22 dezembro 2009

O Natal e a sua comemoração

Revisado

O Natal chegou! E a primeira coisa que vem à mente antes mesmo da celebração do nascimento de Jesus é que chegou a época de dar e receber presentes.



A grande maioria das pessoas no mundo ocidental geralmente desconhece as origens da celebração do Natal associada ao uso e o significado das guirlandas, da árvore de Natal, de Papai Noel, enfim de todos os símbolos que acompanham a sua celebração, e da própria data relacionada ao solstício.



A data pagã de comemoração do solstício (o primeiro dia do inverno) é próxima ao dia 25 de dezembro. A Igreja Católica, no Concílio de Nicéia - mais de 400 anos após o nascimento e morte de Jesus, resolveu convencionar o nascimento de Jesus nesta data.

É fato inquestionável, porém que Jesus não nasceu realmente aos 25 dias de dezembro.

Apenas para citar mais um dos componentes do Natal moderno “a árvore de Natal tem relação com a Árvore da Vida cabalística e seus Sefirotes (esferas, bolas). As luzes e os enfeites pendurados na árvore como decoração são, na verdade, símbolos do sol, da lua, das estrelas, dos anjos cabalísticos, como aparecem na Árvore Cósmica da Vida.

A Árvore de Natal é geralmente encimada por uma estrela de cinco pontas. Trata-se do símbolo mágico e cabalístico do pentagrama, o homem cósmico, o domínio dos cinco elementos. É a expressão máxima da magia. As luzes e os enfeites da Árvore de Natal representam também as almas dos que já partiram e que são lembrados no final do ano, segundo o xamanismo.”

O xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos e fluxo da natureza e com seu próprio mundo interior.

Prefiro, porém, ver a celebração do Natal como uma boa tradição de milhões de famílias e de milhares de igrejas cristãs em várias partes do mundo. Quem não tem conhecimento das origens das festividades natalinas vê o Natal apenas como a celebração do que afirmamos ser “o verdadeiro significado do Natal.” Contudo, não há mandamento bíblico para sua comemoração. Nem falar de seu significado uma necessidade imposta pelas Escrituras.

Pregamos a Jesus, e este Crucificado. Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou para nossa salvação.

O “menino jesus” é uma figura idólatra. Jesus Cristo Homem é a Revelação de Deus. Hoje Ele está assentado à dextra de Deus Pai nos Céus de onde aguardamos Sua Segunda Vinda para resgatar Seu povo e julgar os vivos e os mortos.

O Natal é uma boa tradição por reunir familiares, alimentar sonhos das crianças e uma oportunidade para contar o nascimento de Jesus – o Salvador dos pecados de Seu povo. Deus que se fez carne para habitar entre nós – para buscar e salvar o que se havia perdido, incluindo homens e mulheres pecadores.



Desfrutar das nuances culturais do Natal a despeito de sua comercialização não faz mal nenhum tomando o cuidado de não por em prática conscientemente todas essas obras infrutuosas das trevas a que seus símbolos estão associados. Mas sem ter o que ver com as origens pagãs, a beleza e a criatividade demonstrada pelas decorações natalinas é uma manifestação rica de nossas culturas e agrada muita gente. A mim, muitíssimo!

Acho fanatismo da parte dos que rejeitam às festividades natalinas por terem conhecimento de suas origens pagãs. Foi no passado, mas não há como negar que o Natal hoje é um elemento cultural de nossas sociedades que ainda aponta para o Nascimento de Jesus - a encarnação do Verbo (que é Deus) e desprezá-lo é zelo exagerado.

E não faz mal trocar presentes. Não faz mal permitir que as crianças esperem por um presentinho no dia do Natal.

Muitos pais num zelo exagerado de proteger suas famílias de influências pagãs vão eliminando manifestações culturais e privando suas crianças de um tempo precioso de suas vidas – tempo de sonhos e imaginações. Nenhum de nós que no passado participamos das festas natalinas fomos prejudicados com isto, porque afinal de contas, não cremos no xamanismo, não adotamos práticas pagãs e o que queremos é apenas desfrutar da cultura que estamos inseridos sem no entanto sermos distanciados de Deus.

A Verdade é que um dia há dois mil anos atrás alguns “pastores estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a Glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.

O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc. 2:8-11)

Esta mesma história repetida trilhões de vezes continua trazendo grande alegria para todos os povos.

7 comentários:

Misia Carvalho disse...

Fui muito abençoada com o texto. Reflete o meu ponto de vista pessoal sobre o assunto e isso de certa forma me confortou. Amanhã pela manhã estarei indo à igreja pois costumamos decorar o templo de maneira especial nesta época de Natal (mas nada de árvores, claro!). Interessante que enquanto lia o artigo pensei o quanto sou responsável pelo conhecimento dos fatos que envolvem as comemorações natalícias. A forma como toda verdade foi exposta, tão clara e equilibrada, animou-me a fazer uma bela decoração para o nosso Especial de Natal na próxima 5a feira. Que o Emanuel (Deus Conosco) permaneça abençoando e confirmando este ministério. Vou passar a seguir este blog. Parabéns a todos.
Misia Carvalho
Miss. em Guine-Bissau/Africa)

Keidan disse...

jkeidann@sympatico.ca

date Tue, Dec 22, 2009 at 6:18 AM

subject RE: O Natal e a sua comemoração (revisado)

Caríssimo Josimar,

Agradecido pela tua remessa, desejo-te um feliz natal e um abençoado 2010.

Em Cristo e para a glória de Deus, o Keidann em Toronto.

Pr Aurecino disse...

2009/12/22 aurecino coelho

Muito obrigado irmão Salum, voce é um iluminado de Deus. Grato pela linda mensagem natalina.

Abraços,

Pr Aurecino.

Pastor Elias disse...

Elias Simioni

date Tue, Dec 22, 2009 at 5:10 PM


Shalom Pastor,

Agradeço pelo seu email, já é do meu conhecimento a respeito deste natal que se tem comemorado. Nossa Igreja caminha debaixo de cobertura
do Apóstolo Renê Terra Nova, onde ele nos tem ensinado a resgatar tudo aquilo que nos foi roubado e que vem dos judeus e não um costume imposto,
por Roma.

Esse Natal não é o dos Cristãos, pois Deus não divide a sua gloria com ninguém, esse altar de enfeite de luzes na cidade onde nossas crianças aprendem a admirar, não passa de um altar de um deus pagão.

(Troca de presentes, nesta data significa adorarmos a um deus pagão, onde o ritual nórdico exigia que eles fossem para as montanhas de madrugada e lá chorassem em sacrifícios. Esperavam os primeiros raios de sol da manhã e entregavam presentes uns aos outros, em adoração, dizendo: “que você jamais esqueça dos deuses sobre nós”.

O presente significa eternizar o pacto, trazer a benção dos deuses. Tertuliano, teólogo católico, disse que não podia compactuar com essa mentira, o sol nunca pode ser deus, porque o Deus dos cristãos foi aquele que criou o sol, texto do livro Babilônia e Roma do Ap. Renê Terra Nova.)

A nossa cultura e costumes tem prendido muitos cristãos à Roma, quando a revelação da palavra veio pelos Judeus ( de Jerusalém), temos que resgatar as festas Bíblicas, instituídas pelo nosso Deus.

Até porque, como comentado abaixo pelo Pastor, não temos respaldo nenhum em comemorarmos o nascimento de Jesus e sim o de comemorarmos a sua morte e ressurreição ( I Coríntios 11: 23-34).

Deus abençoe
Pastor Elias
Igreja Apostólica Ágape de Colombo

Jordelino disse...

JORDELINO

date Wed, Dec 23, 2009 at 11:50 AM

subject RES: O Natal e a sua comemoração (revisado)

Muito bem redigido e explicado. Também concordo em nos alegrarmos com as comemorações natalinas, aproveitando esta oportunidade para testemunharmos de Jesus a outras pessoas, sem adotar as práticas pagãs.

Obrigado pelo presente. Feliz natal para você e toda sua família, na paz e na graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Jordelino

Ilza Pereira disse...

from ilza pereira

date Fri, Dec 25, 2009 at 1:09 PM

subject RE: O Natal e a sua comemoração (revisado)

Acho vce.um tanto radical,tudo na vida acontece pelo peso do nosso pensamento,tudo que fizermos com amor é de Deus e para Deus, não importa se Natal,Páscoa......o que importa é que estamos dando oportunidades de emprego etc..sou espírita e adoro uma Ceia Natalina com minha familia.Vamos colocar esse radicalismopara quem é radical e que tem pensamentos tão pesados.

Feliz Natal.

Francisco Gonçalves Júnior disse...

Francisco Gonçalves Júnior


date Sun, Dec 27, 2009 at 10:20 AM

Presado amigo, concordo com você no que se diz respeito de aproveitarmos este dia para troca de presente, mas não concordo quando você disse, que devemos ensinar nossas crianças a respeito do nascimento de Cristo ter sido no dia 25 de Dezembro, pois na verdade esse dia comemora-se, o dia do deus sol, como você mesmo disse em sua cronica.

Pois no momento que concordamos no encentivo de nossas crianças com relação a esse dia sem lhes encinares a verdade, estamos omitindo o verdadeiro ensino do nascimento de Jesus. Por favor esta é minha opinião,ok.

E a Bíblia diz que devemos ensinar nos filhos no caminho que deve andar, e quando for grande não desviará dele, ok.

PS. Me desculpe se entendi seu relato sobre o natal de forma errada.

RESPOSTA:

Meu irmão, em nenhum momento disse que Jesus nasceu dia 25 de Dezembro. Pelo contrário creio que a data menos provável para seu nascimento foi no mês de Dezembro.

"Muitos pais num zelo exagerado de proteger suas famílias de influências pagãs vão eliminando manifestações culturais e privando suas crianças de um tempo precioso de suas vidas – tempo de sonhos e imaginações.

Nenhum de nós que no passado participamos das festas natalinas fomos prejudicados com isto, porque afinal de contas, não cremos no xamanismo, não adotamos práticas pagãs e o que queremos é apenas desfrutar da cultura que estamos inseridos sem no entanto sermos distanciados de Deus.

A Verdade é que um dia há dois mil anos atrás alguns “pastores estavam no campo, e guardavam durante as vigílias da noite o seu rebanho.

E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a Glória do Senhor os cercou de resplendor; pelo que se encheram de grande temor.

O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc. 2:8-11)

Esta mesma história repetida trilhões de vezes continua trazendo grande alegria para todos os povos."