09 novembro 2023

QUEM QUER DINHEIRO? Josimar Salum

QUEM QUER DINHEIRO? Josimar Salum

Deixe-me compartilhar algo do meu coração e da minha mente para o seu coração e mente.

Venho de uma família pobre, muito pobre. Meu pai e minha mãe eram pessoas muito trabalhadoras que ensinaram a mim e ao meu irmão mais novo, Josley, o valor de trabalhar duro pelas coisas que queríamos. 

Meu pai era padeiro quando eu era criança em minha cidade natal, Cisneiros, Brasil. Muitas vezes vi meu pai saindo às 3 da manhã para fazer pão e ficar o dia todo até muito tarde vendendo todo tipo de coisa na sua padaria e não só pão.

Nossos pais nos ensinaram em meio a tanta necessidade de sermos trabalhadores e não mendigos. E adorei ver minha mãe inúmeras vezes compartilhando com outras pessoas o que tínhamos. 

E minha mãe anos mais tarde passou a trabalhar no correio da cidade, depois mais mais tarde montou um mercadinho para vender frutas, legumes e verduras; e também chegou a vender roupas. 

Dessas experiências de vida surgem esses três conselhos sinceros que compartilharei com você aqui.

1. Ao conhecer novas pessoas, interesse-se em conhecê-las além de sua aparência. Podemos não saber o quanto alguém precisa, mesmo que ela aparenta ter tudo. Faça o primeiro contato para falar sobre a pessoa e não sobre você.

2. Quando surgir a oportunidade de falar sobre você, não fale sobre suas necessidades, mas sobre seus sonhos. Não fale sobre você ou sua família, mas sobre sua comunidade e seu país. Vá além de suas coisas pessoais. Diga-lhes não o que você quer fazer por você, mas o que você quer fazer pelos outros, e então, para provar seu ponto de vista, compartilhe testemunhos pessoais de seus feitos para os outros. 

Por favor, nunca diga o quão pobre você é, mas até onde você deseja ir em seu futuro ajudando os outros. 

Eleve-se acima de seus próprios sofrimentos e tribulações e compartilhe o desejo sincero que você tem de resolver os problemas de sua comunidade e nação. Defenda sua comunidade e não você mesmo.

3. Finalmente, nunca peça dinheiro. 

Um relacionamento que começa com dinheiro sempre será baseado em dinheiro e terminará quando o dinheiro acabar, quando a pessoa não te der mais dinheiro.

Pergunte à outra pessoa como você pode servi-la, como pode ajudá-la e como pode tornar a vida dela melhor hoje. 

Você pode não ser capaz de suprir nenhuma necessidade, mas dá uma chance para a outra pessoa compartilhar com você o que ela precisa.

E sempre haverá algo tangível para compartilhar. Alguém quis me dar alguma coisa, mas sem ter muito o que compartilhar, me deu uma laranja. Sim, mesmo que a pessoa não precise você sempre será capaz de oferecer uma pequena coisa, como uma fruta, uma flor, algo pequeno que seja de coração.

É como se você, depois de ouvir me respondesse: “Obrigado, meu querido, por compartilhar comigo sobre como precisamos da orientação e provisão de Deus todos os dias. Oremos um pelo outro.”

Uma questão permanece. O que eu procuro? O que você procura?

Mateus‬ ‭6:25‭-‬34‬ ‭NVI‬‬

[25] “Portanto eu digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. 

Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? 

[26] Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? 

[27] Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? 

[28] “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. 

[29] Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. 

[30] Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? 

[31] Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’ 

[32] Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. 

[33] Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. 

[34] Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. (JESUS)

Você herdará o Reino de Deus somente se você buscar o Reino de Deus.

‭‭Mateus‬ ‭25:33‭-‬40‬ ‭NVI‬‬

[33] E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. 

[34] “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. 

[35] Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; 

[36] necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. 

[37] “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 

[38] Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? 

[39] Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ [40] “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

#ASONE

Nenhum comentário: