18 dezembro 2014

Sobre o ensino do Rev. Augustus Nicodemus acerca dos “apóstolos bíblicos”.

Josimar Salum

Rev. Augustus Nicodemus em um vídeo de 3 minutos (abaixo) afirma que “apóstolos bíblicos” são apenas os 12 discípulos de Jesus. Ele exclui mais de meia dúzia de apóstolos bíblicos (leia aqui) que são citados pelo NT tais como Barnabé, Silvano, Tiago, irmão de Jesus, etc.

Rev. Nicodemus se refere (veja vídeo abaixo) apenas aos 12 apóstolos do Cordeiro que segundo ele são infalíveis. Ele elimina do Novo Testamento qualquer outro. Ora, mesmo os apóstolos do Cordeiro eram susceptíveis a falhas, fraquezas e erros, embora dotados de caráter inquestionável.


Seu argumento é facilmente identificado como errôneo à luz de Efésios 4:7-12 que diz:

"Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.”

“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.” 

Ou seja, Jesus deu dons aos homens depois que morreu e ressuscitou.

“Ora, isto - Ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?”

“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.”

“E Ele mesmo deu (depois da ressurreição) uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo."

Antes da ressurreição Jesus escolheu dentre Seus discípulos doze apóstolos e depois de Sua ressurreição deu uns (outros) para apóstolos...

É claro que existem verdadeiros apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres hoje, porque os santos ainda precisam de edificação e em cada geração eles precisam chegar a estatura completa de Cristo. A Igreja precisa de edificação até hoje.

É claro que o Novo Testamento também descreve desde a época em que foi escrito que existiram e ainda existem falsos apóstolos, falsos profetas, falsos evangelistas, falsos pastores e falsos mestres.

Não é correto rejeitar a todos os apóstolos como falsos hoje dizendo que nem os verdadeiros não existiam na Bíblia além dos apóstolos do Cordeiro. (Leia aqui)

Interessante que a palavra "pastores" só aparece no NT apenas uma só vez, no plural, como lemos no texto de Efésios acima e estes "pastores" (dons pastores) não estão vinculados a nenhum indivíduo, isto é, nenhum irmão em Cristo no NT é chamado de pastor.

Embora presbíteros e bispos - que podem se referir à mesma pessoa, provadamente por qualquer exegese sã - pastoreiem o rebanho de Deus somente um só é chamado de Pastor (na forma do substantivo) no Novo Testamento, a saber, Jesus Cristo, o Supremo Bispo e Apóstolo de nossas almas. Porque afinal Jesus mesmo disse que há somente um só Pastor e um só rebanho.

A interpretação do irmão Rev. Nicodemus sobre apóstolos desconhece os apóstolos (dons ministeriais) descritos em Efésios 4. E defender a existência de pastores hoje pelas Escrituras é complicadíssimo. Rev. Augusto não poderá nunca mencionar nem sequer um homem no NT chamado de “pastor” enquanto que os outros quatro vocábulos apóstolos, evangelistas, pastores e mestres são citados em relação a pessoas e estão relacionados a nomes bem específicos no NT. "Apóstolos" muito mais vezes e não somente aos 12 apóstolos de Jesus.

É mais fácil (mesmo indevidamente) provar que todos os que são considerados e chamados pastores hoje são falsos que qualquer outro que seja chamado ou considerado apóstolo, profeta, evangelista e mestre. Claro, não é esta minha intenção.

Rev. Augustus Nicodemus escreveu um texto e um livro onde fui citado nominalmente quando nunca me consultou pessoalmente sobre as suas afirmações. Ele baseou-se em suas pesquisas pessoais, a maioria pela internet.

É preciso estabelecer fatos e verdades!


É vero que apóstolo no Novo Testamento só é usado como nome ou título para os 12 apóstolos de Jesus. Os outros apóstolos do Novo Testamento são referenciados como "dom ministerial". Mesmo que a Bíblia claramente ensine que existem outros apóstolos além dos 12 apóstolos do Cordeiro, quanto a mim, não quero mesmo é ser chamado de nada, porque quem me conhece somente por um título não me conhece. 


Quanto ao relato que o Rev. Augustus faz sobre a ICAL-Coalizão Internacional de Líderes Apostólicos” no Brasil e na América carece de uma pesquisa mais acurada, porque não representa a verdade.


Gostaria muito de ter a oportunidade de conversar com o reverendo pessoalmente somente com as Escrituras abertas para dialogar sobre o tema, porque só assim ele poderia como teólogo reformado verdadeiramente cumprir o que diz que crê: “Sola Scriptura”! ao invés de invocar os pais da igreja e outras fontes para estabelecer sua "ortodoxia." 

Concordo com ele em muita coisa que tem afirmado sobre os apóstolos da atualidade, dos abusos e discordâncias profundas em relação as Escrituras, mas com os apóstolos antecedem pastores, evangelistas e tantos outros tão distantes da Verdade.



Preciso ressaltar finalmente o seguinte: 

Não precisamos dos falecidos Calvino, Lutero, João Wesley, de qualquer outro e de seus escritos para conhecermos a Verdade. 


Todos eles morreram. Que Deus os tenha! 


Precisamos tão somente das Escrituras e do Espírito Santo. 

Nenhum comentário: