09 maio 2014

PONTE SOBRE RIO POMBA CISNEIROS MG - PONTE EVALDO DE SOUZA LIMA

A ponte de ferro sobre o Rio Pomba em “Cisneiros” foi construída na época do Imperador D. Pedro II, antes da Proclamação da República pelos idos de 1870 a 1880.
Em 1986 foi promulgada a atual Constituição do Brasil.
Em 1988 todos os municípios do País tiveram que escrever e promulgar suas novas “Leis Orgânicas.”
Sob a Presidência do Vereador Josias Alves de Gouvêa a Câmara dos Vereadores do Município de Palma também escreveu e promulgou sua Lei Orgânica.
Por um pedido de seu filho Josimar Salum Gouvêa, não podendo por força de seu cargo, Sr. Josias pediu o Sr. Antônio Pinto para apresentar uma emenda em que inseria na nova Lei Orgânica um artigo que declarava a ponte de ferro como Patrimônio Histórico Municipal.
Anos mais tarde este dispositivo foi invocado para impedir que engenheiros planejassem a demolição da ponte.
No dia 9/5/2014 o Senhor Prefeito de Palma Walter Titonelli inaugurou a nova Ponte, agora remodelada para passagens de automóveis e caminhões.
Por intermediação de Deivison Fonseca, R$ 200.000 foram disponibilizados pela BRASCAN (proprietária da Barragem do Brauna) para a construção.
Por um pedido de Josimar a um dos vereadores de Palma, Vereador Padinha apresentou projeto sancionado em Lei pelo Prefeito concedendo a ponte o nome de Evaldo Souza Lima.
Outros homens e mulheres igualmente dignos poderiam ter sido honrados com esta homenagem.
Aprouve ao Povo do Município de Palma, representado legitimamente pela maioria de sua Câmara de Vereadores conceder esta honra “in memorian” ao saudoso “Médico de Cisneiros”, homem culto, mas muito simples; homem de família, que serviu centenas de outras.
De sua esposa Dona Zeny Salum Lima, de todos os seus filhos, netos, irmãos e familiares, enorme gratidão.












2 comentários:

Sidney Pires disse...

Linda a Historia das Cidades antiga de Minas Gerais.

Valeu muito boas essa visualizacao.

Victor Cefas disse...

Linda ponte e justa homenagem. Parabéns a Cisneiros por esse retoque em sua linda história. Gratidão da filha Raquel Salum Lima, genro e netos.