02 outubro 2007

SEM CRISE PARA QUEM TEM ESPERANÇA.

Há uma onda de frustração muito forte no meio da comunidade imigrante devido às reformas imigratórias não terem sido aprovadas. Isto gerou uma crise sem precedentes. E a crise econômica que está assolando muitos seguimentos da economia americana atinge cidadãos e imigrantes, justos e injustos, ateus e incrédulos.

Por causa da crise, centenas de famílias brasileiras estão retornando para o Brasil com um sentimento de derrota. Conversava hoje com o amigo Eliel Pinheiro da Editora Vida, quando compartilhou comigo as palavras desalentadoras de muitos líderes evangélicos diante dos problemas sérios e até ameaçadores que os imigrantes, incluindo os cristãos, estão enfrentando nos Estados Unidos.

Dizíamos um ao outro que a hora é crítica, a crise é palpável, mas não é o fim. Crises vêm como oportunidades para a criatividade, para nosso fortalecimento e sobretudo para nos aproximar de Deus.



É nesta direção que os líderes devemos caminhar. Os Estados Unidos não é o paraíso, mas a maioria de nossos conterrâneos vive aqui muitíssimo bem. Segurança, habitação, educação, trabalho e saúde ao alcance. Não é por causa da questão imigratória que preocupa muito que os brasileiros não devemos reconhecer que a maioria de nós tivemos oportunidades aqui que nunca tivemos no solo brasileiro.

Há alguns anos atrás ficou claro para mim que este tempo difícil, de aperto, de perseguição e de insegurança iria vir para os imigrantes. Ao mesmo tempo senti da parte de Deus que deveria alertar meus irmãos a que não se envolvessem com as coisas desta terra prioritariamente, mas que colocassem o Reino de Deus em primeiro lugar em suas vidas. Que colocassem a sua confiança exclusivamente em Deus e não nas riquezas. Deus sempre guarda os fiéis.

Há crise! Mas a crise maior é de desesperança, desânimo e desistência.

A incerteza bateu na porta de cada casa imigrante. O que fazer? Desesperar, desanimar, murmurar, desistir? Amaldiçoar a terra que nos acolheu? Absolutamente não. É hora de clamarmos a Deus por livramento, de rogar sabedoria para enfrentarmos os problemas, de ouvir Sua Voz para discernir Seus planos para nossas vidas e de nos aproximarmos dEle e rogar que nos sustente.

Reconheço que é dever das autoridades americanas a nível federal combater a imigração ilegal, principalmente aquela aliada às atividades criminosas. Mas não se deve combatê-la através da repressão indiscriminada. Esta repressão aterroriza famílias de bem. É preciso conferir condições legais para milhões de indocumentados que aqui vivem não só por uma questão vital para a economia americana, mas sobretudo por uma questão humanitária. E é preciso criar meios legais e justos que facilitem a imigração para este país.

Em meio a crise, dois acontecimentos dos últimos dias já podem ser vistos como rebentos de esperança para este povo peregrino das terras abençoadas da América.

1 - Há mais de um ano, a Câmara Municipal de Riverside, New Jersey aprovou uma lei penalizando quem contratasse ou alugasse para imigrantes ilegais. Milhares de imigrantes recentes do Brasil e de outros países latino-americanos fugiram da cidade. Com a saída de tantas pessoas, a economia local sofreu. Salões de beleza, restaurantes e lojas que atendiam os imigrantes viram seus negócios despencarem ou fecharam. Diante disto, na semana passada, a cidade revogou a lei, se juntando à pequena mas crescente lista de municipalidades de todo o país que começaram a repensar tais leis, à medida que suas conseqüências legais e econômicas se tornaram mais claras.

2 - O Governador Eliot Spitzer do Estado de Nova York anunciou uma nova política para a aquisição de Carteiras de Motoristas que tornarão os imigrantes indocumentados elegíveis para obtê-las se cumprirem com alguns requisitos.

Enquanto as portas estiverem abertas para você nos Estados Unidos mantenha-se firme. Há crise! Para vencê-la é preciso ter coragem de enfrentá-la. É necessário trabalhar com segurança e poupar, prevenir-se para o amanhã, mas hoje encher-se de esperança.

Para aqueles que conhecem a Jesus, “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação.” (Salmos 46:1). Nosso Deus não esta alheio às nossas aflições, não ignora as nossas batalhas, não nos deixa sós em meio a angústia e não nos abandona nas lutas da vida.

Jesus, Deus conosco, se interessa por cada um de Seus irmãos. “A cana trilhada não a quebra, nem apaga o pavio que fumega; em verdade trará a justiça” (Isaías 42:3). E a Justiça vem. É preciso crer e confiar NEle! Desanimar e desistir... jamais!

Josimar Salum é Diretor Executivo do BMNET- Brazilian Ministers Network e do Greater Revival Ministries - Contato: Email jsalum@greaterrevival.com, telefone 508-519-1773

Nenhum comentário: