13 agosto 2010

Abraão e Faraó

Porque Deus permitiu que Abrãao mentisse a respeito de sua mulher para Faraó? Porque Deus lhe deixou escapar?" No final, quem acabou sendo punido foi Faraó.(Gênesis 12). Tiago



Tiago;

A questão não é se Deus permitiu ou não. Basicamente Deus criou o homem livre, e ele se escravizou com o pecado. Mas qualquer ser humano mesmo sendo escravo do pecado toma decisões próprias e age de acordo com sua própria vontade.

Deus pode querer ou não querer livrar alguém. Ele pode livrar um de Seus filhos da boca do leão como fez com Daniel, mas não livrou Estevão de ser apedrejado.

O que conta não é o que acontece comigo. O que conta é que se o que acontece comigo acontece NEle ou não.

A vontade permissiva é uma indução nossa. A Bíblia somente faz referência da Vontade de Deus. Ele faz tudo de acordo com o Seu próprio consentimento ou Sua própria aprovação. Como ser onisciente Deus não precisa conceder permissão. Ele pode ou não impedir uma pessoa de fazer alguma coisa, mas sempre de acordo com a Sua vontade que é absoluta. A Vontade de Deus é sempre boa, agradável e perfeita.

Abraão mentiu porque quis. Errou, claro que errou. É que Deus não atribiui pecado a quem Ele mesmo já justificou. Aos seus filhos somente corrige, porque os ama.

Salmos 32

1Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

2Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo.

3Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo.

4Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.

5Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

6Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão.

7Tu és o meu esconderijo; preservas-me da angústia; de alegres cânticos de livramento me cercas.

Deus abençoa Seus filhos. É Seu prazer. E pune os ímpios. Por que age assim seria Ele injusto? Não! É que todos merecemos punição.

A uns Ele justifica e a outros Ele condena. E todos os Seus filhos são justificados somente pela Fé NEle, já que por obras ou boas ações ninguém poderia ser justificado diante DEle.

Faraó foi punido porque merecia ser punido. Sendo enganado por Abraão ou não, ele não tinha o direito de tomar Sarah por sua mulher.

Abraão não foi punido, não porque não merecia, mas por causa da Graça de Deus em Sua vida que veio pela Fé quando obedeceu a Deus e saiu de sua terra.

Abraão foi abençoado, não porque merecia, mas igualmente por causa da Graça de Deus que lhe fez co-herdeiro de Deus. Ele do Egito levou consigo bens, gados e riquezas, porque tudo isto pertencia a Deus e não a Faraó.

Josimar

Nenhum comentário: