04 julho 2006

Pode o crente perder a salvação?

Como responder a uma questão controvertida como esta? A Bíblia é clara a este respeito?


Um irmão perguntou-me se teria alguma coisa a dizer sobre a pergunta: PODE O CRENTE PERDER A SALVAÇÃO?

Apesar de que o tema seja controvertido para alguns, para mim a doutrina bíblica da segurança da salvação eterna é muito clara. O texto abaixo é a âncora desta doutrina da salvação eterna. Todos os textos da Bíblia correlatos convergem para este texto fundamental.

O texto é João 10:9-29:

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se -á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.

Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.

Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.

Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.

Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa dessas palavras. E muitos deles diziam: Tem demônio e está fora de si; por que o ouvis?

Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado; pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?

E em Jerusalém havia a Festa da Dedicação, e era inverno.

E Jesus passeava no templo, no alpendre de Salomão.

Rodearam-no, pois, os judeus e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.

Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço em nome de meu Pai, essas testificam de mim.

Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai.”

Ora, diante destas afirmações contundentes do Senhor Jesus cabe a mim apenas afirmar que: - o crente que nasceu de novo, ovelha que o Pai deu a Jesus, ovelha que recebeu a vida eterna dada por Jesus NUNCA HÁ DE PERECER E NINGUÉM PODE ARREBATÁ-LA DAS MÃOS DO PAI.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las das mãos de meu Pai.”

Dizer que eu posso jogar fora a salvação que o Pai me deu é argumento humano. Quem afirma isto geralmente confunde-se com o tema da apostasia. A apostasia é possível apenas para aqueles que conheceram a Fé em Cristo Jesus, entretanto, não significa que tenham sido salvos.

João novamente registra escrituras sobre isto definindo tudo: Eles saíram do nosso meio, entretanto, não eram dos nossos: porque se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. (I João 2:19).

Atente para esta expressão esclarecedora: Eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos.

Jesus ressaltou esta verdade com as seguintes palavras: Aquele porém que perseverar até o fim, esse será salvo. (Mat. 24:13).

Quem será salvo? Quem perseverar até o fim. O que persevera até o fim é aquele não pôde apostatar-se. E não apostatou-se porque era dos nossos e permaneceu conosco.

Permaneceu conosco porque o Pai o deu a Jesus e Jesus lhe deu a vida eterna e não pereceu. E não pereceu porque Jesus disse que NUNCA iria perecer.

Como me disse meu primo Pr. Joaquim Salum certa vez: Se eu pudesse perder a salvação não quereria e seu quisesse não poderia. Aleluia! Aleluia! Salvo em Jesus, salvo para sempre.

10 comentários:

Anônimo disse...

Prezado irmão,

Creio que quando alguém pergunta se a salvação pode ser perdida, não se refere a algo que temos e, por alguma desventura, podemos, simplesmente, perder.

De fato, creio que a salvação pode ser perdida, sim. Como? Infelizmente, é simples: basta apenas que o cristão decida não mais querer seguir a Deus e negar Jesus Cristo.

Parece loucura, mas, de fato, existem pessoas que assim fizeram. Tanto quanto alguém pode aceitar Cristo como Senhor, também pode negá-Lo (mesmo que tenha sido um servo, antes).

A salvação, contudo, não é perdida por alguma atitude errada que cometemos, um pecado ou uma frustração com Deus ou a Palavra. Deus NÃO retira de nós a salvação. Neste sentido, ela não pode ser peerdida. Todavia, podemos escolher NÃO querer a salvação por Deus oferecida.

Certamente, este caso é terrível e lamentável, mas creio que é a resposta correta à pergunta feita.

Abraços!

Anônimo disse...

Amado Kay não é perdr a Salvação é apostatar da fé. Pq. quem somos nos para julgar o que levou aquela pessoa a se afastar. Somente no grande dia branco saberemos quando julgados esses serão pela misericórdia infinita de DEUS. Se a misericordia de Deus é infinita como Ele diz pq duvidas da Salvação para sempre talvez o irmão esteja confundindo com predestinação.
Um osculo santo no amor de Jesus
Missionário Jeff

Anônimo disse...

Creio que a salvação não pode ser perdida, mas somente Deus por ser soberano sabe quem será salvo e quem será condenado, em Filipenses 4:3 Paulo diz "E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida." vemos que os nomes já estavam escritos no livro da vida e em Apocalipse 3:5 é dito o seguinte "O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." como pode Deus riscar algum nome, sendo que ele diz que de maneira nenhuma riscaria do livro da vida.

Anônimo disse...

A salvação do crente é eterna! Do verdadeiro crente, daquele que AMA A DEUS, cf Rom 8:28. A seqüência é muito clara: "...conheceu... predestinou...chamou...justificou...glorificou" - Rm 8:29,30. Aleluia!

Anônimo disse...

Se o nome dos salvos está escrito no livro da vida que será aberto no dia do Juízo, para alguém só existe duas posssibilidades: (1) Deus é surpreendido e apaga os nomes conforme o desejo do homem (Deus não seria Onipotente nem Onisciente) ou (2) Deus nunca escreveu o nome daquele pecador, então, ele não perdeu a salvação porque nunca foi salvo de fato. Pode ser este o caso de alguns como Jesus alerta em 1 Jo2 leia todo o texto e contexto do capítulo e entenderá sobre a perseverança que vem a nós por e de Deus

Anônimo disse...

COMO JÁ TE FALEI, SE VOCÊ ESTÁ certo estou tranquilo, mas se eu estou certo considere asescrituras......

Mas principalmente aqueles que segundo a carne andam em concupiscências de imundícia, e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades;
Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor.
Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco;
Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça;
Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.
Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva.
Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne, e com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro,
Prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo.
Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

2 Pedro 2:10-22

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

João 15:5-7

Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.

Hebreus 10:38-39

E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.
Mateus 10:22

Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados.

Tiago 5:19-20

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1:10-11


Anônimo disse...

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1:10-11

Anônimo disse...

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1:10-11

Anônimo disse...

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

2 Pedro 1:10-11

Comunidade Evangélica Boston disse...
Este comentário foi removido pelo autor.