07 agosto 2017

Divórcio e Segundo Casamento Josimar Salum


Divórcio e Segundo Casamento
Josimar Salum

O Diante do Trono publicou no dia 5/8/2017 um vídeo com um bate papo sobre o tema Divórcio e Segundo Casamento. E a conclusão do painel é que o divórcio mesmo sendo um pecado pode ser praticado, será perdoado e o "segundo casamento" está liberado. A citação de experiências bem negativas de uma certa mulher citada no painel foi compartilhada para corroborar com o direito desta mulher de se divorciar e "reconstruir sua vida". 

I Coríntios 7 foi citado por um pastor americano para liberar a esposa que está casada com um marido descrente a deixá-lo e até "casar" com outro homem. 

Não vou dar a minha opinião! Vou transcrever o registro de Mateus das palavras de Jesus sobre divórcio. 

 “Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? 

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.

Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim. 

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Mateus 19:3-6, 8-9 ARC95

A pergunta foi feita em relação ao repúdio e não sobre "segundo casamento." E Jesus disse:

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” 

Não é minha opinião. Foi Jesus quem declarou assim. Não há o que interpretar aqui. Puro e simples. Tanto que os discípulos ficaram apavorados. 

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” 

“Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. 

Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. 

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba.” Mateus 19:10-12 ARC95

Paulo é igualmente claro sobre o assunto.

“Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? 

Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 

De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido.” Romanos 7:1-3 ARC95

Divórcio é uma grande tristeza. Uma experiência terrível. Que o Senhor tenha misericórdia de nós. É preciso enaltecer o casamento segundo Deus e ensinar os nossos jovens a casarem-se segundo Deus. 

Não existe "segundo casamento" segundo a Bíblia. Não existe um só caso de "segundo casamento" registrado nas Escrituras. 

É lamentável que um casal de líderes tão influentes faça apologia ao divórcio e ao "segundo casamento" usando da influência que tem especialmente sobre os jovens brasileiros.

O casamento é uma união única e  exclusiva entre um só homem e uma só mulher por toda a vida.

Esclarecimento: 

Este texto foi enviado para dezenas de pessoas e não tive intenção de envia-lo para ninguém especificamente. 

Não tem a intenção de condenar quem quer que seja. 

Amo você de coração. 

O texto foi escrito em amor enquanto rogo a Deus pela sua misericórdia sobre cada um de nós. 

"Porque nada podemos contra a Verdade senão pela Verdade."

Nenhum comentário: