05 setembro 2008

A ingratidão entre os irmãos

Josimar Salum

Eu amo Jesus. Muito! Meu coração é cheio de gratidão pelo Seu favor em minha vida e na vida de minha família. Não tenho como expressar em palavras Seu cuidado para conosco.

Seu perdão encheu meu ser de alegria. Este tem sido sempre o recurso para a minha Paz. Posso confessar minhas fraquezas e pecados, porque Ele é fiel e justo para me perdoar e me purificar de toda a iniquidade. Nenhuma condenação. Nenhuma acusação. Seu Sangue continua me purificando com o mesmo Poder. Que Graça maravilhosa! Que recurso inefável!

As aflições na vida não me deixam órfão nem me isolam. Em nenhum momento fui abandonado ou deixado sem resposta. Jesus sempre está presente para ouvir, aconselhar e guiar. Não conheço a solidão. Jesus está sempre comigo. Suas promessas são verdadeiras e palpáveis. Ele me corrige. Ele me consola. Em todo tempo. A qualquer hora. Em qualquer lugar. Em todas as circunstâncias.

Por isto tenho sempre um hino de gratidão em meus lábios. Meu coração sempre pulsa de ações de graças. A bondade dEle encheu minha boca de louvor e meus lábios de um sorriso de contentamento. Com Jesus minha alma vai muito bem!

Tenho às vezes somente uma tristeza. Minha tristeza é com alguns de meus irmãos. Não é uma tristeza constante nem contínua. São arroubos momentâneos que vêm e passam ligeiramente. É que alguns de meus irmãos demonstraram e ainda demonstram uma ingratidão muito grande para comigo.

Não me considero um homem bom, por certo que não. Nem tão pouco sou perfeito, certamente não sou. Eu erro. E muito. Muitas vezes. Tenho limitações, muitas. Entretanto, gosto de fazer sempre o bem. Estar pronto para servir e doar e socorrer e atender e ajudar quase que ininterruptamente.

Porém são os intervalos que trazem revolta às pessoas, porque nem sempre podemos atender a todos em todo o momento. Muitas pessoas são insaciáveis. Todo o bem do passado é esquecido quando não posso atender alguma expectativa. É a ingratidão: a única coisa que me fere nesta vida.

Contudo, ouço a voz do meu Senhor soando em meus ouvidos: “Não canse de fazer o bem.” Porque fazer o bem cansa. Sofrer ingratidão também cansa a alma. Se já feriu o coração mais manso e tenro, imagine o meu. É, fere, e muito o meu coração. Já sorvi sua dor muitas e muitas vezes. E vivo presentindo que irei sofrê-la novamente há qualquer momento. Não serei surpreendido, é vero, mas minha dor não será menor por ter esperado conscientemente este momento.




Servir ao Senhor com alegria é um estilo de vida promotor de saúde e satisfação. Por outro lado, a ingratidão de um irmão provoca uma dor impiedosa. E é preciso vigiar para não auto-apiedar-se, pois não sou, repito, o mais bondoso dentre os homens. Definitivamente não.

Apenas o privilégio de ser um canal da bondade do Senhor já é uma coisa tremenda. É que Deus, o Filho anda ainda na Terra por caminhos preparados pelos homens. É Graça ser caminho para Deus.

Nem sempre faço o bem. Uma má resposta que dou. Uma irritação que extravasa. Uma indignação que sai. Coisas comuns a todos os homens. Um irmão me disse: “É por isto que as pessoas acabam se afastando.” É verdade! Os ingratos sempre se afastam. Não conhecem a tolerância nem o perdão.

Justificam as traições, os abandonos, as más conversações, as alianças quebradas, o afastamento e as injúrias com este “direito” de ser ingrato. E todos os favores são esquecidos, um a um. As horas dedicadas, as renúncias pessoais, o deixar de atender a esposa e o filho para atender o amigo, atender altas horas da noite, perder sono, arcar com as despesas, os vários sacrifícios, o prazer da companhia, as lágrimas vertidas juntos, as vitórias e os resultados, todo o bem de muitas vezes: desconsiderados, ignorados, esquecidos. A ingratidão provoca nas pessoas amnesia crônica.

E a obrigação de não poder errar nunca? Não falhar nunca, ser sempre agradável, atender sempre? De fato ser desumano. Gente, quem é humano sempre falha! Sempre erra! Pelo menos sete vezes. Nem que seja uma vez!

Por que os irmãos se afastam e se vão justificados? Por que aqueles que mais ajudamos são os que além da ingratidão se enredam na traição trazendo prejuízo e dor? A ferida com que somos feridos é mais dolorosa e cruel quando é provocada na casa de nossos amigos.

Eu amo Jesus. Muito! Meu coração é cheio de gratidão pelo Seu Amor e favor. Não tenho como expressar Seu constante cuidado para comigo. Seu perdão tem enchido meu ser de alegria. Tenho Paz! Jesus me dá a Paz! Sua Graça é maravilhosa! Mesmo esta Graça especial de sofrer a mesma ingratidão e traição que Ele conheceu tão bem e tão de perto! Contudo, Ele não ficou sozinho. E assim Ele também não me deixa só! Nunca! Nem mesmo quando expresso os sentimentos mais tristes de minha humanidade!

É que com Ele, sem medo, posso pensar como penso, falar o que quero, ser o que sou

13 comentários:

Pr. Rubens Santos disse...

Pastor Josimar, Graça e paz da parte de nosso Senhor e Salvador jesus Cristo

Tenho recebido muitas informações e algumas mensagens do senhor ao longo de alguns meses, confesso
que tenho sido muito abençoado através de sua vida ainda que não o conheço pessoalmente, louvo a Deus
pela sua vida e ministério e nas minhas orações sempre lembro dos companheiros de lutas pela santa causa.
Ao ler essa mensagem entendei que foi Deus o usando para BRADAR o sentimento de muitos de seus VERDADEIROS
SERVOS, estamos vivendo realmente um tempo onde os verdadeiros valores do Evangelho estão escassos, os
relacionamentos comprometidos por outros interesses que não são os do REINO DE DEUS, mas dou graças a Deus
porque o Senhor conhece cada filho no íntimo e sonda nossas motivações e intenções e nada, verdadeiramente
nada fogem o controle do nosso Deus....A ELE a GLÓRIA SEMPRE.

Deus continue ricamente abençoando sua Vida, Família e Ministério, forte abraço,


JUNTOS EM FAVOR DO REINO DE DEUS


Pr. Rubens Santos
evrubens@hotmail.com

The World Worship Church
Igreja da Adoração Mundial (Newark)
Ministério South River
Pr. Tenison Sales (Presidente)
www.adoracaomundial.com

Ap. Ernani Lara disse...

Amado Josimar.

Graça e paz.

Tenho recebido seus newsletters e não sei como obteve o meu endereço,
mas apesar disso fico grato por tudo.
Outrossim peço autorização para poder publicar em nosso "site" seus
estudos sob o título de mensagens recebidas, ou ainda Colaboradores,
assim como podermos manter um relacionamento ministerial, que
certamente será de grande valia para o reino de Deus.

Assim, fraternalmente em Cristo

Ap. Ernani Lara
ernanilara@ieadlondon.org

Paulo Emanuel disse...

O Pr. Raul Cardoso Bessa, tio do Gustavo, casado com a Ana Paula Valadão, sempre menciona isto em suas mensagens.: "Não há dor maior do que a da ingratidão"
Vou ver se consigo enviar este seu e-mail para ele.
Um abraço.
cdgrandioso@yahoo.com.br

Rev. Cleonir Rabelo disse...

Salum,

Paz,

Bem, como vai? Ao abrir seu e-mail nesta manhã, pude entender o "porquê" do seu clamor. Aprendí com Jesus que a ingratidão é um maleficio que entrou no coração do homem desde a sua queda. Ela acompanhará a humanidade até o dia em que DEus restaurará todas as coisas. Nós sofremos com ela, Deus sofre com ela, Jesus sofre com ela e o Espírito Santo também sofre com ela. É um mal difícil de vencer. Somente aqueles que experimentaram uma genuína conversão a Cristo e que dão, a cada dia de sua vida, ouvidos ao E. Santo e total obediência à Palavra de Deus conseguem vencê-la. E, infelizmente, são pouquíssimos que fazem isto. Nas minhas muitas "trombadas" na vida, tenho aprendido que a melhor maneira de vencer a ingratidão é o perdão. Não há nenhum malefício debaixo do sol que o perdão não possa vencer. Através do perdão desmascaramos o inimigo, abençoamos nossos irmãos, agradamos o coração de Deus e encontramos paz e alegria para continuar nossa jornada. Seu e-mail me fêz olhar para os últimos minutos de vida de Jesus quando ele estava na cruz. Bem, tudo estava terminando. O reino de Deus fôra implantado na terra, o Emanuel de Deus foi visto e conhecido, o Evangelho foi pregado, curas aconteceram, mortos ressucitaram, pecadores foram perdoados, homens, mulheres, jovens e crianças foram salvos, mas faltava ainda algo a ser feito. A última cartada de satanás era fazer com que Jesus morresse sem fazer sua última oração. Satanás pensou: Bem, se ele morrer assim (abandonado, ferido, traído) ele perdeu seu tempo na terra e seu trabalho foi incompleto. Mas Jesus sabia o que ainda precisava ser feito. Por isso, aproveitando os últimos fôlegos de respiração, orou ao Pai assim: -Pai, PERDOA-LHES porque não sabem o que fazem. E logo em seguida, entregou seu espírito. Pronto. Estava concluído todo o plano de salvação. Naqueles segundos restantes de vida, a maior oração já feita por um humano derrotou, para sempre, o inferno.
Paulo certa vez nos disse: "Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus...", inclusive a ingratidão e a incopreensão dos irmãos, pois através dela, temos uma grande oportunidade de conhecer as fraquezas de nossos irmãos para podermos orar e interceder a Deus por eles. Pela ingratidão nós crescemos em amor a Deus e em misericórdia para com nossos irmãos. Pela ingratidão nós entendemos o que é a misericórdia de Deus. Pela ingratidão que sofremos nós nos tornamos parecidos com Cristo a cada dia. Que Deus renove suas forças neste dia e te abençoe ricamente,

Em Cristo,

Rev. Cleonir Rabelo
prcrabelo@msn.com

Pr. Julio Pinto disse...

Ehehehe
Alguém da Espanha me escreveu com a ideia que passar por isso faz parte do currículo. Ser traído e negado por amigos nos faz sentir o que Jesus sentiu e nos coloca em uma encruzilhada onde temos que optar pela Justiça ou pela Graça.
Olhe o Salmo 55: 12-13:

Com efeito, não é inimigo que me afronta; se o fosse, eu o suportaria; nem é o que me odeia quem se exalta contra mim, pois dele eu me esconderia;
mas és tu, homem meu igual, meu companheiro e meu íntimo amigo.

Paz amado!

Pr. Julio Pinto
juliopinto@gmail.com

Wainer disse...

O meu irmão Josimar,

Este email talvez ajude outros a entender o porque voce às vezes sente que pessoas
não gostam de voce; não te perdoam...
Meu amado, se voce esta prestando atenção a esta vida sua situação É COMUM
a todos... chore com um ou dois e encontre em Jesus a força para perdoar, apagar,
e IR ADIANTE...

Não te conheço o suficiente para dizer que gosto ou não gosto de voce e, não sei
porque (talvez devesse saber) estou em sua lista. Não me incomodo ler emails, comentários,
devocionais, e até mesmo rampantes de outros que como eu estão TENTANDO servir
a Jesus, MAS... acho que voce deveria dar um tempo, um dia talvez, antes de apertar o
SEND se voce escreveu um email em um momento de angst; tristeza; aborrecimento ou
até mesmo "santa" indignação...

Um grande dia e continue o que voce diz que tem feito em nome de Jesus.

Paz.

Wainer
wainergrio@yahoo.com

Pastor Arlindo disse...

MEU IRMÃO,

GRAÇAS AO SENHOR POR ESTA MENSAGEM.

QUE O SENHOR TE USE SEMPRE, MESMO QUANDO FOR UM DESABAFO.

FIQUE NA PAZ DO SENHOR.

PR. ARLINDO
arrodri@ig.com.br

Paula Pastor disse...

Amado MacPastor

Seria este um desabafo de um pastor?.. Que vive como agente e que briga como brigamos?
Certa vez, vi um MacPastor ficar vermelho de tanta ira, e esbravejava, aí perguntei: Pastor? Você briga? Achei que quem era pastor nunca brigava?...
E você me disse: Pastor é humano...

Aí, lendo isto hoje, anos depois, vejo que meu amado MacPastor, continua assim, desse jeito... Bravo, mas com um coração enorme.

Muita gente se assusta, ainda mais os americanos aí, todos acostumados a uma delicadeza diferente do "fogo dos brasileiros", então,
no meu curto entendimento, acho que não é ingratidão não, é incompreensão.
Por isto MacPastor, não fique triste, pois foi esse seu jeito "esquentado", sincero, franco, que encantou tanta gente, como eu.
Que, através de sua verdade, foi vendo e aprendendo de alguma forma o caminho de Jesus. E na verdade, não podemos agradar a todos né? Senão perdemos
nossa identidade.


MacOvelha
paulap@almg.gov.br

Marcelo Meira disse...

Olá pastor! Graça e paz.

Eu adotei algo em minha vida, para sofrer menos. Não esperar nada de bom de ninguém, nem precisar de qualquer ato de terceiro que me cause algum tipo de contentamento.
Assim, não crio expectativas positivas sobre atitudes humanas, que são imperfeitas,para só depois disso, sentir contentamentos.Minha alegria vem toda de Jesus. Se algum contentamento vier do que, ou de quem é terreno, será um ínfimo lucro a mais, mas prazeroso.

Suas mensagen são muito boas. Tenho recebido, compartilho com amaioria de suas idéias.

Deus o abençoe e toda a sua família.
Por acaso você conhece o Marcus Cabral? meu amigo?

Abraços,

Marcelo Meira
macmeira1@hotmail.com

Josemar Rodrigues disse...

Pr. Salum, esta mensagem é realmente profunda. Tenho vivido isso durante minha trajetória ministerial. E olha que ela tem apenas dois anos! Suas palavras, porém, alimentaram minha alma e fortaleceram meus joelhos. Nada mais é tão importante que amar aquilo que o Senhor nos dá... a Palavra de Salvação em Cristo Jesus. Louvo a Deus por sua vida e chamado.

em Cristo Jesus Senhor Nosso e Rei

Pr. Josemar

pr.josemar_cebap@yahoo.com.br

Maurilson Rocha disse...

Olá amado pastor Salum!

Quero primeiramente agradecer aos e-mails que chegam a mim, enviados por você.
E também assisti a um vídeo sobre CERVEJA OU COCA-COLA, gostei muito, mas percebi alguma coisa que não me agradou muito, quero fazer

uma crítica construtiva.

Sobre que na Bíblia não se refere a ÁLCOOL, concordo que não se refere diretamente, mas indiretamente, sito o versiculo abaixo

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito


Fala diretamente em embriagueis (que eu saiba é o alcool que provoca embriagues)....


E sobre a COCA-COLA, estou enviando um anexo sobre REFRIGERANTE.

Outra palavra que achei mal-colocada, foi a respeito da idade do Sr. O sr. se referiu ''daqui a 40 anos eu vou estar bem velhinho e acabado'', só gostaria de aconselhar o sr. a meditar no PODER DA PALAVRA, isto porque a muito tempo eu aprendi o ''poder da palavra dita'', porque, não podemos dar MATERIA PRIMA AO DIABO, o que é isto, É A PALAVRA MAL DITA, sei que o senhor não quis dizer que ao chegar aos 80 anos vai querer estar com o corpo acabado (sei que não é fácil, mas tem muitas pessoas com 80 anos e fortes), mas o diabo não leva em conta a intenção com que falamos, e sim a PALAVRA que foi dita.
Ex. Se o senhor falar à criança alertando para que ela não caia, você falaria assim Ô MENINO VOCÊ VAI CAIR AÍ (e ela vai cair mesmo),
mas o melhor a falar é Ô MENINO CUIDADO PARA QUE NÃO CAIA.


ABAIXO UMA AULA SOBRE REFRIGERANTE

Espero que o senhor entenda como uma crítica construtiva..



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Aula sobre refrigerantes

Na verdade, a fórmula ’secreta’ da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser ‘ very low sodium’) que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de ‘açúcar’ (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro… Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !…

Fórmula da Coca-Cola?…

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico ‘chupa’ todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão… (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc… Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar ‘edge’ no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai… A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo… Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.

(AUTOR: ANÔNIMO - por motivos óbvios)


Atenciosamente,
Maurilson Rocha
(Worcester-ma)
rochasme@hotmail.com

Andrea de Bem disse...

Pastor Josimar Salum.

Não te conheço meu marido passou este email pra mim, pois hoje mesmo estávamos conversando sobre as mesma coisas que tens colocado neste email, parece que tiraste do nosso coração.
Somos pastores também, passamos pela mesma situação e até ficamos aliviados porque não somente nós passamos por estas dificuldades.
Creio qie somente os escolhidos é que conseguirão passar a dura prova e como temos esta real convicção vinda do Senhor, não temeremos,mesma que as afrontas e o desprezo venha nos cansar, levantaremos e prosseguiremos com a ajuda do nosso Senhor.

Deus continue abençoando seu ministério e toda a sua família.

www.adbethesda.com

Andrea de Bem
andreadebem@hotmail.com

nilceburkina@yahoo.com.br disse...

Querido pastor


Obrigada pelo seu contacto comigo,estou no Sharel Africano em Burkina Faso ao norte do pais trabalhando com o povo fulane uma das etnias mais resistente ao evangelho,prcisamos de suas oracoes ao nosso favor contamos com suas oracoes e de sua igreja

Fique com o abraco do Rei das nacoes Cristo Jesus
nilceburkina@yahoo.com.br