15 janeiro 2013

10 coisas estúpidas que um Ministro nunca deve fazer

Autor: Lee Grady (*)

Eu tive o privilégio de compartilhar o púlpito com Dra. Mary Ann Brown duas vezes. Ela era ousada, profética e dolorosamente insensível. As pessoas que odeiam mulheres pregadoras a odiavam ainda mais por causa de seus sermões sem sentido, sempre entregues com seu sotaque texano. Ela fazia seu público rir e depois espetáva-os com uma lâmina quente da verdade.



Quando esta gigante espiritual morreu no mês passado aos 73 anos, lembrei-me das últimas palavras que me disse quando estávamos juntos em uma conferência em Chicago, em 2011. Depois de lamentar o fato de que tantos ministros nos Estados Unidos estavam falhando, Mary Ann me prendeu com seus olhos e me disse com severa autoridade materna: "Lee, por favor, nunca se torne estúpido."

Eu sabia exatamente o que ela queria dizer e muitas vezes tendo ponderado suas palavras, especialmente desde a morte dela. Eu não quero ser estúpido, eu quero terminar bem minha carreira.

Então, como podemos evitar a estupidez espiritual?



Podemos começar por evitar estes 10 erros que se tornaram comuns em nosso meio durante a última década.

Se você é um ministro, ou se você aspira a ser um, por favor, decida agora que você nunca irá cair nessas armadilhas óbvicas e nunca irá copiar esses comportamentos.

1. Tome drogas ilegais. Conheço pessoas que nunca chegaram à libertação completa de seu vício em drogas e, então, quando as pressões do ministério cresceram intensamente eles se voltaram para as substâncias ilegais como uma válvula de escape. Isso é estupidez! Se você não tem controle de suas ações 100 por cento do tempo, você não tem nenhum direito de se envolver no ministério.

2. Rejeite a responsabilidade de dar satisfação de seus atos. O Zorro pode ter sido um grande herói cômico, mas o isolamento não funciona na vida real. E é estupidez também a falta de prestação de contas! Se não atende a pessoas mais inteligentes do que você, você é um acidente esperando para acontecer e vai machucar o povo de Deus. Você não tem o direito de estar em posição de autoridade, se você não está sob autoridade.



3. Bata ou abuse de sua esposa. A Bíblia diz em 1 Pedro 3:7, que Deus não vai ouvir suas orações se você maltratar a sua esposa. Se você é um abusador e mesmo se você é um mestre em esconder seu pecado de outros, o Senhor vai se opor a você até que procure ajuda.

4. Cerque-se de fans que te adoram. Anos atrás, o fundador do "PTL" (Praise the Lord) Jim Bakker disse que seu maior erro foi plantar "homens que só dizem sim" ao seu redor, ao invés de pessoas que tinham a coragem de desafiar suas más decisões. Se não está disposto a aceitar conselhos, incluindo críticas, de seus seguidores, você é um líder fraco rumo ao desastre.

5. Fabrique dons espirituais para impressionar os outros. Em nosso movimento há muita pressão para produzir o sensacional, a fim de manter as pessoas entretidas. Mas se você descer tão baixo a ponto de falsificar uma cura, evocar uma profecia falsa ou empurrar alguém para "cair no chão sob o poder", o Espírito Santo vai se por de lado e te deixar executar seu "showzinho" sem o Seu poder. É estupidez misturar fogo estranho e arriscar-se a ofender a Deus!



6. Seja tolerante para com o pecado sexual. Hoje em nosso movimento nós celebramos a mensagem de Graça enquanto franzimos a testa para quem se atreve a identificar fornicação, adultério, homossexualismo ou a pornografia como pecados. Se você é relaxado quanto o pecado sexual em sua própria vida, ou se você não requer pureza entre aqueles que você lidera, você é um estúpido.

7. Manipule as pessoas enquanto coleta as ofertas. Ministros frequentemente torcem as Escrituras e utilizam jogos mentais hipnóticos para arrecadarem e levantarem fundos em programas de televisão. Ninguém questiona a sua fraude, então parece que eles se safam. Tenha certeza de que essas pessoas vão responder a Deus um dia pelo seu engano. Você é um estúpido se experimenta essas mesmas táticas em sua igreja.

8. Recuse a compartilhar o poder. Encontro muitos ministros que tem liderado suas igrejas ou organizações por 30 anos e até hoje ainda não têm um plano de sucessão. Isso é burrice! Você não vai viver para sempre. Treine a próxima geração agora para que estejam prontos para liderar em seu lugar e fazer assim antes que você caia fulminado por um ataque do coração!



9. Ensine doutrinas exóticas, ao invés das verdades fundamentais da Bíblia. Nós pentecostais tendemos a alimentar as pessoas com o "sabor do mês", a fim de satisfazer seus desejos de visitações angélicas, visões do terceiro céu, pó de ouro, dentes de ouro, maná, penas de anjo, portais celestiais e nuvens de chuva dentro do templo. Porém a história tem provado que aqueles que tem como foco principal esse tipos de manifestações espirituais sempre tem sido com o intuito de iludir e enganar. Vamos ser sábios e manter a coisa principal como sendo a coisa principal. Concentre-se em Jesus!

10. Torne-se um egomaníaco. "Nos últimos 10 anos, algumas das maiores estrelas religiosas dos Estados Unidos se tornaram totalmente lunáticos por causa do orgulho. Exigem jatos particulares, seguranças e cozinheiros pessoais, e mantem um frio e indiferente distanciamento das pessoas que são chamados a servir. Se você deixa Satanás te enganar para se tornar uma diva em um ministério arrogante, você é um estúpido. Arrependa-se, entre no mesmo nível das pessoas, e comece a agir como Cristo em vez de uma estrela do rock.

Em memória de minha saudosa amiga Mary Ann Brown, eu repasso o conselho que me deu: "Por favor, nunca se torne estúpido."

É isto mesmo, vamos amadurecer, rejeitar tanto a loucura quanto a tolice e ter como alvo terminar bem.

Fonte: Charisma Magazine



(*) J. Lee Grady é ex-editor da revista Charisma e diretor do Projeto Mordecai (www.themordecaiproject.org). Você pode segui-lo no Twitter: @leegrady. Acabou de lançar seu último livro em inglês "Fearless Daughters of the Bible" (Filhas sem medo da Bíblia.) Pela Abba Press publicou em Português seu best-seller "Dez mentiras que as igrejas contam às mulheres." http://www.abbapress.com.br/produtos.asp?produto=1133

Tradução: Josimar Salum - Twitter: @josimarsalum



Nenhum comentário: