19 fevereiro 2019

Um banquete para os pecadores

Um banquete para os pecadores
Por Brennan Manning




- Todo dia meu coração arde de emoção e surpresa com a mensagem do Evangelho. Se eu pudesse chegar perto de seus ouvidos, eu diria que o nosso Jesus é gracioso e amoroso, e eu argumentaria com um fervoroso apelo para que você implore a Ele que compreenda Sua Graça e Amor. Eu realmente não entendo como alguém que conhece Jesus não vive entusiasticamente por Ele. Eu não tenho outra opção. Todos os dias, à medida que envelheço, eu O Amo mais e mais. Sua Graça supera de longe tudo o que eu poderia desejar nesta vida. Eu estou gritando: Jesus, Jesus, deixa-me envelhecer contigo e nunca te deixar. Ele diz: É impossível, meu filho, que você me deixe, porque eu nunca vou deixá-lo. - Josimar Salum #ASONE

“Quando Jesus foi de lá, ele viu um homem chamado Mateus sentado no estande do cobrador de impostos. "Siga-me", disse ele, e Mateus se levantou e o seguiu.

Enquanto Jesus estava jantando na casa de Mateus, muitos coletores de impostos e pecadores vieram e comeram com ele e seus discípulos.

Quando os fariseus viram isso, perguntaram a seus discípulos: “Por que o seu mestre come com coletores de impostos e pecadores?” Mateus 9: 9-11

Jesus proclama que convidou os pecadores e não os justos à sua mesa. O verbo grego usado aqui, kalein, tem o sentido de convidar um convidado de honra para jantar. Com efeito, Jesus diz que o Reino de Seu Pai não é uma subdivisão para os justos, nem para aqueles que sentem que possuem o segredo de salvação.

O Reino não é um subúrbio exclusivo e bem cuidado, com regras esnobes sobre quem pode morar lá. Não, é mais acolhedor, mais despreocupado e menos consciente de pessoas que entendem que são pecadoras porque experimentaram as durezas da luta moral.

Estes são os convidados pecadores, convidados por Jesus para a proximidade com Ele ao redor da mesa do banquete. Continua sendo uma história surpreendente para aqueles que nunca entendem que homens e mulheres que são verdadeiramente cheios de luz são aqueles que olharam profundamente para a escuridão de sua existência imperfeita.

Talvez tenha sido depois de meditar sobre essa passagem que Morton Kelsey escreveu: “A igreja não é um museu para santos, mas um hospital para pecadores”.

A Boa Nova significa que podemos parar de mentir para nós mesmos. O doce som da Graça surpreendente nos salva da necessidade do auto-engano. Isso nos impede de negar que, apesar de Cristo ter sido vitorioso, a batalha contra a luxúria, a ganância e o orgulho ainda peleja dentro de nós.

Como um pecador que foi resgatado, posso reconhecer que sou frequentemente desamoroso, irritável, zangado e ressentido com as pessoas mais próximas de mim.

Quando vou à igreja posso deixar meu chapéu branco em casa e admitir que falhei. Deus não só me ama como eu sou, mas também me conhece como eu sou. Por causa disso eu não preciso aplicar cosméticos espirituais para me tornar apresentável a Ele. Eu posso aceitar a realidade da minha pobreza e impotência e carência.

Qual grupo na passagem de Mateus 9 - os discípulos, os fariseus, ou os cobradores de impostos e pecadores - você mais se identifica e por quê?

Tradução Filipe S.S. Gouvêa

Nenhum comentário: