06 dezembro 2019

Não subestime o poder das 'pequenas' orações by J. Lee Grady


Não subestime o poder das 'pequenas' orações
by J. Lee Grady

Orações curtas podem ser poderosas.

O novo filme "A Wonderful Day in the Neighborhood" celebra o famoso Sr. Rogers da TV, observando como sua bondade cristã afetou a vida de um jornalista cínico designado para escrever sobre ele. Em uma cena, Fred Rogers (interpretado por Tom Hanks) é mostrado ajoelhado ao lado da cama, orando com um bloco de notas e mencionando o jornalista pelo nome.

Aquela cena não era ficção. A esposa de Roger, Joanne, disse ao Religion News Service que seu marido presbiteriano - que morreu em 2003 - acordava todas as manhãs às 17h15 para orar antes de ir ao estúdio para gravar seu lendário programa infantil. Ela disse que Rogers sempre lia a Bíblia e usava um bloco de anotações para escrever os nomes das pessoas pelas quais ele queria orar. Essa foi sua rotina espiritual por anos.

No filme, o escritor Lloyd Vogel experimenta uma espécie de conversão. Depois de conhecer Rogers, ele perdoa seu pai cruel e se torna um marido e pai melhor para seu próprio filho. A mensagem do filme é que a atitude carinhosa de Rogers - junto com suas simples orações - transformou a vida de um homem.

Porém, uma oração curta pode mudar a vida de alguém, mesmo que seja apenas a menção de um nome rabiscado em um bloco de notas?

Nos meus primeiros anos, fiquei tentado a acreditar que as orações tinham que ser longas, prolongadas e intensas para serem eficazes. Coloquei muita pressão em mim mesmo. Eu até tentei um jejum de 10 dias.

Mas quando olho para o apóstolo Paulo, que certamente é a autoridade do Novo Testamento em oração poderosa, vejo que ele não apenas jejuou e trabalhou em oração por horas, mas também ofereceu a Deus muitos breves pedidos. Não sei se ele tinha uma lista de orações rabiscada em um pergaminho, mas ele sabia o poder de mencionar algo no íntimo com Deus.

Ele disse aos efésios: "Por essa razão, eu ... não deixo de agradecer por você, enquanto faz menção a você em minhas orações" (Ef 1: 15-16). Ele disse aos tessalonicenses: "Damos graças a Deus sempre por todos vocês, constantemente o mencionando em nossas orações" (1 Ts 1: 2). E ele escreveu a Philemon: "Agradeço sempre ao meu Deus, fazendo menção a você em minhas orações" (Fil. 1: 4)

Orações curtas são poderosas. Um salmo comum leva em média apenas um ou dois minutos para recitar, e o Salmo 117 - o salmo mais curto - leva apenas nove segundos para dizer. A oração de Jabez é ainda mais curta: "Oh, para que você realmente me abençoe e amplie minha fronteira, e que Sua mão esteja comigo, e que Você me proteja do mal, para que não me machuque!" (1 Crô. 4: 10).

Não estou sugerindo que seja errado orar por horas. Mas acho que alguns cristãos desistem da oração porque assumem que Deus está nos dando um tempo. Ele não está. Ele congratula-se com as nossas palavras, mesmo com os pedidos mais simples. A Bíblia até diz que ele ouve nossos "gritos" (ver Sal. 18: 6). Às vezes, uma oração não tem palavras! Na verdade, pode ser um gemido ininteligível ou um desesperado "Por favor, Deus, me ajude!" Ou simplesmente, "Jesus!"

Alguns anos atrás, comecei o hábito de orar por certas pessoas usando uma coleção de fotos digitais armazenadas no meu smartphone. Durante meu tempo de silêncio pela manhã, percorro essas imagens e oro por minha família, amigos íntimos, mentores e pessoas que estou discipulando.

Às vezes paro e oro pelas necessidades específicas dessas pessoas. Em outras ocasiões, simplesmente digo: "Senhor, peço que abençoe Paulo, Brandon, Dante, Doyle, Sansão, Felipe, Mike, Khuram e Ben. Atenda às suas necessidades e faça com que elas cresçam espiritualmente". Depois, passo para o próximo conjunto de fotos e menciono os nomes pertinentes.

Por mais de cinco anos, oro de forma simples e curta pelo meu filho espiritual Alex, pedindo a Deus que dê a ele e à esposa um bebê. Há dois meses, ele anunciou que sua esposa está grávida. Por mais de nove anos, orei para Felipe obter sua cidadania americana. Esse milagre está agora em andamento. E orei pelo meu amigo Dennis por pelo menos três anos para que ele encontrasse uma esposa. Ele acabou de ficar noivo.

Não torne a oração complicada. Quando o apóstolo Paulo nos convidou a "orar sem cessar" (1 Tes. 5:17), ele estava nos chamando para desfrutar de uma conversa diária com Deus. A oração pode ser tão simples quanto respirar. E isso deve se tornar um hábito alegre, não um fardo exaustivo. Paulo também disse em Filipenses 4: 6: "Não anseie por nada, mas em tudo pela oração e súplica com ação de graças, deixe que seus pedidos sejam conhecidos por Deus".

Oro para que todos possamos aprender o segredo do senhor Rogers. Faça uma lista. Convide Deus a mudar a vida das pessoas que você ama. Mesmo pequenas orações, oferecidas com fé sincera diante do trono do céu, desencadearão grandes milagres.

Tradução por Filipe S.S. Gouvêa 
#JSalum #ASONE 04/12/2019

Source Charisma
https://www.charismanews.com/opinion/79068-don-t-underestimate-the-power-of-small-prayers

Nenhum comentário: