16 novembro 2012

Apostasia e a Vinda de Jesus.

O que é apostasia?

Em diferentes versões do texto encontramos: Abandono da fé, afastar-se para longe da fé verdadeira, apostataram da fé, afastar-se-ão da fé; perderam a fé e cairão da fé.

O verbo grego para apostatar-se literalmente significa afastar-se, ser seduzido, como quem é atraído para longe, abster-se, retirar-se para longe, (gr. Apistêmi)

Quando começaram"os últimos tempos" ou "os últimos dias"?

E Pedro dirigiu-se à multidão no dia de Pentecostes e disse em voz alta: ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão... (Atos 2:17 NVI)

Os últimos tempos compreendem o período entre a descida do Espírito Santo até aos dias de hoje.

Paulo previu que isto ia acontecer logo depois de sua partida de Éfeso: "

Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.

E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos. (Atos 20:29, 30 NVI)

“Agora, eu os entrego a Deus e à palavra da sua graça, que pode edificá-los e dar-lhes herança entre todos os que são santificados. (Atos 20:32 NVI)

Eu pergunto a mim mesmo muitas vezes:

Se os apóstolos escreveram boa parte das suas Cartas para combater heresias não é pior nestes últimos dias em que vivemos depois de quase 2000 anos?

Tenho outras perguntas e tenho algumas respostas, porém não todas.

Usando o mesmo termo teológico e não bíblico, na Escatologia podem abrigar-se muitas crenças.

Entretanto é bem claro nas Escrituras de acordo com II Tessalonicenses 2 que "a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com Ele" ainda que muitos escrevam, preguem como se o dia do Senhor estivesse perto, só acontecerá depois que ocorrerem claramente duas coisas.

Antes do dia da vinda e a nossa reunião com Jesus vira primeiro a APOSTASIA e então será revelado o homem do pecado.

Apostatar da fé acontece desde os dias dos Apostolos, porém as Escrituras falam de uma apostasia (gr. apostassia), revolta, deserção, o ato de abandonar o serviço militar não de uns mas geral.

Certo é porém que A IGREJA GLORIOSA E TRIUNFANTE DOS REMIDOS desconhece e desconhecerá esta apostasia, pois os escolhidos jamais podem ou poderão ser enganados, como disse Jesus, e aqui está a principal razão de que o dia do Senhor e o fim de todas sucedam:

"E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14 NVI)

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. (Mateus 24:24 NVI)

“Assim, se alguém disser: ‘Ele está lá, no deserto!’, não saiam; ou: ‘Ali está ele, dentro da casa!’, não acreditem.

Porque assim como o relâmpago sai do Oriente e se mostra no Ocidente, assim será a vinda do Filho do homem. (Mateus 24:26, 27 NVI)

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mateus 24:30, 31 NVI)

E os anjos reunirão os seus eleitos para a nossa reunião com Ele no grande dia de Sua vinda.

Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. (Apocalipse 1:7 NVI)

Nenhum comentário: