*O lado escandaloso de Martinho Lutero. Josimar Salum *
“Diz-se que Lutero odiava os judeus, confere?”, perguntou um pastor sobre o pai da Reforma Protestante.
Sim! Mandou perseguir muitos judeus. ‘Lutero chegou a pedir que ateassem fogo às sinagogas e escolas judaicas, além de afirmar que os judeus deveriam ter as casas destruídas, assim como os bens e livros religiosos apreendidos.’”
Não é para ficar escandalizado nem ficar ofendido. A verdade é que Lutero perseguiu os judeus depois que havia tido sua experiência de conversão com Deus e muitos ano depois de ter escrito e postado suas 95 teses .
Do mesmo modo que Batistas alemães não se opuseram ao regime nazista, não se incluíram na Igreja Confessante com luteranos e anglicanos, incluindo Dietrich Bonhoeffer e Karl Barth para lê levantarem contra Hitler e o controle do Nazismo das igrejas protestantes. Pelo contrário, a polícia nazista protegeu os batistas. Os batistas com os católicos e muitos cristãos alemães apoiaram a opressão do regime nazista.
Voltando a Lutero, seu anti-semitismo está mais do que documentado por historiadores e documentos irrefutáveis. Palavras dele: “Atear fogo em suas sinagogas ou escolas ”, recomendou Martinho Lutero.
As casas judaicas devem "ser arrasadas e destruídas", e os "livros de orações e escritos talmúdicos, nos quais tais idolatria, mentiras, maldições e blasfêmias são ensinadas, devem ser tirados deles".
Além disso, "seus rabinos devem ser proibidos de ensinar sob pena da dor, da perda de vidas e dos membros.”
Ainda assim, isso não foi suficiente. Lutero também pediu que “a conduta segura nas estradas fosse abolida completamente para os judeus” e que “todo dinheiro e tesouro de prata e ouro fossem retirados deles”.
O que os judeus podiam fazer era ter “um martelo, um machado, uma enxada, uma pá "colocada em suas mãos para que" jovens judeus e judias fortes "pudessem" ganhar seu pão com o suor do seu rosto.”
Precisamos entender que estes homens eram limitados. Temos que entender estes homens dentro do contexto da época deles. Se fizermos com base na nossa época não seremos justos. Lutero não tinha as luzes que nós temos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário