28 novembro 2013

Algumas Lições aos 50 Anos de Idade

Josimar Salum (*)

 Aos 50 anos de idade acho que já aprendi algumas lições.

 Que os tais dos grandes amigos eram na verdade falsos. 

 O que considerei amor muitas vezes era apenas um disfarce pobre, uma bijuteria de papel e uma imitação precária do verdadeiro. 

 Que ouvir os outros é um remédio complementar, somente para buscar na sua multidão, sabedoria; desde que não se afaste de Deus e Sua Palavra.

 Que de fato, nunca conheceremos aos outros nem a nós verdadeiramente enquanto vivermos, embora o que importa mesmo é que cada um - e somente cada um de per si – conheça a Verdade e seja liberto.

 Que o justo cai sete vezes, mas nunca fica prostrado, porque Deus o levanta.

 Que o "nunca mais" algumas vezes se cumpre, especialmente quando o coração fica endurecido como diamante.

 Que "para sempre" somente o Amor que nunca acaba; que tudo sofre; tudo crê; tudo espera e tudo suporta.

 Que é fato, nossa família pode ostentar quaisquer diferenças, mas está sempre ao nosso lado, especialmente nossa mãe cujo colo não há nada que se compare e a sabedoria de nosso pai cuja autoridade é sempre um Porto Seguro para abarcarmos nosso navio.

 Que viver é uma aventura surpreendente e extraordinária, embora vivamos em meio a muitas aflições e sofrimentos, apesar das diversas depressões e das dores que no decorrer dos anos experimentamos, conquanto padeçamos muitas vezes na vida, existem alegrias indizíveis, valores imutáveis e algo incomparável: na vida podemos experimentar algo melhor que ela mesma, a Graça de Deus. 

 Que é recompensador jamais desprezar a mulher da nossa mocidade. Depois de 30 anos, apesar de altos e baixos continuo amando a minha, não pelo que aparenta hoje, mas por quem ela é. Afinal de contas, meu corpo também envelheceu. A grande benção é que com o envelhecimento adquirimos um bem precioso que só se torna disponível depois de muitos e muitos anos: maturidade!

 Que os anos passam depressa demais, que erramos demais na vida, que pecados cometemos, ofensas e feridas causamos e recebemos, mas que não existe nada melhor que perdoar como Jesus nos perdoou, incondicionalmente.

 Que os filhos e os netos são tesouros mais preciosos que quaisquer fundos de pensão, porque neles vemos a bondade de Deus para conosco, na Aliança que Ele fez de repousar sobre nós e eles Seu Espirito e jamais afastar deles e de nós as Suas palavras.

 Que irmãos, tios, sobrinhos e primos são distrações do Eterno para nossa alegria.

 Que existe amigo mais chegado que um irmão.

 Que é sábio eu viver como se fosse morrer hoje, contudo sem me preocupar com a morte, porque aguardo com milhares e milhares de irmãos os Novos Céus e a Nova Terra onde habita a Justiça.

 Que é melhor ser próspero que ser pobre ou rico, porque mesmo que não seja rico Deus sempre me alimentou como os passarinhos e me vestiu como os lírios do campo. Sim, sempre tive o que comer e o que vestir, e com isto quero viver contente.


Ii Que ser humilde, sempre, para continuar aprendendo, é também dádiva de Deus.

 Que depender de Deus é melhor que depender dos homens e de mim mesmo e que ter Fé e Esperança Nele muda tudo. Mesmo quando erramos o caminho, Deus sempre nos dá uma chance e nos deixa recomeçar.

 Que o que conta mesmo não é como começamos, mas sim como terminamos.


(*) Josimar Salum é Escritor e Conferencista. Ele publicou recentemente o livro O MANIFESTO: Para Católicos, Evangélicos, Pentecostais e Protestantes.www.jesusmanifesto.org. Para contato escreva para emailjsalum@professorsalum.com

Nenhum comentário: