By George Foster
Email: grobertfoster@hotmail.com
Estou com setenta anos, mas vejo aumentando cada vez mais em mim o desejo de receber uma constante capacitação do Espírito Santo para realizar a obra do Senhor. Sei que não posso ministrar eficazmente sem a unção e nem quero tentar.
Fico alertado pelas palavras de Jesus: “Eu sou a videira: vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto: pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma” (João 15.5).
Em seguida Jesus falou: “Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade.” (João 16.13). E prometeu: “Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas .” (Atos 1.8). Poucos dias depois aconteceu: “Chegando o dia de Pentecoste ... Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (Atos 2.1,4).
Entendo que esta unção não foi só para os crentes da primeira geração:
“A promessa é para vocês, para seus filhos e para todos que estão longe, Pra todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar.” (Atos 2.39).
E não deveria ser experimentado uma só vez: “Deixem se encher (constantemente) pelo Espírito Santo (Efésios 5.18).
Resumindo, somos exhortados no Novo Testamento:
• a encher-nos do Espírito. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.(Efésios. 5.18),
• andar no Espírito. “Por isso digo: Andem no Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.”(Gálatas 5.16),
• não entristecer o Espírito. “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.” (Efésios 4.30),
• e não apagar o Espírito. “Não apaguem o Espírito.”(1 Tessalonicenses. 5.19).
O Espírito, por sua vez, ajudará, acompanhará, ensinará, recordará, testificará, convencerá, guiará, glorificará, libertará, proporcionará...Ele nos capacitará com poder para cumprir o ministério para o qual fomos criados, redimidos e chamados.
O Espírito nos capacitará a...
• Testificar de Jesus e torná-lo conhecido. “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.(Atos 1.8).
• Glorificar Jesus para que outras pessoas possam vê-lo como Ele é. ´Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”(João 16.14).
• Orar -- quando não sabemos como -- interecedendo por nosso intermédio. “Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”(Romanos 8.26).
• Edificar os santos pelos dons ministeriais, equipando-os a servir. “ E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado”(Efésios 4.11,12).
• Curar enfermos e libertar pessoas oprimidas pelo diabo. “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.(Marcos 16.17,18).
“O Espírito do Soberano, o SENHOR, está sobre mim, porque o SENHOR ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros.”(Isaías 61:1)
“Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.”(Lucas 24:49)
• Manisfestar o fruto do Espírito: amor, alegria paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. “ Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”(Gálatas 5.22,23).
• Fazer a obra de Jesus. “Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. 16E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, 17 o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. 18 Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” (João 14:12, 16-18)
• e extender Seu reino. “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” (Mateus 24:14)
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real (reis e sacerdotes), nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”(1 Pedro 2:9)
“O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve fortes vozes nos céus que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre”. (Apoc 11.15).
Esta compreensão nos proporcionará amplo sentimento de necessdade e motivação para buscar ao Espírito Santo em oração, estudar Sua palavra e fazer Sua vontade , pois podemos fazer tudo através do poder que o Pai nos concede pelo Espírito Santo.
Está comigo nisso?
Editado por Josimar Salum
Nenhum comentário:
Postar um comentário