09 agosto 2024

CATOLICISMO ROMANO / PROTESTANTISMO X REINO DE DEUS Josimar Salum 8/8/24



CATOLICISMO ROMANO / PROTESTANTISMO X REINO DE DEUS Josimar Salum 8/8/24

   1 - A igreja (prédio) é o centro da cidade X Os discípulos de Jesus, a comunidade dos Santos é a Igreja. 

   São pessoas de todas as idades, nascidos de novo, não tem nada a ver com templo. 

   Observe que em toda cidade brasileira a “igreja” está construída no lugar central ou mais alto da cidade. Ou seja, o templo católico ou o protestante em cidades americanas é o centro. 

   O templo substitui o Rei Jesus. Não é Seu Trono que é o centro, mas o altar. 

   Tão diferente do que diz a Bíblia: “Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, QUE ESTAVAM DIANTE DO TRONO E PERANTE O CORDEIRO, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;” Apocalipse‬ ‭7‬:‭9‬ ‭ARC‬‬

   2 - O altar é um lugar sagrado na frente de um templo onde Deus habita X Deus habita na Igreja, Seu povo em qualquer lugar.

   A Igreja é a Casa e o Templo de Deus.

   “Mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar‑se na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.” ‭‭1Timóteo‬ ‭3‬:‭15‬ ‭NVI‬‬

   “Vocês não sabem que são Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” 1Coríntios‬ ‭3‬:‭16‬ ‭NVI‬‬

   3 - A igreja (o templo) é o centro da devoção a Deus X Os discípulos no dia a dia trabalham e vivem em devoção a Deus.

   “Tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam‑no em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus Pai por meio dele.” Colossenses‬ ‭3‬:‭17‬ ‭NVI‬‬

   4 - Os sacerdotes, padres e pastores são os representantes ou vigários de Cristo na Terra X Os Santos são o Corpo de Cristo na Terra.

   “Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar‑se um templo santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.” Efésios‬ ‭2‬:‭19‬-‭22‬ ‭NVI‬‬

   5 - A missa é o memorial perpétuo da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo e o culto é a atividade central da vida cristã X Os discípulos são Jesus Cristo na Terra, vivo e a ressurreto entre os homens, são como Jesus, Sal da Terra e Luz do mundo. 

   A eucaristia e a “ceia do Senhor” são um memorial sagrado e não faz parte de nenhuma refeição do dia a dia das refeições da família. É ato exclusivo do vigário ou do pastor e não parte da refeição da família. 

   “ENQUANTO COMIAM, Jesus pegou o pão, deu graças, partiu‑o e o deu aos discípulos, dizendo: ― Peguem e comam; isto é o meu corpo. 

   Em seguida, pegou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ― Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos para perdão de pecados. 

   Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no reino do meu Pai.” ‭‭Mateus‬ ‭26‬:‭26‬-‭29‬ ‭NVI‬‬

   6 - Reúnem no templo num dia específico para adorar e ter comunhão X Enquanto se reúnem diariamente para a comunhão (para comer pão juntos) perseveram na doutrina dos apóstolos, nas orações e no partir do pão são a Igreja na cidade. 

   7 - Só cantar, louvar, orar é espiritual X Viver em família, trabalhar, estudar igualmente espiritual e adoração a Deus 

   Jesus nunca marcou um encontro com Seus discípulos no Templo de Jerusalém. Mas marcou e participou de dezenas de encontros nas cozinhas e nas salas de muitas famílias enquanto pisou as ruas e estradas empoeiradas de Israel.

   A Igreja não carece de templo para ser Igreja. A boa tradição dos crentes de se reunirem não pode prescindir ou suprimir a Igreja que se reúne naturalmente todos os dias. 

   Na vida dos discípulos com Jesus pelas terras e cidades de Israel não havia horário marcado para ser igreja. A Igreja (a reunião) embora pudesse vir a ser convocada para ser uma assembléia solene era igreja toda vez que os discípulos  se reuniam uns com os outros.

   Por certo haviam apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres que aperfeiçoavam os Santos para a edificação do Corpo, mas em Atos eles se reuniam porque no decorrer dos dias já se reuniam e era no ato de se encontrarem que a Igreja se manifestava. 

   Finalmente, o aspecto mais importante da Igreja é que ela é uma Ekklesia, que é mais do que uma assembleia ou reunião, mas um Corpo para exercer a Autoridade de Cristo.

   ““Além disso, se seu irmão pecar contra você, vá e repreenda-o entre você e ele somente. 

   Se ele ouvir você, você ganhou seu irmão.

   Mas se ele não ouvir, leve com você mais um ou dois, para que 'pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.' 

   E se ele se recusar a ouvi-los, diga isso à igreja. Mas se ele se recusar até mesmo a ouvir a igreja, que ele seja para você como um pagão e um cobrador de impostos. 

   “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. “

   Novamente vos digo que, se dois de vocês concordarem na terra sobre qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. 

   Pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.””Mateus 18:15-20

   #ASONE

Nenhum comentário: