21 dezembro 2024

BURUNDI: UMA NAÇÃO FELIZ NO CORAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO



BURUNDI: UMA NAÇÃO FELIZ NO CORAÇÃO DO CONTINENTE AFRICANO

Por Josimar Salum

01/12/2024

   A BELEZA DA NATUREZA E DAS PESSOAS DO BURUNDI.

   Burundi é um pequeno e lindo país no leste da África com muitas maravilhas naturais, incluindo parques nacionais, lagos, cachoeiras e plantações de café: 

   Parques nacionais: Burundi tem muitos parques nacionais, incluindo o Parque Nacional Kibira, que é conhecido por suas florestas tropicais e espécies raras, e o Parque Nacional Rusizi, que abriga hipopótamos, búfalos, crocodilos e chimpanzés. 

   Lagos: Burundi é o lar do Lago Tanganica, o segundo lago mais profundo do mundo, que é popular para esportes aquáticos. 

   Cachoeiras: Burundi tem muitas cachoeiras, incluindo as cachoeiras Karera na região sudeste, que são espalhadas por três níveis e divididas em seis ramos.

   Plantações de café: a alta altitude do Burundi, os solos vulcânicos e as chuvas abundantes o tornam ideal para o cultivo de café arábica de alta qualidade. 

   A fonte do rio Nilo: uma nascente no topo da montanha onde a água que flui de um lado eventualmente chega ao rio Congo, enquanto do outro flui para o Nilo. 

   Paisagem: o Burundi é coberto por colinas e árvores verdes e não é excessivamente quente. 

   Pessoas: o povo do Burundi é hospitaleiro e curioso



   DESAFIOS DO BURUNDI

   O Burundi é um dos países mais pobres do mundo e está em 187º lugar entre 193 países no Índice de Desenvolvimento Humano de 2024. Aqui estão alguns fatores que contribuem para a pobreza do Burundi:

   Agricultura de subsistência: cerca de 80% da população depende da agricultura de subsistência, o que contribui para a insegurança alimentar. 

   Acesso à água e saneamento: o acesso à água e saneamento é muito baixo, com apenas 62,2% da população tendo acesso a uma fonte básica de água. 

   Acesso à eletricidade: Menos de 5% da população tem acesso à eletricidade. 

   Assistência médica: O acesso aos serviços de saúde é precário devido à escassez de profissionais de saúde qualificados. 

   Guerra civil: A guerra civil que durou de 1993 a 2005 ainda contribui para a pobreza do Burundi. 

   Corrupção: Embora tenha mudado enormemente, a corrupção ainda é um grande problema no Burundi. 

   Desastres naturais: Desastres naturais frequentes agravam as crises humanitárias.



   UMA LINHA DO TEMPO DA HISTÓRIA PELA BBC WORLD

   Algumas datas importantes na história do Burundi:

   Século XVI - Surgimento do estado do Burundi. Ao longo dos séculos seguintes, o Reino do Burundi ou Urundi se expande, anexando vizinhos menores.

   1884 - A Companhia Alemã da África Oriental está ativa na região dos Grandes Lagos Africanos.

   1890 - Os reinos de Urundi (Burundi) e a vizinha Ruanda (Ruanda) são incorporados à África Oriental Alemã.

   1914-18 - Primeira Guerra Mundial: a campanha da África Oriental vê as forças alemãs derrotadas por tropas britânicas, belgas e aliadas. O exército belga ocupa Burundi e Ruanda em 1916.

   1922 - Ruanda-Urundi se torna um mandato da Liga das Nações Belga.

   1959 - Influxo de refugiados tutsis de Ruanda após violência étnica.

   1962 - Burundi e Ruanda se tornam independentes como nações separadas. 

   1965 - Eleições parlamentares veem os hutus ganharem a maioria no parlamento, mas o rei Mwambutsa nomeia um primeiro-ministro tutsi. 

   A polícia dominada pelos hutus tenta um golpe. O exército dominado pelos tutsis, liderado por Michel Micombero, realiza represálias nas quais até 5.000 pessoas são mortas.

   1966 - Michel Micombero realiza um golpe, abole a monarquia e se declara presidente. Ele promove o socialismo africano e recebe apoio da China.

   1976 - O presidente Micombero é deposto em um golpe militar por Jean-Baptiste Bagaza.

   1981 - Uma nova constituição torna o Burundi um estado de partido único sob Uprona.

   1987 - O presidente Bagaza é deposto em um golpe liderado por Pierre Buyoya.

   1992 - Nova constituição prevendo um sistema multipartidário é adotada em um referendo.

   1993 - Melchior Ndadaye, líder da Frente pela Democracia no Burundi (Frodebu), dominada pelos hutus, vence as primeiras eleições democráticas e se torna o primeiro chefe de estado hutu, liderando um governo pró-hutu.

   1993-2005 - Após o assassinato do presidente, o Burundi passou por anos de guerra civil que devastaram a violência.

   2006 - O último grande grupo rebelde, as Forças de Libertação Nacional (FNL) e o governo assinam um cessar-fogo. Conflitos esporádicos se repetem nos dois anos seguintes.

   2007 - A ONU encerra a missão de manutenção da paz e reorienta suas operações para ajudar na reconstrução.

   2009 - A FNL depõe as armas e se torna oficialmente um partido político.

   2010 - O presidente Nkurunziza é reeleito em uma votação incontestada após os principais partidos da oposição boicotarem a votação.

   2013 - O ex-líder rebelde da FNL Agathon Rwasa ressurge após três anos escondido e diz que concorrerá à eleição presidencial de 2015.

   2015 - O Tribunal Constitucional decide a favor da decisão do presidente Nkurunziza de concorrer a um terceiro mandato, o que o vê novamente eleito.

   2015-2018 - A agitação e os combates prolongados entre o exército e os grupos rebeldes no Burundi fazem com que mais de 400.000 refugiados fujam para países vizinhos.

   2019 - A capital mudou para Gitega, embora Bujumbura continue sendo a capital comercial.

   2020 - O ex-líder rebelde hutu Evariste Ndayishimiye toma posse como presidente, uma semana após a morte do presidente Pierre Nkurunziza durante a pandemia de Covid-19.



   UMA ESPERANÇA PARA BURUNDI

   Em 2011, o Dr. Paul Taylor, um pastor e empresário do Maine, EUA, foi convidado pelo Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, para treinar 42 jovens, 2 de cada província, por uma semana em habilidades básicas de liderança e pensamento transformacional sobre como resolver problemas em um ambiente muito pobre. Como se tornar um "Soulucionista" - um solucionador de problemas. Ensino pragmático e prático, nada religioso de transformação em todas as áreas da vida.  

   Três desses alunos (Innocent Niyongabo, Xavier Karorero e Fabrice Bizimana) tiveram a ideia de começar no Burundi, um país de língua francesa ao lado da língua Kirundi, o que eles chamaram de CLUBES DE INGLÊS para ensinar inglês aos jovens, visando a possibilidade de seu emprego dentro do bloco econômico dos países vizinhos de língua inglesa. 

   Eles também transformaram essas centenas e centenas de Clubes de Inglês em CENTROS DE SOLUÇÕES, como fóruns para discutir soluções para suas comunidades nas áreas de Agricultura, Pecuária, Saúde, Educação, Pequenos Negócios e os ensinamentos do Evangelho do Reino. Hoje, há mais de 75.000 jovens que aprenderam inglês como segunda língua e milhares deles que fizeram parte das soluções para seu país. 

   Em 2015, Josimar Salum, um líder empresarial, se juntou a Taylor para ajudar em seus esforços para o desenvolvimento de liderança e transformação da comunidade desses jovens. 

   Em 16 de dezembro de 2016, Salum apresentou os dois primeiros ensinamentos de transformação:



  SEMENTES E PÃO: ECONOMIA PESSOAL X FINANÇAS PESSOAIS e O ENSINAMENTO DO REINO SOBRE “ONENESS” - uma mensagem além da Unidade. 

   "A Unidade é retratada como um saco de batatas, se tornar UM é o purê de batata na panela de Deus." 

   ““Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da sua palavra; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; para que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 

   E eu lhes dei a glória que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um: eu neles, e tu em mim; para que eles sejam aperfeiçoados em UM, e para que o mundo conheça que tu me enviaste, e os amaste como me amaste a mim.” João 17:20-23 NVI”

   Taylor e Salum criaram a ESCOLA DE TRANSFORMAÇÃO como um movimento educacional presencial e online contínuo para treinar líderes e líderes potenciais para a transformação do Burundi por meio da Educação. Milhares de jovens que receberam smartphones da Burundi Friends International puderam se comunicar uns com os outros como parte dos Clubes de Inglês e também como parte deste movimento de Transformação.

   Eles também começaram o MOVIMENTO DE ORAÇÃO THE CALL - O CHAMADO PARA SER UM lançado por meio de um documento chamado Manifesto do Burundi. Hoje, esse movimento, embora não use o mesmo nome, é liderado por missionários do Quênia, Jane Wanja Kamau e seu marido Bernard Mungai Ngugi.

   Aqui está parte da transcrição deste documento:

   Onde há desconfiança, suspeita, amargura, falta de perdão e quando a reconciliação entre as pessoas é apenas uma plataforma política;

   Deus levanta uma geração de João Batista, milhares e milhares de meninos e meninas e os enche com o Espírito Santo, com Fé, Coragem e Amor Extravagante para que eles possam chamar toda a nação de volta a Deus em total rendição, abandono incondicional e obediência alegre para que Ele possa derramar Seu Espírito, reconciliar e avivar todas as pessoas, curar a terra e transformar tudo para que todos possam se tornar verdadeiros discípulos Dele, para que a Igreja possa enviar uma companhia de missionários aos confins da Terra.

   Onde estão os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e os professores em Burundi?

   Onde estão os João Batistas, os nazireus do Deus Todo-Poderoso que farão sua nação voltar ao Pai?

   Onde está a Companhia de José para estabelecer a economia de Deus no país para que o povo, por meio de muito trabalho, o caminho de provisão de Deus, seja capaz de sustentar suas famílias e se alimentar com bastante comida deliciosa e água limpa para que não haja nenhum filho de Deus que pereça de fome ou morte na terra?

   Onde está a Geração de Josué que cruzará o rio Jordão e conquistará a terra para suas famílias para que não haja mais nenhuma besta para devorar suas colheitas, seus filhos?

   Onde está a Geração de Daniel que governará e estabelecerá Justiça e Paz em todos os pontos do mercado?

   Onde está a Geração de Jesus que se tornará como Ele e proclamará o Evangelho do Reino, expulsará demônios, curará os doentes, ressuscitará os mortos e fará discípulos em todos os lugares para que nações inteiras se tornem discípulos Dele?

   O que Deus colocou em nossos corações é treinar e equipar Seus filhos (os santos) que querem fazer o trabalho do ministério em todos os lugares, na igreja e no mercado, e se tornar agentes de transformação da nação.

   Devemos voltar ao primeiro amor, ao básico, à oração, ao jejum e à santidade e fazer discípulos com o Evangelho do Reino, e não por tradições e rituais religiosos.

   The Call (o Chamado) é um movimento de oração e discipulado para trazer toda a nação de volta a Deus. 

   Também convocaremos um jejum, orações e Atos públicos de Amor e Justiça.

   Também oraremos fervorosamente por todos os funcionários públicos e por todas as pessoas da terra até que Deus envie um reavivamento transformador.

   Eles fundaram uma organização burundinesa chamada ONE HOUSE OF TRANSFORMATION FOR BURUNDI com uma pequena estrutura (odre) para facilitar todos os esforços no país liderados por todos os burundineses. Esta organização é liderada por Jeremie Manirakiza (Diretor Executivo), Innocent Niyongabo (Presidente), Gerard Ninziza, Jean Marie Nizigiyimana e Mathias Ntakarutimana. 

   A ideia original era a criação da ONE UNIVERSITY FOR AFRICA que foi adiada devido à burocracia governamental da época. Consistia em criar uma universidade online para fornecer ensino superior a jovens em parceria com algumas universidades americanas e brasileiras. 

   Estes são os programas que a ONE vem desenvolvendo desde 2016:

   ESCOLAS LOCAIS DE TRANSFORMAÇÃO

   Estas escolas são lideradas pelo Pr Jeremie, Innocent, Gerard e Jean Marie, que atuam como professores. Eles visitaram muitas comunidades no país para dar aulas de negócios, finanças, liderança, seminários sobre marido e mulher com base nas cinco linguagens do amor, a mensagem ÚNICA sobre tornarem—se UM

para trazer hutus, tutsis e 'Twas como um povo de Burundi e ensinam arrependimento (mudança de mentalidade) e novas mentalidades como um ensinamento prático do Evangelho do Reino.

   CASA DOS SONHO - DREAM HOUSE

   É uma casa para estudantes do interior estudarem em Bujumbura que paga o aluguel e a alimentação enquanto frequentam a universidade. Normalmente, um programa de 4 anos.

   BOLSAS DE ENSINO SUPERIOR

   Apoiando os alunos financeiramente e por outros meios para ajudá-los a obter seus diplomas de faculdade e mestrado.

   AULAS DE ALFABETIZAÇÃO

   Ensinar pessoas de todas as idades, especialmente jovens e idosos de muitas províncias, a ler e escrever (alfabetização). Este programa atinge tutsis e hutus, mas especialmente 'twas (os pigmeus do Burundi). 

   CLUBES DE INVESTIMENTO EM PEQUENAS EMPRESAS

   É um formato de cooperativas para muitas comunidades, onde se reúnem para aprender finanças e contribuir com pequenas quantias de dinheiro para que a família participante receba um empréstimo por mês até que todos sejam beneficiados. 

   EMPRÉSTIMOS PARA PEQUENAS EMPRESAS

   Fornecer ajuda financeira para pequenas empresas com juros muito baixos e plano de pagamentos de longo prazo. 

   PROJETOS DE PEQUENAS FAZENDAS

   Liderado por Mathias Ntakarutimana e outros líderes que fornecem às famílias pequenas doações para produzir galinhas e frangos, porcos e coelhos. Mathias ensina e os treina como criar esses animais. Sua família foi a primeira a receber uma doação e ele se tornou muito bem-sucedido em sua pequena fazenda. Hoje, sua família é autossuficiente e ele ajuda muitos órfãos no Burundi. 



   CONCLUSÃO

   Os burundineses são pessoas muito humildes, inteligentes, inteligentes e ensináveis. É incrível como eles amam seu país e como respondem ao verdadeiro Evangelho de Jesus. 

   Eles têm se convertido de tempos em tempos ao ouvir os ensinamentos da Bíblia e responder à mensagem do Evangelho além dos clichês e tradições religiosas. 

   Eles amam a Verdade e é incrível ver como a Mensagem Um os trouxe a se tornarem UM após muitos anos de divisão e separação brutal. 

   Os burundineses acreditam que o Amanhã será melhor do que o Hoje. Sua esperança está brilhando por um amanhã melhor. 

   Enquanto eles trabalharam e estão trabalhando duro, Deus está curando seus corações do passado e ainda lutando contra a pobreza, eles veem o fermento do Evangelho do Reino tomando passo a passo a nação em um influxo constante do poder de transformação de Deus. 

   Os burundineses não são órfãos nem desamparados. Deus é seu Pai e o Pai é sua Ajuda presente. Seus sorrisos, gentileza e generosidade falam mais alto com um forte compromisso de transformar a sua nação. 

   #ASONE



Nenhum comentário: