15 agosto 2007

Imigrante

Não devemos apoiar nem concordar com a entrada ilegal de imigrantes nos Estados Unidos. Por princípio, por razões sociais, porque os riscos relacionados à imigração ilegal são grandes.

Mas o fato é que milhões de pessoas vivem nos Estados Unidos ilegalmente, e que nestes últimos meses cresceu a pressão de alguns seguimentos da sociedade americana urgindo a deportação de todos. Todas as famílias, todos os casais, todas as crianças, todos os velhos, sem excessão, pais de americanos, inclusive. Como fazê-lo? Ninguém sabe.

É preciso esclarecer de uma vez por todas que todos os imigrantes não são terroristas, não são criminosos e não vivem às custas do erário público. Do mesmo modo que nem todo o cidadão americano é criminoso. A maioria das pessoas são honestas; gente que trabalha arduamente para sustentar suas famílias.

A grande maioria dos novos imigrantes são gente da mesma estirpe dos bisavós e dos avós dos que nasceram nesta terra abençoada: gente de outras nacionalidades que veio aqui para lutar por uma vida melhor e mais dígna.

Peter Stefam, empresário, de Worcester, escreveu um artigo publicado recentemente pelo “Telegram & Gazete” que todo o imigrante deveria tomar conhecimento. Ele conta a história de um brasileiro, solteiro, que veio para os Estados Unidos há cinco anos atrás e vive aqui ilegalmente desde que chegou. Nunca se envolveu em nenhuma atividade criminal, aprendeu o Inglês, paga seu próprio seguro de saúde, e neste período recebeu pelo seu trabalho U$105.000,00 dos quais foi recolhido aos cofres públicos U$15.700,00. Além deste valor, seus empregadores pagaram $8.000.00 de impostos, totalizando U$ 23,700.00.

O Governo Federal estima que U$ 8.7 billhões são recolhidos dos imigrantes ilegais, além do que os seus empregadores pagam em “Social Security” e “Medicare”. Os números de Seguro Social de aproximadamente 70% dos imigrantes ilegais que pagam impostos sobre seus salários não conferem com os registros governamentais.

Com base nestes dados, Peter afirma que “os impostos sobre salários pagos pelos imigrantes ilegais, atualmente contribuem para a estabilidade dos sistemas de “Social Security” e “Medicare.” Sem estas contribuições seria um desastre. Os “baby boomers” (os que nasceram logo depois da II Guerra Mundial) estarão logo na idade de receberem os benefícios (aposentadoria), o que vai colocar uma pressão grande no sistema. Nós precisamos mais de pessoas que pagam impostos do que aquelas que recebem benefícios.” Ilegais não têm direito à aposentadoria, à qualquer crédito na declaração de imposto nem podem receber seguro desemprego em caso de perda do emprego.

Existem de fato duas áreas que os imigrantes ilegais oneram aos que pagam impostos: O sistema educacional e o atendimento hospitalar de emergência. Mas é igualmente verdadeiro o fato de que as contribuições destes imigrantes cobrem estes custos.

Deportações massivas ou redução da entrada legal de imigrantes no país não é uma idéia coerente do ponto de vista econômico. Sobre esta questão da deportação, o Sr. Stefam indaga: “Estima-se que 30% das pessoas que estão nas prisões americanas são imigrantes ilegais. Por que as autoridades não os deportam?”

Se existem 12.000.000 de imigrantes ilegais no país eles movimentam anualmente, por baixo, com a compra de alimentos 44 bilhões de dólares; com consumo de combustível 12 bilhões; com compra de roupas 3 bilhões...

E o que dizer dos milhões de empregos que são gerados por estes consumidores de computadores, brinquedos, artigos para o lar, etc. E a indústria automobilística? E as milhares de empresas que são abertas anualmente por estes imigrantes que receberam uma “idenficação de pagador de imposto” – o número do ITIN?

Se cada imigrante destes recebe uma média de $ 25.000,00 por ano de salário esta comunidade movimenta 300 bilhões de dólares por ano! E as casas alugadas e adquiridas? Os impostos pagos no ato da compra de produtos taxados? Embora possamos mostrar estes dados com base em estimativas mesmo oficiais, não se tem ainda um estudo preciso de quanto esta “nação de milhões” dentro do país representa para a economia americana. Ela contribui, sem dúvida, porque os que aqui trabalham aqui vivem e aqui gastam a maior parte do que ganha.

Também não apoio nem concordo com a imigração ilegal. Mas deve haver alguma maneira para se encontrar uma solução moral para resolver o problema destes milhões de imigrantes que, na grande maioria são trabalhadores que vieram para os Estados Unidos simplesmente por ser este país um lugar de esperança.

É que aqui o corajoso vê resultado para seu esforço. É que aqui, qualquer um pode ser livre e tem a proteção da Constituição Americana. É que ser livre é o desejo mais sublime de todo o ser humano. E todo imigrante, todo cidadão americano, é responsável por manter esta chama viva. Custa! Mas vale a pena pagar.


Josimar Salum é Diretor Executivo do BMNET – Brazilian Ministers Network e Greater Revival Ministries. Email: jsalum@greaterrevival.com , telefone 508-519-1773

Um comentário:

Anônimo disse...

O artigo de vsa. comeca ao meu ver com um pensamento totalmente anti-imigrante: " Não devemos apoiar nem concordar com a entrada ilegal de imigrantes nos Estados Unidos. Por princípio, por razões sociais, porque os riscos relacionados à imigração ilegal são grandes".
Quais sao esses principios que vsa. defende? Razoes sociais e o USA fazem em paises como a China e a America Latina, um imperialismo economico sem fim, sem dar a oportunidade de paises emergentes crescerem, concordo com vsa. que os riscos da imigracao ilegal sao grandes mas fale isto para um pai de familia endividado, para aqueles que tem filhos e nao tem o que comer em casa e que seus paises de origem nao oferecem aos mesmos uma oportunidade de trabalho com dignidade, os riscos sao grandes com certeza.
Depois deste seu comentario vsa. passa a ser mais humano com o imigrante sem documento, ate penso que vsa. defende os direitos dos indocumentados neste pais, mas ao meu ver o inicio de seu artigo soa como discrimitario, sem misericordia e cheio de lei.
Sera que os membros de sua igreja sao todos legais nos EUA?
Cordialmente.
Antonio Barbosa.
calcada2005@yahoo.com