19 junho 2024

Lições Difíceis Sobre Liderança


Lições Difíceis Sobre Liderança

por Josimar Salum

   Há cerca de 12 anos, aprendi várias lições vitais sobre liderança e como construímos relacionamentos.

   Em 2004, conheci o apóstolo John Kelly, que se tornou meu pai e mentor. Durante as poucas vezes que me encontrei com ele ao longo dos anos, aprendi lições significativas, muitas vezes difíceis. Vou compartilhar algumas delas aqui.

   1. Encerrando Relacionamentos Prejudiciais: Tive que encerrar relacionamentos que exploravam minha generosidade e meu coração aberto. Abandonei pessoas por quem fiz esforços ilimitados para ajudar, quer pudesse ou não. Sempre quis servir a todos, mas descobri que estava prejudicando a mim e à minha família. Percebi que isso não era bíblico nem saudável. John Kelly me disse uma tarde a respeito de um grupo de líderes que estava apoiando: "Essas pessoas vão deixá-lo louco."

   2. Integridade e Honestidade: Deixei muitas pessoas se aproximarem de mim, sempre agindo com integridade, honestidade e lealdade, principalmente nas questões financeiras. John Kelly disse: “Eles querem o que você pode lhes dar. Eles nunca confiaram em você.” Percebi que essas pessoas sempre questionavam minha integridade. Doeu profundamente, mas eu disse: “Basta.”

   3. Diferenciando Relacionamentos: Aprendi a diferenciar relacionamentos. Isso não significava encerrar meu relacionamento com essas pessoas ou tratá-las com severidade. Decidi deixar de ser “Pai Abraão” para elas. Descobri de forma prática o que meu pai Josias dizia: “Josimar, meu filho, eu sou de quem me quer”. Foi um conselho prático. Jesus disse: “Quem comigo não ajunta, espalha”. E eu disse: “Chega.”

   4. Desistindo da “Igreja” Tradicional: Aprendi com John Kelly a desistir da “igreja” sem deixar de amar as pessoas ou a Noiva do Cordeiro. O que consome minha energia sem beneficiar o Reino não é digno do meu tempo.

   5. Celebrando Quem Me Ama: Aprendi a celebrar apenas aqueles que me amam, respeitam e honram, e a me livrar de muitas sanguessugas. Percebi que podemos construir amizades e parcerias com as pessoas erradas. Existem muitos níveis diferentes de relacionamento na liderança: de saudações casuais, de amizade, de parceria, de irmandade e de aliança. Algumas pessoas só merecem um almoço, enquanto com poucas valem a pena ir para a guerra.

   Finalmente, depois de aprender tudo isso e colocar em prática, em vez de comemorar minhas conquistas ministeriais, desisti.

   Desisti de mim mesmo. Desisti de tentar satisfazer os desejos da minha carne. Muitas coisas que eu pensava serem espirituais eram na verdade carnais. Desisti de sentir medo e de viver frustrado comigo mesmo por não ter atingido o “padrão divino” que havia estabelecido. Quanto mais eu alcançava, mais alto crescia o padrão. Isso era sempre muito frustrante. Comecei a experimentar a Graça de Deus, sobre a qual adorava cantar, mas nunca havia experimentado plenamente.

   Eu desisto! Desisti de tudo! Desisti de lutar contra a minha carne e contra o pecado. Ninguém que lutou contra o pecado o venceu. Agora, abraço plenamente a Graça de Deus que me livra de todos os pecados.

   Eu estava em uma espiral de “listas de tarefas” que nunca ajudaram a alcançar nada. Fui forçado a fazer muitas coisas para receber coisas de Deus e obter Sua aprovação. Isso é horrível. Todas eram práticas carnais e empreendimentos patéticos. A única coisa que importa é abraçar quem Deus está me transformando para ser, para me tornar um ser da liberdade.

   Durante muito tempo quis compartilhar estas lições e os mistérios do Reino com todos. Mas o Espírito dentro de mim me fez dizer e agir de acordo com estas palavras: "Minha hora ainda não chegou. Fique quieto."

   Contudo, no início de 2010, depois de uma viagem à Índia para proclamar e ensinar o Evangelho do Reino a pastores e missionários, ao regressar a Massachusetts, o Espírito Santo disse-me para partilhar os ensinamentos com sabedoria. Resolvi abrir um pouco o meu coração para os pastores. O que experimentei foi uma resistência enorme.

   Mas Deus continuou a abrir portas, e silenciosamente comecei a alcançar milhares de pessoas com o Evangelho, especialmente fazendo discípulos para Jesus. Estava finalmente levantando líderes e discipulando-os. Abri meu coração e ensinei a Palavra de tal forma que continuarei a pregar livremente o Evangelho do meu Rei, que se tornou um servo para morrer por mim. Se eles O rejeitaram, certamente me rejeitarão.

   Caminharei amando e servindo meus irmãos, respondendo sempre a quem quiser conhecer a Esperança que há em mim: SÓ JESUS ​​CRISTO, MINHA GLÓRIA.

   #ASONE

Nenhum comentário: