26 setembro 2019

*SUICÍDIO DE PASTORES: COMO AJUDAR ALGUÉM EM DEPRESSÃO E QUE ESTÁ CONSIDERANDO PENSAMENTOS SUICIDAS


*SUICÍDIO DE PASTORES: COMO AJUDAR ALGUÉM EM DEPRESSÃO E QUE ESTÁ CONSIDERANDO PENSAMENTOS SUICIDAS*

1. Não julgue a pessoa.

2. Não tente arguir com a possibilidade de pecado. Lembra que sempre há um ou outro pecado sendo praticado por qualquer um de nós. O problema não é pecado. Porque tem gente vivendo em pecado e tudo o que não quer é morrer.

3. Não subestime o que a pessoa está passando, seus sentimentos, suas motivações. Pode não ter nenhum significado para você, mas o que ela está experimentando é real.

4. Não fale muito. Fique em silêncio com a pessoa quanto tempo você puder.

5. Gestos positivos e afetos são mais poderosos que palavras.

6. Leia a Bíblia para a pessoa, mas textos bem pequenos de conforto, sobre graça, e não de tragédias, lutas, juízos e pecados. Ler sobre Judas Iscariotes é combustível para seu pensamento doentio.

7. Não leve a pessoa a pensar na eternidade. O problema dela não é a eternidade, mas a existência. Para a pessoa o inferno seria melhor que a sua presente vida aqui. Ela precisa de uma pequenina esperança mesmo que seja para viver até o final do dia. Uma pessoa que deseja morrer perdeu o sentido de viver, seu propósito e não tem esperança. Acenda uma pequena luz de esperança, mesmo que seja para um dia. Não se canse de acompanhar. Mesmo que seja com um telefonema. É extremante cansativo e desgastante ajudar pessoas em depressão profunda.

8. A pessoa precisa de assistência psiquiátrica e psicológica mais que assistência espiritual. Psiquiatra não é médico de louco. Este preconceito é nutrido somente por gente muito ignorante. Existem medicamentos que ajudam. Terapia é muito importante, por profissionais (psicanalistas ou psicólogos) lúcidos e equilibrados. Assistência de médico clínico para análise de escassez ou presença de determinadas vitaminas, hormônios e substâncias químicas no organismo são igualmente essenciais. Tratamentos alternativos naturais ajudam demais. Especialmente uma alimentação robusta natural.

9. Não adianta muito fazer a pessoa a pensar no cônjuge, nos filhos e nos amigos. Ela está extremamente egotista. Não acredite que ela queira morrer por causa dos outros. Ninguém morre por causa de ninguém. Só Jesus fez isto. Por causa dos outros, só vivendo.

10. O apoio e presença da família são cruciais. Uma das manifestações de carinho que mais me ajudou quando tive a crise de depressão foi de meu filho, sua esposa e netos, e especialmente de minha esposa.

É meu desejo sincero que este ensaio possa ajudar de alguma forma elucidar alguns caminhos e trazer luzes sobre este tema tão relevante. Por que pessoas boas suicidam!

Para ler todo o texto ‘click’ neste ‘link’. Por favor, compartilhe com todos os pastores que você tiver contato.

Para ler o artigo completo clique aqui

———————-
Como alguém que lutou contra a depressão por 20 anos e considerou o suicídio por 2 vezes na vida, posso dizer que sob a ótica evangélica, são as palavras mais sábias que já escutei. — Tiago Miralha

———————

*Para aquele que julga os pastores que sofrem de depressão e sofrem com pensamentos suicidas. Marcos Aurélio Nogueira *

A falta de esclarecimento sobre o que a depressão e suas consequências leva muitos a escreverem e julgarem o que não sabem como que estivessem enchendo o inferno e despovoando o Reino de Deus.

Temos trabalhado com estes temas, depressão, automutilação e suicídio por muitos anos. É preciso muita compaixão para poder ter simpatia com os que sofrem.

Cuidado quando você assume o julgamento de uma pessoa, agredindo aos pastores, julgando e os colocando no inferno por uma enfermidade. Se você buscasse conhecer os efeitos da depressão não estaria falando as besteiras que fala.

Que Deus possa livrar cada um de seus julgamentos, que você não tenha que enfrentar a prisão de uma depressão onde as decisões não estão sob controle.

Podemos colocar uma pessoa que morre de câncer no inferno? Como podemos desconsiderar essa maldita enfermidade colocando pessoas amadas por Deus no inferno?

Religioso, julgador do inferno! Se isso te agride, muito mais agride você julgar homens de Deus por causa de uma enfermidade! Que Ele possa livra-lo de ter que enfrentar esse flagelo em tua família ou pessoalmente.

Nenhum comentário: