01 janeiro 2016

Seriam os céus as moradas de Deus? Um ensaio desafiador.


Professor Josimar Salum

Jesus identificou o templo de Herodes como a Casa de Seu Pai.

"E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da Casa de Meu Pai casa de venda. (João 2:16)"

Embora o Rei Davi tivesse desejado construir um templo para o Senhor foi Salomão seu filho quem construiu a Casa.

"Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens. Como diz o profeta: ‘O céu é o Meu trono, e a terra, o estrado dos Meus pés. Que espécie de casa vocês me edificarão? diz o Senhor, ou onde seria meu lugar de descanso?" (Atos 7:48-49)

Quem então é a morada de Deus? Já que Ele não habita em nenhum lugar feito por mãos humanas. Quem são as moradas de Deus? Já que nem os Céus podem contê-lo!

"Mas quem é capaz de construir um templo para Ele, visto que os céus não podem contê-lo, nem mesmo os mais altos céus? Quem sou eu, então, para lhe construir um templo, a não ser como um lugar para queimar sacrifícios perante ele?" (2 Crônicas 2:6)

"Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a Ele".

Disse então Judas (não o Iscariotes: "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?"

Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a Minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada." (João 14:20-23)


É preciso esclarecer de antemão que nada do que existe neste mundo, nada do que conhecemos e concebemos pode mesmo até vagamente nos dar uma idéia do que Deus tem preparado para aqueles que O Amam.


"Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus." (1 Coríntios 2:9-10)

"Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nEle esperam."(Isaías 64:4)

Somente através de uma revelação do Espírito podemos começar a perceber e até a entender o que Deus tem preparado para os Seus filhos. Não é através de nossas tradições, prévias interpretações e conceitos religiosos que poderemos compreender aquilo que Jesus disse. Tudo o que Jesus disse não era óbvio para Seus ouvintes. Embora tenha falado com simplicidade e usado figuras do dia a dia para comunicar o Evangelho do Reino somente podiam entender o que realmente Ele estava dizendo aqueles para os quais o Espírito revelava o Verbo de Deus.

Aquele que ama a Jesus, por conseguinte, ama a Sua Palavra; será amado pelo Pai, e Ele e o Pai virão a ele e farão nele morada. Assim sendo as moradas de Deus não são um lugar geográfico ou mesmo espiritual. As moradas de Deus são Seus Filhos que Lhe amam e Lhe obedecem.


A Casa de Deus é a Igreja do Deus vivo.

"Saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade." (1 Timóteo 3:15)

Tradicionalmente a expressão de Jesus "vou preparar-vos lugar" tem sido interpretada como Jesus indo para os Céus e preparando uma mansão celestial para cada um de nós. Será que esta interpretação de que Jesus foi preparar uma mansão para mim nos Céus realmente confere com as Escrituras? É muito infantil pensar que depois de quase 2000 anos "as mansões" que Jesus foi preparar ainda não ficaram prontas. É muito sério afirmar que ainda há alguma obra que Jesus tenha que fazer para completar Sua Obra Redentora. Já que "não conseguiu" completar Sua obra de Redençao através de Sua morte na Cruz do Calvário e de Sua ressurreição dentre os mortos.

Quando Aquele que nunca tinha levantado a Sua Voz nem nas praças nem nas casas bradou "Está Consumado" consumado tudo foi, uma só vez, para sempre. Jesus foi elevado aos Céus e virá assim como eles viram Ele subir.


"Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1:11)

Vale a pena salientar aqui que a palavra grega para "vir" é "vir" mesmo e não a palavra "voltar" como é traduzido por uma outra versão das Escrituras. Por causa do que é comumente ensinado em nosso meio é muito sério afirmar, mas não há nenhum texto do Novo Testamento que afirma que "Jesus voltará." Esta expressão voltar é desconhecida do texto sagrado. As Escrituras afirmam claramente sobre a "Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, nossa reunião com Ele e que estaremos para sempre com o Senhor."

"Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." (1 Tessalonicenses 4:16-17, 2 Tessalonicenses 2:1)

Embora Jesus virá e Ele vem, este conceito da volta de Jesus passou a fazer parte do consciente religioso dos evangélicos. São muitos cânticos, hinos e espetáculos que foram compostos, produzidos, cantados e encenados todos estes anos como:

"Cristo vem me buscar, para o céu me levará",
"O Céu é um lindo lugar cheio de graça sem par",
"Há mansões celestiais todas feitas por Deus. Céu Lindo Céu, Eu vou pro céu, Lindo céu, com Cristo eu vou morar num Lindo céu...".
Deus está nos Céus, mas já reside em Seu Povo.

Deus se fez carne. Deus se fez homem. Deus se tornou Jesus Deus-Homem.“E o Verbo se fez carne, e habitou (tabernaculou) entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)


"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." (1 Coríntios 3:16-17)Pergunto: Se o Espírito Santo habita em nós, se o Pai e o Filho fazem moradas em nós, por que há necessidade de um lugar para eu morar na Eternidade?

Com muita paciência e cuidado, vejamos:

Em João cap. 13 Jesus estava com Seus discípulos, havia lavado os Seus pés e passou claramente a falar dos acontecimentos que antecederiam Sua morte na Cruz do Calvário. Seu assunto com Seus discípulos em torno da mesa era a traição de Judas e o modo pelo qual o Pai iria glorifica-Lo.

“Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus, e que ia para Deus,” João 13:1, 3 

As expressões "passar deste mundo para o Pai, havia saído de Deus e que ia para Deus" não é aqui e em nenhum texto das Escrituras equivalente a dizer que "estava indo para o céu" ou "eu vou para o céu." Não pare de ler o texto por favor, continue!

"Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá. Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. "O que você está para fazer, faça depressa", disse-lhe Jesus. Depois que Judas saiu, Jesus disse: "Agora o Filho do homem é glorificado, e Deus é glorificado nele. Se Deus é glorificado nEle, Deus também glorificará o Filho nEle mesmo, e o glorificará em breve.

"Meus filhinhos, vou estar com vocês apenas mais um pouco. Vocês procurarão por mim e, como eu disse aos judeus, agora lhes digo: Para onde eu vou, vocês não podem ir. (João 13:21,27,31-33)
 


Jesus estava se referindo a Sua morte na Cruz do Calvário. Vejamos!

Neste momento Simão Pedro interrompe o Senhor e pergunta:

"Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes, agora, seguir-me, mas, depois, me seguirás. Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo, enquanto me não tiveres negado três vezes."

Jesus então continuou a falar e passou a ensinar-lhes grandes revelações que nenhum dos profetas, sacerdotes ou reis antes deles haviam recebido.

"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também." (João 14:1-3)

Jesus não disse aqui nem em nenhum outro texto das Escrituras que estava indo para o Céu. O que Ele disse? 

Leiamos juntos o capítulo 14 de João 14!

Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
João 14:4-9
"Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho."

Ele está indo para a Cruz, mas os discípulos não sabiam.

"Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."

Ele é o Caminho. Ele é o Pai da Eternidade. Ele não disse "ninguém vai ao Pai, senão por mim." Jesus disse: "Ninguém VEM AO PAI, senão por mim."

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?"



Nenhum comentário: