundo, em que todas as posições pessoais de candidatos não podem ser forçadas em composições políticas.

Assim ocorre nos Estados Unidos, o Partido Republicano, do qual já fiz parte, tem mais valores e causas que comungo e partilho do que o Partido Democrata, enquanto que este defende as causas dos imigrantes como nenhum outro. Não me filiei ao Partido Republicano, porque sou contra os imigrantes, nem exalto as causas do Partido Democrata, porque se apresenta mais favorável aos imigrantes. Ideia por ideia. Posição por posição. Pessoa por pessoa.

Não sou adepto de estruturas, as estruturas servem para me locomover, respeito homens e mulheres. Escolho pessoas, ideias, posições e não entidades.

Não existem mais, com chances de vencer, candidaturas solitárias. Não espere a perfeição e candidatos-ideais, porque não estão sozinhos, são de partidos, fazem e tem que fazer parte de coligações as mais esdrúxulas, banhados pelas aspirações mais gananciosas tanto quanto antagônicas de companheiros. É preciso ver o individuo. 

O ditado “diga-me com quem andas e direi quem és” é uma falácia, porque jamais poderia ser aplicado a Jesus que andava, sentava-se e comia com pecadores, cobradores de impostos e prostitutas.

Da esquerda para a direita: Ariovaldo Ramos, Gilmar Machado (Dep. Federal), Caio Fábio
(ex-evangélico), 
Pr. Silas Malafaia, Deputado Marcos Feliciano e  blogueiro Júlio Severo







Nunca votei ou apoiei nenhum candidato por ser evangélico, pelo contrário, já trabalhei contra alguns exatamente porque se apresentavam como evangélicos.

Ser evangélico não é sinônimo de capacidade para governar nem certificado de aprovação para exercer cargo público.

Quando eu era criança ser evangélico era sinônimo de honradez e quando a gente encontra pessoas capacitadas à altura do nome, a gente fica muito feliz.

Marina é uma mulher íntegra. Sua posição pessoal sobre o Casamento Gay, Aborto e Legalização das Drogas, foi claramente conhecida e publicada em uma reportagem do jornal Estado de São Paulo no dia 3 de Junho de 2010. E esta posição pessoal continua a mesma:

Marina não é favorável ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Marina sem vacilar disse claramente: “O casamento é uma instituição entre pessoas de sexos diferentes, uma instituição que foi pensada há milhares de anos para esta finalidade. Mas, isto não pode ser confundido com discriminar essas pessoas do ponto de vista de seus direitos." 

Por isto, ela é “favor da união civil de bens entre homossexuais”. Marina disse, na ocasião: 

“Prefiro que o movimento gay olhe para mim e diga: ‘a Marina a esse respeito não pensa igual a mim”.
Marina admitiu que sua posição está relacionada a ser membro da Assembleia de Deus, “mas não usará o Governo para fazer proselitismo religioso." 

Disse ainda considerar “legítimas as reivindicações do movimento gay”. 

Eu também considero quaisquer reivindicações legítimas de quaisquer grupos da Sociedade, porque o exercício da cidadania não está condicionado ao sexo, religião, raça, credo, posição social e nem a preferência sexual.

Marina afirmou também que não tinha competência técnica para ter um olhar nesta questão de adoção de filhos por “duplas” homossexuais. Negou categoricamente participar da Marcha Gay e já tinha causado polêmica por ter escondido uma bandeira de arco-íris oferecida por um vereador do Partido Verde.

Marina declarou-se contrária a descriminação do aborto e a legalização de drogas e propôs a realização de plebiscitos sobre ambos os assuntos. 

O texto do capítulo “LGBT”, do eixo “Cidadania e Identidades”,  publicado inicialmente na sexta-feira, dia 29/08/2014, do Programa de Governo da “Coligação: Unidos pelo Brasil” (PSB-PPS-PPL-PRP-PHS-PSL), de Eduardo Campos – falecido -, de Marina Silva e Beto Albuquerque que foi "não retratava com fidelidade os resultados do processo de discussão sobre o tema durante as etapas de formulação do plano de governo e não contemplava a mediação entre os diversos pensamentos que se dispuseram a contribuir para sua formulação e os posicionamentos de Eduardo Campos e Marina Silva a respeito da definição de políticas para a população LGBT." 

O referido capítulo do Programa de Governo de Marina Silva foi corrigido no sábado, dia 30/08 e não apresenta posição favorável ao Casamento Gay, mas visa assegurar direitos e combater a discriminação, entre eles, a garantir os direitos oriundos da união civil entre pessoas do mesmo sexo que já existe e incluir o combate ao "bullying", à homofobia e ao preconceito no Plano Nacional de Educação.

Certamente que o direito a adoção de crianças por "duplas" homossexuais e outros assuntos nesta linha são espinhos indesejáveis que abomino. E falo isto sem nenhum receio de ser acusado “homo fóbico”, porque não abomino pessoas, mas doutrinas, ideias, filosofias e políticas que o Deus das Escrituras abomina.

Urge entender que Jesus não é o Senhor de milhões de brasileiros e que Seu Senhorio e Reino nunca virão ao Brasil plenamente através de leis e decretos, mas através da confissão, conversão voluntárias e através do novo nascimento de cada um.

É preciso entender que existem as posições pessoais de Marina e existem as posições dos que compõem a Rede Sustentabilidade. Existem as posições do PSB, seu partido e existem as posições da coligação que sustenta sua candidatura criada para fins eleitorais. É esta coligação que não abraçou todas as posições pessoais de Marina que a escolheu como candidata a Presidente.

Algumas posições específicas da Coligação vão promover, para o detrimento da candidatura de Marina, entraves no meio evangélico porque vão ser exploradas muito mais por evangélicos fundamentalistas (no sentido negativo do termo) que por gente da mídia e oponentes que encontrarão nesta brecha uma fraqueza que poderá lhe furtar votos.

Contudo, dentre todos os candidatos, politicamente e religiosamente alinhado com os evangélicos em termos de fé (doutrina) nestes assuntos somente restaria o Pastor Everaldo. Os outros candidatos, todos, comungam da posição pró-agenda gay de um modo ou de outro. É o Brasil de 2014! 

Marina vai ter que explicar este novo modo de fazer Política. E vai.

Já havia previsto isto quando afirmei algumas semanas atrás que os evangélicos teriam que repensar Marina ou conhecer Marina e julgá-la em função de sua posição, e escolhê-la como Presidente em função de sua pessoa e não em função de suas posições cem por cento afinadas com o “ideal evangélico”. E muito menos, de seu partido, de sua Rede e de sua coligação.

Disse também que os evangélicos teriam que sopesar muito a candidatura de Marina porque a cartilha evangélica iria destonar em alguns pontos com a candidatura Marina e que seria preciso sabedoria para discernir e distinguir a candidata Marina, sua candidatura e toda a sua jornada daqui para frente.

Marina não é candidata dos evangélicos. Marina não é uma evangélica candidata a Presidente. Marina é candidata a Presidência da República, sim, mulher, nortista, preta e evangélica.

Diante de toda esta parafernália política e que pode em alguns lugares tornar um pandemônio, não desanimo. Não sou adepto do niilismo, porque minha esperança está no Senhor Jesus. Meu otimismo se espelha no mover de Deus, soberano, fara fazer o que quer, se quer, com homens e mulheres imperfeitos. Deus não usa pessoas, Deus convida pessoas para trabalhar com Ele.

Vejo, porém aqui uma situação muito semelhante à de Daniel entre os governantes e políticos de sua época. Daniel estava na Babilônia. Era governante na Babilônia. Por que Daniel não aproveitou para deixar todos os mágicos e feiticeiros perecerem depois de interpretar o sonho do rei que queria matar a todos? Não poderia ter salvado somente a si mesmo, seus companheiros e suas famílias?  Por que não deixou todos morrerem? Daniel era pela vida, incluindo daqueles que não professavam a sua fé. Marina também. Marina é pelo Brasil. Marina é por todos os Brasileiros. 

Nesta campanha estão espalhando mentiras de todo jeito para minar a eleição quase que irreversivel de Marina a Presidente do Brasil. 

Antes de precipitar, acreditar e repetir a manchete do dia espere para ver e ouvir o que Marina vai dizer. 

Não espalhe boatos. Busque a verdade e a persiga. 

Temos tanto o testemunho pessoal quanto o testemunho público de Marina. Acredite somente o que ela diz com suas próprias palavras.

Sei quem sou, em Quem creio e com posições lúcidas eu O sirvo. Mas não me radicalizo em exaspero a mim mesmo.

Estou na mesma ou talvez em pior situação aqui em Massachusetts, Estados Unidos nesta eleição para o Executivo do Estado. Pelo apoio às questões relacionadas aos imigrantes indocumentados estou por pouco para apoiar para Governadora uma candidata terrivelmente liberal e a outra candidata a “Co-Governadora – Lieutenant Governor” não muito favorável às causas de imigrantes pelas quais batalho há mais de 18 anos. É preciso sabedoria e coragem para tomar decisões deste tipo e estar pronto a sofrer críticas. É que eu prefiro ser coerente comigo mesmo que esperar que os outros reconheçam coerência em mim.

Não concordo com muitos pontos do texto final do Programa de Governo de Marina, mas é mentira que Marina apoie o casamento gay, a descriminalização do aborto e a legalização das drogas.

Não deixarei de compartilhar dos ideais do esplêndido Programa de Governo de Marina – por conta de 10% de desgraça. Sim, com Marina vem o Programa de Governo. Não estou iludido. Do Programa somente me interessa o que interessa ao Brasil.

Não há como negar que existam seguimentos no Brasil que apoiam o Casamento Gay, o Aborto e a Legalização das Drogas. E muitos deles apoiam Marina mesmo cientes das posições dela. Eles têm o direito de lutar pelos seus ideais, de opinarem quanto quiserem. Que se faça, então, um plebiscito. Sou pelo Plebiscito. E que como cidadãos tanto evangélicos quanto gays e lésbicas possam democraticamente lutar por aquilo que consideram seus direitos. 

E não adianta chorar, mesmo que venha a ser com menos votos por conta destas discussões, Marina será a próxima Presidente de Brasil e com sérias chances de ser eleita no primeiro turno. Por um Brasil-Estado totalmente laico.

Nunca concordei com todas as posições de Marina Silva. Mas como vou votar e estou trabalhando para fazer de Marina Presidente do Brasil e não Pastora do Brasil, contamos com seu voto, com seu apoio e com sua influência em sua Comunidade.

Não tenho medo das causas gays, tenho como debatê-las. Tenho sim reservas com a omissão radical dos que podem, mas por questões religiosas se esquivam do debate e assumem uma posição fanática e raivosa como é o caso de alguns evangélicos que, tem também todo o direito de se expressarem.

Podemos influenciar o Brasil com a Verdade em Amor, sem medo, orando para que todos conheçam a Verdade.

Os homens são sujos, mas nem todos. Existem políticos sujos porque são homens sujos. Existem políticos honestos porque são homens honestos. A Política é a área de maior influência em uma Sociedade. Todas as outras dependem dela.

Vamos tirar a sujeira da Política! Não vamos desistir do Brasil! Vamos mudar o Brasil! 

(*) Josimar Salum é empresário e ativista político nos Estados Unidos.

 
Este é o Arco da Aliança que Deus fez com os homens

FONTES: (Clique no 'link')


Nenhum comentário: