16 junho 2007

Eterna Magia: Mais uma mentira

Pode não ser de seu interesse o que tenho a dizer sobre a nova novela da Globo “Eterna Magia” que Paulo Coelho (escritor) fez uma participação especial em seu primeiro capítulo, segundo o site da Central de Notícias da Globo. Ele fez o papel do Mago Simon, uma encarnação do deus celta Dragda - deus da magia e da Terra.

Segundo a enciclopédia “online” Wikipedia, a trama será ambientada numa cidade do interior, a fictícia Serranias, entre as décadas de 30 e 40. Contará a história de duas lindas irmãs: Eva e Mariana, a Nina, bruxas seguidoras da Wicca, de fato, toda a história será inspirada nesta religião das bruxas. A prática Wiccana mais comum cultua duas Divindades, a Deusa e o Deus, algumas vezes chamado de Deus Cornífero (Do latim, "o que porta cornos"), Deus Verde, Deus Caçador, Deus Criança, etc...

“Pois, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há um só Deus, o Pai, de Quem são todas as coisas e para Quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo Qual existem todas as coisas, e por Ele nós também.” (I Co. 8:5-6)

A Bíblia Sagrada, a Revelação do Pai dos espíritos (Hb:12:9) declara:

“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.

Não se achará no meio de ti... nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

Perfeito serás para com o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa. O Senhor teu Deus te suscitará do meio de ti, dentre teus irmãos, um profeta semelhante a mim; a Ele ouvirás.” (Deut. 12:9-15)

O profeta Jesus Cristo, Deus Eterno, Criador dos Céus e da Terra e Criador de todos os homens se fez carne e habitou entre nós. Jesus é o Único Caminho para Deus, o Único Mediador entre Deus e os homens. Homens e mulheres, moços e moças e todas as crianças devem ouvir somente a Jesus.

”Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a Quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por Quem fez também o mundo; sendo Ele o resplendor da Sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela Palavra do seu poder, havendo Ele mesmo feito a purificação dos pecados, assentou-se ã direita da Majestade nas alturas.” (Hb.1:1-3)

Magia, feitiçaria, espiritismo, candomblé, macumba, mitologias, idolatria, paganismo, wicca, satanismo e todas as religiões que ensinam doutrinas da encarnação são criações híbridas de homens impiedosos e demônios e veementemente condenadas pela Palavra de Deus.

Não me surpreende que a Rede Globo mais uma vez produza uma novela anti-cristã, além de difusora de um culto e práticas pagãos. Confesso, porém, que o que ainda me surpreende é a audiência destas novelas ser engordada pelos milhares de telespectadores evangélicos e católicos que se dizem seguidores de Jesus.

Jesus, a Verdade, morreu na Cruz por nossos pecados, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou para nos dar Vida Verdadeira. Na Cruz além de morrer em nosso lugar, “despojou os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em Si mesmo.” (Col. 2:14-15)

Quanto às instituições deste mundo, as produções deste mundo, os reinos deste mundo, enfim, o mundo, tudo o que há no mundo, passam. E todos os seus desejos ardentes de bens e gozos materiais...

Permanecer mesmo, para sempre, somente aquele que faz a vontade de Deus. (I Jo. 2:16-17)

“Uma voz diz: Clama. Respondi eu: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e murcha a flor, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a Palavra de nosso Deus subsiste eternamente. (Is. 40:6-8)

(*) Pr. Josimar Salum reside em Worcester, MA. É Diretor do Greater Revival Ministries e Diretor Executivo do BMNET – Brazilian Ministers Network. Contatos pelo tel 508-519-1773 ou pelo email jsalum@greaterrevival.com

4 comentários:

Anônimo disse...

Graça e Paz de Jesus Pr. Josimar.

Quem lhe escreve é o Júnior , um simples irmão em Cristo de Brasília ( casado ,42 anos ), que tomou conhecimento da sua mensagem através dos "desdobramentos " do e-mail do Rev. Wildo presidente da bela missão vida. É um prazer interagir com o senhor pela 1ª vez.
Gostaria de tecer alguns comentários .

Outro dia recebi um e-mail de uma irmãnzinha preocupadíssima em que crentes ( crentes ? ) se deixassem influenciar pela novela citada e seus lares fossem tomados pelas mensagens subliminares e/ou explícitas da novela .

Claro que o alerta é válido e se insere no ensino do nosso Senhor em Orar e VIGIAR - perfeito , é isto mesmo.

Entretanto , creio que esse alerta deve ser dirigido prioritáriamente aos ímpios , aos neófitos e aos que estão vacilantes na Fé.

Me custa a crer que um crente verdadeiro caia numa bobagem destas , não há como , o Espírito Santo confronta e anula essas coisas.
Eu só posso ser influeciado com algo externo , se meu interior não estiver preenchido.

Todo o paganismo , incredulidade em Cristo , magias , wicca e cia. são armas de plástico se comparadas ao Supremo Poder do Senhor Jesus.
O que ocorre, é que temos experimentado um crescimento quantitativo e não qualitativo de "evangélicos".

Hoje vemos instituições evangélicas ( igrejas) enormes ou menores mas em grande número , nas quais seus líderes mandam suas mensagens "verticais" nas cabeças do rebanho , muitas vezes refletindo suas opiniões pessoais com se fossem revelações de Deus.

Esse "rebanho" normalmente é composto por crentes que necessitam de papinha na boca , não procuram intimidade com o Senhor , desconhecem a Palavra Eterna ( esta sim pode ser Eterna ) e são guiados por "novos moveres". Ora , o mover de Deus é o mesmo desde sempre , não existem novos moveres , Deus não mudou , Ele é o mesmo , ontem , hoje e sempre.

Todas as diretrizes e orientações já foram reveladas na Palavra , a Antiga Aliança passou , hoje vivemos a Nova e Salvífica Aliança através de Jesus , que cumpriu sua missão messiânica com louvor e nos revelou todo o quadro apocalípitico.

O problema somos nós mesmos enquanto instituições evangélicas , que crentes estamos formando ? " Evangélicos pós-modernos-desconhecedores da Palavra-meninos agitados por todo vento de doutrina" ?

Vemos verdadeiros clones que repetem o que foi dito sem questionar , sem ler , sem Orar por confirmação , sem pedir a Deus que revele Sua Vontade sobre suas vidas, seus ministérios , suas famílias ( que saudade dos crentes da Beréia ...)

Seguem cegamente o padrão pós-moderno de louvor , comportamento , adoração e culto .

São cultos motivacionais na base no você pode , você merece - os cultos se tornaram antropocêntricos e repletos de barganhas com Deus.

Aí nós temos o m e os mzinhos , os h e os hzinhos , o bispo fulano e os fulaninhos , o "apóstolo" x e os "xiszinhos" , o famoso pastor tal e os talzinhos.

O bento XVI disse que o Brasil está repleto de seitas . Ele erra quando diz que somo seitas simplesmente por não sermos católicos romanos e estarmos fora do seu império.

Mas acerta sem querer , pois existem denominações evangélicas que possuem características de seitas mesmo ! Isto é muito alarmante !

Crente que assiste novela , é possível ? Que não ensina seus filhos a não assistirem, é possível ?

A televisão deveria ser usada como um eletrodoméstico , como um liquidificador , quando quero um suco , vou lá ,ligo , faço meu suco e desligo.

Se não for assim a televisão vira " tira visão " - até para um ateu isto é óbvio , por que não ser para o crente ?.

Se estamos falando de "evangélicos" assim , então a novela representa um perigo.

Essa novela representa mais uma onda ( como no mar que não cessam ) entre tantas outras que já enfrentamos e iremos enfrentar.

Acho que eles riem muito de nós quando lançam uma coisa destas e provocam todo esse alvoroço entre nós , o que de certa forma , demonstra o poder de influência que possuem, INCLUSIVE no nosso meio .

Tem coisas que nunca mudarão : o catolicismo sempre usará imagens , a rede globo sempre terá a sua programação e o adversário estará , por enquanto , aprontando das suas enquanto lhe for possível. A menos que seja ordenado por Jesus a anulação de tudo isto ,mas aí , o poder está com Ele.

A nós cabe orar e fazer uma profunda reflexão sobre o momento "evangélico" que estamos vivendo , que crentes estamos formando ?

Esta é minha humilde opinião pastor .

Enquanto participantes da sociedade temos todo o direito de expressar nossa indignação e formar opinião "não nos conformando com o presente século".

Acho sua preocupação muito válida mas devemos também fazer uma rigorosa auto crítica sobre o que temos feito com o Evangelho deixado por Jesus.

Um grande abraço e que Deus o abençoe.

Em Cristo ,

Rosalino Facundes Júnior
facundes@hotmail.com
Brasília

Anônimo disse...

Prezado Senhor,

Lí seu manifesto (em anexo) contra a novela Global Eterna Magia, e tenho
uma díficuldade em entender uma coisa, porque será que "alguns"
evangélicos se preocupam tanto em condenar e criticar aqueles que
enveredam por uma outra doutrina? ou culto? ou religião.
Não sou religioso, ou seguidor de qualquer religião, mas realmente me
incomoda o fato de alguns "cristãos" não se preocuparem com o que
realmente é preciso, como buscar ajudar a quem precisa (os que estão
rodando em um terreiro de Candomblé não me parecem estarem necessitados de
ajuda). '
Veja meu ponto de vista, fui membro de um terreiro de Umbanda, o que
abandonei pois não acreditava que realmente pudesse somar algo
espiritualmente a minha existencia, depois fui levado para uma Igreja
Batista, e lá conheçi muitas pessoas, tinha uma vida social muito agitada,
muitos amigos, muitos compromissos, tudo sob a egide de Deus. Mas nunca
saímos noite para ajudar a alguém que poderia estar passando frio naquele
momento em que eu estava na casa de algu irmão assistindo a um filme bem
quentinho, nunca ví muitos esforços da igreja no sentido de ajudar
realmente quem precisa. A cada nova novela, minisérie ou coisa do genero
escutava uma pregação de condenação que aquelas pessoas estavam adorando
ao Diabo... etc...
Por muito tempo permanecí ali realizando minhas atribuições de membro
ativo, pagando meu dizimo, fazendo a minha parte. Até que em um momento
algo aconteceu na minha vida que me fez enchergar tudo isso de outra
maneira, aquelas pessoas não estavam alí adorando ou cutuando a Deus,
estavam cutuando a sí mesmas, ou a aquelas que julgavam melhores que elas
como o pastor... Os jovens se preocupavam mais com sua vida social que com
o outra coisa, a impressão que tinha era que se os eventos sociais da
comunidade jovem acabasse em um mês os jovens migrariam para outras
igrejas...
Mais o que mais me incomodou foi o preconceito com que tudo que não fazia
parte da nossa verdade era tratado, os espiritas adoram o diabo, não
merecem meu respeito nem mesmo minha amizade, os catolicos não seguem a
Deus como deve ser seguido então entram na mesma classe dos espiritas,
almas impuras, não posso me misturar com almas impuras para não correr o
risco. Os homossexuais então almas imundas que ao inferno estão
condenadas, enfim percebí que os evangelicos são como todos os outros
membros de outras religiões ou seitas, defendem sua verdade como sendo a
que lhe levará a salvação, só que com um diferencial, condenam e criticam
(quando não atacam) as outras religiões. Isso me fez pensar que quem
garante a verdade da igreja catolica, evangélica ou qualquer outra como
sendo verdade? Por esta razão abandonei a igreja e não sigo mais
religião, pois não tenho como saber (e ninguém tem mesmo que acredite ter)
qual é a verdade sobre o que me leva a salvação. Com tudo isso resolvi não
buscar mais salvação pois essa busca estava me levando a acreditar que
existia uma verdade. E a verdade é que sim temos que acreditar em Deus,
mas ele não está dentro de uma igreja, ou nas palavras de um padre ou no
ritual do candomblé, para encontrar Deus precisa encontrar o caminho que
está dentro do seu coração, porque nada vai lhe levar aonde aspira se não
estiver em paz consigo, e com o coração limpo.
Para encontrar este caminho descobrí que muitos dizem conhecer um atalho,
outros que o mais longo é o único e verdadeiro, mas ninguém sabe o
caminho, todos estão a sua busca, e não se sabe se encontrarão, mas com
certeza o preconceito, a separação, a opressão, e a imposição não fazem
parte mais da minha busca.

Augusto Manzanni

Anônimo disse...

Meu caro Josimar, antes de falar mal sobre as religiões que o senhor mencionou de forma veemente, procure estudar mais sobre todas elas para não fazer tal julgamento sobre estas mencionadas, que inclusive vai totalmente contra a filosofia cristã que condena o julgamento.Eu acredito que o senhor seja uma pessoa inteligente e que tenha tido oportunidade de estudos sejam eles quais forem, então, eu não consigo aceitar o fato do senhor sendo cristão, inteligente e estudado, achar que é o "único" com razão neste mundo, ou seja, o "único" que esteja certo, o dono da verdade, é claro que você fala tudo isso baseado em relatos da Bíblia, mas você não deve sair por aí afirmando que isso é a única verdade, inclusive, se você não sabe a religião pagã surgiu muito, mas muito tempo antes da religião cristã e deve também ser respeitada assim como todas as outras, outro conceito cristão que o senhor esqueceu de seguir que é justamente o amor e o respeito ao próximo, até pq quem ama consequentemente respeita.Outra coisa, você mencionou em seu protesto vários nomes como feitiçaria, wicca, paganismo, etc..., lembre-se que todos esses nomes fazem parte das religiões pagãs, então o senhor ñ precisa incluir o próprio paganismo pq ele já quer dizer tudo o que o senhor mencionou.Mas uma vez, procure estudar mais a fundo sobre todas as religiões inclusive a sua, pois fica bem claro em seu protesto, com todo o respeito, o seu despreparo e limitação em expor suas idéias sobre um assunto tão vasto e complexo como este abordado pelo senhor e em alguns momentos até uma certa ingenuidade ao fazer certas colocações contraditórias ao que você mesmo acredita ser a única verdade, como já falei acima.
Outro episódio que me deixou preocupado foi o comentário feito por seu colega de profissão, o senhor Wildo Gomes dos Anjos em que ele dispara sem dó nem piedade a seguinte frase: "3-Não deixe de enviar sua mensagem de repúdio protestando contra as idéias espíritas, homossexuais, a não valorização do casamento e família, feitiçarias e bruxarias." Se o senhor não sabe a palavra repúdio significa ato ou efeito de repudiar que por consequência significa repelir; abandonar; desamparar.Será que o senhor junto com o senhor Wildo tem a real noção do peso dessa palavra? Será também, que Deus, o mesmo da Bíblia está satisfeito com tais fatos, fatos estes que vão contra a tudo que vocês acreditam e pior, que vocês ensinam.Será que vamos voltar a terrível e triste época da inquisição, com atos covardes e injustos praticados em nome de Deus?
Eu poderia continuar falando muito mais, mas acho que já basta e tenho certeza que o senhor sendo cristão refletirá sobre tudo que falei e não cometerá mais, tais atos.
Quero terminar com uma frase de um grande homem que na sua sabedoria falou: "O cristianismo é lindo, eu só não consigo entender os cristãos" - Ghandi.
Tenha uma ótima semana.



Ps.:Quero deixar bem claro que não pratico nenhuma das religiões citadas pelo senhor, apenas como um homem justo e sensato estou mostrando minha indignação perante aos fatos e fazendo-lhe uma crítica construtiva do que foi mostrado.Quero dizer também que acredito em Deus e Jesus Cristo, mas procuro manter minha mente sempre aberta para não ignorar os fatos e acontecimentos de nosso mundo e tudo que os cerca.


Guilherme Gueiros Miranda
guilhermegueiros@alkymia.jor.br

Anônimo disse...

Bom dia

Gostei dessa página, fala com transparência e objetividade das artimanhas do inimigo. O uso da mídia e notadamente a Rede Globo que mais uma vez enaltece o culto (apesar de aparente inocência) ao inimigo.Infelizmente vejo com um olhar espiritual que o inimigo está conseguindo seu intento. Tantas pessoas, de várias classes sociais, vários tipos de formação fazem fila para , por exemplo, conseguir uma cura dentro do Espiritismo. Chegamos a uma tenebrosa conclusão, de que o povo está mesmo sem rumo, procurando a primeira "tábua de salvação" que acham. Devemos ficar centrados único e exclusivamente em Jesus Cristo, Ele é nosso grande refúgio e fortaleza.

A paz do Senhor Jesus