10 março 2014

Eu fui arrebatado...

Josimar Salum

Fui arrebatado até o terceiro céu. O terceiro céu é o paraíso.

Estava jantando com um amigo há alguns dias atrás e algumas coisas que compartilhou comigo, de repente, fez cantar minha alma.

“Jamais se contou ao mortal!
Jamais se contou ao mortal!Metade da Glória celesteJamais se contou ao mortal!”

Para mim é muito claro que Jesus não foi preparar no Céu uma morada. 


Jesus preparou tudo na Cruz do Calvário. Não há nada mais para ser feito ou ser realizado como obra que precise para consolidar a Redenção. 

Lembrei-me com nostalgia da minha infância quando ouvia o coral de minha igreja em Cisneiros, Minas Gerais, entoar este hino sob a regência de meu pai. E o coral cantava lindo, boa parte era de tias, tios, primos e primas.

Entoavam o hino e podia perceber as vozes diferentes, mesmo porque muitas vezes sentava-me ali no banco para vê-los e ouvi-los ensaiar.

“Jamais se contou ao mortal!”

Não me lembrei da letra toda do hino. Confesso que só me lembrei de que o hino falava de uma cidade sendo preparada, uma coisa assim!

Ainda como criança, poderia ter indagado, muitas vezes, mesmo comigo mesmo, a razão pela qual iriamos morar em uma cidade com portas fechadas ou abertas, vivendo lá para sempre, enclausurados! Coisa de menino curioso!

E imediatamente estas palavras agitaram meu coração com um agito gostoso e esclarecedor:

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu; e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam”. (I Coríntios 2:9)


E esta coisa de tempo e espaço, às vezes, me deixa mais maravilhado ainda, de que ainda vai acontecer aqui aquilo que já aconteceu na eternidade. Aconteceu? Eternidade? Tempo presente ou pretérito? Não faz sentido para mim estes conceitos, na eternidade!

É, Deus não pode preparar nada visando o futuro, porque Ele, Deus, não tem presente, passado e nem futuro. Entende? Eu acho que não; confesso que aceito feliz da vida, e prossigo meditando na beleza de Sua obra na Cruz.

“Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco. Vós me buscareis, mas, como tenho dito aos judeus: Para onde eu vou não podeis vós ir; eu vo-lo digo também agora. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás”. (João 13:33, 36)

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar (na Cruz), virei outra vez (ressurreto), e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (Eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. (João 14: 2,3, 23)

Eu sei que a Casa do Pai não é o Céu. Jesus não foi preparar lugar no Céu, porque Paulo entendeu claramente que Deus já preparou tudo para os que O amam.

Salomão também entendeu que nem os Céus podem ser a Casa do Pai por falta de “espaço”.

“Mas quem é capaz de construir um templo para ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus”? (2 Crônicas 2:6)

Plenamente, Deus somente pode habitar em Jesus, pois trilhões e trilhões de anos luz de espaço não poderia contê-Lo.

“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.” (Colossenses 2:8-10)

“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.” (Colossenses 1:17-19)

“Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”. (Romanos 12:4-5)

Em outras palavras, toda a plenitude da divindade habita no Corpo de Cristo, que é a Igreja!


“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. (1 Coríntios 3:16-17)

“Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade. Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória”. (1 Timóteo 3:14-16)

Meu corpo não é o Templo de Deus. Nós é quem somos o Templo de Deus, santo. Em nós, o Corpo de Cristo, Deus habita plenamente.

Sim, jamais se contou ao mortal metade da Glória celeste.

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou; na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus”.

A Glória celeste não é do além; a Glória somos nós, os filhos de Deus.


“Cristo em vós, a Esperança da Glória”. (Colossenses 1:17)

E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo”. (Romanos 8:18-21)

Fui arrebatado até o terceiro céu. O terceiro céu é o paraíso.

“Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” (2 Coríntios 12:4)

Paulo ouviu palavras que transcendem os limites da compreensão humana.

Que palavras teriam sido essas?

Que visões teriam embriagado este homem?

Teria o Senhor proibido ele de compartilhar estas palavras? Por que lhe foi enviado um anjo de Satanás (v. 7) para que não exaltasse a si mesmo?

Eu entendo que este mensageiro somente o maltratava violentamente quando começava a se exaltar.

Visões celestiais e revelações deveriam nos fazer bem humildes, mas aquele homem viu algo muito além do que se possa imaginar ou medir!

Jamais se contou ao mortal metade da glória celeste.

Seriam as vestimentas dos anjos tão resplandecentes?

Seriam os querubins e serafins que deixou Isaías estupefato?

Seria a beleza como ouvia muito dos “páramos” da Glória que incendiaram seu coração e mente para, sei lá, desprezar os homens mortais que nunca viram o que ele viu e nem ouviram o que ele ouviu?

Penso que não!

Porque nunca subiu ao coração do homem todas estas coisas que Deus preparou para os que O amam ou esperam Nele!

Mas Deus não as revelou a nós?

Amar e esperar devem ser o mesmo para o Espírito Santo, porque Paulo ao citar Isaías 64:4 falou de preparo para os que amam a Deus e não citou que Deus trabalha para aqueles que Nele esperam.

Preparar é fazer as preparações necessárias, tudo absolutamente deve estar pronto, e isto Jesus fez quando disse “Está consumado” e reclinando a cabeça, pendurado na Cruz do Calvário, morreu!

Irmãos, nada do que Paulo viu ou ouviu é motivo para exaltação. Não dá para contar, mesmo se Ele quisesse não o que viu, mas a Quem viu.

A beleza, o esplendor, a exuberância, o brilho indescritível é Jesus Glorificado, irmãos.

Se eu posso escrever assim, permita-me, Jesus rouba a cena de tudo.

Jesus é extremamente atraente, Sua misericórdia, ternura, Graça derretem como a cera comparada a Sua Face, irmãos.

Jesus é além da bondade, da mansidão, da benevolência, do favor!

De Jesus, Seus atos, milagres, maravilhas, curas e prodígios são pálidos diante da beleza de Seu olhar, da expressão incomparável de seu semblante!

Vocês falam de ruas de ouro, mar de cristal, milhões e milhões de anjos, de seres viventes e de criaturas, de ver Abraão, Isaac, Jacó...

Irmãos, eu quero ver a face de Jesus.

O velho apóstolo e irmão João disse que todos verão a Sua face.

Ninguém vai querer ver outra coisa nem ninguém. Não há entretenimento que possa distrair alguém por mais especial que seja!

Eu acho que ninguém vai ter como perguntar nada, todos maravilhados, toda a atenção, e nem se ouvirá um barulho mais insignificante que seja; todos olhando para Ele, irmãos, o Desejado de todas as nações.

Eu fui arrebatado e vi Jesus! Foi Ele, glorificado, que deixou Paulo sem palavras, sem voz, porque descrevê-lo aqui nesta existência... Impossível!

10/03/2014
Worcester MA USA



Nenhum comentário: