25 maio 2006

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Salmos 11:3-4 (Atualizada)
Quando os fundamentos são destruídos: que pode fazer o justo?
O Senhor está no Seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os Seus olhos contemplam, as Suas pálpebras provam os filhos dos homens.

Neste texto está uma constatação de um fato perturbador. Os fundamentos foram destruídos. Que fundamentos? Os fundamentos da lei e da ordem. Os baluartes da verdade e da justiça não somente na sociedade, como também na igreja.

É num ambiente e numa sociedade com fundamentos escassos que somos chamados a ministrar o Evangelho do Reino de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando os fundamentos são destruídos: que pode fazer o justo?

O que podemos fazer?

1 – Podemos pregar a Palavra.


O apóstolo Paulo escreve em II Tim. 4:1-4:
Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela Sua vinda e pelo Seu Reino;
prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

É muito fácil sob pressão desviarmos da pregação da Palavra para agradar nossos ouvintes.

O enfoque de nosso ministério não deve ser como agradar e atrair as multidões, mas sim como agradar e atrair a Presença do Senhor.

Muitos de nós estamos no mesmo tipo de impasse que viveu Moisés, o servo do Senhor. “Não nos faça subir daqui se a Tua presença não for conosco.”

Não podemos continuar se a presença de Deus não for conosco.

Mas se a Presença do Senhor estiver a inundar nossas vidas podemos prosseguir ainda que sozinhos, podemos avançar ainda que com poucos ao nosso redor; podemos continuar ainda que “andando e chorando” conquanto que estejamos levando a preciosa semente.

Todos nós que ministramos o Evangelho na Nova Inglaterra sabemos que aqui semeia-se com muitas lágrimas. Mas é certa a promessa de Deus, do Deus que ainda está assentado no Seu Trono e vai continuar por toda a eternidade: “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará sem dúvida com alegria, trazendo consigo seus molhos.” (Salmos 126:5-6)

O segredo da colheita porém não está no choro nem nas muitas lágrimas, muito menos na longa caminhada, o segredo da colheita é a preciosa semente que levamos. Se é preciosa a semente que levamos iremos ter colheita.

A Semente está muito mais valiosa nestes dias de fábulas e invenções humanas. São tempos estes de procura às coisas agradáveis e da busca de mestres e profetas que falam o que agrada. Razão porque as experiências espirituais e místicas são mais procuradas hoje em dia do que a “Palavra viva e eficaz e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, a Palavra que penetra na divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e intenções dos coração. “ (Hb. 4:12)

Mas o que podemos fazer? Podemos pregar a Palavra.

“Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. A minha Palavra e a minha pregação não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e Poder.” (I Cor. 2:2,4)

Podemos sucumbir à tentação de baratear nossa pregação para atrair as pessoas, mas nenhum de nós vai escapar das mãos do Justo Senhor por falsificar Sua mensagem.

Pode parecer despeito ou o que quer que seja (Deus conbece o meu coração), mas tenho visto pregadores ministrando a multidões pregando um evangelho de auto estima e oferecendo a salvação em Cristo com uma simples oração de “aceito a Cristo”, quando que a pregação do Evangelho que salva é somente uma:

“Arrependei-vos pois e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado, O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo...” (At. 4:19-21).

“Arrependei-vos e crede no Evangelho... “(Mc. 1:15)

“Deixe o ímpio o seu caminho e o homem maligno os seus pensamentos e se converta ao Senhor que se compadecerá dele, torne para o nosso Deuys, porque grandioso é em perdoar.” (Is. 55:7)

Está ao nosso dispor hoje mesmo o ministério dos anjos e a manifestação dos dons do Espírito Santo, não tehamos nenhuma dúvida deste fato. Mas tanto anjos de Deus e o próprio Deus Espírito Santo somente glorificam a Jesus.

Onde o culto à personalidade se expandiu, onde os dons são um fim em si mesmo, onde experiências com anjos, serafins e arcanjos dissimulam uma vida impiedosa, impura e fanática e onde a vida cristã tornou-se religiosa e ritualista a Palavra precisa ser proclamada: “Quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzí, pois, frutos dígnos de arrependimento!” (Mt. 3:7c-8)

Amados, temos o Ministério do Espírito, segundo a misericórdia de Deus. Não desfaleçamos, nem desanimemos.

Quantas vezes o Senhor mesmo me animou nestas terras geladas, quando questionamentos mil invadiam meus pensamentos! Sua Palavra naqueles tempos de “quase desesperar da vida” sempre foi a mesma: “Seja fiel, Josimar, seja fiel.”

Seja fiel, meu amado pastor, seja fiel, minha amada pastora, mesmo quando tens que ministrar para 10, 15, 20 pessoas.

Seja fiel, meu irmão, mesmo quando fores tentado a desistir. Seja fiel, minha irmã, mesmo quando sentires incapaz e não saberes mais o que fazer. Seja fiel, quando muitos te abandonarem. Seja fiel, Seja fiel. E seja fiel à pregação da Palavra!

Eu te digo novamente, meu amado pastor e pastora, seja fiel, seja fiel, seja fiel.

Pregues a Palavra, admoesta, exorte, redarguas, anuncia, semeie a preciosa semente, não te cales, não pares de caminhar e pode ser que até outros colham, não importa, sejas fiel no plantio.

Por isto “rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam.” Não importa se existam alguns poucos maus obreiros a nos afligirem. Não importam as calúnias ou perseguições. Andamos na Luz e na Luz permaneceremos. Somos Sal da terra e Luz do mundo. Não seremos pisados pelos homens nem esconderemos nossa lâmpada debaixo da mesa. O que fazem em oculto é tenebroso e não temos parte com estas obras. Não andamos com astúcia, rejeitamos às políticas dos homens, esquecemos as aulas das escolas do Egito e desaprendemos propositadamente dos ensinamentos da Babilónia. Somos de Jerusalém e em Jerusalém o Senhor está assentado no Seu templo e Seus olhos passam por toda a terra. “Os olhos do Senhor estão sobre os justos e atentos as suas orações, mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.” (I Pedro 3:12)

Prosseguimos fiéis e nãofalsificamos a Plavra de Deus por sabemos que os olhos do nosso Amado repousam sobre nós. Aleluia. Que conforto bendito! Que verdade inabalável. Os olhos do Senhor repousam sobre mim.

A Palavra de Deus não pode ser falsificada, pois se é falsificada não é Palavra. Porém a Palavra de Deus é falsificada quando pregamos o que não vivemos. Mas se vivemos a Palavra, pregamos com Autoridade e o Senhor mesmo é Aquele que dá testemunho a nosso respeito. Se agradamos a Deus assim não importa a uem iremos desagradar, mas se desagradamos ao Senhor de que vale agradar a quem quer que seja?

Os fundamentos estão destruídos ao nosso redor, contudo pregamos a Palavra, eterna, imutável e inabalável Rocha.

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo além de pregar a Palavra?

2 - Nós podemos orar.

O profeta Isaías vislumbrou nossos dias como ninguém no texto que leremos em Isaías 59:

Ninguém há que invoque a justiça com retidão, nem há quem pleiteie com verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão ã luz a iniqüidade. As suas teias não prestam para vestidos; nem se poderão cobrir com o que fazem; as suas obras são obras de iniqüidade, e atos de violência há nas suas mãos.
Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; a desolação e a destruição acham-se nas suas estradas.
O caminho da paz eles não o conhecem, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
Pelo que a justiça está longe de nós, e a retidão não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.
Todos nós bramamos como ursos, e andamos gemendo como pombas; esperamos a justiça, e ela não aparece; a salvação, e ela está longe de nós.
14Pelo que o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar.
15Sim, a verdade desfalece; e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor o viu, e desagradou-lhe o não haver justiça.
16E viu que ninguém havia, e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor...”

Diante do quadro descrito o Senhor espera encontrar mais do que ativistas pela justiça social em ação. Ele nem busca pregadores, Ele busca intercessores.

Se há uma coisa que deveríamos priorizar mais do que tudo neste ano é a oração.

De acordo com uma pesquisa feita 15 anos atrás, um líder cristão gasta com Deus menos que cinco minutos de oração por dia.

A pergunta que Jesus fez aos Seus discípulos amados no Getsêmani ecoa em meu coração: “Amigos, não pudestes orar nem uma hora comigo?”

Se cada pastor brasileiro na Nova Inglaterra orar pelo menos uma hora por dia, sem contar o tempo que passar preparando sua mensagem ou sermão para domingo; se cada pastor encarar isto seriamente, as coisas mudarão, muito mais cedo do que pensamos.

Trago este desafio para meus irmãos, porque ao perguntar ao Senhor há duas semanas atrás o que deveria ser minha prioridade para 2.005 Ele falou claramente ao meu coração: Orar. Orar. Orar.

Martin Lloyd-Jones escreveu:

“Eu insisto outra vez, nossa pobreza no quarto secreto da oração é o viveiro de toda nossa falha. Falhando lá, falhamos em toda parte. A pobreza de oração produz a pobreza no púlpito, e resulta em "fome... de ouvir a palavra do Senhor" (Amós 8:11) na igreja.

Deixe-nos digerir estas verdades sobre a oração:
- Oração demanda nenhuma vestimenta especial.
- Oração demanda nenhum lugar especial.
- Oração demanda nenhuma eloquência.
- Oração demanda nenhuma escolaridade.
- Oração nunca exibe-se com vaidade ou ufana-se.
- Oração busca nenhum aplauso.
- Oração é frequentemente mais poderosa quando é mais quieta.
- Oração desafia definição.
- Oração ilude explicação.
- Oração nasce no tempo, mas agarra-se à eternidade.
- Oração fortalece o fraco e enfraquece o forte.
- Oração toca o poder do mundo vindouro.

“A súplica eficaz de um justo pode muito na sua atuação.” Pode muito, porque prevalece.

Nossa posição final como cristãos é testada pelo poder de nossa vida de oração.”

O que pode fazer o justo? Pode orar e deve orar. E a oração fervente pode vir somente de um homem justo e de uma mulher justa.

Redenção significa que nós estamos limpos e não somente contados como justos, mas feito justos.

É jeitosa e desprentesiosa a frase: “Deus não me vê com um pecador santo, Ele me vê através de Cristo.” Que horror! Porque o texto diz exatamente o contrário: “A oração do justo...”. Tem que ser justo. “Filhinhos, quem pratica a justiça é justo, como Ele é justo.” (I Jo. 3:7).

Já é tempo de dizermos: “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo.” Os discípulos de Jesus em nossas igrejas e mesmo o mundo precisam olhar para nós e verem que somos justos, porque praticamos a justíça.

É nosso caráter que testemunha nossa devoção a Cristo. Se não somos justos, não nos atreveremos a orar. Mas se somos justos e de fato Deus nos fez justos, os céus se moverão para atender nosso clamor. O Senhor nos ouvirá e enviará Seus anjos em favor de nosso clamor.

De acordo com uma pesquisa feita por uma companhia alemã. europeus e norte-americanos confiam mais em professores, médicos, soldados, policiais que em pastores.

R. T. Kendall analisando esta pesquisa disse: “O mundo ama quando uma pessoa que é tida como um homem de Deus torna-se uma fraude. Dá a eles a razão para não confiarem nos ministros nem nos líderes da igreja.”

É na comunhão secreta com Jesus através de uma vida de oração que encontramos proteção para nossa integridade e é na comunhão do Seu Espírito que somos moldados segundo o caráter de Cristo.

O intercessor vive bem pertinho do coração de Deus.

Todo pastor ou pregador tem que ser um intercessor. Com a redescoberta do ministério de intercessão muitos pastores ficaram confortáveis em delegar esta atividade espiritual para um grupo seleto de irmãos e irmãs (muito mais irmãs que irmãos, de fato.)

Porém o intercessor tem a intimidade com o Senhor da criação como muitos poucos. “O segredo do Senhor é para os que O temem e Ele lhes fará saber o Seu concerto.” (Salmos 25:14)

Para o intercessor Deus não ocupa o primeiro lugar.

Somente Deus ocupa lugar em sua vida. Ele vive, move e tem seu ser em Deus. Ele sente quando Deus sente. Ele fica ferido, quando o Espírito Santo é ofendido.

Assim deve ser nossa vida de oração como pregadores do Evangelho.

Permita-me ler aqui uma parte do livro “Revival God’s way” de Leonard Havenhill que me parece muito atual, apesar de serem duríssimas suas palavras:

“Terremotos recentes deixaram uma severa devastação. Nossos corações doem pelas vítimas destas monstruosas calamidades. Porém existe uma tragédia maior do que estes eventos tristes. É um igreja enferma num mundo que está morrendo.

A Igreja pode ter que fazer propaganda de seus pregadores, suas conferências, suas estatísticas – não precisa porém anunciar sua falência espiritual; é muito evidente.

Um escritor (crítico esportivo) disse que ele deplora o fato de que o esporte profissional se tornou um “show business”. Alguém pode deplorar o fato de que o poderoso Evangelho de nosso Redentor tem se tornado um “show business” também – cantores fantasiados de estrelas de rock, produzidos, para tentar atrair atenção do mundo.

Toda esta parafernália é uma tentativa de esconder o fato que que o altar não tem fogo, a pregação não tem poder, o Espírito Santo não participa do culto.”

São de Amy Carmichael as belas palavras:

“Ah, quem me dera ter grande paixão pelas almas, ter uma compaixão que se apieda! Ah, quem me dera ter um amor que amasse até à morte, um fogo que me consumisse! Ah, quem me dera ter o poder da oração vitoriosa, que se derrama em favor dos perdidos! Uma oração vitoriosa em Nome Daquele que venceu. Ah, quem me dera um Pentescostes”.

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Além de pregar a Palavra e de orar, que pode fazer o justo?

3 - O justo pode se unir a outros justos

O Espírito Santo declara:

“O Senhor não rejeitará o Seu povo, nem desamparará a Sua herança. Mas o juízio voltará a ser justiça e hão de seguí-los todos os retos de coração.
Quem será por Mim contra os malfeitores? Quem se porá ao Meu lado contra os que praticam a iniquidade?” (Salmos 94:16-17)

Com a enxurrada de novas leis injustas sendo promulgadas em toda terra forçando uma crescente perseguição contra ministros do Evangelho, logo estaremos nos unindo nem que seja por uma questão de sobrevivência, a não ser que antes, o Espírito Santo desperte em nosso coração o desejo de estarmos juntos para além de compartilharmos juntos, juntos trabalharmos pela Causa do Evangelho.

Você já deve ter lido este texto, mas permita-me lê-lo aqui:

“Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais democratas, eu calei, porque, afinal, eu não era social democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles levaram a mim, não havia mais quem protestasse” (Martin Niemöller).

Creio que o BMNet – Brazilian Ministers Network foi levantado por Deus para ser um instrumento desta união de ministros brasileiros que aumenta a cada dia na Nova Inglaterra, especificamente, em nosso estado de Massachusetts.

Salmos 133:1-3
Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desceu sobre a barba, a barba de Arão, que desceu sobre a gola das suas vestes; como o orvalho de Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o Senhor ordenou a bênção, a vida para sempre.

Quantas vezes lemos e até pregamos sobre este texto, mas no fundo estas palavras soaram apenas como um romance.

Irmãos, estou convencido pelo Espírito de Deus que este texto revela o segredo de nossa vitória para nós, ministros do Evangelho na Nova Inglaterra.

Viver em união é Unção que desce sobre nossas cabeças. Deus já ordenou a benção e a vida para sempre em Hermon.

Irmãos, eu tenho sede de comunhão, especialmente, com pastores e pastores, ministros e ministras do Evangelho. Mais ainda de desenvolver relacionamentos com cada um deles e de poder me unir com cada um deles pela Causa do Evangelho:

Deixa-me ler duas promessas na Palavra.

Antes da segunda promessa, o Senhor apela para nossa sabedoria (se é que de fato somos sábios!)”:

Levíticos 26:8
Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós

Deuteronômio 32:29-31
Se eles fossem sábios, entenderiam isso, e atentariam para o seu fim!
Como poderia um só perseguir mil, e dois fazer fugir dez mil, se a sua Rocha não os vendera, e o Senhor não os entregara?
Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disso.

O Diabo sabe e todo o inferno sabe que cinco de nós unidos perseguimos a um cento deles e cem de nós perseguimos dez mil.

Mas quem sabe se deixásse de perseguir sozinho apenas mil e juntasse em unidade ao meu irmão, assim dois de nós faríamos fugir dez mil?

Estou certíssimo que em 2005 Deus está inaugurando um tempo novo para cada um de nossos ministérios.

O tempo de cantar chegou bem como o tempo da colheita.

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Seja a vossa união notória a todos.

Por muito tempo nossas indagações ao Senhor eram estas: “Já não vemos os nossos sinais, já não há profeta; nem há entre nós alguém que saiba até quando isto durará. Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o Teu Nome para sempre? Por que retiras a Tua mão, sim a Tua dextra? Tira-a do Teu seio, e consome-os. Todavia, Deus é o Meu Rei deste a antiguidade, operando a salvação no meio da terra.” (Salmos 74:9-12)

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?
O Senhor está no Seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os Seus olhos contemplam, as Suas pálpebras provam os filhos dos homens. (Salmos 11:3-4)

O Senhor é Rei, irmãos. Ele jamais saiu de Seu templo e de Seu Trono jamais se moveu. O Seus olhos contemplam a mim e a você.

“Porque quanto ao Senhor Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com Ele.” (II Cr. 16:9)

Todavia, não procederemos loucamente. Pregaremos a Palavra, seremos homens de oração e nos uniremos aos nossos irmãos e irmãs, justos da mesma espécie, para lutarmos pela Causa do Evangelho.

Suas pálpebras provam os filhos dos homens. Este é um tempo de alistamento. O Senhor busca guerreiros para esta hora, homens de guerra, homens e mulheres de oração, para assaltar as fortalezas do inimigo, livrar os cativos e proclamar que o Reino é do Senhor!

Amém.

5 comentários:

Eliseu Martins de Barros disse...

Eliseu Martins de Barros

date Tue, Aug 18, 2009 at 5:54 AM

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?
mailed-by bounce.secureserver.net
signed-by yahoo.com.br
Images from this sender are always displayed. Don't display from now on.
hide details Aug 18
Olá Josimar.A paz de Deus.Tudo bem?A Biblia é um livro impressionante(o maior)pois se trata da palavra de Deus escrita para nós seres humanos.Portanto tudo que se está "falado" ali é absolutamente verdade e imprescindível. Penso em algumas escrituras bastante "incomuns" como Malaquias 4:5-6, Mateus 17:11-12, Mateus 24:37-39. O que voce pensa sobre estas escrituras?Um abraço e Deus te abençoe;
Eliseu

Ap. Nelson Braido disse...

Ap. Nelson Braido
date Tue, Aug 18, 2009 at 10:06 AM

subject Re: 32/09 - Parte II - Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Ola, amado colega.
Faça uma gentileza de me enviar a primeira parte deste estudo. Por razões diversas acabei perdendo a primeira parte, quero compartilhar estes principios com a minha equipe pastoral.
Grande abraço.
Ap. Nelson Braido.
Veja o meu siat
www.igrejadoavivamento.com.br

Ilma Freitas disse...

ILMA FREITAS DE JESUS ASSIS

to jsalum@greaterrevival.com

date Tue, Aug 18, 2009 at 7:04 AM

subject RE: 32/09 - Parte II -
Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Obrigada!!!
Estava precisando fazer esse tipo de reflexão.
Que Deus o abençõe!

Daniela Dias Ferreira disse...

Daniela Dias Ferreira

date Tue, Aug 18, 2009 at 8:50 AM

subject RE: 32/09 - Parte II - Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Adorei receber o texto...envie-me sempre.
Um abraço,
Daniela Dias

Brother Costa disse...

Brother_Costa


date Sat, Aug 8, 2009 at 6:06 PM

subject RE: 31/09 - Parte I - Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?


Excelente mensagem.
Agradecido.