28 abril 2020

CORONAVÍRUS E CRISTO. John Piper

CORONAVÍRUS E CRISTO.
John Piper

NÃO É UMA ÉPOCA PARA VISÕES SENTIMENTALISTAS DE DEUS

Portanto, o coronavírus foi enviado por Deus. Esta não é uma época para visões sentimentalistas de Deus. É uma época agridoce. E Deus a ordenou. Deus governa sobre ela. Ele a trará ao fim. Nenhuma parte está fora do seu domínio. Vida e morte estão em suas mãos.
Jó não pecou com os lábios ( Jó 1.22) quando disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR ( Jó 1:21)

O Senhor deu. E o Senhor tomou. O Senhor tomou os dez filhos de Jó.

CORONAVÍRUS E CRISTO

Na presença de Deus, ninguém tem direito à vida. Cada respiração que damos é um presente da graça. Cada batida do coração, imerecida. A vida e a morte estão, em última instância, nas mãos de Deus: “Vejam, agora, que eu, sim, eu sou Ele, e que não há nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão (Dt 32.39).

Portanto, ao refletirmos sobre o nosso futuro com o coronavírus — ou qualquer outra situação de risco de vida — Tiago nos diz como devemos pensar e falar:

“Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo” (Tiago 4:15).

Se ele quiser, viveremos. Caso contrário, não. Quiçá eu viverei amanhã. Eu tenho pelo menos um parente infectado com o coronavírus. Tenho setenta e quatro anos e meus pulmões estão comprometidos com um coágulo de sangue e bronquite sazonal. Mas esses fatores, em última instância, não decidem. Deus decide. Essas são as boas notícias.

A mesma soberania que governa a doença é a soberania que sustenta durante a perda. A mesma soberania que tira a vida é a soberania que venceu a morte e que leva os crentes a entrar no Reino de Cristo.

 Não é doce pensar que Satanás, doença, sabotagem, destino ou acaso têm a última palavra na minha vida. Isso não é uma boa notícia.

O Senhor Reina. Por que Deus reina é uma boa notícia. Por quê? Porque Deus é santo, e justo, e bom. E ele é infinitamente sábio.

“Com Deus estão a sabedoria e a força; ele tem conselho e entendimento” ( Jó 12.13).

“O seu entendimento não se pode medir” (Sl 147.5).

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus!” (Rm 11.33).

Seu grande alvo é que “a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida dos principados e das potestades nas regiões celestiais” (Ef 3.10).

Nada o surpreende, confunde ou desorienta. Seu poder infinito repousa nas mãos de santidade, retidão e bondade infinitas — e sabedoria. E tudo isso está ao serviço daqueles que confiam em seu Filho, Jesus Cristo. O que Deus fez ao enviar Jesus para morrer pelos pecadores tem tudo a ver com o coronavírus.

O QUE SATANÁS INTENTA PARA O MAL

Mesmo que Satanás, em sua coleira divina, esteja envolvido em nosso sofrimento e em nossa morte, ele não é definitivo. Ele não pode nos ferir sem a autorização e limitação de Deus

O que Deus disse a Satanás a respeito de Jó?

““Pois bem, você pode prová-lo”, disse o SENHOR. “Faça o que quiser com tudo que ele possui, mas não lhe cause nenhum dano físico.” Então Satanás saiu da presença do SENHOR.” Jó‬ ‭1:12‬

Jesus disse:
“Busquem, antes de tudo, o seu Reino, e estas coisas lhes serão acrescentadas.” Lucas‬ ‭12:31‬

Paulo declarou:

“E, para que eu não ficasse orgulhoso com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte. Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.” De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.” 2Coríntios‬ ‭12:7, 9‬.

E, no final, é correto dizermos a Satanás o que José disse a seus irmãos que o venderam como escravo:

“Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o intentou para o bem” (Gn 50.20, TB)

Cuidado para não diluir isso. O texto não diz “Deus usou para o bem” ou “Deus tornou em bem”. Diz: “Deus intentou para o bem”.

Eles tinham um propósito maligno. Deus tinha um propósito benigno. Deus não começou a limpar a bagunça no meio daquela situação pecaminosa. Ele tinha um propósito, uma intenção desde o começo. Desde o início, ele a intentou para o bem.

Essa é a chave para o conforto quando a maldade dos homens e a maldade de Satanás integram o nosso sofrimento.

Em Cristo, temos todo o direito de dizer a Satanás (ou aos homens maus): “Você intentou para o mal. Mas Deus intentou para o bem”.

Nem Satanás, nem doenças, nem ímpios são soberanos. Somente Deus é. E ele é bom —, e sábio, e soberano.

Editado por Josimar Salum
#ASONE

Nenhum comentário: