23 abril 2013

ÁREAS DA SOCIEDADE PARA FAZER DISCÍPULOS (Testemunho de AlexandreCanhoni - Xand - ex-paquito)

Josimar Salum

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:  Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber;  era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. (Mateus 25:34-36)



 
Amado irmão Alexandre Canhoni,

Que entrevista abençoada! Fui muito edificado ao assistir o vídeo.

Você disse a certa  altura: "Não fui chamado para criticar ninguém, mas para fazer discípulos." (Paráfrase)


Quanta autoridade em tuas respostas! Falou com humildade. Tuas palavras foram simples, diretas, sábias, sem acusar ninguém, mas sem deixar discretamente de condenar o show business que se tornou o Movimento Gospel e grande parte da igreja no Brasil.

Você honrou tua esposa (Giovani). Sim, tuas afirmações foram  cheias da Graça maravilhosa de Deus.

Muitas vezes lhe disse para preparar lideres, lá mesmo no Níger, que possam te substituir e avançar a obra de Deus, em caso da ausência de vocês.

Como também lhe disse, quero repetir, não há reunião melhor no mundo do que a Igreja. Rogue ao Senhor por uma Revelação clara de Seu Reino e mantenha-se assim, genuíno, autêntico, fazendo discípulos para Jesus.

 A Igreja não precisa de estrutura alguma, a estrutura somos nós, o edifício somos nós, o templo somos nós, a Igreja somos nós, nosso fundamento é o Senhor, pelos apóstolos e profetas.

Por favor, não copie, não transfira, não leve para o Níger as receitas desses odres velhos do Cristianismo do Brasil ou dos Estados Unidos.

Comece com as Escrituras. Seja com teus irmãos e irmãs a Igreja.

SETE ÁREAS DA SOCIEDADE PARA FAZER DISCÍPULOS

Não despreze que a sociedade do Níger em todas as suas manifestações precisa de discípulos do Reino embrenhados na:

1 - Família

2 - Religião

3 - Governo

4 - Educação

5 - Negócios

6 - Mídia

7 - Artes e Entretenimento 

8 - Saúde


Na área de influência da Religião o Cristianismo está incluído. A Igreja e o Reino não são religiões.

Em todas as sociedades deste mundo, as mais primitivas inclusive, encontram-se essas áreas de influência.

O Reino de Deus é também descrito por uma Montanha que enche toda a Terra.



"Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmigalhou. 

Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro foram despedaçados, viraram pó, como o pó da debulha do trigo na eira durante o verão. 

O vento os levou sem deixar vestígio. 

Mas a pedra que atingiu a estátua tornou-se uma MONTANHA E ENCHEU A TERRA TODA. 

“Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um REINO QUE JAMAIS SERÁ DESTRUÍDO e que nunca será dominado por nenhum outro povo. 

Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas ESSE REINO DURARÁ PARA SEMPRE. 

Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma montanha, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro.

 “O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”. (Daniel 2:34, 35, 44, 45 NVI)

 “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um REINO que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. 

Destruirá todos os reinos daqueles reis e os exterminará, mas esse REINO durará para sempre. 

Esse é o significado da visão da pedra que se soltou de uma MONTANHA, sem auxílio de mãos, pedra que esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. 

“O Deus poderoso mostrou ao rei o que acontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e a interpretação é fiel”. (Daniel 2:44, 45 NVI)

Disse Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”. (João 18:36 NVI)

O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus, que diziam: 

“O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”. (Apocalipse 11:15 NVI)

Irmãos, eu declaro a vocês que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus nem o que é perecível pode herdar o imperecível. 

Eis que eu digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. 

Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. (1 Coríntios 15:50-52 NVI)

Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem. 

Pois, dada à ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 

Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre. (1 Tessalonicenses 4:15-17 NVI)

Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. 

A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém. 

Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. (Apocalipse 1:4-7 NVI)

O Reino é Agora. Já. 

"Venha o Teu Reino...": é para vir sobre todas as esferas da sociedade. O Reino tem uma dimensão eterna, mas tem uma dimensão do agora.

Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça REINARÃO EM VIDA por meio de um único homem, Jesus Cristo. (Romanos 5:17 NVI)

Jesus escolheu Seus discípulos para estarem com Ele, mas não os tirou do mundo.

Escolheu doze, designando-os apóstolos, para que estivessem com ele, os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios. (Marcos 3:14, 15 NVI)

Onde Ele os enviou a pregar? Seriam todos os que sairiam por todo o mundo? Onde os discípulos devem pregar? Enquanto exercem suas profissões? Ou somente quando deixam tudo para pregarem o Evangelho somente?

É isto, com vosso trabalho, realizando as obras que Deus preparou para vocês que o Reino de Deus está vindo ao Níger.

“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? 

Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? 

Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda. 

Aí sim, você clamará ao Senhor, e ele responderá; você gritará por socorro, e ele dirá: Aqui estou. 

“Se você eliminar do seu meio o jugo opressor, o dedo acusador e a falsidade do falar; se com renúncia própria você beneficiar os famintos e satisfizer o anseio dos aflitos, então a sua luz despontará nas trevas, e a sua noite será como o meio-dia. 

O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos numa terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. 

Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.  

Seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas PARA QUE O PAÍS SE TORNE HABITÁVEL.(Isaías 58:6-12 NVI)

Não faz sentido à luz dos Evangelhos e do livro de Atos considerar que seguir Jesus diz respeito apenas aos nossos relacionamentos na Igreja.

Dessas 2500 crianças estão os próximos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. 

Mas também apóstolos que governarão o Níger, pastores que serão médicos, evangelistas que se envolverão na Mídia e no Entretenimento, outros discípulos de Jesus que serão homens de negócios, professores, locutores, atores, etc. Ou seja, que se envolverão naturalmente no Mercado de Trabalho e na Sociedade como Discípulos do Reino.

Enfim, existem entre essas 2500 crianças os escolhidos do Senhor para reinarem agora em todas as áreas de influência no Níger e outros muitos que sairão para outras nações da Terra como missionários como vocês. 

A partir deste capitulo 58 de Isaías até o final do livro como também em muitas passagens não somente neste livro mas em muitos outros livros da Bíblia, vocês irão encontrar a mensagem do Senhor para todas essas 7 (sete) esferas da Sociedade. 

Precisamos entender que as Escrituras nos ensinam não simplesmente a viver na Igreja ou como Igreja, mas no mundo, aonde quer que trabalhemos, divertimos, enfim, vivemos.

Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.  

De um só fez Ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. (Atos 17:25-26)

É preciso desmistificar estes conceitos religiosos de que vivemos as nossas vidas simplesmente na Igreja e para a Igreja. Nós entramos quando nascemos de novo no Reino. (João 3) 

Somos a Igreja somente quando nos reunimos, dois, três ou mais, mesmo assim no Reino, e muito mais quando vivemos no meio de nossa sociedade em nossas cidades ou comunidades. Somos a Luz do mundo e Sal da Terra.

Somos membros uns dos outros, assim somos o Corpo de Cristo, mas nos relacionamos com Jesus mais como Rei do que como nosso Pastor, se é que podemos dizer assim para que entendamos as esferas de nossa vivência neste mundo.


Apenas alguns versículos que se aplicam a cada área:

FAMÍLIA

“Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor. (Isaías 59:21 NVI)


GOVERNO

Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão. 
Em seus pensamentos você lembrará terrores passados: “Onde está o oficial maior? Onde está o que recebia tributos? Onde o encarregado das torres?” 

Pois o Senhor é o nosso juiz - PODER JUDICIÁRIO- o Senhor é o nosso legislador -PODER LEGISLATIVO -, o Senhor é o nosso rei -PODER EXECUTIVO-, é ele que nos vai salvar. (Isaías 33:17, 18, 22 NVI)  


Ninguém pleiteia sua causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. 

Apoiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniquidade. 

Assim a justiça retrocede, e a retidão fica a distância, pois a verdade caiu na praça e a honestidade não consegue entrar. 

Não se acha a verdade em parte alguma, e quem evita o mal é vítima de saque. 

Olhou o Senhor e indignou-se com a falta de justiça. (Isaías 59:4, 14, 15 NVI)

Porei jovens no governo; irresponsáveis dominarão. O Senhor entra em juízo contra as autoridades e contra os líderes do seu povo. “Vocês arruinaram a vinha, e o que foi roubado dos necessitados está nas suas casas.” (Isaías 3:4, 14)

RELIGIÃO

 “Para que me oferecem tantos sacrifícios?”, pergunta o Senhor.

“Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos. 

Não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! 


Quando vocês vêm à minha presença, quem pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! 

O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembleias cheias de iniquidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. 

Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais! 


Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! 

As suas mãos estão cheias de sangue! Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. (Isaías 1:11-15, 16 NVI)

EDUCAÇÃO 

Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão. Lutem pelos direitos do órfão, defendam a causa da viúva. (Isaías 1:17 NVI)

Ninguém mais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: ‘Conheça ao Senhor ’, porque todos eles me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor." (Jeremias 31:34 NVI)

Mas alguns deles se endureceram e se recusaram a crer, e começaram a falar mal do Caminho diante da multidão. Paulo, então, afastou-se deles. Tomando consigo os discípulos, passou a ensinar diariamente na escola de Tirano. (Atos 19:9 NVI)

NEGÓCIOS

“Olhe ao redor, e veja: todos se reúnem e vêm a você; de longe vêm os seus filhos,
e as suas filhas vêm carregadas nos braços.


Então o verás e ficarás radiante; o seu coração pulsará forte e se encherá de alegria, porque a riqueza dos mares lhe será trazida, e a você virão às riquezas das nações.


Manadas de camelos cobrirão a sua terra, camelos novos de Midiã e de Efá.


Virão todos os de Sabá carregando ouro e incenso e proclamando o louvor do Senhor.


Todos os rebanhos de Quedar se reunirão junto de você, e os carneiros de Nebaiote a servirão; serão aceitos como ofertas em meu altar, e adornarei o meu glorioso templo.


“Estrangeiros reconstruirão os seus muros, e seus reis a servirão. (Isaías 60:4-7, 10)
E uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas. (Atos 18:3)

Quanto a Jesus, nosso Senhor:

1) Viveu em FAMÍLIA.

2) Teve seu próprio NEGÓCIO: carpintaria.

Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? (Mateus 13:55)
3) Frequentou sinagogas segundo a RELIGIÃO de seus pais e enfrentou Seus maiores embates com pessoas de religião.

"Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos dos que O ouviram ficaram admirados." (Marcos 6:2)

4) Cresceu em conhecimento diante dos homens segundo os padrões de EDUCAÇÃO de seu pais naquela época.

Depois de três dias o encontraram no templo, sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. E crescia Jesus em conhecimento, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens. ((Lucas 2:46, 52)


5) Viveu entre os seus segundo os costumes de sua terra - atendendo festas e celebrações; bebendo vinho, frequentando casas e banquetes, segundo as ARTES E ENTRETENIMENTO de Sua época (músicas e danças, etc.)


A que, pois, compararei os homens desta geração, e a que são semelhantes?


São semelhantes aos meninos que, sentados nas praças, gritam uns para os outros: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamos lamentações, e não chorastes.

Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. (Lucas 2:31-32, 34)
Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus; e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. (João 2:1-2)

6) Desde que nasceu Jesus sempre foi perseguido pelos Governantes de Sua época. Pagou impostos, teve contato com cobradores de impostos, curou servos e filhas de autoridades e finalmente mesmo tendo sido entregue pelos religiosos foi crucificado segundo o GOVERNO de Pôncio Pilatos no reinado de Herodes, sob o domínio do Imperador Romano.

Então Herodes, vendo que fora iludido pelos magos, irou-se grandemente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia em Belém, e em todos os seus arredores, segundo o tempo que com precisão inquirira dos magos. (Mateus 2:16)
E, quando soube que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém. (Lucas 23:7)


Pilatos, pois, quando ouviu isto, trouxe Jesus para fora e sentou-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, e em hebraico Gabatá. (João 19:13)
7) Os rolos das Escrituras, as cartas se imperadores, os pergaminhos dos filósofos gregos, os Evangelhos, as Cartas de Paulo, Pedro, Tiago, João e Judas, cavalos, camelos, mesmo homens mensageiros e anjos eram a MÍDIA dos tempos bíblicos, mas a Mídia sobre excelente e perfeita foi e sempre será o Verbo de Deus, Jesus Cristo de Nazaré.

Mídia: qualquer suporte de difusão de informações; conjunto de meios de comunicação


Pois DEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amen. (Romanos 11:36 NVI)




Um comentário:

Jane disse...

Lindo trabalho de amor de vcs dois, mesmo que eu não seja evangélica.Sou humana, simplesmente.
Mas não encontro o site de vcs para divulgar e ajudar. Deus os abençoe sempre
Jane Rodrigues