11 dezembro 2015

Neuro WiFi & Inteligência Emocional

Josimar Salum
Escrito originalmente em 1/1/2013. 

Eu não questiono a ciência, especialmente aquela que é o resultado de experimentos, de fatos, de descobertas, de provas. Alías, provas são a matéria prima da Ciência. 

Perguntam-me sempre: "Faz algum sentido para você?" Esta é uma pergunta meramente humana. Não posso seguir este caminho, porque nem tudo que faz sentido é verdadeiro e real. Muita coisa só faz sentido a partir do tempo, do espaço e inúmeros e determinados elementos e condições. Assim, aquilo que faz sentido para você pode não fazer sentido para mim. Aquilo que faz sentido hoje não fará nenhum sentido amanhã. Aquilo que faz sentido para mim não faz nenhum sentido para alguém mais velho que eu. Fazer sentido é um apelo mais a minha inteligência emocional que simplesmente à minha mente e alma. 


Este artigo do Lance Wallnau sobre neuro-WiFi é humanista? (Não está mais disponível em nenhum dos blogs publicados por Wallnau). Confesso que vibrei com o texto, como uma histeria momentânea devo esclarecer. E faz sentido para mim algumas coisas que se identificam com algumas experiências passadas que tive. Mas tudo é meio empírico mesmo porque não se tem como tomar algumas afirmações do psicólogo da Harvard citado no artigo como mensuráveis. Acredito que a pesquisa deva continuar. Podem e não podem ser? E são estas coisas matematicamente não prováveis que ele compartilha no artigo. Apela apenas para a minha inteligência emocional e não vai produzir uma transformação profunda e permanente. Ele disse que as pessoas tem que adotar uma filosofia que os faça crer que cada momento da vida é uma aventura abençoada. Muito positivo. Disse que para ficar livre dos estados negativos você tem que encher você com um estado mais forte e dominante. E para os que são crentes têm que ser cheios do Espírito Santo. Para os que não são crentes se contente com este conceito falso de encher-se com algum estado dominante. Dois pesos e duas medidas. Talvez não! Um só peso e uma só medida alterados, falsos.


Queria encontrar nas Escrituras algumas passagens que pudessem corroborar com muitas as palavras do autor do artigo. O que questiono? O que a Bíblia não tem para edificar a sua vida e a Igreja que você precise dos psicólogos da Harvard para te curar? Sim, eles podem ajudar, mas são apenas muletas, porque o que satisfaz plenamente o homem é uma conversão e uma entrega totais a Jesus e a partir daí construir um relacionamento com Ele. Todo tesouro da terra é corruptível, inclusive o conhecimento.


A impressão que eu tenho que um paciente adulto está com febre, a enfermeira dá a ele um AAS infantil ao invés de medicar-lhe com duas aspirinas. Nem um nem outro curam.

Não estou questionando a viabilidade, o proveito, a capacidade da alma humana, o que W. Nee chamava de "o poder latente da alma." 

O desafio é você conseguir discernir o que é de Deus com base nas Escrituras do que é do homem. E não se enganar: é vão todo o socorro do homem. 


Preocupa-me ao constatar que as altas sabedorias estão substituindo a simplicidade das Escrituras e do relacionamento com Jesus. Serviços de "coaching", consultoria, avaliação, treinamento, "marketing", liderança baseados no mundo corporativo são ferramentas e métodos hoje disseminados por um número cada vez maior em igrejas dos Estados Unidos. Tornou-se uma indústria milionária no mundo evangélico. Pastores e igrejas contratam experts caríssimos para suas igrejas. E tem dado certo em muitas delas porque estas igrejas são empresas e não Igreja e dependem do conhecimento humano e não do Espírito. 
  Paulo pregou a Palavra e mesmo assim com demonstração de Espírito e Poder. Ele não compartilhou conhecimento e filosofias humanas que considerou como "skubala" excremento humano para alcançar o Conhecimento de Cristo. 

Lamento profundamente ao observar alguns destes irmãos que conheço uma coisa: não os vejo levando ninguém a Jesus nem fazendo discípulos para Jesus. Estão mais ocupados em construir a vida e o futuro das pessoas do que prepará-las para a eternidade. Estão mais interessados em entretê-las e fazer com que se sintam bem do que na santidade e pureza delas. Bíblia se tornou um pretexto e alguns não creem na Palavra como suficiente para transformar o homem.

Não estou desfazendo da ciência; ciência, a ciência! Porém acredito que um amadurecimento será necessário na vida destes irmãos que se servem destas empreitadas para que discirnam o Espírito Santo da sabedoria humana. Que sejam excelentes para aplicarem estes conhecimentos nas organizações e nas relações humanas, mas não à Igreja porque não necessita deles. Que ganhem o seu pão e até mais, mas que sejam honestos e digam que não pregam nem ensinam a Bíblia. E vão fazer isto fora da congregação dos santos.


As pessoas em geral estão com fome. Organizações sabem que precisam de Ética, Moral, empregados e executivos de caráter. Você pode até aprender tudo isto como um animal é adestrado e aprende comportamentos, mas será apenas exterior, porque interiormente continuará abrigando uma natureza animal. Sejam sejam corajosos para que com o conhecimento que ajuda a pessoa a ser e ter uma melhor compartilhem o arrependimento e a Fé em Jesus que leva o homem a entrar no Reino de Deus, nascer de novo, ser transformando a cada dia para a Eternidade. 

Inteligência emocional lida com o passado e o futuro do homem, a Palavra de Deus lida com o presente (a eternidade) e é Poder para os peregrinos neste mundo. Os que caminham naquelas paradas servem aos homens e muitos do que conheço de perto ao seu ventre.

4 comentários:

Dave disse...

Isaías 59:15 diz, "Não se acha a verdade em parte alguma,e quem evita o mal é vítima de saque."

Teologuianow disse...

Pr. Salum, se o sr. quiser se utilizar de meu blog p/ postar alguma informacao sobre eventos e cursos, me avise, ou por email,(edsabaute@gmail.com )ou text by phone( 8572331380 ). Terei prazer em veicular informacoes suas:
www.teologuianow.blogspot.com
Fique na Paz. Ir. Eduardo.

Tarcisio disse...

Assim como mencionado no artigo, creio que todas as ferramentas disponíveis ao conhecimento são aplicadas por sua eficácia provada até mesmo por experiência são válidas, porém quando propõe-se a substituir a Bíblia e sua aplicação ao homem e ao reino, direcionam-se ao fracasso.

Inteligência Emocional é contribuinte para a inteligência social em que o indivíduo ao conhecer a si mesmo percebe que precisa usar o que tem para ajudar ao próximo... O conhecimento humano não redime o homem dos seus pecados muito menos provocam transformações duradouras, mas Auxiliam fortemente no autoconhecimento inclusive de suas debilidades espirituais.

Anônimo disse...

Meu caro amigo Rev. Salum,
simplesmente sensacional suas colocações. Aqui no Brasil essa onda empresarial adentrou até a CBN com ares de espiritualidade. Os pastores, como crianças diante de doces nunca vistos, sorvem estes conhecimentos como verdades finais, sem falar nos rios de dinheiro que fluem para aqueles que falam nestes seminários. Vivi isto antes de sair do Banco onde trabalhei. Como instrumentos de gestão empresarial têm seus valores, mas para a igreja não cabem. É uma maneira de dizer que as Escrituras, O Espirito Santo não são suficientes para conduzir o povo de Deus ao ideal do Senhor.
Parabéns.
Um forte abraço.
Em Cristo.
Luiz Fernando Ramos de Souza