17 janeiro 2024

10 PRÁTICAS ABSURDAS NO MOVIMENTO APOSTÓLICO CONTEMPORÂNEO Por Joseph Mattera



10 PRÁTICAS ABSURDAS NO MOVIMENTO APOSTÓLICO CONTEMPORÂNEO Por Joseph Mattera

   O movimento apostólico é considerado por muitos como a expressão que mais cresce dentro da Igreja no mundo hoje. Meu livro, The Global Apostolic Movement and the Progress of the Gospel (O Movimento Apostólico Global e o Progresso do Evangelho) está entre vários que escrevi e é considerado uma leitura obrigatória. Em alguns dos meus escritos, as bênçãos e abusos deste movimento são abordados em detalhe. (Consulte meu livro, An Anthology of Essays on Apostolic Leadership (Uma Antologia de Ensaios sobre Liderança Apostólica)

   Como adepto e proponente do movimento apostólico, algumas das práticas antibíblicas nele contidas têm me preocupado muito. Muitos dos meus colegas também as consideram absurdas e, em alguns casos, prejudiciais. Para ser claro, a preponderância dos líderes apostólicos globais que conheço não pratica a seguinte lista de dez absurdos.

   Fazendo decretos apostólicos

   Alguns acreditam que podem proferir coisas com a boca que mudarão a atmosfera e farão com que as coisas aconteçam simplesmente porque são “apóstolos”. A minha caminhada no ministério apostólico durante quase quatro décadas expôs-me aos movimentos extraordinários de Deus. Não tenho lembrança de ocorrências milagrosas resultantes de qualquer decreto apostólico não inspirado (robótico).

   O que funciona: Muitas vezes, durante reuniões corporativas, uma pessoa pode ser inspirada pelo Espírito Santo a fazer declarações “chamando as coisas que não são como se fossem”, resultando em respostas dramáticas à oração (Marcos 11:23-24; Romanos 4:17-19).

   Fazer um decreto não inspirado, evocado pela emoção ou intenção humana, só porque uma pessoa reivindica autoridade apostólica é absurdo.

   2. Afirmar ser o “apóstolo” de uma cidade ou nação

   Infelizmente, alguns afirmam ser o “apóstolo” da sua nação ou cidade. Nem mesmo na igreja do primeiro século alguém afirmava ser a principal autoridade apostólica na sua cidade!

   (Em Jerusalém, havia 12 apóstolos; até mesmo Paulo trabalhou com Pedro, Barnabé, Apolo e uma série de obreiros apostólicos nas igrejas que ele fundou (Atos 13-15; 1 Coríntios 1:12; 3:4)).

   Nas grandes cidades, várias vozes apostólicas importantes geralmente representam diversas expressões do Corpo de Cristo. Proclamar que um indivíduo é “o apóstolo” de uma grande cidade ou nação é um absurdo!

   3. Reivindicando igualdade apostólica aos 12 apóstolos originais

   Alguns também afirmam que certos apóstolos contemporâneos são iguais aos 12 originais. Isto é um absurdo! Desde o século II, toda função apostólica tem sido um pequeno “um” ministério apostólico para sempre. Haverá apenas “12 Apóstolos do Cordeiro” (Ap 21:14).

   4. Reivindicar o título apostólico sem frutos

   Nas últimas décadas, inúmeras pessoas reivindicaram o título de Apóstolo com poucos seguidores ou impacto. Reivindicar o título sem o fruto correspondente é um absurdo!

   5. Afirmar ser o “apóstolo” de milhares de igrejas

   Alguns líderes disseram-me que supervisionam dezenas de milhares de igrejas (a maioria delas em países em desenvolvimento). Minha pergunta para eles é: “Com quantos pastores dessas igrejas vocês estão andando? Que estrutura garante que cada pastor ou coletivo regional seja cuidado?” Fazer declarações exageradas, auto-inflacionárias e não documentadas de “supervisão apostólica global” é absurdo.

   6. Apóstolos afirmando que todos os pastores devem submeter-se a eles

   Os autoproclamados “apóstolos” afirmam que todos os pastores da sua região devem submeter-se a eles. Felizmente, esta declaração absurda e presunçosa sobre a supervisão regional raramente acontece.

   7. Reivindicação de revelação apostólica divina extra-bíblica

   Em casos raros, algumas pessoas afirmam ter revelação apostólica que ninguém mais na Igreja possui. Uma dessas afirmações apareceu no Facebook, na qual uma pessoa se intitulava “Apóstolo Principal” na Terra. A estrutura semelhante a uma seita sob ele era composta por outros apóstolos bajuladores que promoveram seus ensinamentos. A maior parte de seus pequenos seguidores desses chamados apóstolos são comissionados para imitar seus ensinamentos! Qualquer movimento contemporâneo que reivindique revelação apostólica especial é semelhante a uma seita, ou seja, é sectário e absurdo.

   8. Comissionar pessoas não qualificadas como apóstolos

   Muitos dos chamados apóstolos (e profetas) dizem às pessoas em reuniões públicas que “eles foram chamados para serem apóstolos” sem sequer examiná-los biblicamente (1 Timóteo 3:1-15). Muitos testemunharam centenas de pessoas “comissionadas” (de uma só vez) como apóstolos durante conferências pastorais.

   As práticas absurdas acima causam confusão, inflam egos e violam protocolos bíblicos numerosos demais para serem citados aqui.

   9. Apóstolos “auto comissionados”

   Conheci muitas pessoas que afirmam ter sido comissionadas divinamente como apóstolos meramente por uma visão, sonho ou experiência espiritual subjetiva. (Todas estas experiências podem ser mais psicológicas do que espirituais.) O verdadeiro comissionamento apostólico também deve ser confirmado e iniciado por outros líderes espirituais reconhecidos na cidade de alguém, a fim de ser legítimo. No mínimo, outros líderes apostólicos legítimos numa denominação ou movimento apostólico devem examiná-los e matriculá-los através de um processo antes do referido comissionamento. 

   Conseqüentemente, uma pessoa que se comissiona para ser apóstolo sem confirmação legítima é uma prática absurda. (A menos que o referido comissionamento divino ocorra num país ou região onde nenhuma igreja ou testemunho do Evangelho seja suficiente para dar confirmação e matrícula adequadas.)

   10. Apóstolos autocráticos

   Alguns líderes apostólicos tomam frequentemente decisões significativas que impactam a sua igreja ou movimento sem obter um consenso através de uma equipa madura de líderes ministeriais e presbíteros. (Não estou advogando por uma forma de Governo Presbiteriana.)

   Esta prática absurda viola o espírito da verdadeira apostolicidade relacionado com o governo da Igreja. (Atos 13:1, Atos 2; Atos 15; Gálatas 2)

   Traduzido do Inglês para o Português Brasileiro por Josimar Salum

   #ASONE

Nenhum comentário: