13 maio 2022

O LAMENTO DE UM JUDEU EM JERUSALÉM Prof. Luiz Sayão

O LAMENTO DE UM JUDEU EM JERUSALÉM

Prof. Luiz Sayão

Faz tempo. Numa das primeiras vezes quando visitei o Muro das Lamentações em Jerusalém, logo vi um homem chorando e se contorcendo junto ao muro. Em suas orações aflitas ali, ele gemia perante Deus. 

Meu interior reagiu. Aquilo me incomodou. Pensei: exagero, fanatismo, passou da conta. Mas, aquilo mexeu comigo. Então, passei a olhar o livro de orações judaico e também os Salmos (tehilim), deixados ali para quem vai orar. 

Abri o livro de Salmos, em hebraico, e me saltou aos olhos: É um livro de dor, muita dor! 

Lembrei-me do Salmos 88.15: Desde moço tenho sofrido e ando perto da morte; os teus terrores levaram-me ao desespero. 

Aborrecido, queria me livrar daquele verso e de outros também. 

O judeu chorando era o salmo que saiu do livro e estava bem ali. 

Aos poucos, meu coração descobriu o Deus do lamento. Que fez Israel sofrer, a igreja de Cristo padece, e até: Contudo foi da vontade do SENHOR esmagá-lo e fazê-lo sofrer (Is 53.10) - o Messias Jesus. 

O que fazer com a dor? Esconder pra não expor? Mascarar? Distrair-se para esquecer? Deixar virar raiva? Ou torná-la depressão? 

A luz me alcançou: é preciso chorar, lamentar no colo do Pai celestial. Por isso, há tanto lamento em Salmos e na Bíblia. 

Mas, por que? Não podia ser de outro jeito? Pra mim era forte. 

Cresci com muita dor. Passei todo tipo de privação e tormento interno e externo. Deus me fez sofrer. E a sublime teologia do lamento curou meu coração. 

Eu nem entendia nada, mas vi que sem dor e lamento nos tornamos falsos e artificiais; cresce uma insensibilidade monstruosa que não ama e não se incomoda com o sofrimento alheio. 

Nasce uma loucura que nos faz viver numa fantasia delirante que nada tem a ver com a realidade. 

A dor que vem do Senhor é como uma imunidade contra o que há de pior no ser humano. 

Como nos Salmos, a dor virou oração, ternura, poesia e até festa. 

Hoje, olho pra trás e do fundo da alma digo: eu te amo, Senhor, porque me fizeste sofrer, e me "curtiste no azeite da graça" pra que minha vida tivesse sabor e minha alma visse as cores da tua arte. 

Minha falsa espiritualidade foi derretida pelas lágrimas desesperadas do judeu com seu salmo, bem ali, no Muro das Lamentações, das libertações.

#JSalum

#ASONE

Nenhum comentário: