27 dezembro 2009

Sobre o artigo “o que decidi sobre o Natal.”

Josimar Salum

Interpretar corretamente os textos que lêem é o maior desafio para pastores, líderes, enfim, para irmãos e irmãs.

Nesta era de “torpedos - text messages” e “emails” lemos tudo apressadamente e interpretamos tudo sem ponderação, meditação... sem pensar.

Às vezes agimos com estultícia, como diz a Palavra: “Responder antes de ouvir (no caso ler), estultícia é.” E como completaria o sábio e não o jornalista da TV brasileira: “Uma vergonha.”



A pergunta que Filipe fez ao eunuco da Etiópia “entendes tu o que lês?” continua valendo ainda hoje para cada um de nós de uma forma mais ampla ainda.

Entender o que se lê é a chave para a correta interpretação das Escrituras e para a o próprio entendimento das comunicações que recebemos.

Recebi dezenas de emails com comentários sobre o texto “O que decidi sobre o Natal”.

Alguns reafirmavam tudo o que havia escrito como se tivesse escrito o contrário.

Respondendo um dos emails disse ao pastor que ele não havia lido o texto completamente, pois se tivesse lido não teria escrito o que escreveu. Ele escreveu-me novamente dizendo que realmente não havia lido o texto por completo, por isto tinha feito algumas conclusões precipitadas.

Lendo a maioria dos emails com seus comentários, a impressão que tive foi esta mesmo, que muitos não leram o texto todo ou desistiram de ler porque aparentemente eu afirmava o contrário do que criam. E embora tenham o direito de pedirem para cancelar futuros recebimentos alguns o fizeram porque disseram que discordaram.

É que geralmente somente lemos o que nos interessa ou o que vem confirmar o que já pensamos. Com isto, perdemos oportunidades preciosas para aprender algo novo.

Algumas comentários que recebi foram de repreensão mesmo. Também por não entenderem o que escrevi. Entenderam que o que escrevi foi para não celebrar o Natal e nem celebrar as festas judaicas.

Um irmão que me conhece a muito tempo escreveu:

“Pr. Josimar, então agora você é satanista! Porque são eles quem rejeitam o Natal. Não importa para mim esta origem. Eu quero é comemorar o nascimento de Jesus. O que outros pensam e escrevem a respeito não me importa. Eu não sou crente mamadeira. Rejeito este pensamento ou ideologia dos satanistas.”



O pior é que rompemos com todos os que discordam de nós. Sim, rompemos facilmente relacionamentos com pessoas que não concordam conosco, pessoas genuinamente cristãs. Tomamos a opinião contrária como algo pessoal, como inimizade, e cortamos todo o relacionamento. Amigos rompem uns com os outros. Famílias se dividem. E especialmente igrejas. Porque nossas opiniões são mais valiosas que nossos relacionamentos e amizades.

Tenho amigos judeus messiânicos, outros irmãos que abominam as comemorações do Natal em todos os sentidos, nem por isto, deixam de ser meus amigos.

Observando outro aspecto, examinamos tudo, como aconselha a Bíblia, mas retemos somente o que é ruim discordando da segunda parte do versículo que diz para retermos o que é bom.

Outro comentário, de um irmão amado, judeu messiânico:

“Fiquei muito feliz ao saber da sua franca e sincera decisão de não celebrar mais o natal “cristão”, que em qualquer enciclopédia trás claramente a origem pagã desta festa.

“Veja que eu também, embora judeu messiânico, sou contra o judaísmo nas igrejas, mas sou tremendamente favorável à volta e aos princípios da Igreja do Primeiro século, que poderiam ter suas raízes romanas, ou gregas, ou egípcias, mas aprouve Deus, que ela tivesse suas raízes judaicas, dos profetas e do messias judeu. Isto não é judaísmo humano, isto é bíblia em seu contexto original.”

Outros escreveram discordando mesmo de tudo. Tudo bem.

E outros agradeceram pelo texto.

Um pastor escreveu o seguinte:

“Shalom! Muito, muito, muito obrigado por este artigo. Estou cem por cento contigo, nem oito e nem oitenta, temos que ter equilibrio e infelizmente existe crente que vê paganismo em tudo, e não vê Deus em nada.”

Um outro irmão escreveu o seguinte:

“Quero aqui expressar o meu agradecimento e lhe elogiar pelo seu equilíbrio e objetividade. Como judeu Messiânico, quero lhe agradecer por escrever palavras tão sábias. Que o Senhor Jesus continue lhe usando. Quanto os crentes que inventaram esta moda de não celebrar o Natal, é bom que eles arranjem algo para celebrar, pois conheço muitos que não celebram o Natal , mas vibram com as vitórias dos seus times de futebol (o que não tem nada errado também).”

Um missionário escreveu do Nepal. Vale a pensa visitar o site de seu ministério:
www.meninasdosolhosdedeus.com.br

“Gostei da matéria. Fui surpreendido pela visão que expôs e da forma. Pois ganhamos caixas de presentes do Japão, Brasil e dos Estados Unidos. Ontem reunimos e distribuímos às meninas e às crianças nepalesas conosco, em uma grande tenda. Mais de 200 pessoas presentes. Houve cantata e 42 batismos de meninas. Foi tudo muito bonito. Comida gostosa e nada de idolatria. Os vizinhos vieram. Os guardas do nosso condomínio vieram e ouviram a mensagem de Jesus. Sua matéria foi muito lucida e sem radicalismos extremos.”

Ao escrever um texto, usamos às vezes alegorias, figuras de linguagem e até argumentos imaginativos.

Comecei o artigo assim: “Decidi. Imagine só... Decidi..."

A expressão "imagine só" foi inserida no texto para deixar claro logo no primeiro parágrafo do artigo que o que escreví podia ser exatamente o que não queria dizer. E ninguém deveria chegar a nenhuma conclusão sem antes completar a leitura do artigo.

Continuei nesta linha para não parecer contraditório nem traiçoeiro, não faltar o respeito e para não deixar o leitor com alguma dúvida. Mais ainda para incentivar o leitor a ler todo o texto, para que não fosse enganado, para que viesse a não se sentir enganado.

"Se é assim mesmo (ou seja, se é isto que realmente decidi), peço encarecidamente que me entenda. Entenda bem e interprete corretamente o que estou escrevendo. Leia aqui as razões colhidas de “emails” e cartas que tenho recebido e de artigos e livros que já lí. Peço-lhe que analise e medite bem e com honestidade, sem preconceitos, as minhas próprias razões. Sendo assim, ao final você chegará a conclusão que desejar, mas também não me julgará pela decisão que realmente tomei."



Percebeu? Se o leitor ler o texto até "ao final" não me julgará pela decisão que realmente tomei. Nem me condenará se for o contrário do que pensa.

Na construção do texto como mostrei claramente, o que decidi no início não foi exatamente o que o leitor podia estar interpretando, mas aproveitei para continuar gerando um suspense, e estabeleci muitos argumentos na outra direção ao questionar a observância das festas judaicas.

Mesmo assim conclui:

“Mas se algum cristão ou igreja quiser celebrar estas festas com os judeus, mesmo não sendo judeu, não existe nenhum texto nas Escrituras, especialmente no Novo Testamento, que proíba, desde que não se sacrifique nenhum cordeiro e não se imponha aos outros estas celebrações como as outras, Tabernáculos, Colheita, etc.“

“É bem verdade que não existe também nenhuma menção no Novo Testamento da celebração do Natal entre os díscipulos, como também não existe nenhuma proibição.”

“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.” (Colossences 2:16-17).

É neste contexto que afirmo:

"Se decidi mesmo, seguindo esta corrente evangélica da não comemoração do Natal, não darei mais presentes para meus familiares e amigos porque “troca de presentes... nesta data significa que adoramos a um deus pagão, onde o ritual nórdico exigia que eles fossem para as montanhas de madrugada e lá chorassem em sacrifícios. Esperavam os primeiros raios de sol da manhã e entregavam presentes uns aos outros, em adoração, dizendo: “Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós”.

Ao afirma "se decidi mesmo" deveria levar o leitor a perguntar a si mesmo. O que ele realmente decidiu? "Estou confuso. Então devo ler o texto até ao final para realmente saber o que o escritor decidiu."

“O presente significa eternizar o pacto, trazer a benção dos deuses. Tertuliano, teólogo católico, disse que não podia compactuar com essa mentira, o sol nunca pode ser deus, porque o Deus dos cristãos foi Aquele que criou o sol.”

Ao afirmar "se decidi mesmo deveria fazer o leitor indagar... Será que ele decidiu mesmo não comemorar o Natal por conta do que Tertuliano disse?"

É neste contexto que vem algumas perguntas e afirmações para derrubar este mito de que quem dá presente hoje "adora deus pagão."

"Qual é o discípulo de Jesus que em sã consciência daria um presente ao seu filho como se estivesse adorando ao Sol?"

"Que poder é este que este mito tem em impor um significado ao meu gesto de dar um presente como se tivesse adorando alguma divindade?"

"Como se ao subir a escadaria da Igreja da Penha me fizesse um devoto de “Nossa Senhora”, tomasse um banho no Rio Ganges me fizesse um praticante da purificação hindu ou se ao visitar Meca me tornasse um mulçumano."



Neste ponto faço uma série de afirmações contundentes:

"Não faz mal, a despeito do “frenesi” mercantilista das lojas, desfrutar das nuances culturais do Natal, ou seja, de seus aspectos e das tênues diferenças entre eles, desde que não me torne partícipe das obras infrutuosas das trevas que são a avareza, a idolatria, a impureza e a cobiça. (Ver Efésios 5)"

"Que mal ou que pecado existe em admirar-se na época de Natal a criatividade das ruas enfeitadas com luzes brancas, vermelhas e azuis; em meio ao calor dos dezembros brasileiros imaginar a neve olhando para o algodão branco nas árvores e no chão ou de dar e receber presentes sem com isto estar adorando algum deus?"

"Pois na verdade, os pais, discípulos de Jesus que dão presentes aos seus filhos não têm nada a ver com esta prática nórdica, nem sabem lá o que significa isto!"

Caminhando para finalizar o texto, a partir daí, começo a mostrar o que realmente o que penso em relação ao Natal.

"Ontem participei de um concerto de Natal na escola de meu sobrinho Filipe."

"Fiquei maravilhado só em pensar que somente aqui nos Estados Unidos milhares e milhares de escolas celebraram esta semana a mesma festa, uma tradição desde os primeiros colonizadores cristãos que aqui chegaram, numa época que não havia “shopping centers” nem toda esta “extravaganza” relacionada com esta data."

"Ao mesmo tempo, fiquei aterrorizado só de pensar que tudo o que está relacionado ao Natal, especialmente e exclusivamente no que diz respeito ao nascimento de Jesus, a única coisa que ainda resta de menção a Jesus Cristo, no meio do que hoje conhecemos ser esta cultura corrompida e perversa, venha a desaparecer por conta de um movimento de evangélicos para acabar, destruir e eliminar o Natal e as suas festividades."

"Fiquei aterrorizado em pensar seriamente que é assim mesmo que acontece na Rússia, na Coréia do Norte, no Vietnan e na China comunistas com seus bilhões de habitantes, nos países mulçumanos também com seus milhões e milhões de habitantes, em toda a Índia e seus países vizinhos com seus milhões e milhões de habitantes, enfim, em praticamente toda a Ásia e Oriente. Não existe Natal!"

"Quando seus milhões e milhões de crianças acordam pela manhã no dia 2 5 de Dezembro não existe a mínima menção ou mesmo a ínfima possibilidade de alguém perguntar que data é esta tão especial a respeito de um nome Jesus."

"Porque a metade do mundo não conhece os paganismos do Natal, é verdade, muito paganismo; não conhece a alegria de presentes que se encontram no caminho, que compartilhados hoje não têm nada a ver com a prática dos pagãos de centenas de anos atrás, mas também não podem ouvir a história do Salvador que veio ao mundo, que nasceu em Belém, seja lá que dia foi. Não ouvem sobre o Deus que se fez carne e habitou entre nós, e vimos a Sua Glória como a Glória do Unigênito do Pai."

"Decidi sim, só na imaginação, que jamais celebraria com meus familiares e milhões e milhões de cristãos o Natal de Yeshua, sim, o nascimento de Jesus."

"Somente numa leve imaginação deixaria de cantar Seus hinos lindos, do Salvador que veio ao mundo."

"Só na imaginação e muito passageira, deixaria de perder a oportunidade para proclamar a Mensagem da Cruz e o significado de Seu Nome, o Salvador dos pecados de seu povo, no meio de toda esta comercialização avarenta e de todos os símbolos pagãos que foram associados ao Nascimento do meu Salvador."

"Decidi sim, só como um leve vapor em minha cabeça riscar de vez a única oportunidade de proclamar e redimir a verdadeira mensagem do Evangelho do Reino que ainda resta no meio da cultura."

"Quem nasceu em Belém não foi um menino. Quem nasceu em Belém foi o Rei de toda a Terra"

13 comentários:

Pr André Ribeiro de Mendonça disse...

André Ribeiro de Mendonça

date Sun, Dec 27, 2009 at 2:19 PM

subject Res: Sobre o artigo "O que decidi sobre o Natal"

Amado pastor,

Como diz a minha esposa: "Jesus amado!".

Quanta polêmica!

Um texto para mim claro e que como falamos por aqui "matou com pau".

O verso que está em Oséias 4:6 ilustra as "reações".

Continue com vossa sobriedade e sabedoria.

Deus abençoe

Abraços

E....Feliz Natal

Pr André Ribeiro de Mendonça
Igreja Apostólica Ministério Resgate
Barretos SP

Sidney Pires disse...

Sid

date Sun, Dec 27, 2009 at 2:31 PM

subject Re: Sobre o artigo "O que decidi sobre o Natal"

A escrita deixa a porta aberta para varias interpretacoes revelando, ou ate mesmo escondendo o que queremos dizer.

Se nao prestarmos atencao, nas palavras e potuacao a coisa fica confusa.

Grande e o numero de Pastores que discordam e enisinam contra o Natal algums amigos meus, discordam eu respeito a opiniao deles mas, eu tenho a minha.

Eu vejo no Natal um momento de varias oporunidades tanto para o comercio para os que vive do comercio,e como uma oportunidade da familia se confraternizar depois de ano de trabalho, desgastes muitas vezes de desavenacas discordias.

Eu, uso o Natal para reaproximar dos meus familares, Abracar meus irmaos, Mae, Cunhados, e amigos bem proximos que geralmente vem para minha casa e a gente come canta brinca e uma maravilha.
Aproveito para reitarar meu amor por meus iramos e dizer que o que eu disse se ofendeu nao era que eu queria dizer.

Eu mando mensagens de Feliz Natal e de reconciliacao ate para os estranhos que durante ano eu bate de frente por diversas razoes sociais e politicas.

Mas e isso nao somos iguais gracas Deus, O importante e que vivamos, ou morramos somos do Senhor.

Sidney Pires.

RESPOSTA:

O que falamos, mesmo se for gravado, pode deixar margem de interpretação. O que escrevemos dificilmente.

Você leu o artigo O que decidi sobre o Natal e este "Sobre o artigo o que decidi sobre o Natal"?

Leu completamente?

Obrigado meu amigo.

Josimar Salum

Júnia disse...

Junia d'Affonseca

date Sun, Dec 27, 2009 at 3:07 PM

subject Re: Sobre o artigo "O que decidi sobre o Natal"

Legal!

Mudanças de pensamentos são assim mesmo!

É preciso aguecer o fogo, sem calor, atrito, energia não há mudanças, tranformações

Eu gostei muitissiimo dessa troca, fazer as pessoas pensarem mais profundamente no significado de seus atos.

A troca de ideias é sempre muito rica, se as partes "ouvirem" e "lerem" os diferentes pontos de vista, inda mais nessa época de fisica moderna, tudo é relativo! heheheh

abraços
PAZ

Junia

Marcelo M. Guimarães disse...

Marcelo Miranda Guimarães

date Sun, Dec 27, 2009 at 3:13 PM

subject Porque decidi não celebrar o natal

Salam, Shalom, Salum !

Muito bom seu comentário sobre os comentários recebidos por causa do seu artigo em epígrafe.

Mudar tradições já é difícil, imagine arrancá-las!.

Imagine Jesus quebrando algumas tradições do judaísmo dos homens em sua época...algumas vezes teve que sair rápido ( imagino até correndo) se não...apanhava ou mesmo seria apedrejado pelos fanáticos religiosos de seu tempo.

Salum, os que mais nos perseguirão serão os líderes religiosos que entendem a Palavra na carne, na mente, mas não com o kavaná divino ( intenção pura do coração) que nos leva a entender as coisas na dimensão da verdade do Reino de Deus.

Então, Salum, prepare-se para receber muitas "pedradas" que doem mais do que as pedras de verdade.

Grato também por citar algumas de minhas frases, dando-lhe apoio.

Vá firme no caminho da restauração rumo à Igreja vivida e proclamada pelos apóstolos no primeiro século de nossa era, que tinha por fundamento os profetas (do AT), os Apóstolos e a pedra de esquina (Eben eser = pedra de ajuda, literalmente traduzindo do hebraico), que é Jesus.

Um dos versos que tem norteiado meu ministério nos últimos 13 anos se encontra em Atos 2:19-21:...

" Arrependei-vos... A fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie Ele (Deus Pai) o Cristo, já fois foi designado, Jesus (2 mil anos atrás), ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da RESTAURAÇÃO de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade."

Toda vez que saimos de uma mentira ou de algo que não proveio de D'us, devemos nos arrepender.

Com certeza, um cristão mais atento que entende a origem do natal, irá se arrepender de todo o paganismo no qual ele estava envolvido.

Este arrependimento irá trazer a verdade à tona e desta, a libertação.

A verdade sempre liberta e por isso, vem tempo de refrigério.

Urge que a Igreja entre neste tempo de refrigério, buscando a verdade.

Imagine a Igreja de Jesus voltando para suas raízes bíblicas (e judaicas) e se arrependendo de tudo aquilo que foi distanciado da Palavra, imagine isto acontecendo em relação às más tradições, em relação às más doutrinas dos papas e bispos católicos, idem de alguns "ases" da igreja protestante-evangélica, idem dos ridículos exageros do movimento pentecostal moderno, etc,

Este processo restauração trará grande refrigério e os céus receberá Jesus e seus santos no Grande Dia do Senhor, tão profetizado no AT e NT.

O contexto de Atos 3 é bem escatológico.

Abraços, Nele,
Marcelo M. Guimarães

Marcelo M. Guimarães disse...

Marcelo Miranda Guimarães

date Sun, Dec 27, 2009 at 3:13 PM

subject Porque decidi não celebrar o natal

Salam, Shalom, Salum !

Muito bom seu comentário sobre os comentários recebidos por causa do seu artigo em epígrafe.

Mudar tradições já é difícil, imagine arrancá-las!.

Imagine Jesus quebrando algumas tradições do judaísmo dos homens em sua época...algumas vezes teve que sair rápido ( imagino até correndo) se não...apanhava ou mesmo seria apedrejado pelos fanáticos religiosos de seu tempo.

Salum, os que mais nos perseguirão serão os líderes religiosos que entendem a Palavra na carne, na mente, mas não com o kavaná divino ( intenção pura do coração) que nos leva a entender as coisas na dimensão da verdade do Reino de Deus.

Então, Salum, prepare-se para receber muitas "pedradas" que doem mais do que as pedras de verdade.

Grato também por citar algumas de minhas frases, dando-lhe apoio.

Vá firme no caminho da restauração rumo à Igreja vivida e proclamada pelos apóstolos no primeiro século de nossa era, que tinha por fundamento os profetas (do AT), os Apóstolos e a pedra de esquina (Eben eser = pedra de ajuda, literalmente traduzindo do hebraico), que é Jesus.

Um dos versos que tem norteiado meu ministério nos últimos 13 anos se encontra em Atos 2:19-21:...

" Arrependei-vos... A fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério, e que envie Ele (Deus Pai) o Cristo, já fois foi designado, Jesus (2 mil anos atrás), ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da RESTAURAÇÃO de todas as coisas, de que Deus falou por boca dos seus santos profetas desde a antiguidade."

Toda vez que saimos de uma mentira ou de algo que não proveio de D'us, devemos nos arrepender.

Com certeza, um cristão mais atento que entende a origem do natal, irá se arrepender de todo o paganismo no qual ele estava envolvido.

Este arrependimento irá trazer a verdade à tona e desta, a libertação.

A verdade sempre liberta e por isso, vem tempo de refrigério.

Urge que a Igreja entre neste tempo de refrigério, buscando a verdade.

Imagine a Igreja de Jesus voltando para suas raízes bíblicas (e judaicas) e se arrependendo de tudo aquilo que foi distanciado da Palavra, imagine isto acontecendo em relação às más tradições, em relação às más doutrinas dos papas e bispos católicos, idem de alguns "ases" da igreja protestante-evangélica, idem dos ridículos exageros do movimento pentecostal moderno, etc,

Este processo restauração trará grande refrigério e os céus receberá Jesus e seus santos no Grande Dia do Senhor, tão profetizado no AT e NT.

O contexto de Atos 3 é bem escatológico.

Abraços, Nele,
Marcelo M. Guimarães

jesser Medeiros disse...

jesser Medeiros

date Sun, Dec 27, 2009 at 3:14 PM

subject Re: Sobre o artigo "O que decidi sobre o Natal"

A questão meu caro Josimar, é que essas pessoas filaram a aula de interpretação de terxtos. Dá nisso!!!

Abraços e um feliz ano novo

Jorge Bezerra disse...

date Sun, Dec 27, 2009 at 3:32 PM

subject Re: visita virtual - lamentavel


Caro Pr Josimar Salum


Vivemos a época da mediocridade, e muitos que hoje que estao doutrinando, pregando, ensinando, pastoreando não tem uma formação adequada e compativel com a função que exerce.
Estou de acordo e compreendi completamente sua posição a repeito da celebração do Natal.. Lamento profundamente que a decodificação da sua mensagem tenha sido feita de maneira completamenete oposta. Muitos não sabem ler, muitos nao sabem interpretar o que leem. Agora imagine esta gente interpretando as Escrituras?

Um forte abraço e desejo-lhe um ano novo abençoadíssimo
Em Cristo,
É preciso uma dose muito grande paciencia e muita misericordia!
Pr Jorge de Oliveira Bezerra

Ivana Barros disse...

date Sun, Dec 27, 2009 at 5:37 PM

subject Re: Caríssimo Josimar Salum
mailed-by


Querido Josimar Salum, perdoe-me a falta de tratamento mais respeitoso mas é que não sei de quem se trata e nem porque estou recebendo seus informes mas como em sua maioria muito me agradam e alegram, nunca pedi que não os enviasse e faço muito proveito quando os recebo, lendo na maioria das vezes até o fim. Confesso que em tempos modernos em que todos andamos correndo, preferimos e-mails mais curtos e objetivos, desculpe-me se vou de encontro ao objetivo que é de esclarecer sobre a palavra bíblica mas realmente não temos todo o tempo muitas vezes necessário para a compreensão. Acho fantástico seu conhecimento, e a forma como aborda mesmo que muitas vezes em textos tão grandes.
Não estou me posicionando contra ou a favor até porque não li até o final mas se não se importa gostaria de dar meu posicionamento. Apesar do meu pouco conhecimento penso que não se deve ser tão extremista, em nada, apesar de minha ignorância penso que muito da verdadeira palavra, do seu sentido verdadeiro, foi alterada pelas constantes traduções e pela vontade que tem algumas religiões em tornar a bíblia mais compreensíveis, e por vezes mais tendênciosas. Eu mesma, católica, presenteei minha filha com uma bíblia em sua primeira eucarístia, biblia esta, que agora não sei que destino dar já que nítidamente conta a história como bem interessa aos católicos responsáveis por tal impressão.

Continua

Ivana Barros disse...

Continuação

Infelizmente deletei o texto e não li até o final (até porque sou hiperativa e apesar de medicada por vezes não consigo persistir em leituras muito extensas) se comemoras o Natal ou não, fico feliz que expresses sua opnião, interpretação e crenças, é bom lermos diferentes interpretações e pontos de vista, creio que muito do que se vê cabe as vezes uma nova interpretação, ou talvez mais condizente, fico feliz que as pessoas, pelo menos nesta época do ano tenham um sentimento maior de solidariedade e humanidade. Se Deus é nossa imagem e semelhança, entendo quando se diz que cada um de nós somos um pedaço dele e já que comemoramos o aniversário de seu filho, nos presentearmos é um ato de amor assim como os que fizeram os reis magos. Há sim muita comilança e muita bebida mas assim como faço o melhor no aniversário de meus entes queridos, acho que Jesus (já que sou cristã) merece o mesmo. Tb acho que há de se entender e seguir toda a bondade propagada na bíblia mas há de se entender que os tempos tinham leis próprias, não caberia por exemplo nos dias de hj termos escravos ou um irmão tomar para si a viúva de seu irmão morto, se é que compreendi certo.
Gostaria de ver e ouvir mais, de pessoas como o senhor, que parece um bom interprete das palavras santas mais exemplos para as pessoas de como usar as palavras de Deus em nossas atitudes diárias. Vejo muitas pessoas indo aos seus templos mas em seu diadia tratando empregados, colegas, e até mesmo pessoas amadas com grosserías, desdem e desamor. Vejo os que se vangloríam de ler a bíblia e fazer trabalhos de caridade mas esquecem que seu próximo, seu vizinho, sua empregada ou seu carteiro podem precisar muito de uma ajuda, uma palavra ou mesmo de um bom dia. Será que basta o arrependimento para que um político corrupto seja perdoado? Mas o que é o arrependimento? Será que podemos ter uma vida de futilidades, maldades, e egoismo e no último suspiro sabendo que vamos morrer pedimos perdão e vamos diretamente para o céu ou similar em cada religião? Gostaria que as pessoas fossem ensinadas a vivenciar a palavra e não simplesmente ler, entender mas não praticar.
Por último, um amigo que é leitor assíduo da palavra, estudioso da bíblia mas que vejo muito pouco na prática da vida diária em seu comportamento, disse que na bíblia não há a necessidade de ser bom e sim apenas justo, gostaría de saber o que podes me dizer a respeito. Li agora que és judeu, sinto não conhecer tanto sua religião mas fico feliz com seus informes e peço a Deus que sempre abençõe aqueles que pregam o bem, independende de como denominam sua religião, um abraço, Ivana

jorge luiz da costa disse...

date Mon, Dec 28, 2009 at 10:18 AM

É Pr.Josimar as pessoas tem o hábito de só lerem o que lhes interessa, todos os textos que recebo e quero continuar recebendo, quando eu não tenho tempo para ler eu os guardo em uma pasta TRANSFORMANDO que criei para ler depois.
O ingraçado de tudo isso é que as pessoas ou não entendem ou não querem entender esta dada tão maravilhosa que é o NATAL, eu não quero saber se foi de março pra abril, ou se foi de setembro para outubro ou se mesmo em dezembro, o importante é que o NATAL representa nascimento, o nascimento do nosso REI o único que não perguntou a ninguém se merecia-mos ou não o seu sacrifício na Cruz do Calvário.
Se parar-mos pra pensar nós vemos que quando uma mulher esta grávida ela vai fazer o pré-natal, ou seja se cuidar para o nascimento de seu filho o nascimento de um novo ser. E o NATAL para mim tem este significado, o nascimento.
Um irmão veio me perguntar se podia colocar uma árvore de natal, pois ele tem uma filha pequena e ela estava cobrando isso dele, então eu disse, meu irmão desde que você não cultue papai noel esta tudo bem, faça sua árvore e curta seu natal com sua família.
Pastor as vezes eu vejo igrejas com tantas proibições, que os crentes se sentem oprimidos dentro de seus templos. Se libertaram da lei e continuam debaixo do jugo dos homens.
Quando os reis Magos levaram presentes ao Senhor Jesus, então eles estavam errados? Veja que reconhecimento lindo. A troca de presentes vem desde esta data, e como podemos apagar tudo isso de nossa cultura?
Que o Senhor e nosso Salvador Jesus Cristo continue te abençoando. Se Jesus Cristo até hoje não agrada a muitos, imagine nós.
Paz do Senhor. Abraços

Helder Valaci disse...

date Mon, Dec 28, 2009 at 9:51 PM

subject "O que decidi sobre o Natal" - GRANDES TEXTOS não atraem...

O GRANDE PROBLEMA SÃO OS GRANDES ARTIGOS OU TEXTOS.

Se quisermos atingir objetivos com nossos textos e artigos, é importante que sejamos claros, objetivos e sucintos.

É assim que as coisas funcionam nos anos 2000.

O Twiter é uma tremenda ferramenta por causa disso. Em 140 caracteres as mensagens vão circulando mundo a fora.

A maioria dos textos de "Transformando" são muito longos. Eu sugiro reduzi-los a apenas 1/3 e,em alguns casos, 1/4 do tamanho que tenho recebido.
Abraços

RESPOSTA:
Obrigado pela sugestão. Devo esclarecer porém que o objetivo do "Transformando" é ser veicular textos para serem analisados e estudados e não para leitura rápida ou dinâmica.

Josimar Salum
Helder

Luís Zanon disse...

date Tue, Dec 29, 2009 at 10:03 AM

subject Estudos sobre o reino de Deus

a paz Pr Josimar!

tenho recebido seus estudos e tem sido maravilhosos para o meu crescimento espiritual e entendimento sobre o reino de Deus.
sou de Ribeirao Preto, sp, e o local que frequento ministra exclusivamente o reino de Deus. lidero a adhonep local onde toda terca tenho falado sobre a mensagem de Jesus Cristo (mt 4;17), nao religiosa, e sim o Reino de Deus.
gostaria de solicitar estudos, dentro da visao do Reino, que tratam assuntos como dízimo, ofertas e primicias. ficarei muito grato pela sua atencao.
estando em ribeirao ou necessitando de algum apoio, nos avise por favor.
bencaos,

Luís Zanon
luis_zanon@uol.com.br

Patricia da Silva Dantas disse...

date Wed, Dec 30, 2009 at 4:55 PM

subject sobre o artigo

Olá Pr. J. Salum, a Paz do Senhor!
Tenho sido muito abençoada com os artigos enviados. E uma parte q muito me chamou a atenção foi o trecho q ressalto a seguir:

"O pior é que rompemos com todos os que discordam de nós. Sim, rompemos facilmente relacionamentos com pessoas que não concordam conosco, pessoas genuinamente cristãs. Tomamos a opinião contrária como algo pessoal, como inimizade, e cortamos todo o relacionamento. Amigos rompem uns com os outros. Famílias se dividem. E especialmente igrejas. Porque nossas opiniões são mais valiosas que nossos relacionamentos e amizades." Pr. J. salum

É verdade q muitas vezes achamos que é por motivo pessoal qdo alguém vai contra nossa "santa opinião", a ponto de não conseguirmos mais ser os mesmos com a pessoa... Bom, isso já aconteceu comigo...
Estamos vivendo num tempo de grandes mudanças, até nossas opiniões mudam, conceitos, idéias... temos q avaliar se realmente elas são tão importantes assim a ponto de rompermos nossas relações... senão seremos pessoas de opiniões, mas não-relacionáveis (existe essa expressão? rsrs).
É claro que não me refiro a verdades já estabelecidas pela Palavra, que independentes de nossas opiniões, ela é o que é!! Mas, fomos criados para nos relacionarmos, pois o próprio Deus sonhou assim, nos relacionarmos como famílias, filhos amados!!
Tenho vivido muitos conflitos, que creio estarem no controle de Deus, mas são do campo de relacionamentos. Principalmente no q tange a diferenças no temperamento. O pr. já escreveu algum artigo sobre?
Ficaria muito grata em lê-lo.
Um grande abraço, Feliz ano novo p sua família!!
Isaías 43.19.
Patrícia.