31 dezembro 2009

APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I
Josimar Salum

O texto de Éfesios capítulo 4 claramente mostra que Jesus ao ressuscitar “subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros e deu dons aos homens” (v.8 NVI).

O texto de Efésios é citação do Salmo 68:18: “Quando subiste em triunfo às alturas, ó SENHOR Deus, levastes cativos muitos prisioneirs, recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada.” (NVI)

Jesus deu (do grego “didomi”) dons aos homens. Significa que “Ele concedeu estes dons baseados na decisão de Sua vontade e não no mérito de seus recipientes.” (John MacArthur)

Após subir às alturas “Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado” (v. 11-12 NVI).

É muito claro este texto que afirma que apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres foram designados por Jesus após a Sua ressurreição, e no caso específico de apóstolos, além dos primeiros doze apóstolos escolhidos antes de Sua ressurreição.

Ou seja, o Apóstolo Jesus Cristo designou e continua designando homens com estes dons ministeriais para que Seus santos sejam preparados e Seu corpo seja edificado. Os santos irmãos, deste modo, participam da vocação celestial.

“Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, como Ele foi fiel ao que o constituiu, assim como também o foi Moisés em toda a casa de Deus.” (Hebreus 3:1-2 RA)

Os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres que Jesus designou preparam os santos, aperfeiçoam os santos para a obra do ministério, para edificação do Corpo, “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” (v. 13 RA)

Sem a presença ativa e reconhecida destes ministérios na Igreja os santos não podem ser aperfeiçoados para a obra do ministério e a unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, enfim, a estatura da plenitude de Cristo não pode ser alcançado.

Enfatizando, o objetivo destes ministérios dados aos homens (mulheres inclusive) é senão a preparação dos santos para que estes façam a obra do Ministério e assim sendo o Corpo de Cristo seja edificado e a maturidade advinda da plenitude do conhecimento de Cristo seja uma realidade.

Estes dons ministeriais atuam ou deveriam atuar hoje, ou seja, cada um realizando a sua função (todo o Corpo) para que atinjamos a medida da plenitude de Cristo.

É óbvio que a manifestação dos ventos de doutrina e a indução ao erro na atualidade devem-se ao fato de que os “apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres” segundo a designação de Jesus Cristo não esteja funcionando e atuando consoante a Verdade deste texto.

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” (v. 15 NVI)

Vale salientar que cada parte deve realizar a sua função. E deve realizar sua função segundo a Verdade, isto é, segundo o que verdadeiramente significa ser apóstolo ou profeta ou evangelista ou pastor ou mestre. Porque a falsificação dos ministérios foi comum no primeiro século como também em toda a história e não é diferente hoje em dia.

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. DEle todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” (v. 14-16)

As Escrituras previamente alertaram quanto aos falsos que haveriam de se introduzirem com o intuito de enganar os santos:

Falsos apóstolos

“Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo.” (II Coríntios 11:13 RA)

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos.” (Apocalipse 2:2 RA)

Falsos profetas

“Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.”(Mateus 7:15 RA)

“Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24:24)

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. (I João 4:1)

Falsos evangelistas

“Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais!” (II Coríntios 11:4 RA)

“O qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1:7-9 RA)

Falsos pastores

“Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.” (Ezequiel 34:1-3 RA)

“Estes são os escolhidos em vossos ágapes, quando se banqueteiam convosco, pastores que se apascentam a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos; são árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, desarraigadas.” (Judas 1:11 RA)

Falsos mestres

“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” (II Pedro 2:1 RA)

“Contudo, semelhantemente também estes falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades.” (Judas 1:8 RA)


O significado da palavra “apóstolo”

A primeira vez que aparece o vocábulo “apóstolo” no Novo Testamento é em Mateus 10:2:

“E, chamando a Si os Seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3Felipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu, Simão Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.” (Mateus 10:1-4 RA)

1) Simão, chamado Pedro

2) André, irmão de Pedro

3) Tiago, filho de Zebedeu

4) João, irmão de Tiago

5) Filipe

6) Bartolomeu

7) Tomé

8) Mateus

9) Tiago, filho de Alfeu

10) Tadeu

11) Simão Cananeu

12) Judas Iscariotes, o traidor.

Lucas 6:13 afirma que Jesus chamou Seus discípulos e escolheu doze dentre eles. A estes Ele deu “o nome” de apóstolos.

O nome apóstolo é a transliteração da palavra grega “apóstolos”, que significa literalmente “alguém enviado” ou “enviado”.

“Apo” significa literalmente “de” e “stolos” (vem de “stello”), que significa “Eu envio”.

Dentro do Novo Testamento e em outras literaturas clássicas gregas, “apóstolo” simplesmente significa “alguém enviado como representante de outro, embaixador.”

A autoridade e o poder do representante são derivadas de quem o enviou. (Roger Sapp).

A palavra “apóstolo” aparece em torno de 70 vezes no Novo Testamento.

John Ekkard sugere que a palavra “apóstolo” precisa ser desmistificada, pois os apóstolos não eram “semi-deuses”, perfeitos e infalíveis. Eram humanos e continuaram humanos mesmo depois de terem sido escolhidos “apóstolos”. Eram pois susceptíveis a falhas, fraquezas e erros, embora dotados de caráter inquestionável.

Além dos 12 apóstolos, “apóstolo” é simplesmente alguém que recebeu uma graça de Deus para funcionar em um dos cinco dons ministeriais dados por Cristo.

“As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra. O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios.

Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante ã vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles” (Atos 14:11-15 RA)

Note que Barnabé e Paulo são nominados aqui no texto “apóstolos” e não tinham sido escolhidos por Jesus na mesma época em Ele escolheu Pedro, Tiago, João e os outros nove.

Note ainda que Barnabé era um apóstolo além dos doze primeiros, pois ambos Barnabé e Paulo são reconhecidos no texto como “apóstolos”.

A palavra correspondente no Antigo Testamento, traduzida como “apostello / apostolos” na Septuaginta (aparece 700 vezes) é “schalach”.

A pessoa que recebe a comissão como apóstolo é exatamente como a pessoa que lhe comissionou, no sentido das seguintes palavras de Jesus:

“Quem vos recebe, a Mim Me recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta na qualidade de profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá a recompensa de justo.” (Mateus 10:40-41 RA)

“O vocábulo “apostolos” foi usado originalmente pelos Gregos e Romanos para descrever um “agente diplomático” enviado para certos territórios para subjulgá-los, conquistá-los, convertê-los, instruí-los, treiná-los e estabelecer neles os novos elementos da cultura do império. Era geralmente um almirante ou comandante de uma expedição naval, alguém que abria novas fronteiras.” (John Eckard)

II Coríntios 5:20 diz: “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.”

Um embaixador é um diplomata de alto escalão do Governo, um agente diplomático acreditado por um Governo estrangeiro.

A palavra “missionário” (do latin) vem da mesma palavra “apóstolos” (do grego). Porém o “missionário” de hoje não refere-se necessariamente ao mesmo termo apóstolo do Novo Testamento quando se refere àqueles que foram designados para preparar os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo.

Os primeiros apóstolos, os doze que Jesus escolheu ainda na Terra, sendo Judas Iscariotes substituído por Matias (Veja At. 1:20-26), e por derradeiro Paulo, são chamados de “apóstolos do Cordeiro”. Matias ou Paulo, um dos dois completam o número de doze apóstolos do Cordeiro.

“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras; que apareceu a Cefas, e depois aos doze; depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram.

Depois apareceu a Tiago, então a todos os apóstolos; e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo.” (I Coríntios 15:3-10)

O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos Cordeiro.” (Apocalipse 21:14)

CLIQUE AQUI: 

19 comentários:

Missionária Zita disse...

To: missionariazita@hotmail.com

Date: Tue, 1 Sep 2009 00:00:07 -0400

Subject: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I
BOM DIA!
JOSIMAR SALUM,
NÃO SOU TÃO CULTA QUANTO VC O É, MAS, CREIO NO DEUS QUE EU SIRVO E QUE ME TIROU DE ONDE VC NÃO SABE!!! SEGUNDO O SEU FILHO JESUS CRISTO.
HOJE, RECEBI O SEU E-MAIL DANDO-ME UMA LONGA EXPLICAÇÃO A RESPEITO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA APÓSTOLO; ME SINTO NO DIREITO DE LHE RESPONDER; EU NÃO ENTENDI QUAL É A SUA PREOCUPAÇÃO EM SE ÀTER APENAS A COMENTAR O SIGNIFICADO DE UM NOME QUE O SENHOR DEU PARA UM DOS 5 DONS MINISTERIAIS, PARA QUEM ELE CHAMOU E QUIZER CHAMAR, PORQUE ELE É DEUS E FAZ COMO LHE APRAZ!!! ESTE É O MEU ENTENDIMENTO!!!
PODERIA-MOS OBSERVAR MELHOR QUE DEUS O CRIADOR DE TODAS AS COISAS CONTINUA, HOJE, LEVANTANDO APÓSTOLOS SEGUNDO O SEU CORAÇÃO PARA PREGAR O EVANGELHO DO REINO DE DEUS COM A UNÇÃO DE DEUS PARA OPERAR MILAGRES E MARAVILHAS COMO O SENHOR JESUS - DISSE, VC CONHECE NÃO É ??? ENTÃO PORQUE A SUA PREOCUPAÇÃO??? .
AFINAL.. EU , NEM SEI QUEM É VC!!!! MAS SEI QUEM É JESUS....
QUEM É VC????? SÓ ME FALTAVA ESSA!!!! VC CONHECE A MINHA VIDA??? SABE QUAIS SÃO AS MINHA NE CESSIDADES????
ACREDITO QUE VC DEVE TER UM MINISTÉRIO, É ISSO ???? O DEUS DE ISRAEL TEM OPERADO SALVAÇÃO E MILAGRES ATRAVÉS DAS SUAS MÃOS E DA SUA VIDA??? SE ... TEM, ENTÃO DEUS É COM VC, SE... NÃO VÁ BUSCA-LO DE TODO CORAÇÃO E COM MENOS TEORIA!!! PREGUE A PALVRA QUE O APOSTÓLO PAULO PREGOU... NÃO COM SABEDORIA HUMANA MAS NO PODER DE DEUS!!! POR FAVOR MEDITE PEDINDO A DEUS O SIGNIFICADO DE: NO PODER DE DEUS!!! É MUITO PROFUNDO!!!!
NÃO SE ESPANTE COM A MINHA RESPOSTA E POR FAVOR NÃO ME DÊ EM TROCO, COM UM MONTÃO DE PALAVRAS, A MINHA INTENÇÃO NÃO É DE LHE OFENDER NEM MACHCAR A SUA ALMA, MAS LHE CONSTRANGER A VIVER NO PROFUNDO COM DEUS, NA FORÇA DO SEU PODER.... MUITO CONHECIMENTO NÃO EXPULÇA DEMÔNIOS E NEM CURA EMFERMOS??? VC COMCORDA COMIGO??? MAS DÁ UMA RESPONSABILIDADE MUITO GRANDE NAQUELE DIA.. PORQUE NÃO FEZ COMO EU ENSINEI DIRÁ O SENHOR.
UM ABRAÇO.
ZITA.

Abraao Oliveira disse...

Abraao Oliveira

date Tue, Sep 1, 2009 at 10:01 AM

Amado irmão,
Graça e Paz!

Agradeço pelo material q vc tem enviado por e-mail. Tenho sido muito abençoado com eles e tenho repassado a outros contatos.
Que o Senhor continue abençoando vc, sua familia, seu ministério e seus negócios, cada dia mais.

Um forte abraço,
No amor do Senhor Jesus,
Abraão

Jorge Russo disse...

JORGE RUSSO

date Tue, Sep 1, 2009 at 5:37 AM
subject Re: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Eu peço permissõa para publicar esse texto (Apóstolos segundo as Escrituras) no meu site www.ministeriotrio.com.br será publicado no seu formato original, com o nome do autor, sem tirar nem acrescentar nenhuma vírgula.
aguardo resposta.
Paz

RESPOSTA:

Pode publicar.

Mario disse...

Mário Magalhães

date Tue, Sep 1, 2009 at 8:16 AM

subject RE: APÓSTOLOS SEGUNDO AS
ESCRITURAS – Parte I

Pr., se quiser ver um estudo meu sobre isso também, entre no meu blog. Escrevo sobre o ministério apostólico para hoje. Procure esse tema. Um abraço.

http://fcomario.blogspot.com

Mário

Eliseu Martins de Barros disse...

Eliseu Martins de Barros

date Tue, Sep 1, 2009 at 11:07 AM

subject Re: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Olá Josimar.Tudo bem?Deus te abençoe.
Bastante interessante seu texto sobre "Apóstolos".Concordo.
Uma pequena ressalva,porém: no parágrafo 10,quando voce enfatiza sobre os ministério dados aos homens,voce inclui entre parênteses, a mulher. Não creio que isto está correto, pois o própio apóstolo Paulo,muito citado no texto, fala de forma muito clara em primeiros Aos Coríntios 14:34-35 que "As mulheres estejam caladas nas igrejas;porque não lhes é permitido falar;mas estejam sujeitas,como também ordena a lei.E, se querem aprender alguma coisa,interroguem em casa a seus própios maridos;porque é indecente que as mulheres falem na igreja."

Outra coisa interessante sobre o assunto é sobre profetas, pois existe o dom de professia e existe ministério de profeta, como foram Moisés,Elias,João Batista entre outros;são situações diferente. Gostaria de conversar a respeito.
A propósito,voce leu alguns e-mails que lhe mandei dias atrás?
Um abraço e Deus te abençoe;
Eliseu

Robert Andrejczyk disse...

Robert Andrejczyk

date Tue, Sep 1, 2009 at 11:50 AM

subject RE: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Dear Josimar,

I am surprised that you would use any quote by John MacArthur to support your case for present-day apostleship. MacArthur is a strict cessationist who does not believe in the continuation of supernatural "sign gifts" (i.e. "signs and wonders and miracles", cf 2 Cor 12:12) as practiced by the apostles. Furthermore, he believes that the office of the apostle is restricted to those who physically discipled at the feet of Christ and were actually sent by him. This restricts the number of apostles to 13 (the original 12 disciples minus Judas, Matthias, and Paul). I'm sure Dr. MacArthur would be appalled that you even included a quote from him in an article defending modern-day apostles. Consider the following from his book, Charismatic Chaos (click the link to read entire book):

Some charismatics actually believe that the phenomena we are seeing today prove that God is giving new revelation, authenticated by fresh miracles, through the agency of modern apostles. That whole notion ignores the biblical role and function of the apostles. They were special men for a particular role in a unique era. The apostles were the foundation for the developing church (Eph 2:20). That foundation is now being built upon; it cannot be laid again. There can be no modern-day apostles. (Charismatic Chaos, p 145, bold emphasis added)

I agree completely with Dr. MacArthur and think that you, in your article, have badly caricatured and misrepresented the arguments against modern-day apostleship in an attempt to strengthen your position. For instance, who has ever argued that the apostles were "'semi-gods', perfect, and infallible"? That is absurd and a straw-man argument. In addition, you fail to note the difference between the office of an apostle and an apostle in the sense of someone sent to do a work, e.g. a missionary. Do you really think that everyone that takes the title of "Apostle" is sent to do the same work as Peter, Paul, John, etc.? Are modern apostles to continue to lay some kind of foundation for the church by giving new revelation equal to Scripture?

I see that you will continue this article at a later date. Hopefully you will deal more fairly with the biblical data at that time. I also hope you will address the many abuses that result from the belief in modern-day apostles, particularly in the Brazilian church in America. Among Brazilians, terms like "Apostle" are flippantly taken as mere status symbols and those that use the title think nothing of besmirching it through their ego-driven avarice. Don't forget the game of holy one-ups-manship going on; people claiming ever more audacious titles like "Super Apostle", "Angel", and "Archangel"--all titles that I have seen used by Brazilian pastors. Oh, and let us not forget the "ApostolAs". Where is the biblical mandate for that? This all brings shame and reproach to the name of Christ.

Thank you for your time and consideration.

Robert Andrejczyk
508-755-0374

Norberto Magno Lemos Pimentel disse...

Norberto Magno Lemos Pimentel

date Tue, Sep 1, 2009 at 12:49 PM

subject RE: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Não concordo com a afirmação de que tenhamos apóstolos, NOS DIAS DE HOJE. Apóstolos foram aqueles que estiveram com JESUS. HOJE, VOCÊ PODE DAR QUALQUER NOME AOS UNGIDOS DO SENHOR, MENOS APÓSTOLOS.

Greiziane Soares disse...

Greiziane Soares
to jsalum@greaterrevival.com

subject Re: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Sei sobre os dons, mas como pode um pastor se denominar apóstolo ou bispo???Como saber , quem delegou isso a ele???

Pela biblia o ultimo apóstolo chamado por Cristo foi Paulo.....
Acho que apóstolos foram só os 12(o subistituto de judas) + Paulo.

Julio Neris disse...

from jnerisproduction@aol.com

date Tue, Sep 1, 2009 at 9:20 PM

subject Re: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Amei o texto dos apostolos,simples,curto mas interpretacao brilhante e enriquecedora,que DEUS possa continuar lhe iluminando para abencoar milhares de pessoas.A PAZ DO SENHOR JESUS.

Humberto Ferreira Costa disse...

Humberto Ferreira Costa

to jsalum@greaterrevival.com

date Thu, Sep 3, 2009 at 6:40 AM
subject

RE: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Josimar Salum, me perdoe por ser direto,

mas nunca li um artigo tão fraco como este... precisando estudar mais os originais da Bíblia, ok!


Deus te abençoe varão e lembre-se: Deus tem compromisso de abençoar a sua palavra...

Marcos Aurelio disse...

Marcos Nogueira

to
date Mon, Sep 7, 2009 at 10:50 PM

subject Re: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

Na verdade paulo, os verdadeiros apóstolos fazem exatamente isto quando são apóstolos.

fico imaginando o que Paulo, o apostolo, não escreveria em nossos dias, se com os poucos recursos, comparado com hoje, ele entregou uns a satanás por perverterem o cristianismo, confrontou Pedro quando distorcia o cristianismo.

na verdade as vezes falar 'mal' é falar a verdade, se o que as pessoas fazem e dizem o que pode o apostolo fazer se não ser profético?

Os fariseus devem ter chamado as cartas de paulo de fofoca escrita, mas ele era profeta além de apostolo.

creio que vc perdeu a oportunidade , se você leu, de aprender um pouco.

somente te escrevo por te considerar e ter muito carinho por vc.

Seu amigo e pastor

Marcos

Pr : wellington Melo disse...

CORJOPP I.E.Q.

to jsalum@greaterrevival.com

date Thu, Sep 24, 2009 at 4:58 PM

subject Re: APÓSTOLOS SEGUNDO AS ESCRITURAS – Parte I

muito obrigado meus queridos por não deixarem de manter contatos. peço ao nosso Deus que continue a abençoa-los muito mais; pois vcs são bençãos para mim.um forte abraço. Pr : wellington Melo

Eduardo Ganem disse...

from eduganem@bol.com.br



date Tue, Sep 29, 2009 at 6:56 AM

subject Apóstolo?

Prezado Josimar ,

dentro de toda a boa e esclarecedora explanação sobre títulos e títulos que os homens ostentam, talvez ninguém se preocupe com o mais importante, o testemunho cristão do fregues,a questão da intocabilidade(existe este termo?) do "ungido" tem feito o povo de Deus dar guarida a lobos devoradores, porque sequer pedem referências dos distintos.

Engraçado é que nunca vi ninguém ostentar títulos como:Copastor, servo, conservo. Todos andam na contra-mão do cristianismo, que neste sentido, tem seu maior exemplo em João o Batista que disse: é preciso que eu diminua e Ele cresça.
Estes, grandes e importantes aos olhos do mundo, que se dizem apóstolos e profetas, querem mais é crescer e Cristo que diminua.

Embora possam ser reconhecidos pelo mundo, é bom se lembrarem que naquele dia poderão ouvir do Mestre:"Apartai-vos de mim vós que praticais a iniquidade, nunca vos conheci".

Eu quero é ser conhecido do meu Mestre e ter a convicção que o irmão Paulo tinha quando disse: "Porque esta mesma noite, o anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo"...(At 27.23 ARC).
Deus tenha misericórdia de todos nós.

Paz.

Eduardo Ganem
Fone/Fax: 33 3522 6681
Cel.: 33 8812 3738
E-mail: eduganem@bol.com.br

Ricardo Simões Braga Simões disse...

Ricardo Simões Braga Simões

date Tue, Aug 4, 2009 at 12:07 AM

subject Re: 31/09 - Parte I - Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Temos que obedecer a ordem que Jesus nos deu que foi fazer discípulos. E um discípulo não se faz da noite para o dia. Você tem que andar com ele, conviver, pois somente assim é que aprendemos a orar como Jesus, amar como Jesus, pregar como Jesus, Perdoar como Jesus, enfim ser semelhante a ele. Fazer parte de sua igreja que é o seu próprio corpo, formado de juntas e ligamentos que edifica o seu próprio corpo. A restauração da igreja virá certamente, pois seremos iguais a igreja primitiva que pregava o evangelho nas praças, nas casas, enfim, o importante era o relacionamento dos irmãos e não reunião. Temos que aprender com a simplicidade de Jesus. Ele não precisou de teologia, estudos bíblicos, etc..., eles simplesmente chamou seus discípulos para andarem com ele, viverem juntamente com ele, enfim eles se relacionavam diturnamente. Somente dessa forma, poderemos ser semelhantes a ele e ajudar no propósito eterno de Deus que é ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus que é o primogênito de muitos irmãos.

Que Deus abençoe a todos.

R. Simões.

El Shaday Elshaday Presse disse...

El Shaday Elshaday Presse

date Tue, Aug 4, 2009 at 4:53 AM

subject Re: 31/09 - Parte I - Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Fantástico, que bom que DEUS tem agido e dado sabedoria aos seus ungidos na Terra.

Belo Texto.

Elizabeth Lopes disse...

Elizabeth Lopes

date Tue, Aug 4, 2009 at 7:08 AM

subject RE: 31/09 - Parte I -

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

BOM DIA!!!
MUITO OBRIGADA PELO TEXTO LI E APRENDI MUITO................

Josué Rocha disse...

Josué Rocha

date Tue, Aug 4, 2009 at 7:24 AM

subject RE: 31/09 - Parte I -
Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

A paz do Senhor
Meu irmão quero a gradecer a Deus pela sua vida e pelas insperações que Ele tem lhe dado.
Conte com meu apoio nas oraçõoes.
Sou pastor da Igreja Evangelica Casa da Benção, em Itaboraí RJ
Um forte abraço

paulo souza disse...

paulo souza

date Wed, Aug 5, 2009 at 7:49 AM

subject RE: 31/09 - Parte I -
Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Bom dia !!Graça e Paz ,palavra muito boa,Josimar passo fazer menção de algumas parte de sua palavra na igreja?

Pra Joana disse...

Joana Darc Barboza de Araújo Silva Araújo Silva

date Fri, Aug 7, 2009 at 8:51 PM

subject Re: 31/09 - Parte I -

Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?

Graça e Paz,

Quero agradecer pelo envio dos artigos, me edificam, me ajudam. Perseverem porque assim como eu, sei que muitos líderes tem sido abençoados.

Em Cristo,

Pra. Joana