11 agosto 2017

O tempo do sacerdote Levítico era de 30 anos até aos 70?


O tempo do sacerdote Levítico era de 30 anos até aos 70?

“Toma a soma dos filhos de Coate, do meio dos filhos de Levi, pelas suas gerações, segundo a casa de seus pais; da idade de trinta anos para cima até aos cinquenta anos será todo aquele que entrar neste exército, para fazer obra na tenda da congregação.” Números 4:2-3 ARC95

Estes homens, dos filhos de Coate, de 30 a 50 anos foram escolhidos para fazer a obra da congregação. Não se refere aqui a toda a tribo de Levi.

30 anos é quando um homem era considerado adulto. 

Neste outro texto a seguir já parece a idade de 25 anos no mínimo até 50 e se refere a todos os levitas. O trabalho destes seria na tenda da congregação. Estes da idade de 25 anos para cima até 50 anos. Depois desta idade jamais serviriam.

“E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação; e farás ajuntar toda a congregação dos filhos de Israel. Farás, pois, chegar os levitas perante o Senhor; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas. E Arão moverá os levitas por oferta de movimento perante o Senhor pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do Senhor. E os levitas porão as suas mãos sobre a cabeça dos novilhos; então, sacrifica tu um para expiação do pecado e o outro, para holocausto ao Senhor, para fazer expiação pelos levitas. E porás os levitas perante Arão, e perante os seus filhos, e os moverás por oferta de movimento ao Senhor. E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas meus sejam. E, depois, os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da congregação; e tu os purificarás e, por oferta de movimento, os moverás.

E tomei os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel. E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, do meio dos filhos de Israel, tenho dado para exercerem o ministério dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazerem expiação pelos filhos de Israel, para que não haja praga entre os filhos de Israel, chegando-se os filhos de Israel ao santuário.

E falou o Senhor a Moisés, dizendo: Este é o ofício dos levitas: Da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço no ministério da tenda da congregação; mas, desde a idade de cinquenta anos, sairão da milícia deste ministério e nunca mais servirão. Porém com os seus irmãos servirão na tenda da congregação, para terem cuidado da guarda; mas o ministério não exercerão; assim farás com os levitas nas suas guardas.”
Números 8:9-15, 18-19, 23-26 ARC95

O Rei Davi porém já os contou de 20 anos para cima sem idade limite.

“Estes são os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, chefes dos pais, segundo foram contados pelo número dos nomes, segundo os seus chefes, que faziam a obra do ministério da Casa do Senhor, da idade de vinte anos para cima. Porque disse Davi: O Senhor, Deus de Israel, deu repouso ao seu povo e habitará em Jerusalém para sempre. E também, quanto aos levitas, que nunca mais levassem o tabernáculo, nem algum de seus objetos pertencentes ao seu ministério. Porque, segundo as últimas palavras de Davi, foram contados os filhos de Levi da idade de vinte anos para cima. Porque o seu cargo era de estar ao mandado dos filhos de Arão no ministério da Casa do Senhor, nos átrios, e nas câmaras, e na purificação de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da Casa de Deus, a saber: para os pães da proposição, e para a flor de farinha, e para a oferta de manjares, e para os coscorões asmos, e para as assadeiras, e para o tostado, e para toda medida e mensura; e para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao Senhor; e semelhantemente, à tarde; e para cada oferecimento dos holocaustos do Senhor, nos sábados, e nas luas novas, e nas solenidades, por conta, segundo o seu costume, continuamente perante o Senhor; e para que tivessem cuidado da guarda da tenda da congregação, e da guarda do santuário, e da guarda dos filhos de Arão, seus irmãos, no ministério da Casa do Senhor.”
1Crônicas 23:24-32 ARC95

Vale lembrar que todo sacerdote era levita, mas nem todo levita era sacerdote. 

Deus escolheu Israel para ser uma nação de reis e sacerdotes. 
Isto aponta para todo crente, nascido de novo. Não há classes especiais na Igreja. Não há levitas. Não há ministros especiais. Todos somos levitas, sacerdotes e ministros do Senhor. Todos somos ovelhas. E haverá um só Rebanho e um só Pastor. 

JSalum

Nenhum comentário: