02 novembro 2019

Cristãos e Cristianismo. Josimar Salum


Cristãos e Cristianismo
Josimar Salum

A pergunta seguinte veio de um filho nas ilhas do Caribe enquanto eu meditava esta manhã. Fui dormir ontem à noite pensando exatamente sobre esse assunto. Que precisamos voltar para encontrar Jesus na estrada poeirenta da Galiléia para a Judéia e seguir a Ele e Seus discípulos da maneira que Ele pretendia desde o início.

"É verdade que os discípulos de Cristo nunca se chamaram cristãos entre si, mas as pessoas que não eram cristãs os chamaram cristãos?"

Exatamente. A única referência na Bíblia em que um seguidor de Jesus foi chamado de cristão é em 1 Pedro 4:16, onde o Espírito Santo diz "se você sofre como cristão". As outras duas referências foram feitas uma em Antioquia, onde os discípulos de Jesus foram chamados de cristãos pelos gentios (Atos 11:26) e em Atos 26:28, quando o rei Agripa perguntou com zombaria ao apóstolo Paulo se ele queria convencê-lo a se tornar cristão.

Assin, pois, o significado bíblico da palavra "cristão" é aquele que sofre por Cristo.

A primeira menção encontrada na história de que os seguidores de Jesus eram chamados cristãos foi feita pelo primeiro filósofo cristão Justino Mártir, um apologista grego em seu livro "Apologia” no Século II.

Não havia cristianismo antes do século IV. O cristianismo não tem nada a ver com Jesus, com seus apóstolos, com o Novo Testamento. O cristianismo é a religião de Constantino, o imperador romano. Jesus nunca fundou uma religião. Seguir Jesus verdadeiramente não é uma religião. Não pode ser. Templos, rituais, membros, cultos, batismo como forma de se tornar parte da igreja etc. foram introduzidos pela cristianização do Império Romano, incluindo todos os seus cidadãos e todos os pagãos conquistados pelos exércitos do imperador. Foi uma grande jogada política para unificar o império que estava desmoronando. Foi uma época em que o estado e a igreja se tornaram uma afronta ao Evangelho de Jesus.

O batismo tem como objetivo iniciar um crente a seguir Jesus e não se a tornar um membro da igreja.

Os seguidores de Jesus no Novo Testamento não tinham templos, liturgia, altares, sacrifícios, oferendas, rituais, religião. Eles foram convertidos do judaísmo para seguir Jesus. Seguir Jesus era um estilo de vida de pessoas que demonstravam Seu amor e não estavam vinculadas a nenhuma estrutura religiosa.

Esta é a verdade se você aceita ou não.

"Então aqueles que não sofrem por Cristo não devem ser chamados de cristãos?"

Essa obsessão por títulos é própria do  homem, Deus não vê o mundo dessa maneira. A identidade na Bíblia não é determinada pelo título que a pessoa recebe, mas pelo que a pessoa é. Seguir Jesus é sobre quem você é e tuas obras, ações, frutos. “Vós sereis Meus  discípulos (ou vós serão conhecidos Meus discípulos) fizerdes o que Eu vos mando”, (João 13:35)  e não se forem chamados Meus discípulos.

"Estou apenas perguntando!”, ele retrucou!

E estou apenas respondendo, procurei acalma-lo.

"É difícil entender essa verdade, que essa obsessão por títulos é feita pelo homem, Deus não vê o mundo dessa maneira."

Eu não sou cristão, nem tenho uma religião chamada cristianismo. Veja a história do cristianismo e o que está envolvido nela.

As pessoas dizem que existe um verdadeiro e falso cristianismo. Entenda bem. O verdadeiro cristianismo é o que você vê ao seu redor, o que realmente é. E o falso cristianismo é apenas seguir Jesus. Mas na verdade seguir a Jesus é um escândalo para o cristianismo. Não há lugar para Jesus no cristianismo.

O cristianismo é sobre poder e lucro. O cristianismo em todas as suas formas e denominações é apenas uma instituição, de comprometimentos, disputas políticas, fomentador de perseguições, de escândalos, de muitas coisas boas e muitas coisas más, um híbrido. O cristianismo fede.

“Porque nós somos para Deus o agradável aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para quem somos um aroma que traz morte; para o outro, um aroma que traz vida. E quem é igual a essa tarefa? Ao contrário de muitos, não vendemos a palavra de Deus para obter lucro. Pelo contrário, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como os enviados por Deus. ”2 Coríntios 2: 15-17

Nenhum comentário: