26 julho 2013

Você tem que decidir se quer ser frango ou se quer ser águia.

Você tem que decidir se quer ser frango ou se quer ser águia. Tua escolha é quem você já tem sido.

Mas pode mudar, é claro. Transformações sempre são possíveis!

Uma Carta Proposta para um Jovem Amigo de 17 anos!

Na terra onde as flores nascem nas tumbas e zombam da morte dos que já foram e foram esquecidos, escrevo:

Meu jovem amigo;


Você está contentando-se com um desconto de 80%. 

E acha que está fazendo um grande negócio! Você aceita trocar meia dúzia de ovos por uma galinha morta?

Ao invés de apenas ficar batendo papo no Facebook, que de fato é "muito manero" que tal pesquisar alguma coisa, na área de estudo que você gosta? E usar um tempo de prazer em estudar e conhecer o infinito! Que tal descobrir entre os que são teus amigos os mais sábios, mesmo que sejam mais velhos, para você fazer perguntas a eles e explorar tesourous que jamais teria acesso se não quisesse. 

Você tem muitas chaves em tuas mãos, tecnologias jamais sonhadas, meios jamais inventados... Tem que ter sede para explorar pouco a pouco cada uma delas, enquanto você se diverte à vontade. 


Os jovens pensam que têm que começar de baixo, como seus pais e avós lhes ensinaram. Assim repetem o que ouviram de seus pais, seus avós e todo mundo ao lado.

Mas teus pais que um dia começaram de baixo já chegaram a um ponto que você deve tomar para si e seguir adiante. 

Fazer das conquistas deles tua plataforma. Entende? É preciso ter humildade para começar na plataforma de vitórias e conquistas de teus pais, avós e amigos. Por que fazer todo o percurso que eles já fizeram? Por que não começar onde eles já alcançaram?

Você não tem que aceitar "qualquer trabalho". Desculpe-me discordar de você! Você não está muito certo do que disse! Pense um pouco! Fazer qualquer coisa? Contentar-se com qualquer coisa. Você precisa ganhar algum dinheiro? 

Sim, é verdade, que quando vai procurar algum emprego a primeira pergunta que fazem é se você tem alguma experiência de trabalho. Como pode ter alguma experiência se nunca trabalhou? E como pode trabalhar se exigem que tenha alguma experiência? "Crasyness"! Não faz nenhum sentido! Pois bem, o mundo não faz sentido mesmo! O mundo faz o sentido que projetamos, que queremos que faça...

O que você tem nas mãos? O que você sabe fazer? O que você gosta de fazer? Quero dizer, que trabalho você gostaria de fazer? Claro que nem sempre começamos a fazer o que gostamos...

Olhe ao teu redor! Olhe para teus pais, avós... O que você tem nas mãos é o que eles tem a seus pés! Provavelmente nem dão o valor devido. Abaixe, alcance o que você tem desprezado, mesmo que tenha que curvar-se para agarrar o que está perto da sola das sandálias deles.

Se você souber fazer o melhor picolé de tua cidade; o mais delicioso, creio que facilmente você venderá 100 picolés por dia. Não agora, que está muito frio! Agora pode fazer o melhor chocolate da cidade inteira! 

Quando era menino pedi meu pai para comprar um isopor para mim! É que em Cisneiros passava trem de madrugada, de manhã, de tarde e à noite. Eu disse, vou vender picolé para os passageiros do trem.

Leite? O mais puro! O melhor! 100 picolés vendidos a 1 real cada! Não é qualquer picolé! É o picolé que "você" faz! 30 centavos de lucro - 30 reais por dia. 20 dias = 600 reais por mês! Para quem não tem um centavo hoje, acho que 600 reais dá para você comprar outros produtos, vendê-los e obter um lucro muito maior! E quando chegar nesse estágio, deixe outros venderem os picolés que você ensinou eles a fazerem... Siga em frente...


Agora, nunca coma as sementes que Deus te dá. Coma o pão que Ele dá, mas não as sementes. As sementes que Ele te dá, você planta! Que sementes Ele tem te dado? Saúde? Juventude? Conhecimento? Facebook? Twitter? Não destreze, não jogue fora e não coma as sementes de Deus na tua vida.

Você tem que ter uma VISÃO clara para a tua vida! Onde você quer chegar!

Qual é a Visão que você tem para tua vida? Onde você vai querer estar daqui há 1 ano, 3 anos, 5 anos, 10, 15, 30 anos?

Parece loucura falar nestes termos, mas se você não sabe onde quer chegar qualquer caminho que escolher não fará a menor diferença!

O que você gosta de fazer na vida? 

Provavelmente este é o CHAMADO - A VOCAÇÃO - da tua vida... 

"Your destiny"- teu destino. 

Mas não o destino do acaso, mas o destino que você descobre que está traçado não pelas estrelas, mas pela Estrela da Manhã! Que você descobre e corre para abraçá-lo. Todos os dias você o abraça e sonha como quem nunca dorme! E faz teu destino acontecer...

"Vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer." Acho que foi o Espírito Santo que deu esta mensagem para um poeta comunista que viveu no Brasil muitas décadas atrás.

Se você tem um objetivo na vida não vai se enrolar na caminhada, nem com mulher, nem com vícios, nem com nada. 

Você tem um ALVO! Facilmente tua MISSÃO é estabelecida; e não se embaraçará com os negócios desta vida, com as distrações desta vida.

Distração? Entretenimento? Somente aqueles que colaboram com a tua caminhada e corrida com paciência para o teu ALVO. 

Você vai continuar sendo jovem como é, divertindo-se como todo jovem, mas ao mesmo tempo fazendo uma grande OBRA da qual não pode descer. Nem para responder aos adversários e os críticos que estão à beira do caminho.

Ouvi uma história há muitos anos que me encantou. Trabalhadores foram contratados para construir e edificar a catedral da cidade. Um dos sábios da cidade perguntou a um dos trabalhadores: O que você está fazendo?

Ele respondeu: Você está brincando! Você não está vendo que estou cortando pedras sob este sol causticante?

O sábio foi até outro trabalhador e fez a mesma pergunta: O que você está fazendo?

O trabalhador respondeu: Senhor, estou cortando estas pedras para sustentar a minha família, minha esposa e meus filhos. 

O sábio foi até outro operário e ficou admirado que mesmo cortando aquelas pedras e carregando uma a uma para perto das paredes da igreja, fazia tudo cantando, como quem estivesse sorrindo. 

O sábio fez a mesma pergunta: O que você está fazendo?

O operário nem parou seu trabalhado para responder-lhe. 

Ele disse: Senhor, eu estou construindo uma catedral!

Faltar-lhe-á descobrir somente qual é o PROPÓSITO de tua vida, a razão pela qual você está, existe e vive neste Planeta! 

O quanto antes descobrir teu PROPÓSITO melhor e mais fácil descortinar-se-á diante de ti a VISÃO para a tua vida e mais fácil você determinará a tua MISSÃO.

Você existe com um propósito! Qual é este propósito?

Visão... Missão... Propósito.... Alvo... Teu chamado... Tua vocação... E estratégias são os caminhos para alcançar tua visão. Tua missão te levará sempre a cumprir o propósito de tua vida! 


A maioria dos jovens infelizmente não tem com quem possa contar ou queira mentoriá-los. E na maioria dos que conheço falta-lhe humildade para reconhecerem que não sabem tudo. 

É melhor descobrir que não sabemos nada bem cedo, para depois de quase saber tudo, bem velho, cheguemos a conclusão que não sabemos nada.

Os jovens conhecem vagamente a realidade que acham que estão vendo ao seu redor. Para eles os pais não sabem nada, os mais velhos são uns "quadrados" e "ultrapassados." Podem até ser! Mas experiência eles esbanjam porque os jovens não querem usá-la. Quanto desperdício! 

De experiência? Não. De milhares de dias que jovens desprezam e desperdiçam por não terem a sabedoria de utilizar a experiência dos que foram e ainda são antes deles.

Os amigos do mesmo tamanho de compreensão não podem ajudar. Como um bando de maritacas muitas vezes se ajuntam para tagarelar as últimas novidades, sem muita consequência, sem muito cuidado! Muita diversão! Quem descobre o prazer no trabalho divertir se torna mais prazeroso ainda do que já é!

É preciso ter coragem para ser diferente, agir diferente, rejeitar o "peer pressure" para ser quem você deve ser, não quem acha que é, muito menos com quem você se parece ou quer parecer, mas quem você quer ser, com quem você foi destinado ser.

Quando você define estas colunas fundamentais da vida, aí você pode partir para pesquisar, buscar, investigar e descobrir onde, como e com quem você vai realizar a visão de tua vida. 

Cada ser humano nasce com um "assignment". Qual é o teu "assignment"? Qual é a tua atribuição, papel, tua competência? 

Ninguém pode ser feliz sem realizar e vier a sua atribuição. E todo aquele que cumpre fielmente o seu "assignment" vai deixar um LEGADO para a próxima geração. A maior HERANÇA que alguém pode deixar para a próxima geração não são dinheiro e riquezas... Existem riquezas e dinheiro por todo o lado neste mundo!



"Assignment" é o abraço amigo da vitória, os foguetes da celebração, a linha de chegada. 

Sob uma percepção bem mais definida que simplesmente o chegar lá... 

Você chega lá porque começou a dar os primeiros passos muito longe, muito antes e correu no caminho, no "track" - acompanhou, monitorou, perseguiu, prosseguiu, adotou, executou... 

O "track" é a estrada na qual você corre, porque deve correr nesta estrada.

É a maneira, o caminho, o rastro, a trilha, o traço, a pista, a esteira, o sulco, a trajetória, o vôo, o curso, claro, atual, o progress. É a classe, o processo, a pista, o trajeto, a via, o passeio, a passagem, a seqüência, a ordem, a cadeia, a continuação, o vestígio, o sinal, a raia, o toque, a pegada, as marcas dos pés, de caráter, teu depósito - a construção natural de teu legado.

Ninguém vence uma corrida correndo por fora, cortando caminho. 

Neste sentido, você começa a comemorar bem antes, muito aquém da linha da chegada, e ao chegar você chega sem ter nunca chegado, porque continua correndo a tua carreira, a proposta e a razão de tua vida. 

Na maratona da vida a linha de chegada é a mesma linha da partida!

Quando chega não chega sozinho, não chega vazio, chega carregando tesouros insondáveis e inimaginaveis.



Chegará muitas vezes e mesmo quando velhinho, saudável, forte, lúcido, contente, satisfeito de dias, mesmo diante da morte que não é morte, você sai da vida e entra na eternidade correndo, mesmo que a esta altura para os outros, teu correr sejam apenas pequenos passos.

Quando você descobre tudo isto, com Jesus, se é que Ele realmente habita em você hoje, tu planas como as águias...

Você tem que decidir se quer ser frango ou se quer ser águia. Hoje! Agora!

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o Seu entendimento.

Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.

Os jovens se cansam e se fatigam e os jovens de exaustos caem.

Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças; sobem com asas como águias; correm, e não se cansam; andam e caminham, e não se fatigam.' Isaías 40:28-31


Primeiro você tem que florescer onde está plantado. 

A flores vão gerar frutos. 

E nos frutos existem sementes. 

E sementes podem ser transportadas nas asas de qualquer passarinho. 

E passarinhos voam para longe fugindo de todo o inverno.

Veja! O inverno passou;acabaram-se as chuvas e já se foram.
 Aparecem flores na terra, e chegou o tempo de cantar; já se ouve em nossa terra o arrulhar dos pombos.     Cantares 2:11-12



Nenhum comentário: