30 julho 2008

Transformação Pessoal – Parte I

Transformação Pessoal – Parte I

Todo seguidor de Jesus Cristo precisa experimentar a perfeita vontade de Deus. E esta experiência somente é possível através da transformação de nossa mente. “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rom. 12:2)

Como marca principal da vida moderna a superficialidade tem dominado todo o âmbito de nossas atividades produzindo complacência e estagnação. Isto é devido ao fato de que somos muito bons em falar, conversar e debater muito, mas não nos submetemos voluntariamente e conscientemente aos processos de metamorfose que nos levarão ao experimento prático da perfeita vontade de Deus.



Negativamente o texto simplesmente afirma que não experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus porque nos conformamos com o mundo (seu sistema, seu estilo de vida, o modo de negociar, sua filosofia, etc) e não temos sido transformados pela renovação de nossa mente (de nosso entendimento).

Precisamos compreender que a aceitação do Evangelho do Reino é primeiramente uma questão da mente, do entendimento. “...Se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Cor. 4:3-4)

Arrependimento significa a mudança da mente de alguém. “No sentido de abraçar pensamentos além de suas presentes limitações ou padrões de pensamentos”.

O termo grego para arrependimento é metanóia. “Meta”, além. “Noia (nóeu), perceber, pensar, o resultado de perceber e observar. Denota ainda uma reorientação, uma transformação fundamental de vida, da visão pessoal de si mesmo e do mundo, um novo modo de amar a Deus e as pessoas. É uma mudança de coração transformativa e positiva. É uma conversão espiritual que resulta em mudanças práticas de pensamentos, palavras e ações, uma mudança radical, experimental e visível.

A grande batalha da transformação acontece na mente, é um exercício intelectual, racional, que demanda conscientes assimilações e interações.

A Palavra de Deus não interpretada por tradições ou contaminada por pré-leituras e preconceitos tem o Poder de trazer inovações, idéias frescas e conceitos que irão confrontar nossos pensamentos, contradizer nosso modo de vida, desafiar nosso status quo, requerer mudanças radicais e exigir nossas respostas acompanhadas por ações concretas de mudanças.

Existem fortalezas e baluartes de todo tipo que foram construídos durante os anos de nossas vidas e mesmo depois de termos experimentado a salvação foram edificados em nós sob o pretexto de piedade; são torres fortes de uma religião de palavras, raciocínios desenvolvidos de premissas falsas, nem tanto construções de principados e potestades, antes edíficios de pensamentos humanos, anti-cristos interiores, encravados na mente.

“Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento À obediência a Cristo; e estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.” (I Cor. 10:3-6)

Somente profundo arrependimento pode nos tirar da superficialidade, levar-nos a admitir sinceramente que precisamos ser transformados,

Dos discípulos de Cristo, em Atos 17, falaram: “Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui.” (v. 6)

Por onde passaram o transtorno era a transformação profunda cultural e impacto na religião vigente que a mensagem e a vida daqueles homens de Deus produziram. No mercado de trabalho e nos assuntos da cidade inclusive. Somente pessoas transformadas são capazes de transformar os outros e o ambiente onde vivem.

A falta de influência das igrejas nas suas cidades atestam o fato contundente de que seus membros são tão iguais ao restante de seus habitantes. Não somente iguais mas sem muita influência no tecido social e cultural devido ao distanciamento e afastamento de si mesmos dos assuntos da cidade, em detrimento de sua natureza essencial de ser Sal da terra e Luz do mundo.

Se foram transformados, ao ponto de estarem experimentando a perfeita vontade de Deus, de fato não realmente, estão tão enclausurados nos monastérios (seus templos, seus edifícios) que são de nenhuma influência aonde vivem pelo simples fato de não serem presentes e envolvidos na sociedade onde devem testemunhar - apesar de nelas habitarem. Somente pessoas transformadas podem oferecer transformação aos padrões de uma sociedade.

Ser avivado por Deus é ser transformado por Deus. Avivamento pessoal é transformação pessoal. Primeiramente transformação do pensamento. Mais difícil que ouvir, falar e ver, é pensar.

E o culto racional destacado pelo Espírito Santo aponta para nossa vontade. Nós pensamos e agimos de acordo com a Palavra por uma decisão pessoal volitiva, não por sugestão ou por sentimento. Não precisa sentir para agir, não precisa se emocinar para decidir, não precisa-se de uma oportunidade – a vontade cria a oportunidade e a mudança ocorre como resultado.

Nosso pensamento precisa ser substanciado pela Palavra de Deus.
As expressões dos evangélicos se tornaram vazias porque seu pensamento se esvaziou da Palavra. Devemos renunciar toda a frase de efeito, sem sentido, que não consegue se concretizar e que não se pode por em prática na vida. “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei.” (Tg 2:12)

É comum ouvir expressões gritantes em reuniões de culto tais como: “Você vai sair daqui andando nas alturas. Diga para seu vizinho: Você é um campeão. Varão valoroso. Recebe o fogo. O fogo está aí. O fogo vai te queimar.” Geralmente acompanhado de muita histeria.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, Ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.” (Hab 3:17-19).

Somos desafiados a andar sobre as alturas em meio a falta de frutos, ao aperto econômico, no deserto. Mas deserto, sofrimento, lutas, dificuldades tornaram-se sintomas de falta da benção. O sucesso é medido por padrões seculares. Importados para o nosso meio, paganizaram a teologia, normatizaram o comportamento e quem afirma o contrário é ostracisado para se sentir culpado. É preciso realmente ter coragem para pensar diferente – segundo a Palavra.

Você vai vencer se perseverar até ao fim. “Ao que vencer, e ao que guardar as Minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações.” (Ap. 2:26)

Você é varão valoroso se é um homem de fé que obedece a Deus em tudo. E se obedece ao Senhor será próspero em tudo. Tudo o que fizer prosperará.

Recebe o fogo... o fogo vai te queimar... Que fogo? O Fogo do Espírito que purifica o pecado? Quer mesmo ser livre do pecado? Abandoná-lo em todas as formas? Quer o fogo da prova, da tribulação? Quer mesmo passar por prova, tribulação e ainda continuar sendo fiel a Deus?

Nenhum comentário: