25 maio 2006

Apascenta as Minhas ovelhas

Por três vezes Jesus se dirigiu a Pedro para comissionar-lhe a maior e a mais nobre de todas as tarefas que um ser humano possa vir a realizar: “Apascenta as Minhas ovelhas.” (Jo. 21: 15, 16, 17).

Não poucas vezes tenho me deparado, e ao conferir com meus colegas tenho confirmado, que nossos ministérios muitas vezes estão direcionados mais a somente resolver problemas do que apascentar as ovelhas do Pastor Jesus. Nossa constatação - Igrejas dirigidas com problemas: uma fatalidade!

O livro mais lido no momento no meio evangélico é “The Purpose Driven Life” de Rick Warren. A tradução do título literalmente seria: “Uma Vida dirigida com propósito”.

Inspirados por este título, deveríamos fazer um “câmbio” em nossos ministérios e recursar-mo-nos a pastorear uma igreja em função de seus problemas para pastoreá-la em função da razão de sua existência (Selah).

Meditando um pouco sobre o assunto gostaria de compartilhar aqui algumas idéias:

1- Apascentar as ovelhas de Jesus requer muita oração e estudo da Palavra. Nossa ocupação maior deveria ser esta, então: Orar muito ao Senhor durante a semana e ministrar bem a Palavra nas reuniões públicas. Somente. E os problemas dos irmãos? Quando o telefone tocasse a nos chamar deveria encontrar esta mensagem: “O pastor está em reunião com o Senhor e assim que terminar irá responder a sua chamada.” Alguém poderia objetar: “Mas a ovelha não esperaria nunca!” A ovelha ferida e machucada seria muito mais bem atendida já que o pastor teria muito mais tempo para atendê-la em Seu tempo. E os problemas deixariam de ser a energia que move o ministério.

2 - “Nossa vida é muito curta, com muita coisa a realizar para se preocupar em responder à altura todas as coisas desagradáveis que ouvimos.” (Hill). Participamos muito mais de reuniões para resolver problemas que para planejarmos o avanço do Reino de Deus. Para com estas reuniões nossa atitude deveria ser a mesma de Neemias: “Não tenho tempo! Estou fazendo uma grande obra de modo que não poderei participar.” (Ne. 6:3)

3 - A questão maior da vida cristã é expressa pela pergunta que Jesus fez da qual nasceu a ordem expressa DEle para Pedro: “Pedro, tu Me amas?”. A única motivação capaz de manter um pastor saudável pastoreando e ovelhas do rebanho fiéis é o Amor a Jesus. “Tu me amas?”, é a pergunta de Jesus para mim e para você. Parece simples, mas não é. O Ministério (apascentar as ovelhas de Jesus) é o resultado do amor que temos a Ele, do contrário, é profissionalismo. É o profissional que perde a clientela se não atendê-la bem.

“Tu me amas?”, Jesus pergunta.

“Sim, Senhor, Tu sabes de todas as coisas, Tu sabes que Te amo.”, eu e você respondemos.

Jesus então ordena pela terceira vez: “Apascenta as Minhas Ovelhas!”

Nenhum comentário: