08 fevereiro 2011

É NOTÁVEL? NÃO SEI.

Por Josimar Salum

A CTIB – Central do Trabalhador Imigrante Brasileiro lançou uma campanha, até o dia 30 de Março, para que a comunidade brasileira e quem desejar participar por voto, via internet, escolha "15 homens brasileiros notáveis de 2011, reconhecidos pelo seu trabalho e dedicação.” http://osnotaveisusa2011.wordpress.com/

De fato, os nomes apresentados são basicamente de amigos e conhecidos que residem na Nova Inglaterra, especialmente em Massachusetts.

Algumas horas após ter recebido o anúncio da campanha pelo CTIB, recebi emails de amigos e conhecidos pedindo votos para si ou para seus candidatos.

O que fiz somente foi repassar o email dando-lhe o título “Campanha – Vote ainda hoje” para alguns (muitos) endereços eletrônicos de minha lista pessoal dos Estados Unidos, filtrando o envio somente para pessoas na sua maioria que residem em nossa região.

Quis apenas dar a minha contribuição para propagar a iniciativa da CTIB que não é inédita, porém interessante.

Um amigo chegado me respondeu num tom bem festivo:

“-Voce não vai pedir votos? Acho que você é sem dúvidas um dos melhores e seus links eficazes. Vai a luta, pois vou tentar estar entre os 15. “Fulano” está passando de trator em cima de todos. Ele deve ter um bom time trabalhando para ele. Mas essa votação é da internet, não configura bem a opinião publica.”

“Meu amado amigo, peça votos para mim e para você”. Repondi a ele, do Brasil, com uma gargalhada.

Mais de três dezenas de “fulanos, sicranos e beltranos” entre os 52 nomes da lista são amigos pessoais.

Se não amigos são meus conhecidos, que servem a comunidade, cada um na sua área, há muitos anos. Por “não amigos” refiro-me àqueles com os quais não tenho convivência.

Não sei quem fez as 52 indicações, não sei como foi feita, não sei quais foram os critérios, sei porém (minha opinião pessoal) que muitos nomes em nossa região poderiam ter sido incluídos, provavelmente mais que uma centena deles.

Assim dito, deixo aqui algumas reflexões:

De acordo com o Dicionário Online Português o adjetivo “notável” significa “digno de ser notado; inesquecível. Sinônimo de: extraordinário, incomum, invulgar, singular.”.

O fato desta iniciativa ter sido denominada "campanha" com o nome "notável" não caracteriza uma relação normal no seu todo. Só é coerente fazer uma campanha para ser notado se disputo uma posição ou um cargo. Ser "notável" aqui, porém, vem e se justificará pelo reconhecimento público de uma história de trabalho e dedicação.

O próprio título do "prêmio" que vai ser conferido à 15 homens, embora sugestivo, carrega um significado “extraordinariamente” além do que realmente poderíamos de algum modo vir a ostentar. Se é que deveríamos.

O reconhecimento simplesmente na base de “a quem honra, honra” já seria positivo, pelo menos foi para meu filho quando alegre me escreveu sobre o que uma amiga havia comentado. Ele quis saber que campanha era esta. “Wow! O senhor foi indicado!”.

2 – Numa era cheia de demonstração e incidentes de ingratidão e tanta difamação contra muitos de nós, ter o nome numa lista especial da CTIB pode ser uma coisa boa.

Ressalto porém que o sinônimo “inesquecível” para “notável” não vai colar para nenhum dos 15, porque quando no ano que vem se fizer a mesma campanha e os nomes dos 52 e dos 15 escolhidos não estiverem na nova lista já teremos sido esquecidos.

De um modo ou de outro encaixa-se neste evento uma parte da frase do poeta, aqui plagiada: ”É eterno enquanto dura.” É vento, verdade!

Melhor que este mito aplica-se o provérbio: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas, e o ser estimado mais que o outro e a prata.”

3 – Um outro amigo me perguntou respondendo ao repasse do email: “Até tu tá pedindo voto?”. Respondí: “Tá maluco. Onde pedí voto?” E daí a inspiração para escrever esta crônica.

Como é que posso conceber uma campanha pessoal para pedir votos para mim ou para alguém sobre algo que tem o objetivo de levar a comunidade espontaneamente escolher o que acham serem “os mais notáveis.”? Vou colocar um linque no meu site ou blog? Vou usar o Facebook! Vou pedir apoio a gente famosa? Votem em mim, meu trabalho e dedicação não são suficientes!

Já pensou se fosse pastor de uma igreja com mais de 3 mil membros e pedisse meus "irmãos" internautas para votarem em mim?

É preciso esclarecer que os votos deverão ser registrados em computadores diferentes porque o site do CTIB rejeita votos de uma mesma máquina. Mas não rejeitam votos de outras partes do mundo. Viva a globalização! Quem quiser pode ser escolhido “notável” na Nova Inglaterra com votos do Japão.

Como é que poderia “concorrer” com tantos amigos e conhecidos só para poder receber um título que, agindo assim, será resultado de um artifício (significado: sutileza, astúcia, a fim de enganar.)?

Como é que poderia “ostentar” (exibir ou mostrar com aparato. Revelar com orgulho; estadear, alardear”) algo que eu mesmo, por meus esforços e artifícios, consegui para mim mesmo?”. “Como nuvens sem água é aquele que elogia a si mesmo.”

Como sugeriu meu amigo, como poderia fazer uma campanha com base nos milhares de endereços eletrônicos que tenho? Façam de mim um notável já que por aqui não fui notado! Se dedico e trabalho anonimamente recebo uma recompensa maior! Se vier a ganhar nestes termos uma recompensa passageira dos homens posso perder a outra que é eterna.

4 – Por que não usamos esta campanha promovida pela CTIB para debatermos os problemas e as soluções de nossa comunidade?

Entre nomes e personalidades existem questões que são a razão nossa do dia a dia para servirmos nosso povo. Que tal a mídia, se achar que deve, promover estes debates?

Meu agradecimento a quem de direito por estar incluído na lista dos 52. Mas não vou pedir votos. Não vou “politizar” esta campanha. E é por questões bem pessoais e por conta do Evangelho de Jesus que diz: “O que diante dos homens é elevado perante Deus é abominação.”

Ser eleito “notável” nesta iniciativa do CTIB significa apenas ser notado. E muitos outros, gente boa, também foram. Se não aqui, por outros. Se não entre os homens, melhor por Deus.

Um comentário:

Comunidade Evangélica Boston disse...

SIMPLES, CLARO, OBJETIVO, INTELIGENTE E NOTÁVEL.