21 dezembro 2006

O Natal e sua comemoração

O NATAL E SUA COMEMORAÇÃO
Josimar Salum

Chegou a estação do Natal! E a primeira coisa que vem à mente antes mesmo da celebração do nascimento de Jesus é que chegou a época de dar e receber presentes.

As pessoas no mundo ocidental geralmente desconhecem as origens da celebração do Natal associada ao uso e significado das guirlandas, da árvore de Natal, de Papai Noel, enfim de todos os símbolos que acompanham a sua celebração, e da própria data relacionada ao solstício. A data pagã de comemoração do solstício (o primeiro dia do inverno) é próxima ao dia 23 de dezembro. Jesus não nasceu realmente aos 25 dias de dezembro. A Igreja Católica, no Concílio de Nicéia - mais de 400 anos após o nascimento e morte de Jesus, resolveu convencionar o nascimento de Jesus nesta data.

Apenas para citar um dos componentes do Natal moderno “a árvore de Natal tem relação com a Árvore da Vida cabalística e seus Sefirotes (esferas, bolas). As luzes e os enfeites pendurados na árvore como decoração são, na verdade, símbolos do sol, da lua, das estrelas, dos anjos cabalísticos, como aparecem na Árvore Cósmica da Vida.

A Árvore de Natal é geralmente encimada por uma estrela de cinco pontas. Trata-se do símbolo mágico e cabalístico do pentagrama, o homem cósmico, o domínio dos cinco elementos. É a expressão máxima da magia. As luzes e os enfeites da Árvore de Natal representam também as almas dos que já partiram e que são lembrados no final do ano, segundo o xamanismo.” O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.

Prefiro, porém, ver a celebração do Natal como uma boa tradição de milhões de famílias e de milhares de igrejas cristãs em várias partes do mundo. Desconhecer a origem das festividades natalinas facilita a celebração do que diremos ser “o verdadeiro significado do Natal.” É que não há mandamento bíblico para sua comemoração. Falar de seu significado não é uma necessidade imposta pelas Escrituras. Pregamos a Jesus, e este Crucificado. Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou para nossa salvação. O “menino jesus” é uma figura idólatra. Jesus Cristo Homem é a Revelação de Deus. Hoje Ele está assentado à dextra de Deus Pai nos Céus de onde aguardamos Sua segunda Vinda para resgatar Seu povo e julgar os vivos e os mortos.

O Natal é uma boa tradição para reunir familiares, alimentar os sonhos das crianças e uma oportunidade para contar o nascimento de Jesus – o Salvador dos pecados de Seu povo. Deus que se fez carne para habitar entre nós – para buscar e salvar o que se havia perdido.

Desfrutar das nuances culturais do Natal a despeito de sua comercialização não faz mal nenhum. A beleza das decorações é uma manifestação rica de nossas culturas e agradam muita gente. Acho fanatismo os que rejeitam às festividades natalinas por terem conhecimento de suas origens pagãs. Não há como negar que o Natal é um elemento cultural de nossas sociedades e desprezá-lo é zelo exagerado. Não faz mal trocar presentes. Não faz mal deixar as crianças esperarem por um presentinho no dia do Natal.

Um dia há dois mil anos atrás alguns “pastores estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc. 2:8-11)

Esta mesma história repetida bilhões de vezes continua trazendo grande alegria para todos os povos. Isto é o que importa!

Dez/06)

20 comentários:

Anônimo disse...

O Natal é uma festa pagã, de origem católica e com símbolos que não têm nada a ver com a nossa fé cristã (como vc bem os descreveu). Não devemos ser tão radicais a ponto de não participarmos da festa quando houver um convite, mas não faz sentido termos árvores de Natal e outros símbolos em casa e fazer as crianças acreditarem em Papai Noel (antigo São Nicolau) e esperar por um presente dele. Afinal, o nosso Cristo não nasceu dia 25 de dezembro, não se sabe ao certo, há suposições. Isso tem que ser mostrado.

O que vale o sentido da confraternização das famílias, de renovação. E de que Jesus deve ser lembrado sempre, não somente no Natal.

Um abraço!

REVOLUTION BY KINGS NET disse...

Miss. Rachid;

Lendo cuidadosamente o artigo você verá que o presentinho que pode ser esperado pelas crianças não vem do Papai Noel. No artigo nem faço alusão a esta figura. Não faz mal dar um presentinho aos seus filhos no dia de Natal. Tenho recordações tão agradáveis do dia 25 de Dezembro quando era criança. Que bom era encontrar um presente atrás da porta (com sorrisos de uma criança que não era pagã!). E se alguma família desejar enfeitar sua casa desprezando os símbolos e artefatos que claramente são "diabólicos", qual é o problema? Crianças não se importam com estas "seriedades de adultos." Deixemos as crianças serem crianças no mundo em que vivem!

As árvores de natal (sabendo nós de duas origens ou não) fazem parte hoje de nossa cultura como as roupas que v. está vestindo agora. Você não sabe quem as inspirou (design, formato, etc), mesmo assim as usa, porque são artefatos de sua expressão cultural.

Hoje o Natal, além de uma festividade com fortes fins comerciais é uma data simplesmente cultural. Em nenhum lugar na Bíblia lemos que devemos celebrar o nascimento de Jesus, embora também a Bíblia não nos proíba fazê-lo.

O artigo também descreve que o Natal (referindo-se ao nascimento de Jesus - o dia em que Maria deu a luz a Ele) não é no dia 25 de dezembro, data instituída pela Igreja Católica.

Existem várias atividades em nossas igrejas (evangélicas), inclusive na sua, que não têm origem biblica. Algumas práticas e credos (entenda-se doutrinas, especialmente, no que diz respeito à eclesiologia somente para dar um exemplo) são de origem católica apostólica romana e outras (especialmente práticas) têm até fundamentos espiritistas e místicos e outras ainda são práticas securales ("marketing", empresariais, etc.)

Você disse: "O que vale é o sentido da confraternização das famílias, de renovação" e disse muito bem, Porém, quando disse: "E de que Jesus deve ser lembrado sempre, não somente no Natal." não o disse bem, pois somente lembramos de uma Pessoa quando já morreu ou vive distante. Jesus não somente morreu, mas ressucitou e portante vive hoje, reina hoje e habitá em nós. Lembrar de Jesus não faz sentido. Ele está presente. Seu Reino está em nós, opera através de nós e se manifesta entre nós agora.

Você! Como sempre! Parabéns pelo comentário!

Professor Josimar Salum

Anônimo disse...

A paz do Senhor a todos!O Natal espirito do Natal está sendo esquecido, estou falando do verdadeiro que é Cristo Jesus, e um dos maiores responsáveis por isso somos nós evengélicos que procuramos "demônios" em tudo, sendo que tudo foi feito por Deus, conta-se que Martinho Lutero viu certa vez na época de Natal, de longe um pinheirinho e como já anoitecia estrelas estavam brilhando atráz dela, muitas histórias ou estórias são contadas,mas, a quem pertence as árvores, a quem pertence os dias, ou seja, meus amados em Cristo,temos dado o nosso melhor em alegria muitas vezes ao inimigo por julgarmos pertencer a ele,em Mateus cáp.4 o diabo queria dar a Jesus tudo que já pertencia a Jesus,pois, quem formou a terra sabemos que foi a Trindade Eterna e disso Jesus não tinha dúvida. Hoje um simbolo em nossas igrejas para pregar é a gravata, mas quem inventou? foi um homoxessual frances a muitos anos atraz e hoje em algumas igrejas é proibido subir no púlpito sem ela acompanhado do palitó, são valores que devemos analisar com carinho,quando criança lembro-me da alegria dos meus familiares se reunindo e orando e cantando à Jesus e hoje muitos condenam e falam em criticas a aqueles que se alegram em Jesus,um marco importante o nascimento que mudou a contagrem do tempo, anjos se reunindo em um grande coral, o firmamento parando e disponibilizando uma estrela para glória de Deus, e muitos se prende em discutirem se é no dia 25 de dezembro... com certeza não é, qual o dia que você irá realizar a reunião com seus familiares para juntos se alegrar desta dádiva,qual o dia que a igreja falará com mais enfase e trará os familiares para um culto especial do nascimento de Jesus, se o inimigo quer este dia para cultuar o deus sol, a Ninrode, a São Nicolau o problema é dele, porque este dia pertence a DEUS o Todo Poderoso e a Seu Filho Jesus que Nasceu, Morreu e Ressucitou e ao Espirito Santo o consolador, devemos testemunhar aos nossos familiares, a aqueles que ainda Jesus não nasceu em seus corações para que nasça Jesus em seu coração,amém!Vamos viver o Natal a cada dia.

Anônimo disse...

O Mito do Papai Noel Versus A Realidade de Jesus Cristo

Quando comparamos atentamente o mito do Papai Noel com a história bíblica real de Jesus Cristo, vemos a realidade chocante que Satanás suplantou Jesus Cristo na vida de muitas pessoas.
A Nova Ordem Mundial está chegando! Você está preparado?
Compreendendo o que realmente é essa Nova Ordem Mundial, e como está sendo implementada gradualmente, você poderá ver o progresso dela nas notícias do dia a dia!!
Aprenda a proteger a si mesmo e aos seus amados!
Os autores da Nova Era afirmam repetidamente que o chefe supremo do Logos Planetário - o principal líder deles - chama-se Sanat Kumara. O espírito-guia da autora de Nova Era Alice Bailey, Mestre D. K., define Sanat Kumara como "a vida e a inteligência reveladora que está no nosso planeta." [The Externalization of the Hierarchy (A Exteriorização da Hierarquia), Alice A. Bailey, pg 676]. Mais tarde, Sanat Kumara é identificado por outro título, O Senhor do Mundo [pg 735]. Logicamente, esse é o sinônimo de um dos títulos bíblicos de Satanás. Em João 12:31, 14:30 e 16:11, Jesus chamou Satanás de "príncipe deste mundo". Assim, não pode haver dúvida que Sanat, o líder supremo, a quem os aderentes da Nova Era chamam de "Senhor do Mundo", não é ninguém menos que Satanás, chamado por Jesus de "príncipe deste mundo". Sanat é simplesmente uma transliteração do nome "Satan" [Satã]. Portanto, Sanat é Satanás. Não pode haver dúvida, especialmente quando você percebe que o Plano para produzir a Nova Ordem Mundial de Sanat é idêntico à descrição bíblica sobre como Satanás vai atuar no fim dos tempos.
Sanat é o mesmo que Satanás.
Permita-me apresentar-lhe outra transliteração da palavra Satan.
Em inglês, o nome é Santa Claus, em português, Papai Noel.
Antes que você reaja sem pensar, separe alguns minutos para ler esta comparação entre os ensinos bíblicos de Jesus Cristo e os ensinos místicos do Papai Noel. Muitos pastores lamentam o fato de que o Papai Noel substituiu Jesus Cristo no coração e na mente de muitas crianças e adultos no nosso país atualmente. Quando você ler esta comparação, compreenderá que essa substituição no coração e na mente das pessoas não é acidental. Verá que Satanás, o mestre dos marionetes, está puxando as cordinhas do mundo, levando os adultos e as crianças para longe de Jesus Cristo e em direção ao Papai Noel, que é o epítome do amor ao mundo e a tudo o que nele há.

Comparação Entre Jesus Cristo e o Papai Noel
Jesus Cristo: Nosso Senhor e Salvador de Acordo com a Bíblia
Papai Noel: A Falsificação de Acordo com o Mito Humano

1.Tem os cabelos brancos como a lã [Apocalipse 1:14] - JESUS
1. Tem os cabelos brancos como a lã - papai noel

2. Tem barba [Isaías 50:6] - JESUS
2. Tem barba - papai noel

3. Veste um manto vermelho [Apocalipse 19:13] - JESUS
3. Veste-se de vermelho - papai noel

4. A hora da sua vinda é surpresa [Lucas 12:40; Marcos 13:33] - JESUS
4. A hora da sua vinda é surpresa - papai noel

5. Vem do norte, onde vive [Ezequiel 1:4; Salmos 48:2] - JESUS
5. Vem do Polo Norte, onde vive - papai noel

6. Trabalhou como carpinteiro [Marcos 6:3] - JESUS
6. Fabrica brinquedos de madeira - papai noel

7. Vem como o ladrão de noite [Mateus 24:43-44] - JESUS
7. Vem como o ladrão de noite; entra na casa como um ladrão - papai noel

8. Onipotente - o Todo-poderoso [Apocalipse 19:6] - JESUS
8. Onipotente - pode entregar todos os brinquedos no mundo inteiro em uma só noite - papai noel

9. É onisciente - conhece todas as coisas [Hebreus 4:13; 1 João 3:20] - JESUS
9. É onisciente - sabe se a criança foi boa o má o ano todo - papai noel

10. É onipresente [Salmos 139:7-10; Efésios 4:6; João 3:13 - JESUS
10. É onipresente - vê quando a criança está acordada ou dormindo. Precisa estar em toda a parte ao mesmo tempo para entregar todos os presentes em todo o mundo na mesma noite - papai noel

11. Vive para todo o sempre [Apocalipse 1:8; 21:6] - JESUS
11. Vive para sempre - papai noel

12. Vive naqueles que o receberam [1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 6:16-17] - JESUS
12. Vive no coração das crianças - papai noel

13. Distribui dons [Efésios 4:8] - JESUS
13. Distribui presentes - papai noel

14. É a verdade absoluta [João 14:6] - JESUS
14. Fábula absoluta [1 Timóteo 1:4; 4:7; 2 Timóteo 4:4] - papai noel

15. Senta-se em um trono [Apocalipse 5:1; Hebreus 1:8] - JESUS
15. Senta-se em um trono - papai noel

16. Somos exortados a nos achegar ao seu trono de graça e a expor nossas necessidades a ele [Hebreus 4:16] - JESUS
16. As crianças são convidadas a se aproximarem do seu trono e a pedir tudo o que quiserem - papai noel

17. Um de seus mandamentos é que os filhos honrem aos pais - JESUS
17. Diz às crianças para obedecerem aos pais - papai noel

18. Convida as crianças a irem a ele [Marcos 10:14] - JESUS
18. Convida as crianças a irem a ele - papai noel

19. Julga [Romanos 14:10; Mateus 25:31-46] - JESUS
19. Julga se a criança foi boa ou má - papai noel

20. Pai da Eternidade [Isaías 9:6] - JESUS
20. Papai Noel (Pai do Natal) - papai noel

21. Menino Jesus [Mateus 1:23; Lucas 2:11-12] - JESUS
21. Kris Kringle [significa Menino Cristo] - papai noel

22. Digno de receber orações e adoração [Apocalipse 5:12-14; Hebreus 1:6] - JESUS
22. As crianças adoram e rezam a São Nicolau - papai noel

23. Senhor dos Exércitos [Malaquias 3:5; Isaías 8:13; Salmos 24:10] - JESUS
23. Senhor de um exército de elfos [na tradição druídica, os elfos eram demônios ou espíritos das árvores] - papai noel

24. Deus diz, "Eh! Eh! ... [Zacarias 2:6] - JESUS
24. O Papai Noel diz "Ho, ho, ho..." - papai noel

25. Príncipe da Paz, a Imagem de Deus [Isaías 9:6; Hebreus 1:3]; - JESUS
25. Símbolo da Paz Mundial, a imagem do período do Natal - papai noel

Nota: Esta comparação foi tirada de The Good Newsletter, de Former Catholics for Christ, out/nov/dez 1997. Pode-se ver claramente que alguém criou uma falsificação secular de Jesus Cristo, colocando muitos de seus atributos no Papai Noel! Existem tantos pontos em comum, que é impossível que essa criação tenha sido acidental. Em Jó 1:6-7, vemos que Satanás passeia pela Terra como se ela fosse o terreno de um jardim, totalmente sob seu controle. Satanás pode ser imaginado como o mestre dos marionetes, que puxa as cordinhas na Terra. Certamente, nestes dias finais, ele quer ter alguém que desvie a atenção, a admiração e o amor das crianças de Jesus Cristo. Mas, não somente isso, também quer contaminar as crianças desde cedo com a mais devastadora das doenças espirituais, o amor aos bens materiais e o amor a si mesmo, que acompanham o desejo de receber o maior número possível de presentes! A criação e a promoção do Papai Noel certamente cumprem todos esses objetivos.
Lembre-se que uma das profecias de Jesus Cristo sobre o fim dos tempos é que o coração das pessoas estará extremamente frio com relação a ele. "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." [Mateus 24:12]
Certamente, as crianças aprendem a ir à fonte errada para receber presentes, são encorajadas a se comportar bem durante o ano pelas razões erradas, e aprendem a amar os bens materiais, em vez de amar a Deus sobre todas as coisas. Isso nos faz lembrar de outra profecia bíblica: "Sabe, porém, isto: Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres do que amigos de Deus." [2 Timóteo 3:1-4]. Essa profecia não descreve exatamente como está nossa sociedade nos dias atuais? As crianças estão aprendendo desde cedo a amar os bens materiais, a tentar obter o maior número possível de brinquedos, e a amar a si mesmas, tudo como conseqüência de acreditar nesse mito pagão do Papai Noel.

Pedimos que você receba essas informações com amor, como elas foram dadas. Você certamente não deve ensinar aos seus filhos o mito do Papai Noel. Ensine que Jesus Cristo é a razão do Natal. Não há nada de errado em dar e receber presentes, mas faça as crianças compreender que é muito melhor dar do que receber. Além disso, mostre-lhes que Jesus Cristo nos deu o maior presente de todos, o dom da vida eterna! Quando você compreender o modo deliberado como o mito do Papai Noel foi criado, como uma falsa imitação de Jesus Cristo, poderá ver que as crianças podem ser facilmente desviadas espiritualmente crendo e participando nessa história. Mantenha o foco em Cristo para seus filhos. Essas informações são apenas mais um exemplo que mostra como estamos vivendo nos últimos dias de grande engano e frieza nos corações. Juntamente com os muitos outros sinais do fim dos tempos, esse amor ao Papai Noel pagão é apenas mais um claro sinal do fim.

Você está preparado espiritualmente? Sua família está preparada? Você está protegendo seus amados da forma adequada? Esta é a razão deste ministério, fazê-lo compreender os perigos iminentes e depois ajudá-lo a criar estratégias para advertir e proteger seus amados. Após estar bem treinado, você também pode usar seu conhecimento como um modo de abrir a porta de discussão com uma pessoa que ainda não conheça o plano da salvação. Já pude fazer isso muitas vezes e vi pessoas receberem Jesus Cristo em seus corações. Estes tempos difíceis em que vivemos também são um tempo em que podemos anunciar Jesus Cristo a muitas pessoas.

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, mas vive uma vida espiritual morna, precisa pedir perdão e renovar seus compromissos. Ele o perdoará imediatamente e encherá seu coração com a alegria do Espírito Santo de Deus. Em seguida, você precisa iniciar uma vida diária de comunhão, com oração e estudo da Bíblia.

Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente

Anônimo disse...

Natal [Do lat. natale.] Adjetivo de dois gêneros. 1.Relativo ao nascimento. 2.Onde ocorreu o nascimento
De onde veio o costume de celebrar o Natal? Da Bíblia ou do paganismo? Eis aqui verdade surpreendente que o alarmará! Faça um teste. Que sabe o leitor sobre a origem da Árvore de Natal, do "Papai Noel", da coroa de azevinho, da acha de Natal, e do costume de trocar presentes?
Era noite de Natal. as crianças com ajuda dos pais, tinham feito o presépio, armado a àrvore de Natal, colocando os sapatinhos na janela e dormido cedo ansiosas pela chegada do Papai Noel (em Portugal conhecido por Pai Natal) carregado de presentes. Ao amanhecer do dia 25 de dezembro deparam-se com muitos embrulhos, brinquedos e doces pendurados na àrvore de Natal, toda iluminada por lâmpadas pisca-piscas e decorada com enfeites cintilantes. Os pais asseguravam-lhes que tudo aquilo fora trazido por Papai Noel durante a noite enquanto dormiam.

Acaso as crianças duvidavam do que os pais lhes diziam? Claro que não! Aceitavam-no como verdade. E ao leitor, não lhe aconteceu o mesmo? Pare e pense por um momento!

Muitos, nunca se detém para pensar no PORQUÊ acreditam no que acreditam, no PORQUÊ seguem determinados costumes ou de onde eles procedem. Todos nascemos de um mundo cheio de costumes: crescemos acostumados a aceitá-los sem discussão. Por quê? Instinto de ovelha?

Bem mais do que isso. Por natureza temos a tendência de fazer o mesmo que os outros, ainda que estejam errados. As ovelhas seguem em direção ao matadouro, confiantemente, porém, os seres humanos têm a obrigação de examinar o caminho que seguem.

Como e Quando Surgiu o Natal


Será o Natal realmente a celebração do nascimento de Jesus Cristo? Nasceu Jesus em 25 de dezembro?
Será que os primeiros apóstolos que conheciam e foram ensinados por Jesus, pessoalmente, celebraram o aniversário do menino Jesus em 25 de dezembro? Será que alguma vez o celebraram em qualquer outro dia?

Se o Natal é uma das maiores festas cristãs, por que será que todos os pagãos o celebram também? Você sabe?

Por que nessa época se troca tantos presentes com familiares, parentes e amigos? Se é por causa dos reis magos que trouxeram e ofertaram presentes ao menino Jesus, a resposta poderá surpreender.

A maioria das pessoas "supõe" muitas coisas sobre o Natal que não são verdades. Vamos agora parar de fazer suposições e conhecer os fatos!

A palavra "Natal" tem a ver com nascimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Esta festa teve origem na Igreja Católica Romana e daí se expandiu ao protestantismo e ao resto do mundo.

E então, de onde tirou a Igreja Católica Romana? Não saiu do Novo Testamento - Não foi da Bíblia nem dos primeiros apóstolos que foram instruídos por Cristo - todavia, sabe-se que lentamente foi absorvida do paganismo pela Igreja Católica Romana a partir do quarto século.

Desde que a celebração do Natal foi introduzida ao mundo pela Igreja Católica Romana, e ela é a única autoridade que aprova, vejamos o que diz a Enciclopédia Católica, edição inglesa, sob o título "Natal".

"O Natal não era considerado entre as primeiras festas da Igreja... Os primeiros indícios da festa provêm do Egito." "Os costumes pagãos ocorridos durante as calendas de Janeiro lentamente modificaram-se na festa do Natal".
Calendas:[Do lat. calendae.] Substantivo feminino plural.. O primeiro dia de cada mês romano, na Antiguidade.
Também nas mesmas enciclopédias, sob o tema "Dia do Natal", encontramos que Origenes, um dos patriarcas católicos, reconheceu a seguinte verdade: "... Não há registro nas Sagradas Escrituras de que alguém tenha comemorado uma festa, ou realizado um grande banquete no dia do seu aniversário. Somente os pecadores (como Faraó e Herodes), que se rejubilam grandemente com o dia em que nasceram neste mundo."

A Enciclopédia Britânica edição de 1946, afirma: "O Natal não era contado nas primeiras festas da Igreja..." "Não foi instituída por Cristo, nem pelos apóstolos, nem por autoridades bíblicas. Foi adquirida mais tarde do paganismo."

A Enciclopédia Americana, edição 1944, declara:

"O Natal...não foi, de acordo com muitas autoridades no assunto, celebrado nos primeiros séculos da Igreja Cristã, porque o costume cristão, em geral era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento. A "comunhão", instituída por autoridade bíblica no Novo Testamento, é o memorial desse acontecimento (isto é, o nascimento de Cristo) no século IV. No século V, a Igreja Ocidental deu origem, para que fosse celebrada para sempre no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o dia do nascimento de Cristo."

Agora veja! Estas reconhecidas autoridades históricas mostram que o Natal não foi observado pelos primeiros cristãos, durante os primeiros duzentos ou trezentos anos desta era - um período maior do que a história inteira do Brasil como uma República independente! Foi absorvida na Igreja Ocidental, ou Romana, durante o século IV da era cristã. Senão a partir do século V que a Igreja Romana ordenou que se comemorasse oficialmente como uma festividade cristã!

Jesus não nasceu em 25 de dezembro? Jesus nem sequer nasceu na estação do inverno!

Quando Jesus nasceu, "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho." (Lucas 2:8)

Isto nunca poderia ter acontecido na Judéia no mês de dezembro. Os pastores recolhiam os rebanhos das montanhas e dos campos e colocavam-nos no curral no mais tardar até o dia 15 de outubro, para protegê-los do frio e da estação chuvosa que se seguia.

Veja que a própria Bíblia fornece provas, em Cantares de Salomão 2:11 e am Esdras 10:9-13, de que o inverno era uma estação chuvosa, não permitindo aos pastores permanecerem ao ar livre nos campos durante a noite.

"Durante a época da Páscoa (começo da primavera) era costume antigo dos judeus daqueles dias levarem as ovelhas aos campos e desertos, e recolhê-las ao começo das primeiras chuvas", afirma Adam Clarke no seu Commentary, (vol. 5, pág. 370, edição de New York).

A seguir esta mesma autoridade declara: "Os pastores cuidavam dos seus rebanhos dia e noite durante todo e tempo que permaneciam fora..." as primeiras chuvas começavam no princípio do mês de "Marchesvan", que corresponde parte dos meses de outubro e novembro do nosso calendário (começa às vezes em outubro), descobrimos que as ovelhas estavam nos campos ao ar livre durante todo o verão. E como os pastores não haviam ainda recolhido os seus rebanhos, é um argumento provável que outubro não havia ainda nem começado, e que, conseqüentemente, nosso Senhor não nasceu em 25 de dezembro, quando nenhum rebanho estava no campo; nem mesmo poderia ter nascido depois do mês de setembro, já que os rebanhos estavam ainda no campo durante a noite, apenas uma ocorrência cronológica... Veja as citações dos "Talmudistas em Lightfood."

"Qualquer enciclopédia ou outra autoridade, poderá lhe dizer que Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. A enciclopédia Católica francamente testifica este fato."

A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida conforme todas autoridades no assunto afirmam, muito embora se eu tivesse espaço disponível neste artigo, mostrar-lhe-ia passagens nas escrituras que, fortemente indicam que foi no começo do outono - provavelmente em setembro, aproximadamente seis meses depois da Páscoa.

Se Deus desejasse que guardássemos e comemorássemos o nascimento de Cristo, Ele não teria ocultado tão completamente a data exata. Como este costume pagão foi absorvido pela Igreja? Como surgiu no mundo ocidental este costume pagão?

A New Schaff-herzog Enciclopedia of Religious Knowledge (Enciclopédia de conhecimentos religiosos) explica-o claramente no seu artigo sobre o "Natal".

Não se pode determinar com precisão até que ponto a data da festividade dependia da brunária pagã (25 de dezembro), que seguia a Saturnália (17-24 de dezembro) celebrando o dia mais curto do ano e o "Novo Sol"... As festividades pagãs, Saturnália e Brumária estavam a demais profundamente arraigadas nos costumes populares para serem abandonadas pela influência cristã... A festividade pagã acompanhada de bebedices e orgias, agradavam tanto que os cristãos viram com o agrado uma desculpa para continuar a celebrá-la em grandes alterações no espírito e na forma. Pregadores cristãos do Ocidente e do Oriente próximo, protestaram contra a frivolidade indecorosa com que se celebrava o nascimento de Cristo, enquanto os cristãos da Mesopotâmia acusavam os irmãos ocidentais de idolatria e de culto ao Sol, por aceitarem como Cristã a festividade pagã.

Lembre-se que o mundo romano era pagão. Antes do século IV, os cristãos eram poucos em número, embora aumentassem, eram perseguidos pelos pagãos. Porém, com a chegada de Constantino, como imperador, que no século IV fez profissão pública de fé cristã, colocando o cristianismo ao mesmo nível do paganismo, o mundo romano passou a aceitar esse cristianismo popularizado pelo imperador. Porém, lembre-se que eles haviam sido criados em costumes pagãos, dentre as quais 25 de dezembro era a maior das festividades idólatras. Era uma festa alegre com seu espírito especial. Todos se divertiam! Não queriam renunciá-la!

Este mesmo artigo da enciclopédia Shaff-Herzog de conhecimentos religiosos, explica como a aprovação dada por Constantino do domingo, dia em que os pagãos adoravam o Sol, e como a influência do maniqueísmo pagão que identificava o filho de Deus como o Sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora "convertidos" em massa ao "cristianismo" o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro (dia do nascimento do deus-Sol) de dia do nascimento do filho de Deus.

E assim foi que "o Natal" se enraizou em nosso mundo Ocidental!

Não importa que usemos outro nome, continua sendo a mesma valha festividade pagã de adoração ao Sol. A única coisa que mudou foi o nome" Chame um coelho de leão se quiser, porém continuará sendo um coelho.

E da Enciclopédia Britânica: "A partir do ano 354, alguns latinos, possivelmente, transferiram o dia de nascimento de 6 de janeiro para 25 de dezembro, quando se realizava uma festa mitraísta... ou nascimento do Sol invicto... Os sírios e os armênios, que se prenderam a data de 06 de janeiro, acusavam os romanos de idólatras e adoradores do Sol, alegando... que a festa de 25 de dezembro tinha sido inventada pelos discípulos de Corinto."



A Verdadeira Origem do Natal


Então, se recebemos o Natal pela Igreja Católica Romana, e esta por sua vez recebeu do paganismo, de onde receberam os pagãos? Qual é a origem verdadeira?
O Natal é a principal tradição do sistema corrupto denunciado inteiramente nas profecias e instruções bíblicas sobre o nome de Babilônia. Seu início e origem surgiu na antiga Babilônia de Ninrode! É verdade, suas raízes datam de épocas imediatamente posterior ao dilúvio!

Ninrode, neto de Cão, filho de Noé, foi o verdadeiro fundador do sistema babilônico que até hoje domina o mundo - Sistema de Competição Organizado - de impérios e governos pelo homem, baseado no sistema econômico de competição e de lucro. Ninrode construiu a Torre de Babel, a Babilônia primitiva, a antiga Nínive e muitas outras cidades. Ele organizou o primeiro reino deste mundo. O nome Ninrode, em Hebraico, deriva de "Marad" que significa "ele se rebelou, rebelde".

Sabe-se bastante de muitos documentos antigos que falam deste indivíduo que se afastou de Deus. O homem que começou a grande apostasia profana e bem organizada, que tem dominado o mundo até hoje. Ninrode era tão perverso que se diz que casou-se com sua mãe, cujo nome era Semíramis. Depois de sua morte prematura, sua mãe-esposa propagou a doutrina maligna da sobrevivência de Ninrode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de Ninrode para uma nova vida.

Todo ano, no dia de seu aniversário de nascimento ela alegava que Ninrode visitava a árvore "sempre viva" e deixava presentes nela. O dia de aniversário de Ninrode era 25 de dezembro, esta é a verdadeira origem da "Árvore de Natal"!

Por meio de suas artimanhas e de sua astúcia, Semíramis converteu-se na "Rainha do Céu"dos Babilônicos, e Ninrode sob vários nomes, converteu-se no "Divino Filho do Céu". Por gerações neste culto idólatra. Ninrode passou a ser o falso Messias, filho de Baal: o deus-Sol. Nesse falso sistema babilônico, "a mãe e a criança" ou a "Virgem e o menino"(isto é, Semíramis e Ninrode redivivo), transformaram-se em objetos principais de adoração. Esta veneração da "virgem e o menino" espalhou-se pelo mundo afora; o presépio é uma continuação do mesmo, em nossos dias, mudando de nome em cada país e língua. No Egito chamava-se Isis e Osiris, na Ásia Cibele e Deois, na Roma pagã Fortuna e Júpiter, até mesmo na Grécia, China, Japão e Tibete encontra-se o equivalente da Madona (minha dona ou minha senhora), muito antes do nascimento de Jesus Cristo!

Portanto durante os séculos quarto e quinto, quando centenas de milhares de pagãos do mundo romano adotavam o novo "cristianismo popular" levando consigo as antigas crenças e costumes pagãos, cobrindo-os sobre nomes cristãos, popularizou-se também a idéia da "virgem e o menino" (Maria após o nascimento de Jesus, manteve relações íntimas com seu marido segundo as escrituras - Mateus 1:24-25 - "E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS." Dizer que ela permaneceu virgem é um reflexo claro desta doutrina satânica pagã) especialmente durante a época do Natal. Os postais de Natal, as decorações e representações, do presépio, as músicas da noite de Natal, como seu tema "Noite Feliz", repetem ano após ano esse tema popular da "virgem e o menino".

Nós que nascemos num mundo cheio de costumes babilônicos, criados e mergulhados nessas coisas toda nossa vida, fomos ensinados a reverenciar essas coisas como sendo santas e sagradas. nunca investigamos para ver de onde vieram - se vieram da Bíblia, ou da idolatria gentílica.

Causa-nos um choque conhecer a verdade - alguns infelizmente ficam ofendidos diante da pura verdade, porém Deus ordena aos seus fiéis ministros em Isaías 58:1 "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão". A verdadeira origem do Natal encontra-se na antiga Babilônia. Está ligado à apostasia organizada que mantém preso um mundo enganado por todos esses séculos. É hora de sair da apostasia e sair de tamanho engano e astuta cilada de satanás. O Natal (25 de dezembro) é uma mentira - João 8:13-16 - "Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu dás testemunho de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro. Respondeu-lhes Jesus: Ainda que eu dou testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro; porque sei donde vim, e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo. E, mesmo que eu julgue, o meu juízo é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou." João 8:30-32 - " Falando ele estas coisas, muitos creram nele. Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:40-47 - "Mas agora procurais matar-me, a mim que vos falei a verdade que de Deus ouvi; isso Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai. Replicaram-lhe eles: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. Respondeu-lhes Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, vós me amaríeis, porque eu saí e vim de Deus; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não compreendeis a minha linguagem? é porque não podeis ouvir a minha palavra.

Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira. Mas porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes?

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso vós não as ouvis, porque não sois de Deus."

No Egito sempre se acreditava que o filho de Isis (nome egípcio da "Rainha do Céu") nascera em 25 de dezembro. O mundo pagão celebrava essa famosa data de nascimento, na maior parte do mundo conhecido de então, muitos séculos antes do nascimento de Cristo. O próprio Jesus, os apóstolos e a igreja nunca celebraram o nascimento de Cristo em nenhuma época, na Bíblia não há mandamento ou instrução alguma para celebrar, todavia somos ordenados a lembrar sim de sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida (ICo. 11:24-26; Jo. 13:14-17). Portanto os antigos "Mistérios Caldeus" idólatras iniciados pela esposa de Ninrode, tem sido transmitido de geração em geração pelas religiões pagãs e continua sob novos nomes de aparência Cristã.



Papai Noel


Alguém dirá: Certamente que o velhinho tão querido, "Papai Noel", não é uma criação pagã. Porém ele é, e o seu caráter verdadeiro não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam!
O nome "Papai Noel" é uma corruptela do nome "São Nicolau" um bispo romano que viveu no século V. Leia na Enciclopédia Britânica, vol.19 páginas 648-649, 11ª edição inglesa, o seguinte: "São Nicolau, bispo de Mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro... A lenda de sua dádiva oferecida as escondidas, de dotes, às três filhas de um cidadão empobrecido..." diz se ter originado o costume de dar presentes as escondidas no dia de São Nicolau (6 de dezembro), o que mais tarde foi transferido para o dia de Natal. Daí a associação do Natal com São Nicolau (Papai Noel), que sorrateiramente a idéia é fazê-lo subtituir Papai do Céu.

Durante o ano os pais castigam suas crianças por falarem mentira. Então na época de Natal. Contam-lhes esta tamanha mentira do Papai Noel! Será demais pensar então que muitos deles ao crescerem e conhecerem a verdade, comecem a acreditar também que Deus é um mito?

Um rapazinho, sentindo-se triste e disiludido sobre a verdade de Papai Noel, comentou com o seu companheirinho: "Eles vão ver. Vou investigar também essa história de Jesus Cristo". É um ato cristão ensinar às crianças mitos e mentiras? Deus declara: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo." (Êxodo 20:16). Pode ser que pareça certo, e que seja justificável pela razão humana, porém Deus acrescenta: "Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz à morte." (Provérbios 14:12).

O "velinho" de barba branca é sempre alguém que se disfarça para parecer bonzinho! Satanás também se mostra como "anjo de luz" para enganar! (veja IICo 13:14; Apo. 12:9) Haverá uma conexão?!

E assim, quando examinamos os fatos, ficamos surpreendidos grandemente ao saber que a prática da observância do Natal não é, afinal, uma prática cristã verdadeira, porém um costume pagão - um dos caminhos de babilônia que o mundo continua seguindo!





A Árvore de Natal e a Coroa de Azevinho


O que diz a Bíblia sobre a árvore de Natal? Se a Bíblia nada diz para comemorarmos o Natal, nem mesmo registra tal observância da parte dos apóstolos ou da verdadeira Igreja primitiva, ela tem algo a dizer sobre a árvore de Natal! Isto será uma suspresa real para muitos, mas aqui está.
Jeremias 10: 2-4 - "Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho das nações, nem vos espanteis com os sinais do céu; porque deles se espantam as nações, pois os costumes dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova."

Deus nos ordena não imitar esse caminho nem segui-lo! Certas pessoas se enganam ao pensar que isso significa que não faz mal ter uma árvore de Natal. Com ela nos associamos à festividade gentílica. As idéias referentes a árvores sagradas são muito antigas. Uma antiga fábula babilônica falava de um pinheirinho que nasceu de um tronco morto. O velho tronco simbolizava Ninrode morto e o novo pinheirinho que Ninrode tinha vindo viver novamente em Tamuz! Entre os druidas, o carvalho era sagrado, entre os egípicios as palmeiras, em Roma era o Abeto, que era decorado com cerejas negras durante a Saturnália (Walsh Curiosities of popular customs, pág. 242). O deus escandinavo Odin era crido como um que dava presentes especiais na época de Natal a quem se aproximava do seu Abeto Sagrado. Sabemos que as pessoas, na sua maioria, não adoram árvores, contudo vemos claramente que adquiriram a idéia gentílica por ignorância.

Outros costumes pagãos, além dos costumes tradicionais de Natal que observamos, sem percebermos, importamos outros mais que, por serem de origem pagã, são logo colocados com entusiasmo como: "a coroa de azevinho" às vezes conhecida por "coroa de Natal", o qual se enfeita a porta de muitos lares "cristãos"e o madeiro que se queima em lareira durante o Natal, às vezes chamados de "acha de Natal" são relíquias de eras pré-cristãs (isto é, pagãs), segundo a Enciclopédia Americana.

Frederick J. Haskins no seu livro Answers to Questions (Respostas a indagações), refere-se à coroa e a árvore de Natal. As autoridades no assunto acreditam poder identificar o uso da coroa de azevinho com os "costumes pagãos de decorar as residências, os edifícios e os lugares de culto religioso, na festa em que ocorria durante o tempo em que se comemora o Natal. A árvore de Natal vem do Egito, e sua origem data de um período muito antes da era natalina".

Até mesmo acender lenhas em fogueiras e velas como cerimônia cristã é meramente perpetuação de um costume pagão de estimular o deus-Sol em declínio quando ele atinge o ponto mais baixo ao Sul da abóboda celeste!



Os Presentes de Natal


E a troca de presentes, não será bíblica? O ponto culminante de toda esta observância natalina - a época de fazer compras de Natal - De comprar e trocar presentes com familiares e amigos - muitos exclamarão em triunfo "Bem, pelo menos a Bíblia assim nos diz para proceder! Não deram presentes os Reis magos do Oriente quando Cristo nasceu?"
Novamente encontraremos mais surpresas ao conhecermos a pura verdade. Antes porém vamos examinar a origem histórica dos costumes de dar e receber presentes para depois ver o que a Bíblia nos diz a esse respeito.

Da biblioteca sacra vol. 12, páginas 153-155, citamos o seguinte: "A troca de presentes entre amigos é característica tanto do Natal quanto da Saturnália" e deve ter sido adotada do mundo pagão pelos cristãos, como plenamente mostra a admoestação de tertuliano.

O fato é que este costume de trocar presentes com familiares e amigos, que se apegou ao povo durante a época de Natal, não tem nada de cristianismo, ainda que pareça estranho! Isto não comemora o nascimento de Cristo, nem honra o nascimento nem a pessoa dele!

Suponha que sua mãe esteja fazendo aniversário. e por isso deseja honrá-la neste dia, você compraria presente para todos, trocaria presentes com um e com outro de seus amigos e familiares, e ignoraria qualquer presente para aquela que cujo nascimento deseja honrar? Bastante absurdo quando visto desta forma não é?

No entanto é precisamente isto que fazem as pessoas por todas as partes do mundo! Honram um dia no qual Cristo não nasceu, gastando todo dinheiro que conseguem juntar para comprar presentes, para trocar um e com outro de seus amigos e familiares. O mês de dezembro costuma ser o mês mais pobre para a OBRA DE CRISTO! Todos estão ocupados trocando presentes entre si para lembrarem dele e da sua obra, pelo que parece é que eles têm que se equilibrar pelas dívidas feitas por causa do Natal, assim, raramente retornam ao normal, no apoio de Cristo e sua obra, senão por volta do mês de março!

Agora considere o que a Bíblia diz a respeito das ofertas que os Reis magos deram quando Cristo nasceu. Está em Mateus 2:1-11 - "Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel. Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria. E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra." Dádivas oferecidas a Cristo? Note, inquiriram pelo menino Jesus. Nascido Rei dos Judeus! Então por que lhe ofereceram dádivas? Por ser dia do seu aniversário? De maneira alguma pois chegaram muitos dia ou semanas depois da data de seu nascimento: Seria para deixar-nos um exemplo, para trocarmos presentes uns com os outros? Não, note cuidadosamente! eles deram as ofertas a Cristo, não para os amigos e parentes deles, ou qualquer outro!

Por que? Permita-me transcrever o que diz Adam Clarke, em seu Adam Clarke Commentary, vol. V pág. 46 , vers.11 (oferta-lhe dádivas).

"Os povos do Oriente nunca chegam na presença de Reis ou de grandes personagens sem um presente nas mãos."

O costume é freqüentemente encontrado no Velho Testamento, e está em vigor no Oriente, inclusive em algumas ilhas descobertas recentemente nos mares do Sul.

Eis o motivo! Os reis magos não estavam instituindo um novo sistema cristão de permuta de ofertas com amigos para honrar o nascimento de Cristo! Agiam conforme ao antigo costume Oriental de levar ofertas ao apresentar-se diante de um rei. Eles compareciam perante a presença do Rei dos Judeus em pessoa. Portanto o costume ditava que ofertassem alguma dádiva, da mesma que a Rainha de Sabá trouxe ofertas a Salomão, assim como hoje muitos que visitam um Chefe de Estado levam consigo um presente.

O costume de dar e receber presentes de Natal não tem nada a ver com esse incidente registrado nas Escrituras, porém, de fato, é a continuação de um antigo costume pagão. Em vez de honrar a Cristo, tal costume invariavelmente retarda a sua obra, freqüentemente dificultando-a cada ano na época do Natal.

Há um argumento utilizado com freqüência para justificar a observância do Natal. Muitos ainda insistem: "mesmo assim, muito embora o Natal foi um costume pagão honrando o falso deus-Sol, não mais se observa o Natal para honrar o falso deus, mas sim para honrar a Cristo". Porém, como responde Deus em sua Palavra?

Deuteronômio 12:1-2 - "São estes os estatutos e os preceitos que tereis cuidado em observar na terra que o Senhor Deus de vossos pais vos deu para a possuirdes por todos os dias que viverdes sobre a terra. Certamente destruireis todos os lugares em que as nações que haveis de subjugar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, sobre os outeiros, e debaixo de toda árvore frondosa;" Deuteronômio 12:30-32 - " Guarda-te para que não te enlaces para as seguires, depois que elas forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: De que modo serviam estas nações os seus deuses? pois do mesmo modo também farei eu. Não farás assim para com o Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele detesta, fizeram elas para com os seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo aos seus deuses. Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás."

Deus afirma plenamente em seu livro de instruções para nós, que não vai aceitar esse tipo de culto, muito embora feito com a intensão de honrá-lo. Para Ele você está usando o que lhe é abominável, e assim honra não a Ele, mas aos falsos deuses pagãos.

Jesus disse plenamente: "Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:24). E o que é a verdade? A Palavra de Deus - AS ESCRITURAS SAGRADAS - Deus não aceitará quando alguém usar de costume ou maneira pagã de culto para tentar honrar,com isso, a Cristo.

Ter uma árvore de Natal em casa é o mesmo que ter uma imagem ou ídolo "santo". Certamente você deve questionar! "Eu tenho, mas não adoro". Mas Deus diz " NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM"

Êxodo 20:1-6 - "Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos."

Em João 17:17 Jesus ora ao Pai para que fôssemos santificados na verdade e reforça, "a tua Palavra é verdade". A Bíblia diz que Deus não aceitará quando alguém usar de costume ou maneira gentílica de culto para tentar honrar a Cristo.

Novamente Jesus disse: "Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem." (Mateus 15:9). A OBSERVÂNCIA DO NATAL É PRECEITO DE HOMENS e isto foi proibido por Deus como já vimos.

Além disso, Jesus disse: " E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus." (Mateus 15:6).

É precisamente isto o que, hoje, milhões de pessoas estão fazendo. IGNORAM O MANDAMENTO DE DEUS! Ele ordena com respeito ao uso de costumes pagãos para honrar ou adorar a Deus "Não farás assim com o Eterno teu Deus". Mesmo assim a maioria não leva a sério este mandamento, antes considera-o sem valor e segue a tradição dos homens em observar o Natal.

Não se enganem! Deus não vai permitir que O desafiem e O desobedeçam.

Jesus é a palavra de Deus viva em pessoa, e a Bíblia é a Palavra de Deus em forma de Escrita.

E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.

A Palavra de Deus não pode ser desprezada ou ignorada. Estamos em Babilônia (confusão) e não sabemos, o Natal tornou-se em uma festa comercial patrocinada e explorada pela mais forte campanha publicitária do ano. Em muitas lojas encontra-se alguém mascarado de "Papai Noel". A propaganda nos mantém iludidos e enganados com a "beleza do espírito do Natal".

Os jornais que publicam esses anúncios, também imprimem editoriais em linguagem colorida, exaltando e elogiando a época pagã e o seu "espírito".

O público crédulo e simples já se encontra tão inoculado com esta falsidade, que muitos ficam ofendidos quando se lhes diz a verdade. Porém o "espírito do Natal" é revivido cada ano, não para honrar a Cristo, mas para vender mercadorias! Igual a todos os enganos de satanás, o qual aparece como um "anjo de luz" "E não é de admirar, porquanto o próprio satanás se disfarça de anjo de luz" (IICo 11:14). O Natal mostra-se sobre um falso aspecto de bondade. Milhões de Reais são gastos nesses desperdício de mercadoria a cada ano, enquanto a causa de Cristo deve sofrer! Isto faz parte do sistema econômico de Babilônia! Nós alegamos que somos nações cristãs, porém sem o saber, estamos em Babilônia, tal como predisse a profecia bíblica , Apocalipse 18: "Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória. E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável. Porque todas as nações têm bebido do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. Ouvi outra voz do céu dizer: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos sete pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque os seus pecados se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Tornai a dar-lhe como também ela vos tem dado, e retribuí-lhe em dobro conforme as suas obras; no cálice em que vos deu de beber dai-lhe a ela em dobro. Quanto ela se glorificou, e em delícias esteve, tanto lhe dai de tormento e de pranto; pois que ela diz em seu coração: Estou assentada como rainha, e não sou viúva, e de modo algum verei o pranto. Por isso, num mesmo dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será consumida no fogo; porque forte é o Senhor Deus que a julga. E os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em delícias, sobre ela chorarão e prantearão, quando virem a fumaça do seu incêndio; e, estando de longe por medo do tormento dela, dirão: Ai! ai da grande cidade, Babilônia, a cidade forte! pois numa só hora veio o teu julgamento. E sobre ela choram e lamentam os mercadores da terra; porque ninguém compra mais as suas mercadorias: mercadorias de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho fino, de púrpura, de seda e de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, e todo objeto de marfim, de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore; e canela, especiarias, perfume, mirra e incenso; e vinho, azeite, flor de farinha e trigo; e gado, ovelhas, cavalos e carros; e escravos, e até almas de homens. Também os frutos que a tua alma cobiçava foram-se de ti; e todas as coisas delicadas e suntuosas se foram de ti, e nunca mais se acharão. Os mercadores destas coisas, que por ela se enriqueceram, ficarão de longe por medo do tormento dela, chorando e lamentando, dizendo: Ai! ai da grande cidade, da que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas, e pérolas! porque numa só hora foram assoladas tantas riquezas. E todo piloto, e todo o que navega para qualquer porto e todos os marinheiros, e todos os que trabalham no mar se puseram de longe; e, contemplando a fumaça do incêndio dela, clamavam: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? E lançaram pó sobre as suas cabeças, e clamavam, chorando e lamentando, dizendo: Ai! ai da grande cidade, na qual todos os que tinham naus no mar se enriqueceram em razão da sua opulência! porque numa só hora foi assolada. Exulta sobre ela, ó céu, e vós, santos e apóstolos e profetas; porque Deus vindicou a vossa causa contra ela. Um forte anjo levantou uma pedra, qual uma grande mó, e lançou-a no mar, dizendo: Com igual ímpeto será lançada Babilônia, a grande cidade, e nunca mais será achada. E em ti não se ouvirá mais o som de harpistas, de músicos, de flautistas e de trombeteiros; e nenhum artífice de arte alguma se achará mais em ti; e em ti não mais se ouvirá ruído de mó; e luz de candeia não mais brilhará em ti, e voz de noivo e de noiva não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra."



Orientações


Mesmo querendo fazer a vontade de Deus como fiéis discípulos, somos surpreendidos por situações que ficamos chocados e atônitos, que nos trazem até embaraços para acertar nossas vidas erradas com a realidade divina. Contudo, nem tudo está perdido. Temos um Deus que transforma maldição em bênção. Agora não somos mais ignorantes quanto a festividade iniciada na Babilônia. Qual deve ser então nosso procedimento prático?
1 - Tirá-la totalmente do nosso coração. Lançar fora toda dependência sentimental da data do Sol Invictus (25 de dezembro)

2 - Instruirmos nossos filhos e discípulos: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32

3 - Nos livramos de todo enfeite com motivos natalinos, pois sabemos suas origens.

4 - Não ficarmos sujeitos financeiramente à comidas importadas típicas. É um dia como qualquer outro.

5 - Resistirmos ao espírito satânico de gastos no Natal, principalmente se houverem dívidas. Vigiar as "ofertas do Papai Noel". Só devemos comprar o necessário. Mamon, demônio das riquezas, criou dependência na mente humana onde as pessoas têm de estar nas festividades de fim de ano com casa nova, roupa nova etc. ("Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas." Mateus 6:24).

6 - Devemos aproveitar a data ("Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade." Colossenses 4:5) para estar com parentes e amigos em suas casas falando da necessidade do nascimento de Jesus em seus corações, pois este é o verdadeiro presente que o "aniversariante" quer receber. É um propício momento evangelístico, quando encontramos pessoas com o coração aberto para ouvir de Jesus.

7 - Entender que a maioria dos crentes não visualiza a situação do Natal, preferindo viver segundo seus sentimentos e tradições.

8 - Não confundir Passagem do Ano com Natal. Não é errado desejar feliz Ano Novo para alguém, mas, sim, Feliz Natal. Podemos usar algumas expressões. Ex.: - Que Jesus nasça no seu coração (ou na sua vida)! " E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

Anônimo disse...

PODEMOS TAMBEM ENFEITAR AS NOSSAS CRIANÇAS PARA O CARANAVAL, A PROXIMA FESTA, COMO FICARÃO BONITINHAS PULANDO OU DANÇANDO FREVO NO SALAO, MESCLANDO A NUDEZ E ALGUNS SIMBOLOS DIABOLICOS

QUE TAL NA FESTA DE MARIA VESTIR AS NOSSAS CRIANÇAS DE ANJINHOS

OU PRESENTEA-LAS NO DIA 12 DE OUTUBRO NA FESTA DA CIDINHA

OU COSME E DAMIAO ONDE ELAS RECEBERÃO GULOSEIMAS OFERECIDAS AOS ALUDIDOS IDOLOS

PODERÍAMOS PRESENTEAR, POR OCASIAO DE NATAL DAS BONECAS BARBIE OU COISA SIMILAR (O QUE A BARBIE COME?)

COELHINHOS DA PASCOA, OVOS E ETC, ETC E ETC

E A MIDIA CONTINUA ESCRAVIZANDO O ESPIRITO DE MUITOS

Venicio Bortolucci Bortolucci jvengenharia@hotmail.com


Meu amigo,

Sua lógica ignora o fato de que se trata de uma festividade sobre o Nascimento de Jesus. Em nenhum momento disse no artigo que devemos enfeitar árvores com os símbolos diabólicos que mencionei...

A camisa que porventura v. estesa usando agora mesmo é produto da cultura na qual está inserido. Não sabe de onde veio, não sabe qual a origem de seu modelo.

Comparar o Natal com Carnaval. Festa da Cidinha, Cosme e Damião se é que o fez, parece um equívoco grande.

Quanto aos coelhinhos da Páscoa, Bonecas Barbie, ora por favor releia o artigo com calma e veja se o que fica dele não é o seguinte:

"A Verdade é que um dia há dois mil anos atrás alguns “pastores estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho. E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a Glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor. O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc. 2:8-11)"

Manda aí seu endereço que vou lhe mandar um presente de Natal que você vai gostar muito! (sorrisos)

Abração e muito obrigado por ter escrito com seu comentário. Geralmente não tenho como respondê-los, mas o seu me chamou a atenção.

Graça, Verdade e Paz, sempre e só em Jesus Cristo.

Josimar Salum

Anônimo disse...

Gloria a Deus Salum
Que o Senhor te abençoe. eu tenho falado muito acerca desta data e dos seus simbolo, no ano passado fui completamente humilhado por lideranças evangelicas que se opuseram e acusando me que eu estva a destruir as igrejas e que toda a pessoa precisa ter uma data.

Quao grande neste momento eu preciso mais e se poderes me enviares um estudo completo sobre este maldito natal e seus enfeites, por favor, eu vou proclamar ainda que me custe a vida, para este fim nasci para trabalhar para meu Jesus.

Obrigado fique na paz do Senhor

Miss. Nelson Manassa
missionario_nmanassa@hotmail.com ADC - Angola
Africa

Anônimo disse...

bom dia
Gostaria muito de agradecer pela mensagem a qula vc nos enviou deu pra esclarecer muitas coisas
por causa destes tradições deixamos de comemorar o natal por alguns anos e estava preocupada pois este ano resolvemos comemorar e fica aquela duvida mais seu u mail foi de suma importancia pra gente


muito obrigada
e feliz natal
monica

monicavaleriavc@hotmail.com

Anônimo disse...

Concordo, Salum, em gênero, número e grau.

Feliz Natal e um Ano Novo abençoado e abençoador.

Pr. Helci
helcip@uol.com.br

Anônimo disse...

MUITO APRECIO OS ESCRITOS DO PERIÓDICO

O QUE TENHO VISTO É QUE O MUNDO TEM ENTRADO NAS IGREJAS E HA MUITO, FALTA A PALAVRA ORIGINAL , CAUSANDO TREVAS ESPIRITUAIS.

QUE DEUS O ILUMINE EM SUA NOBRE MISSAO

VENICIO BORTOLUCCI

HÁ UMA OCASIAO NO ANO EM QUE OS CRISTAOS TROCAM PRESENTES, ENTAO ACEITO, DE BOM GRADO, O SEU PRESENTE.

VENICIO BORTOLUCCI

Anônimo disse...

Sr Salum,
Li seu e mail e concordo com o final da mensagem, também já ouvi várias pessoas falarem dos simbolos pagãos do natal, e já ouvi dizer que a árvore foi idéia de Lutero ( Martin) que um dia voltando da floresta viu um pinheiro coberto de neve, trouxe um pequeno e o decorou co pequenas velas, qto ao noel seria inspirado em um certo Klaus que ajudava os pobres, por isto em alguns paises seria Santa Klaus ou Nikolau.
Bem, mas o importante é pregar o Senhor JESUS crucificado, salvação dos homens!!!!
A propósito, quem te deu meu endereço?
Diana
dianasileikis@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigado pelas mensagens. Gostaria de continuar recebendo-as. Abraços, com nossos votos de que 2009 seja um ano profético em suas vidas. Ap. Horacio Silveira.
pastorhoracio@gmail.com

Anônimo disse...

obrigado por esta coluna especial .inspirado no astral superior da nossa maior historia da humanidade.POIS ELE DISSE PASSARA OS CEUS E TERRAS MAS MINHAS PALAVRAS NÃO PASSARÃO .QUE ESTA LUZ SEJAS CADA DIA MAIS E MAIS ILUMINADA PARA QUE NÓS NÃO FAÇAMOS COMO TOME (QEU SO VENDO PARA CRER)OBRIGADO MESTR EJSALUM.BOAS FESTAS.E PAZ EM TODOS SEUS DIAS.
p.nola_x5x1@hotmail.com

Anônimo disse...

DESEJO UM FELIZ NATAL CADA VEZ MAIS PROXIMOS UM DOS OUTROS,E QUE EM 2009 UMA ESTRELA BRILHE EM SUA CASA E SUA FAMILIA.
QUE O REI DDOS REIS E SENHOR DOS SENHORES TENHA SIGNIFICADO ESPECIAL MESMO EM NOSSAS VIDAS.
sulaguedes@hotmail.com

Anônimo disse...

Hi,



Gostaria de lhe dizer que para mim e muito importante o Natal. Nao quero que ele morra. Prefiro ficar com essa informacao descrita abaixo. Porque o mais importante disso tudo e que JESUS NASCEU, que e real. Nao e uma historia inventada. Existir um salvador e que ELE morreu por nos e ressuscitou. O que a lenda conta nao tem significado nenhum e sim a realidade descrita na Biblia. Para mim o Natal e JESUS. FELIZ NATAL.

Segundo a estória mais aceitável, a árvore de natal teria surgido na Alemanha na Idade Média. Um certo dia, o célebre Martinho Lutero, o criador das 95 teses, estaria andando por uma floresta de pinheiros. Ao reparar no céu loteado de estrelas ficou fascinado com sua beleza e com a lembrança de que Deus disse a Abrão que sua descendência seria tanta quanto as estrelas existentes no céu. A descendência é simbolizada por frutos de uma árvore. Deus plantou uma árvore, no jardim doÉdem, chamada "árvore da Vida", que representa Jesus e seus frutos, os gerados de Cristo. O fato de apresentá-la no final de dezembro e início de janeiro é para lembrar o "Ano Domini" qual Jesus foi o marco zero.

[editar] Acessórios
Pisca-pisca - é um acessório resumido em um fio com diversas lâmpadas que é utilizado para decoração de casas e árvores de Natal representando as estrelas.
Bolas de Natal - são esferas decoradas e coloridas que são usadas nas árvores de Natal simbolizando os bons frutos.
Papai noel - são mini bonecos usados nas árvores de Natal representando a bondade.
Ponteira - podem ser estrelas ou objetos em forma circular que ficam no ponto mais alto da árvore representando a estrela principal.
A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

cmsgarcia@msn.com

Anônimo disse...

NO MOMENTO FOI O MELHOR PRESENTE QUE RECEBI FOI ESSA MENSAGEM
OBRIGADA,
ELIZABETH
bgsal_2006@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Ola, Josimar que a Graça e a Paz de Cristo continue reinando em teu coração,



Obrigado por me enviar suas mensagens, eu as leio e tenho sido
edificado. A editora Vida num momento de incentivo aos evangélicos
criou uma fraze se impacto "QUEM LÊ SABE MAIS". Já faz algum tempo,
leio desde criança, quando entrei na escola secular já sabia ler,
minha mãe teve este cuidado comigo, enfim tradicionalmente sou fruto
de uma fmília que lê. Foi lendo uma velha Bíblia que pertenceu ao meu
bisavo que parte de minha família se converteu a Cristo, antes
pensavamos que eramos convertidos, na verdade estavamos nos enganado
com as delicias oferecidas pelas tradições catolicas romana.

A leitura da Bíblia mudou toda a nossa vida, hoje sabemos de onde
viemos e para onde vamos, não importa se a filosofia e os sábios deste
mundo não acreditam, "eu sei em quem tenho crido".
Propus-me a escrever estas poucas linhas porque, se me permite,
gostaria que se possível, diga-me, qual o sentido de "manifestação
cultural", e até que ponto podemos harmoniza-la com as Escrituras
Sagradas.

Quero em tempo salientar que, não sou contra o Natal, não sou contra
a dar e receber presentes, não sou contra as comemorações natalinas,
gosto dessa época, pena que passa tão depressa.

Por fim, que o irmão e toda sua família tenha um FELIZ NATAL E
PROSPERO ANO NOVO EM CRISTO.

Forte abraço.

Pr. Cláudio Jurkovic.
A Serviço D´Ele.

cjurko@ig.com.br

Anônimo disse...

Na politica do nao faz mau, nao tem problema, você é muito radical, o Cristianismo se tornou o que ele é hoje,
uma industria gigante, uma maquina de se fazer dinheiro, um manancial de vantagens que elege politicos, mantem
um mercado de valores tentador e mantenedor de fabricas de literaturas, livros, apostilas, e uma série de gulosemas
necessárias; na visão de seus lideres, para manter o suposto trabalho de deus....., ativo.

Oferecer oportunidades e vantagens para se tornar um Cristão Neopentecostal, ou primitivo ao extremo, santo no
ultimo fio de cabelo, tem cido estratégias das mais adversas religiões, por todo o Mundo, para manter seus suditos e
simpatizantes ativos, compartilhadores da comunidade de sua cidade, bairro e região.

Para todos isso é muito comum e impossível ser ao contrario. Como se manterá os grandes templos?

Sustentar os missionarios a salario minimo até se dá um geito.....mas manter os salarios absurdos de muitos pastores
é quase impossivel se nao ouver essa maquina ativa. Sabemos que muitos trabalham sem ganhar um niquel das religiões, porem todas tem um sugador de lã.

E assim vai.........para aqueles que são diciplinados a concordar com tudo isso, e tiram vantagens desse negócio, suas consciencias, está preparada para suas defezas de pensamentos !

Anônimo disse...

Prezado irmão em Cristo Jesus o Senhor, fiquei feliz quando o amado expôs sobre o natal, e concordo que devemos aproveitar este dia para troca de presentes e confraternização cristã, mas discordo do prezado imão, com relação à preferir que seja prestigiado este dia só pelo fato de festajarmos e confraternizarmos como sendo o nascimento de Cristo, pois no momento que assim preferirmos estaremos confraternizando com a mentira, pois da mesma forma que não existe textos bíblicos para condenarmos este dia, existe a verdade não revelada, e a palavras de Deus é bem clara para nós. ( O meu povo e destruido por lhe faltar conhecimento, Oséias 4:6.) E pecado não tem tamanho tudo que desagrada a Deus é pecado. E dia 25 de dezembro e comemorado pelo antigo Egito, como sendo o dia do deus sol.
Há! Não estou discutindo com o amado irmão, estou só colocando minha posição com relação ao polêmico assunto, um abraço em cristo Jesus nosso Senhor, e continue seu trabalho pois muito tem edificado aos seus leitores, pois eu tambem sou um deles.
Francisco Júnior.
franciscojr2005@hotmail.com

Anônimo disse...

Caro Josimar Salum
No amor de Yeshua!

Permita-me fazer um comentário em relação à sua informação:

É que não há mandamento bíblico para sua comemoração. Falar de seu significado não é uma necessidade imposta pelas Escrituras.
Sendo que não ha mandamento segundo as Escrituras Sagradas para a comemoração do Natal, então por que comemora--lo?? Nós que vivemos em Yeshua não procuramos fazer o que a Bíblia nos diz para fazer? Não é contraditório comemorar algo que foi imposto por doutrinas de homem e não o que o Senhor nos orientou a fazer?

Desfrutar das nuances culturais do Natal a despeito de sua comercialização não faz mal nenhum. A beleza e a criatividade demonstrada pelas decorações é uma manifestação rica de nossas culturas e agradam muita gente.
A palavra nos diz para sermos transformados pela renovação da nossa mente e que nem tudo que nos é permitido nos convêm. Nem tudo que faz parte da cultura convêm a nós Cristãos. Hoje, por exemplo a bebida forte faz parte da cultura, a prostituição também já faz parte da cultura, o divórcio também, e outras situações que é comum em nossa sociedade, mas que não condiz com os ensinamentos do Senhor. Por isso, entendemos que vivemos em um mundo que jáz o maligno, mas não fazemos parte dele. Nâo é porque esta cultura agrada muita gente que devemos ser coniventes.

Acho fanatismo os que rejeitam às festividades natalinas por terem conhecimento de suas origens pagãs. Foi no passado, mas não há como negar que o Natal hoje é um elemento cultural de nossas sociedades e desprezá-lo é zelo exagerado
Meu irmão, particularmente não festejo o natal, e entretanto não considero fanatismo. Simplesmente procuro comemorar as festas que o Senhor nos orientou e Ele não orientou comemorar o nascimento de Yeshua, e sim a sua morte e resurreição. Quanto aos elementos culturais de nossa sociedade são muitos: natal, carnaval, dia das bruxas, etc. Sabemos que somos separados para fazer a diferença neste mundo em que o povo perece por falta de entendimento.

Shalom.
Waldirene.
waldirenelb@yahoo.com.br

=====================
Shalom Waldirene;

Muito obrigado pelo seu comentário inteligente e oportuno.

Vou responder como sinal de apreciação pelas suas palavras.

Você escreveu: Não é contraditório comemorar algo que foi imposto por doutrinas de homem e não o que o Senhor nos orientou a fazer?


O que quis dizer é que a Bíblia não ordena comemorar o nascimento de Yeshua, nem Ele disse que deveríamos fazê-lo, nem proíbe. Como Chanukak não tem na Bíblia e muitos crentes hoje comemoram no lugar do Natal. O que quero dizer é que posso fazer tudo aquilo que não me conduza ao pecado. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convem. Não me deixarem dominar por nenhuma delas. O que quero dizer é que nem todas as tradições humanas são más. Se comemoramos o aniversário de nossos filhos, existe alguma mal em comemorar o nascimento de Jesus?

Você escreveu: Nem tudo que faz parte da cultura convêm a nós Cristãos.

Claro que nem tudo que faz parte da cultura convém os discípulos de Jesus. Mas aonde que comemorar o Natal seria inconveniente aos discípulos de Jesus. Não me refiro ao paganismo e consumismo das festividades, refiro-me ao simples fato de reunir a família e os amigos, cantar canções a respeito da vinda de Jesus ao mundo, etc.

Você escreveu: Meu irmão, particularmente não festejo o natal, e entretanto não considero fanatismo.

Vou repetir o que disse: Acho fanatismo os que rejeitam às festividades natalinas por terem conhecimento de suas origens pagãs. 'É o que acontece hoje, os crentes ao tomarem conhecimento das orígens pagãs das festividades natalinas rejeitam todas as festividades: não se pode cantar mais hinos, não se pode pregar sobre o Nascimento de Jesus na época do Natal, etc. Isto é fanatismo. Quem quiser participe. Quem não quiser não participe. Do mesmo modo que eu mesmo não comemoro o Natal na sua "plenitude" não deixo de dar presentes ao meu filho, esposa, pais, sobrinhos e de reunir com a famílias e amigos, o que para mim é o melhor da festa.

Shalom
Josimar